Notícias
Inscrições para a Turma 2025 do Programa de Pós-Graduação do IEN/CNEN foram prorrogadas
O Programa de Pós-Graduação do Instituto de Engenharia Nuclear (PPGIEN) prorrogou o período de inscrições do processo seletivo para a turma 2025 do curso de Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Nucleares. Os interessados em participar da seleção têm até a próxima quinta-feira, 20 de março, para realizarem a inscrição, através do e-mail ppgien.edital2025@gmail.com, seguindo atentamente às orientações indicadas no edital publicado no fim de janeiro.
ACESSE O CRONOGRAMA ATUALIZADO DA SELEÇÃO
Para participar, o candidato precisará ter graduação, com diploma válido no Brasil, nas áreas de: engenharias, ciências matemáticas e da natureza, ciências biológicas, ciências da saúde; desenho industrial e arquitetura.
Ao todo, estão disponíveis 26 vagas para o PPGIEN, sendo 13 delas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou com deficiência.
Com a mudança no prazo final de inscrições, a data das provas escritas foi alterada para o dia 24 de março e elas serão aplicadas na sede do IEN/CNEN, na cidade do Rio de Janeiro. Os candidatos inscritos terão entre 9h e 12h para responderem as provas de: Conceitos Básicos de Energia Nuclear e Radiações; de Redação; de Inglês (tradução); e análise de currículo.
O resultado preliminar das avaliações será divulgado no dia 27 de março. Após a análise de recursos, o PPGIEN divulgará a lista final dos candidatos aptos a ingressarem no curso em 31 de março. O período de matrícula para o curso de Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Nucleares ocorrerá entre 1 e 4 de abril, e o início das aulas está previsto para o dia 7 do mesmo mês.
O edital prevê a concessão de bolsas para os mestrandos, porém, não de forma automática. Elas serão distribuídas de forma equitativa entre três as Áreas de Concentração, iniciando-se pelo candidato de maior pontuação geral, seguida pelos candidatos com melhor classificação relativa em cada Área de Concentração ainda não atendida.
O coordenador do curso de pós-graduação do IEN/CNEN, Zelmo Rodrigues de Lima, informa que a infraestrutura do programa é composta por instalações radiativas, como por exemplo o Reator Argonauta, o Laboratório de Radioquímica e o Laboratório de computação de alto desempenho e Inteligência Artificial. Com 15 anos de atividades, o PPGIEN já formou mais de 120 alunos, que produziram pesquisas e dissertações de notória relevância dentro do setor nuclear.
Escrita por: José Lucas Brito (SETCOS/ IEN)