Coleção Caminhos e saberes Manual de diagramação de textos para produção de livros ampliados Elaborado por: Antonio Vieira de Oliveira Junior Marcia Oliveira Magalhães Wanderlei Pinto da Motta Organizado por: Hylea de Camargo Vale Assis Consultoria: Herverton de Souza Bezerra da Silva Impressão Braille em volume único na diagramação de 28 linhas por 34 caracteres.

Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant Departamento Técnico-Especializado Divisão de Imprensa Braille Av. Pasteur, 350-368 -- Urca -- 22290-250 -- Rio de Janeiro -- RJ -- Brasil Tel.: (21) 3478-4442 E-mail: ~,ibc@ibc.gov.br~, ~,http:ÿÿwww.ibc.gov.br~, -- 2025 --

Governo Federal Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva Ministério da Educação Camilo Santana Instituto Benjamin Constant Mauro Marcos Farias da Conceição Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Victor Luiz da Silveira Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa Rodrigo Agrellos Costa

Dados da Obra em tinta Copyright `(C`) Instituto Benjamin Constant, 2025 Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial. A responsabilidade pelo conteúdo e pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra é dos autores. Copidesque e revisão geral Marcela da Silva Abrantes Capa e diagramação Wanderlei Pinto da Motta Coleção Caminhos e Saberes 1) Sistema Braille: simbologia básica aplicada à Língua Portuguesa 2) Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban – metodologia: menor valor relativo 3) Manual de Adaptação de Textos Para o Sistema Braille 4) Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban – metodologia: maior valor relativo 5) Transcrição e Impressão Braille no Programa Braille Fácil 6) Manual de Produção do Livro Falado 7) Rompendo Barreiras: guia prático de Orientação e Mobilidade do IBC 8) Estimulação Precoce na Temática da Deficiência Visual 9) Manual de Audiodescrição: como construir roteiros acessíveis 10) Manual de Diagramação de Textos para Impressão Braille/Tinta 11) Manual para Diagramação de Livros de Literatura Infantil no Formato Tinta Ampliado e Braille 12) Manual de Diagramação de Textos para Produção de Livros Ampliados Organização da coleção: Até o n.o 5: Jeane Gameiro Miragaya Do n.o 6 ao n.o 8: Gabrielle de Oliveira Camacho A partir do n.o 9: Rodrigo Agrellos Costa O48 OLIVEIRA JUNIOR, Antonio Vieira de Manual de diagramação de textos para produção de livros ampliados [recursos eletrônico] / Antonio V. de O. JR.: Marcia Oliveira Magalhães; Wanderlei Pinto da Motta. Rio de Janeiro : Instituto Benjamin Constant, 2025. PDF; 4 MB -- (Coleção Caminhos e Saberes, v. 12) ISBN: 978-65-88612-54-5 1. Diagramação. 2. Processo editorial. 3. Acessibilidade. 4. Inclusão. I. Assis, Hylea de Camargo Vale II. Heverton de Souza Bezerra da. III. Título. CDD -- 686

Ficha elaborada por Edilmar Alcantara dos S. Junior. CRB/7: 6872 Todos os direitos reservados para Instituto Benjamin Constant Av. Pasteur, 350/368 -- Urca CEP: 22290-250 -- Rio de Janeiro -- RJ -- Brasil Tel.: 55 21 3478-4458 E-mail: ~,dpp@ibc.gov.br~,

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO :::::::::::::::::: 1 INTRODUÇÃO ::::::::::::::::: 3 1. ELEMENTOS PRÉ- -TEXTUAIS :::::::::::::::: 5 1.1 Capa do livro ::::::::: 5 1.2 Verso da capa ::::::::: 6 1.3 Folha de rosto :::::::: 7 1.4 Ficha catalográfica ::: 9 1.5 Quarta capa ::::::::::: 10 1.6 Texto da quarta capa e orelhas :::::::::::::::::: 11 2. MIOLO DO LIVRO ::::: 12 2.1 Introdução à escolha da tipografia :::::::::::::: 12 2.2 Recomendações técniccas para escolha da tipografia ::::::::::::::::: 14 2.3 Tamanho da fonte, entrelinha e espaçamento ::: 16 2.4 Margens ::::::::::::::: 18 2.5 Cabeçalhos e rodapés :::::::::::::::::::: 19 2.6 Sumários :::::::::::::: 19

