< 20x30 interponto> Superbraille História em Quadrinhos Ano III -- n.o 11 Janeiro/Março de 2025 Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant Edição e Impressão na Divisão de Imprensa Braille Av. Pasteur, 350-368 -- Urca Rio de Janeiro -- RJ CEP: 22290-250 Tel.: (55) (21) 3478-4531 ~,http:ÿÿwww.ibc.gov.br~,

Diretor-Geral do IBC Mauro Marcos Farias da Conceição Comissão Editorial das Revistas em Braille do IBC Camila Sousa Dutton Geni Pinto de Abreu Heverton de Souza Bezerra da Silva Hylea de Camargo Vale Assis João Batista Alvarenga Maria Luzia do Livramento Rachel Ventura Espinheira

Autoras Hylea de Camargo Vale Assis Rachel Ventura Espinheira Ilustradora Leida Maria de Oliveira Gomes Diagramador Wanderlei Pinto da Mota Todos os direitos reservados para Instituto Benjamin Constant Av. Pasteur, 350/368 Urca -- CEP: 22290-250 Rio de Janeiro -- RJ Brasil

Copyright êCã Instituto Benjamin Constant, 2024 Superbraille / MEC / Instituto Benjamin Constant. Divisão de Imprensa Braille. n. 1 (2022) --. Rio de Janeiro : Divisão de Imprensa Braille, 2022 --. V. Trimestral Tipos ampliados ISSN 2965-0631

1. Infantojuvenil. 2. História em quadrinho. 3. Deficiência visual. 4. Revista -- Periódico. I. Superbraille. II. Ministério da Educação. III. Instituto Benjamin Constant. CDD-028.#ejhga Bibliotecário -- Edilmar Alcantara dos S. Junior -- CRB/7 6872

Descrição da capa _`[Imagem com fundo laranja e bolinhas amarelas. Na parte superior, centralizada, em letras vermelhas, lê-se: "Superbraille". Abaixo, à esquerda, em letras pretas, lê-se: "Ano III -- n.o 11 -- 2024". Centralizada, a imagem de Luís/ /Superbraille; de perfil, Luís, cabelos castanhos com uma camisa azul-escura, e Superbraille, venda laranja nos olhos, com camisa azul- -clara, na qual, centralizado, há um retângulo amarelo

com seis pontos, representando a cela braille. Na parte inferior, à direita, logo do Instituto Benjamin Constant._`]

Quarta capa _`[Imagem com fundo laranja e bolinhas amarelas. Centralizado, um balão de estron- do laranja, com bordas pretas e pontiagudas, em letras azuis, em que se lê: "Superbraille". Na parte in- ferior, centralizado, logo do Instituto Benjamin Constant._`]

Apresentação As histórias em quadrinhos (HQs) são, sem dúvida, importantes meios para desenvolverem o hábito de leitura nas crianças. Histórias com personagens variados, textos curtos e sem complexidade fazem a alegria da garotada. É um gênero textual que circula nos variados espaços cotidianos: livros, materiais didáticos, jornais, revistas, provas de concurso, entre outros. Por essa abrangência, a Comissão Editorial das Revistas em Braille do Instituto

Benjamin Constant (IBC) percebeu que seria uma importante contribuição para o desenvolvimento da leitura das crianças cegas e com baixa visão a inserção de HQ na *Pontinhos*, revista infantojuvenil, editada desde 1959 pela Imprensa Braille do IBC, sendo distribuída em braille e no formato ampliado. No fim de 2019, na edição comemorativa dos 60 anos, a comissão inseriu as histórias do Superbraille na revista *Pontinhos*. Muitas aventuras e conselhos sobre acessibilidade foram conteúdos das HQs. O Superbraille é a identidade secreta de Luís, um menino na pré-adolescência, que se transforma em Super- braille, um herói cego, com o superpoder de converter textos impressos em tinta em textos em braille. Ele surge nas mais diversas situações do dia a dia, em livrarias, na escola, no banco, entre muitas ou- tras, trazendo acessibilidade para as pessoas cegas em condições de vulnerabilidade di- ante da ausência de recursos acessíveis. A Comissão Editorial recebeu retorno positivo dos assinantes. Muitos elogios e pedidos para que houvesse mais histórias com as aventuras do Superbraille. Assim sendo, a comissão pensou em dar mais espaço textual para as HQs desse herói tão cativante. Sem estender muito o conteúdo da *Pontinhos*, como fazer? Eis que surge a proposta de criar as HQs em volume separado, distribuídas trimestralmente tal qual a revista *Pontinhos*. Dessa forma, espera-se que as histórias em quadrinhos do Superbraille, ao promoverem a interação com esse gênero tão recorrente em nosso cotidiano, auxiliem no desenvolvimento do hábito de leitura das crian- ças cegas e com baixa visão, fazendo com que entrem em contato com a língua escrita, adquirindo conhecimentos linguísticos, como ortografia e pontuação; que desenvolvam o senso crítico ao serem discutidas as questões de ausência de acessibilidade; e que, so- bretudo, as insiram em uma sociedade letrada, multimodal, permitindo-lhes, também, valerem-se do lúdico para acessar a imaginação e a fantasia. Comissão Editorial

