Estrutura acadêmica
O curso de Mestrado em Ensino na Temática da Deficiência Visual, oferecido na modalidade presencial, terá duração de 24 meses, em que deverão ser cumpridos 18 créditos em disciplinas obrigatórias, 8 créditos em disciplinas optativas de livre escolha, 2 créditos de estágio de docência e 40 créditos de pesquisa de dissertação de mestrado, sendo cada crédito equivalente a 15 horas.
As atividades do curso ocorrerão nos seguintes dias e horários:
-
Quintas-feiras das 13 às 20 horas.
-
Sextas-feiras das 8 às 20 horas.
As disciplinas obrigatórias serão ministradas preferencialmente no horário da tarde e da noite. Em comum acordo entre professores e alunos poderão ocorrer atividades (disciplinas, orientação, etc), em outros dias e horários diferentes dos estipulados.
Quadro Horário do curso de Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência visual
Quadro de disciplinas
|
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
CARGA HORÁRIA |
|
Fundamentos da deficiência visual |
60h |
|
Metodologia da pesquisa científica e ética em pesquisa |
30h |
|
Políticas e diretrizes educacionais em educação especial: a escolarização de pessoas com deficiência visual em foco |
60h |
|
Saberes e práticas docentes |
60h |
|
Seminário de pesquisa |
30h |
|
Tópicos especiais em deficiência visual |
30h |
|
DISCIPLINAS OPTATIVAS |
Créditos |
Professor |
|
Alfabetização da criança com deficiência visual numa perspectiva histórico-cultural |
45 h |
Fabiana Alvarenga Rangel |
|
A relação da escrita e leitura do braille com a autonomia da pessoa cega |
30 h |
Raffaela de Menezes Lupetina |
|
As especificidades do ensino de leitura e escrita para alunos com deficiência visual |
30 h |
Morgana Ribeiro dos Santos e Marcia de Oliveira Gomes |
|
Aspectos educacionais da baixa visão – DVE22 |
30 h |
João Ricardo Melo Figueiredo |
|
Aspectos cognitivos e linguísticos no processo de adaptação de textos para o Sistema Braille - DVE02 |
45 h |
Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima e Fernando da Costa Ferreira |
|
A audiodescrição como recurso de acessibilidade para as pessoas com deficiência visual – DVE17 |
30 h |
Raffaela de Menezes Lupetina |
|
Audiodescrição Poética – DVE20 |
30 h |
Arheta Ferreira de Andrade e Marcia de Oliveira Gomes |
|
Alfabetização Científica para alunos com DV nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos referenciais da Teoria da Atividade - DVE14 |
30 h |
Angélica Bêta Monteiro |
|
Comunicação Alternativa Tátil para alunos com Deficiência Visual associada a outras deficiências – DVE10 |
60 h |
Flávia Daniela Moreira |
|
Currículos praticados na educação pessoas com deficiência visual – DVE24 |
30 h |
Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior |
|
Deficiência visual e linguística cognitiva - DVE03 |
30 h |
João Ricardo Melo Figueiredo |
|
Desenvolvimento da pessoa com deficiência visual na perspectiva histórico-cultural – DVE08 |
30 h |
Fabiana Alvarenga Rangel |
|
Estratégias de ensino e recursos acessíveis na perspectiva do Desenho Universal da Aprendizagem – DVE12 |
30 h |
Naiara Miranda Rust |
|
Formação de professores com entrelaces na educação especial na perspectiva da educação inclusiva - DVE16 |
30 h |
Fábio Garcia Bernardo |
|
Formação de Professores e Autoscopia para professores com alunos com Deficiência Visual - DVE18 |
45 h |
Flávia Daniela Moreira |
|
Geotecnologias aplicadas ao ensino de pessoas com deficiência visual – DVE06 |
45 h |
Robson Lopes de Freitas Júnior |
|
Inserção de tecnologias nos produtos educacionais – DVE07 |
45 h |
Vagner Santos da Cruz |
|
Materiais grafotáteis e didática multissensorial aplicados ao ensino de pessoas com deficiência visual – DVE26 |
45 h |
Robson Lopes de Freitas Júnior |
|
O corpo da pessoa com deficiência visual – DVE09 |
30 h |
Arheta Andrade e Fábio Brandolin |
|
O Ensino da arte e a Deficiência Visual – DVE11 |
45 h |
Arheta Ferreira de Andrade |
|
Quem tem medo do artigo? Introdução à escrita acadêmica – DVE25 |
30 h |
Bianca Della Líbera da Silva |
|
Tecnologias Educacionais como ferramentas de inclusão - DVE15 |
45 h |
Bianca Della Líbera da Silva |
|
Tecnologias Educacionais no Ensino de Química - DVE19 |
30 h |
Aires da Conceição Silva |
Grade Sugerida:
Linhas de pesquisa e corpo docente
Regulamentos, normas e orientações
Processo Seletivo Turma 2021
Processo Seletivo Turma 2022
Processo Seletivo Turma 2023