2.7 Destaques (títulos) :::::::::::::::: 20 3. FORMATAÇÕES GERAIS ::: 21 3.1 Número da página do original ::::::::::::::::::: 21 3.2 Cores ::::::::::::::::: 22 3.3 Imagens ::::::::::::::: 23 4. IMPRESSÃO :::::::::::::: 25 5. CONCLUSÃO :::::::::::::: 27 REFERÊNCIAS :::::::::::::::: 29 <5> APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO O Instituto Benjamin Constant (IBC), desde 1947, promove cursos de Formação Continuada na área da deficiência visual e, desta forma, capacita profissionais para atuarem com esse público. Durante esse período, ampliamos a nossa atuação e hoje oferecemos oficinas e cursos de curta duração e de aperfeiçoamento em diversas temáticas da deficiência visual, sempre com o objetivo de disseminar conhecimento, com vistas a contribuir no processo de inclusão educacional e/ou social da pessoa cega, com baixa visão ou surdocega. Nesses eventos são utilizados diferentes recursos pedagógicos – entre eles apostilas, artigos e textos acadêmicos –, desenvolvidos pelos profissionais que atuam ou já atuaram no IBC. A fim de possibilitar o amplo acesso a esse conhecimento para professores, pesquisadores, estudantes e diversos profissionais da sociedade civil – uma vez tendo sistematizado métodos, técnicas e materiais de ensino utilizados nos eventos de formação –, o IBC passa a publicar os seus materiais a partir de 2019. É importante lembrar que as publicações são materiais utilizados por nossos professores nos cursos e oficinas realizados pelo IBC, sendo instrumentos de apoio em sala de aula. Convidamos a todos a conhecerem a programação de cursos de Formação Continuada disponível no site da Instituição. Esperamos que a presente publicação contribua para a prática dos profissionais que atuam na área da deficiência visual. Elise de Melo Borba Ferreira Jeane Gameiro Miragaya Valéria Rocha Conde Aljan <6>

INTRODUÇÃO Bem-vindo ao *Manual de Diagramação de Textos para Produção de Livros Ampliados* para pessoas com baixa visão. Este guia foi criado para fornecer orientações detalhadas sobre como adaptar textos de forma eficaz, tornando-os acessíveis e adequados para leitores com baixa visão. A produção de livros ampliados desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão e no acesso equitativo à informação para pessoas com diferentes capacidades visuais. Neste manual, você encontrará uma variedade de técnicas, dicas e práticas recomendadas para criar livros ampliados de alta qualidade, desde a seleção adequada de fontes e cores até a formatação e o layout ideais. Cada aspecto da adaptação de texto é abordado de maneira prática. Além disso, discutiremos estratégias para otimizar a legibilidade, garantindo que os leitores com baixa visão possam desfrutar de uma experiência de leitura confortável e eficaz. Ao seguir as diretrizes apresentadas neste manual, você estará contribuindo significativamente para a democratização do acesso à literatura e ao conhecimento para pessoas com baixa visão. Aproveite este recurso para aprimorar suas habilidades na produção de livros ampliados e promover a inclusão em sua comunidade. Boa leitura e sucesso em suas adaptações! õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo <7>

1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 1.1 Capa do livro Sugere-se trocar a tipologia utilizada na capa pela utilizada no miolo do livro (a seleção da tipologia será discutida posteriormente). Além disso, é aconselhável incluir na capa a informação de que o conteúdo é destinado exclusivamente a pessoas com baixa visão e não pode ser comercializado. *Figura 1*. Exemplo da capa do livro *O tratado da aranha e da rã*, de Arlene Holanda, adaptado. _`[Capas do livro “O tratado da aranha e da rã” com e sem formato ampliado. Na versão ampliada, além dos nomes da autora Arlene Holanda, do ilustrador Sérgio Melo e da Editora Terra da Luz Editoral, há um

quadro na parte inferior com as seguintes informações: “LIVRO ADAPTADO PARA USO EXCLUSIVO DE PESSOAS COM BAIXA VISÃO Lei n.o 9.610/1998 -- Venda Proibida” Na última linha do quadro, a logomarca do IBC._`] Fonte: Holanda (2023). <8> 1.2 Verso da capa É importante utilizar um texto- -padrão que reforce que o material é destinado à distribuição gratuita e foi criado exclusivamente para ser utilizado por pessoas com deficiência visual. *Figura 2*. Exemplo de texto-padrão utilizado nos livros ampliados, no Instituto Benjamin Constant