_`[Superbraille em “A ESCOLHA DO NOME DA MASCOTE” em 14 quadrinhos: Q1: Vários alunos no pátio da escola. Narrador diz: “A votação para a escolha do nome da mascote da Gigi foi um reboliço na escola”. Q2: Na sala de aula, a professora, à frente da turma, diz: “Pessoal, pelo amor de Deus, vamos prestar aten- ção à aula. Não é hora de ficar fazendo ý"campanhaý". Se não se comportarem, vou tirar a enquete do meu Instagram”.

Luís, sentado, diz: “Poxa, professora, dá um tempinho pra gente se organizar. Nossa turma é time Kadu, e estamos perdendo pro time Freddy”. Q3: A professora diz: “Ai, ai, porque topei isso, vocês estão me deixando doida”. Gigi, em pé, diz: “Professora, a gente ficou muito feliz porque a senhora nos ajudou a fazer a enquete. Vamos fazer bagunça mais não. Galera, bora colaborar, né? E o Freddy vai ganhar mesmo...” Q4: A turma toda grita: “Nãooooo!!!! Somos time

Kadu, Gigi, não vem com essa agora não”. Gigi, sorrindo com a mão na boca, diz: “O cachorro é meu e nem posso opinar”. Q5: Luís diz: “Somos democráticos, e você concordou que a nossa turma seria time Kadu. Agora somos... Kadu, Kadu, Kadu...” Professora, parada na frente da turma, com a mão no bolso, diz: “Parem com isso. Vamos voltar à aula. Já, já começa o recreio, e vocês podem combinar os votos”. Q6: Cada grupo segura uma placa com o nome escolhido. Narrador diz: “Durante o recreio... grupos formados, votando desesperadamente em seus ý"preferidosý"... e a enquete continua bombando. A votação vai até hoje, às 16 horas”. Q7: Narrador diz: “Por volta das 15 h 50... na quadra da escola, os times Kadu, Freddy e Marvin aguardam o resultado... os três times dão seu grito de guerra”. Time Kadu grita: “Haha, huhu, meu voto é no Kadu!” Time Freddy grita: “Hey, hey, o Freddy é o rei!!”

Time Marvin grita: “Ho, ho, ho, Marvin já ganhou!!!” Q8: Luís diz: “Galera, votação encerrada!!!!” Gigi, com os olhos arregalados, pergunta: “Quem ganhou? Fala logo!” Q9: Narrador diz: “A enquete foi feita no Instagram da professora, então ela chega sorrindo e...” Professora diz: “Calma!!!!! Vocês estão muito ansiosos...” Q10: Narrador diz: “De repente, escutam uma voz...”

Superbraille, de frente para os grupos, diz: “Cheguei a tempo de participar... quero saber o nome dessa ý"masc...ý", quer dizer, desse cachorrinho da Gigi...” Q11: Narrador diz: “A professora, que já está acostumada com o Superbraille aparecer nos momentos mais inesperados..." Professora pergunta: “Hummm, você é cheio de mistérios, né?” Superbraille responde com uma pergunta: “E quem não é?” Q12: Narrador diz: "Os times, muito alvoroçados,

gritam: ý"Fala logo, professora!!ý"" Q13: A professora, sorrindo, diz: “O ganhador foi... foi... KADU!!! 75% Kadu, 20% Freddy e 5% Marvin”. O time Kadu pula, se abraça e grita: “Kadu, Kadu, Kadu...” Q14: Gigi, faz carinho em Kadu e diz: “Adorei!!! No fundo, sempre fui time Kadu, só queria implicar com vocês”._`] õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo

_`[Superbraille em “CÃO LISA” em 29 quadrinhos: Q1: Luís, em frente à casa, grita: “Gigiiiiiiii!” Gigi, saindo de casa, diz: “Luís, qualquer dia meus vizinhos vão chamar a polícia para você”. Q2: Luís, ao seu lado, pergunta: “Para com isso. Cadê o ý"Cãoý"?” Gigi, segurando em seu braço, responde: “Ué! Tá em casa.” Q3: Noel abana o rabo, e Luís diz: “Caramba! Eu trouxe o Noel comigo”.

