Centro de treinamento em segurança física nuclear é apresentado durante INAC 2026

Publicado em 31/08/2026 09:35Modificado em 03/09/2026 11:08
Compartilhe:
Alexandre Machado e João Régis dos Santos apresentando sobre o Centres no INAC
Alexandre Machado e João Régis dos Santos apresentando sobre o Centresf no INAC. Foto: Douglas Troufa (Cocom/ CNEN)

O projeto do Centro de Treinamento em Segurança Física Nuclear (Centresf) foi apresentado no dia 26 de agosto, durante a programação da Conferência Internacional Nuclear do Atlântico (INAC 2026), na Escola de Guerra Naval (EGN), no Rio de Janeiro. O projeto conta com financiamento de aproximadamente R$ 14,9 milhões, com o projeto executivo já concluído. O processo para contratação da obra está em andamento – com previsão de conclusão e entrega no primeiro semestre de 2028.

As informações foram apresentadas durante a palestra “Um novo marco para a segurança física nuclear no Brasil: o Projeto Centresf”, por João Régis dos Santos e Alexandre Pereira Machado, do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN/CNEN). Na oportunidade, foram apresentados os principais objetivos do projeto, a infraestrutura prevista, as possibilidades de treinamento prático e a perspectiva de utilização do centro também como ambiente de pesquisa, experimentação, avaliação tecnológica e cooperação técnica.

Machado destacou que o projeto busca suprir uma lacuna existente na América Latina e no Caribe, que ainda não dispõem de um centro permanente dessa natureza voltado especificamente ao treinamento prático em segurança física nuclear. Também foi ressaltada a perspectiva de que o Centresf possa contribuir para ampliar a cooperação regional e fortalecer o papel do Brasil como referência em capacitação especializada nessa área.

Alexandre Machado explicando sobre a presença de centros de segurança física no mundo
Alexandre Machado explicando sobre a existência de centros de segurança física ao redor do planeta. Foto: Douglas Troufa (Cocom/CNEN)

O público teve a oportunidade de visualizar algumas das estruturas previstas para o futuro centro, incluindo ambientes de controle de acesso, monitoramento e avaliação de alarmes, detecção, elementos de retardo, áreas externas para exercícios, recursos de simulação e possibilidades de realização de exercícios integrados. A apresentação abordou ainda a utilização de recursos de realidade virtual, pesquisa aplicada, Inteligência Artificial, Segurança Cibernética e avaliação de novas tecnologias, além das possibilidades de cooperação com instituições de pesquisa e ensino, forças de segurança, organizações do setor nuclear e parceiros nacionais e internacionais.

O principal legado previsto do Centresf, de acordo com os pesquisadores, é a criação de uma capacidade permanente de formação, treinamento prático, pesquisa e desenvolvimento em segurança física nuclear, com potencial de utilização continuada no Brasil e de contribuição para a América Latina e o Caribe.

Sobre o Centresf

O Centro de Treinamento em Segurança Física Nuclear (Centresf) será sediado no IEN/CNEN, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)Saiba mais sobre o projeto.

Sobre a INAC 2026

A Conferência Internacional Nuclear do Atlântico (INAC 2026) foi realizada de 24 a 28 de agosto, na Escola de Guerra Naval (EGN), no Rio de Janeiro, com o tema “Energia Nuclear: Átomos para um Futuro Verde”. Organizado pela Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), o evento reúne representantes da academia, da indústria, do governo e de instituições de pesquisa do Brasil e do exterior para discutir avanços, desafios e perspectivas para o setor nuclear.

A edição de 2026 conta com o XXIV Encontro de Física de Reatores e Termohidráulica (ENFIR), o XVII Encontro de Aplicações Nucleares (ENAN), o IX Encontro da Indústria Nuclear (ENIN), a XI Sessão Técnica de Pôster Júnior e a XII ExpoINAC.

Realizada a cada dois anos, a INAC constitui um espaço de intercâmbio de conhecimento, desenvolvimento profissional e colaboração nas áreas de ciência, tecnologia e aplicações nucleares.

Fonte: Cocom/ CNEN

Categorias
Ciência e Tecnologia
Compartilhe: