Edital 23/2025 - Seleção de Tutor EaD para curso de Pós-Graduação em Alfabetização Discursiva na Deficiência Visual - Programa UAB
Acesse o Edital nº 23/2025 na íntegra
Acesse a Homologação das Inscrições
Acesse o Resultado da Análise Documental
Acesse o Resultado Preliminar - Etapa Análise Curricular
A seleção de bolsistas de que trata o Edital nº 23/2025 destina-se à formação de cadastro de reserva para atuação como Tutor a Distância, por meio de fomento advindo da Capes, no âmbito do IBC.
A seleção será realizada mediante duas etapas:
- Primeira etapa: Análise da documentação enviada no momento da inscrição, de caráter eliminatório. Será considerado eliminado do Processo Seletivo o candidato que apresentar a documentação obrigatória incompleta, não legível, com indícios de adulteração ou em desacordo com as exigências do Edital 23/2025.
- Segunda etapa: consiste na análise curricular e será de caráter classificatório.
Inscrição: 28/11/2025 a 16/12/2025
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por meio do Formulário Eletrônico disponível no link https://forms.gle/gDkQDAvLqz8BQxyJA .
O candidato deverá encaminhar, no próprio formulário de inscrição, os itens A, B, C e D, conforme orientados abaixo:
A) um arquivo único no formato PDF, salvo com o nome do candidato e contendo os documentos abaixo listados e digitalizados na seguinte ordem.
(I) documento de identificação com foto (frente e verso), contendo CPF;
(II) comprovante de endereço, em nome do candidato, atualizado emitido nos últimos 3 (três) meses;
(III) diploma de graduação (frente e verso) e diploma, acompanhado da ata de defesa, de Pós-Graduação Lato ou Stricto Sensu (frente e verso);
(IV) comprovante de experiência em tutoria, em disciplinas ou cursos ministrados, exclusivamente na modalidade a distância (EaD), ou ter participado de curso de formação na educação a distância na plataforma moodle;
(V) comprovante de experiência mínima de 1 (um) ano no magistério da educação básica com atuação na alfabetização de estudantes com Deficiência Visual ou no atendimento educacional especializado na deficiência visual, comprovando o ensino da leitura e da escrita no Sistema Braille;
(VI) comprovação de experiência em tutoria, em disciplinas ou cursos ministrados, exclusivamente na modalidade a distância (EaD), ou ter participado, na qualidade de cursista ou formador, de curso de formação voltado para o uso de ferramentas da plataforma Moodle;
(VII) certificado de curso de leitura e escrita no Sistema Braille com carga horária de, no mínimo, 40 horas.
B) Documento Análise Curricular - Anexo II devidamente preenchido e salvo como o nome Análise Curricular (NOME COMPLETO DO CANDIDATO).
C) Todos os documentos que comprovem a pontuação pretendida no documento Análise Curricular - Anexo II , em arquivo único , em extensão PDF, seguindo a ordem dos itens listados no Anexo II.
D) Documento Declaração de disponibilidade e termo de compromisso (ANEXO III), devidamente preenchido e salvo como o nome Declaração de Disponibilidade e Termo de Compromisso (NOME COMPLETO DO CANDIDATO), em extensão PDF.
Os elementos A e D acima listados são de caráter obrigatório e sua ausência implicará na eliminação do candidato.
Formulários e Anexos
- Acesse o Formulário de Inscrição
- Acesse o Anexo II - Análise Curricular - Planilha de Pontuação
- Acesse o Anexo III - Declaração de Disponibilidade e Termo de Compromisso
- Acesse o Anexo IV - Declaração Étnico-Racial
- Acesse o Anexo V - Requerimento de Recurso
Cronograma
| AÇÃO | PERÍODO |
| Publicação do Edital | 26/11/2025 |
| Impugnação do Edital | 27/11/2025 |
| Período de Inscrições | 28/11/2025 a 16/12/2025 |
| Divulgação preliminar das Inscrições homologadas | 18/12/2025 |
| Período para interposição de recursos referentes às Inscrições homologadas | 18/12/2025 |
| Resultado Conclusivo das Inscrições Homologadas (pós-recursos) | 19/12/2025 |
| Resultado da Análise da Documentação (1a etapa da seleção) | 22/12/2025 |
| Período para interposição de recursos referentes à Análise da Documentação (1ª etapa) | 22/12/2025 |
| Resultado Conclusivo da etapa Análise Curricular (pós-recursos) | 23/12/2025 |
| Análise Curricular (2ª etapa da seleção) | 23/12/2025 a 04/01/2026 |
| Resultado Preliminar da etapa Análise Curricular | 05/01/2026 |
| Período para interposição de recursos referentes ao Resultado Preliminar da etapa Análise Curricular | 06/01/2026 |
| Resultado Conclusivo da etapa Análise Curricular (pós-recursos) | 07/01/2026 |
| Homologação do Resultado Final | 07/01/2026 |