Gigi, na sua frente, diz: “Então, da próxima vez, combina antes”. Q4: Narrador diz: “Luís, Gigi e Noel chegam à exposição”. Q5: Luís, ao seu lado, diz: “Gigi, tem muitos quadros aqui, ainda bem que eles liberam a entrada de cães”. Gigi, rindo, diz: “Ué! Tu querias o que, numa exposição”. Q6: Gigi, de frente para ele, diz: “Luís, me leva para ver o quadro da Mona Lisa”. Luís pergunta: “E quem é essa tal de Mona Lisa?”

Q7: Gigi responde: “Tô vendo que você não entende nada de arte”. Q8: Luís, de frente para ela, diz: “Para com isso. Eu vou encontrar essa Mona Lisa pra você”. Q9: Narrador diz: “Os meninos transitam pelos corredores, porém não percebem um desnível no chão”. Q10: Narrador diz: “Automaticamente perdem o equilíbrio, e Luís troca a bengala de mão”. Q11: Narrador diz: “Noel começa a latir”. Superbraille pergunta: “O que foi Noel?”

Gigi, ao seu lado, diz: “Superbraille estamos em outro lugar. Está silencioso e com muitos cheiros diferentes”. Q12: Um homem, de frente para eles, pergunta: “Quem são vocês?” Superbraille responde: “Eu sou o Superbraille, essa é a Gigi e esse, que não para de latir, é o Noel”. Q13: Superbraille, com a bengala levantada, pergunta: “E você quem é?” O homem responde: “Eu sou Leonardo Da Vinci”. Q14: Gigi, ao lado dele, diz: “Não acredito. Eu adoro suas obras”. Q15: Leonardo pergunta: “Mas você me conhece?” Q16: Gigi, com as mãos apoiadas no coração, responde: “Sim, eu amo arte e sempre pesquiso sobre você e outros pintores famosos. Sim, você foi, quero dizer, você é um polímata italiano que expressa seu talento e sua genialidade nas artes, na medicina, na engenharia, na arquitetura e na física. Seu nome é Leonardo di Ser Piero “da Vinci” e que nasceu em 15 de abril de 1452, na Vila de Vinci, na Toscana, Itália”.

Q17: Leonardo pergunta: “Como pode me conhecer tanto, se eu nunca vi vocês?” Q18: Gigi apoia sua mão esquerda no braço dele e responde: “Nós não somos daqui, estamos só de passagem. E, só para esclarecer, a que eu mais gosto é a Mona Lisa”. Q19: Leonardo pergunta: “Mas como assim? Eu ainda não terminei de pintar. Como você conhece minha obra?” Gigi respira fundo e responde: “Nós somos do futuro.” Q20: Leonardo, com os braços levantados, começa a gritar: “Bruxos, bruxos.”

Superbraille, com o dedo indicador da mão direita levantado, diz: “Calma, Leonardo! Eu sou um super-herói cego, que tem como função disponibilizar a acessibilidade, mas você nunca ouviu falar nisso”. Q21: Gigi, apoia sua mão no braço dele e diz: “Então vamos nos acalmar. E, só para você ficar feliz, sua obra vai ficar famosa”. Leonardo olha para ela e diz: “Pelo menos isso. Serei famoso”. Q22: Superbraille, atrás de Noel, diz: “Eu vou ser sincero, eu preferia mais meu Cão Lisa a essa tal de Mona Lisa”. Q23: Leonardo está de frente para os meninos. Narrador diz: “Todos riem. Leonardo pega uma tela e seus pincéis e começa a pintar”. Q24: Leonardo segura a tela e diz: “Então levem um presente para o futuro”. Q25: Narrador diz: “Leonardo entrega a tela intitulada ý"Cão Lisaý" e imediatamente retornam ao museu”. Q26: Luís rapidamente vira a tela para si e diz: “Gigi, vamos sair daqui, pois

vão pensar que eu estou sequestrando um quadro”. Q27: Narrador diz: “Ao sair, Luís olha para o quadro”. Q28: Luís segura a tela de frente e diz: “Ele pintou o Noel dando o mesmo sorriso e com as patinhas sobrepostas simulando a Mona Lisa”. Q29: Narrador diz: “Os meninos começam a rir, e Noel a latir e pular”._`] õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo

_`[Superbraille em: “O SUMIÇO DOS PONTOS -- parte II” em 26 quadrinhos: Q1: Os meninos fazem carinho na cabeça de Kadu. Narrador diz: “Luís, Noel, Gigi e Kadu se preparam para a viagem ao planeta Braille. A bengala vibra e...” Q2: Todos são envolvidos por um movimento de ar, e Luís grita: “E lá vamos nós!” Q3: Narrador diz: “Os dois chegam rindo ao planeta e dessa vez não caem”.

