Seja um Brigadista

Todos os anos o ICMBio divulga amplamente seus processos de seleção dos servidores temporários a compor a força de trabalho do instituto.

Nos anos anteriores os processos seletivos foram realizados para contratação de brigadistas e chefes de esquadrão para composição das brigadas de prevenção e combate aos incêndios. Neste ano, estarão abertas vagas para outras áreas temáticas de agentes temporários ambientais, para além da brigada de prevenção e combate a incêndios, tais como: agentes de apoio ao monitoramento patrimonial e ambiental, agentes de apoio à gestão de unidades de conservação, agentes de apoio à fiscalização ambiental e agentes de apoio ao uso público.

Os processos seletivos ocorrem em duas fases. A primeira fase é a pré-seleção. Ela é eliminatória e classificatória para o número de vagas e consiste nos testes de aptidão física e de habilidade e uso de ferramentas agrícolas. A segunda fase é de análise curricular, semelhante ao realizado no ano de 2020, na qual os candidatos devem comprovar por apresentação de documentos suas experiências e capacitações, conforme os critérios estabelecidos para as vagas que concorrem.

Em virtude da pandemia do COVID-19, em consonância com as medidas adotadas pelo Governo Federal, Governos Estaduais e Municipais para evitar ou reduzir a transmissão e a infecção do vírus não foi adotado na metodologia de seleção os cursos presenciais.

Cuide-se, ajude a cuidar do próximo, siga as orientações dos profissionais de saúde e as medidas adotadas pelos governos e prepare-se para atuar como agentes temporários ambientais nas unidades de conservação e centros de pesquisa geridos pelo ICMBio.