Notícias
Programa de Pós-Graduação do IEN/CNEN abre processo de seleção para a Turma 2026
As inscrições para o Processo de Seleção ao Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Nucleares/ Turma 2026 do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Engenharia Nuclear (PPGIEN) estarão abertas a partir das 12h de 5 de janeiro até 23h59 de 12 de março deste ano.
O cadastro ocorre mediante envio de e-mail para seadac@ien.gov.br, contendo no campo assunto o seguinte formato: “Nome completo do candidato_Seleção_Mestrado_IEN_2026”,
Para se inscrever, o candidato deve ser graduado com diploma válido no Brasil, nas áreas de: engenharias, ciências matemáticas e da natureza, ciências biológicas, ciências da saúde; desenho industrial e arquitetura. Serão oferecidas 23 vagas, sendo 13 reservadas para os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou com deficiência.
O processo seletivo será realizado presencialmente e composto pelas seguintes etapas: prova de conceitos básicos de energia nuclear e radiações; prova de redação; prova de inglês; e análise de currículo.
As provas serão realizadas no dia 16 de março e terão a duração de quatro horas, com início às 9h e término às 13h. O resultado final do processo de seleção será divulgado no dia 23 de março, no site do IEN/CNEN, e a matrícula no curso será realizada entre os dias 24 e 27 de março, presencialmente, na Secretaria do PPGIEN. O início das aulas está previsto para o dia 30 de março.
O Programa de Pós-graduação do IEN/CNEN é organizado em três áreas de concentração:
- Tecnologia e Segurança de Reatores Nucleares (oito vagas);
- Métodos Computacionais Aplicados (oito vagas);
- Aplicações Nucleares na Indústria, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (sete vagas).
O PPGIEN conta com singular infraestrutura laboratorial no estado do Rio de Janeiro, que inclui instalações radiativas e nuclear, laboratório de radioquímica e laboratórios de computação de alto desempenho e de inteligência artificial.
Para obter mais detalhes sobre o processo seletivo para o curso de mestrado do IEN/CNEN, clique aqui e acesse o edital.