Q4: Narrador diz: “Noel começa a latir e abanar o rabo”. Xerife, de frente para Noel, diz: “Sejam bem-vindos, meus amigos.” Q5: Narrador diz: “Noel dá umas lambeijocas no Xerife”. Xerife diz: “Calma, Noel, também estou feliz em te ver”. Q6: Superbraille, ao lado do Xerife, pergunta: “E como está tudo? Já encontraram o Ponto 3 e o Ponto 5?”

Xerife, com o dedo indicador da mão direita levantado, responde: “Não, e agora o Ponto 1 também sumiu”. Gigi, de frente para eles, diz: “Meu Deus! Mas o que será que está acontecendo?” Q7: Superbraille, agachado ao seu lado, diz: “Precisamos planejar. Por favor, Xerife, chame todos os Pontos”. Xerife diz: “Venham, vamos para a minha sala. Não, vamos nos reunir na praça, vocês não cabem na minha sala”.

Q8: Narrador diz: “Agora que todos estão reunidos na praça, começam a planejar”. Q9: Superbraille, ajoelhado, pergunta: “Ponto 2, você tem alguma pista, de onde eles desapareceram?” Ponto 2, com o dedo indicador da mão direita levantado, responde: “Pelas minhas investigações, só pode ter ocorrido próximo ao bosque selvagem”. Q10: Xerife, com os olhos arregalados, grita: “Não pode ser, lá é um lugar proibido. Todos sabem que não podem pegar aquele caminho, pois é muito perigoso”.

Q11: Ponto 4, ao lado de Superbraille, diz: “Inocente, não sabe de nada! Xerife, todos nós vamos no riacho se refrescar, e esse é o caminho mais curto. Até os Pontinhos vão”. Q12: Xerife aos berros protesta: “Irresponsáveis! Não podem dar mau exemplo para as crianças”. Superbraille, ajoelhado à sua frente, diz: “Calma, Xerife! Precisamos resgatá-los. Ponto 2, por favor, nos leve a esse bosque”. Xerife diz: “Não, Super- braille, é muito perigoso.” Q13: Superbraille, ajoelhado à sua frente e tocando na sua mão, diz: “Xerife, viemos numa missão e precisamos cumpri-la, não se preocupe, ficaremos atentos e temos nossos guardiões”. Q14: Xerife diz: “Tá bom, mas eu vou com vocês”. Superbraille, toca no seu chapéu e diz: “Xerife, é melhor o senhor ficar para proteger os outros”. Q15: Xerife, de frente para ele, diz: “Tá bem, mas tomem cuidado e levem esses rádios para se comunicarem com a gente”. Q16: Narrador diz: “Eles caminham em direção a uma floresta densa, escura e assustadora”. Q17: Narrador diz: “Noel e Kadu, com suas coleiras, caminham na frente, sempre atentos”. Q18: Narrador diz: “De repente, Noel e Kadu param e olham atentamente para o lado esquerdo”. Superbraille, agachado, faz carinho na cabeça de Noel e pergunta: “O que foi, amigão?” Q19: Superbraille levanta e diz: “É melhor a gente parar, assim reconhecemos o lugar”.

Ponto 2, atrás dele, diz: “Tem uma gruta aqui, podemos nos esconder e ficar vigiando”. Q20: Superbraille diz: “Boa ideia, entrem”. Gigi tira a coleira de Kadu e diz: “Tá bom, garoto. Pode ir, mas tome muito cuidado”. Q21: Narrador diz: “Nesse instante, Noel dá uma latida baixa”. Superbraille se abaixa e diz: “Tá bom, já vou soltar você. Mas tomem cuidado”. Q22: Narrador diz: “Noel e Kadu retornam”. Gigi, sentada sobre os joelhos e com a mão na cabeça de Kadu, diz: “O que vocês encontraram?” Q23: Narrador diz: “Noel puxa o braço de Ponto 2”. Ponto 2 de frente para ele, pergunta: “O que você quer Noel?” Superbraille, de joelhos, pergunta: “Ele está segurando o seu braço?” Ponto 2 responde: “Sim, está”. Superbraille diz: “Ele quer que você siga ele”. Q24: Narrador diz: “Nesse instante, Kadu os segue”. Ponto 2, seguro pelo braço, diz: “Então vamos lá, amiguinhos”. Q25: Narrador diz: “Depois de algum tempo…” Gigi segura o braço de Superbraille e diz: “Eles estão demorando, estou ficando preocupada”. Superbraille diz: “Também”. Q26: Os meninos estão ajoelhados. Narrador diz: “Os meninos ficam próximos da abertura da gruta para tentar ouvir alguma coisa. Mas agora é hora de aguardar, nos veremos numa próxima edição”._`] õxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxo Fim da Obra

Produzido e distribuído pela Divisão de Imprensa Braille do Instituto Benjamin Constant. :::::::::::::::::::::::: Distribuição gratuita de acordo com a Lei n.o 9.610, de 19/02/1988, art. 46, inciso I, alínea *d*.