ESTE LIVRO EM *FORMATO AMPLIADO* FOI PRODUZIDO PELO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT, E DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE PARA *USO EXCLUSIVO DE PESSOAS COM BAIXA VISÃO*, DE ACORDO COM A LEI N.O 9.610/1998. *É TERMINANTEMENTE PROIBIDA A COMERCIALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DESSE MATERIAL PARA OUTRA FINALIDADE*. Fonte: Holanda (2023). 1.3 Folha de rosto A folha de rosto deve incluir as mesmas informações da capa, porém sem as ilustrações. Veja a seguir o exemplo (*Figura 3*) de uma página de rosto elaborada pelo IBC seguindo o

padrão da capa mencionada anteriormente. <9> *Figura 3*. Exemplo da folha de rosto adaptada do livro *O tratado da aranha e da rã*, de Arlene Holanda, adaptada para pessoas com baixa visão *O tratado da aranha e da rã* *Arlene Holanda* Ilustrações Sérgio Melo Terra da Luz Editorial LIVRO ADAPTADO PARA USO EXCLUSIVO DE PESSOAS COM BAIXA VISÃO *Lei n.o 9.610/1998 -- Venda Proibida* IBC Instiruto Benjamin Constant Fonte: Holanda (2023). <10> 1.4 Ficha catalográfica A recomendação é ampliar os dados da ficha catalográfica de modo que se encaixem na página ampliada, como demonstrado na *Figura 4*, abaixo. *Figura 4*. Exemplo da ficha catalográfica do livro *A sorveteria*: histórias para refrescar a alma, de Tadeu Pereira, adaptado Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) ::::::::::::::::::::::::::::::::: Pereira, Tadeu A sorveteria : histórias para refrescar a alma / Tadeu Pereira ; ilustrações Bernardo França. -- 2. ed. -- São Paulo : Saraiva, 2018. 1. Contos -- Literatura juvenil I. França, Bernardo. II. Título. 18-17097 CDD-028.#e :::::::::::::::::::::::::::::::::: Índice para catálogo sitemático: 1. Contos : Leteratura juvenil 028.#e Maria Paula C. Riyuzo -- Bibliotecária -- CRB -- 8/7639 Fonte: Pereira (2022). <11> 1.5 Quarta capa Recomenda-se transferir o texto da quarta capa (se houver) para o interior do livro, conforme será explicado a seguir. A quarta capa deve ser mantida com fundo branco e conter apenas informações sobre a produtora do material, logotipo, etc. *Figura 5*. Exemplo de quarta capa utilizada nos livros

ampliados produzidos no Instituto Benjamin Constant Ministério da Educação – MEC Instituto Benjamin Constant – IBC Av. Pasteur, 350/368 – Urca CEP 22290-250 – Rio de Janeiro / RJ ~,www.ibc.gov.br~, IBC Instituto Benjamin Constant Fonte: Pereira (2022). 1.6 Texto da quarta capa e orelhas Mover o texto da quarta capa e orelhas (se houver) para uma página imediatamente antes do sumário, fazendo uma indicação para que o leitor identifique a origem do bloco de texto. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo <12>

2. MIOLO DO LIVRO 2.1 Introdução à escolha da tipografia A tipografia desempenha um papel crucial tanto no meio impresso quanto no digital. Com a evolução das tecnologias e das mídias, surgem novas demandas e desafios para os designers e criadores de conteúdo. Seguindo as orientações de Woloszyn e Gonçalves (2018), é possível identificar quatro dimensões fundamentais para a aplicação eficaz da tipografia em contextos digitais. Primeiramente, a dimensão técnica aborda aspectos como a flexibilidade e a adaptabilidade das fontes tipográficas. A flexibilidade diz respeito à capacidade das fontes de se adaptarem a diferentes funções dentro do texto, incluindo tamanhos e pesos variados. Já a adaptabilidade refere- -se à otimização das fontes para leitura em telas e dispositivos diversos, garantindo uma boa experiência de visualização para os usuários. A dimensão tecnológica, por sua vez, engloba procedimentos e ações relacionados à tipografia digital. Nesse sentido, as fontes utilizadas podem influenciar diretamente a interação do usuário com o conteúdo, orientando a navegação por meio de elementos como links, botões e tags. As dimensões formal e de composição são igualmente relevantes, pois tratam das formas das letras, suas variações e sua relação com os demais elementos presentes na página. Aqui, a legibilidade e a leiturabilidade da tipografia desempenham um papel crucial. A legibilidade refere-se à clareza dos caracteres isolados, enquanto a leiturabilidade diz respeito ao conforto visual durante a leitura do texto como um todo. Segundo Fontoura e Fukushima (2012), a legibilidade e a leiturabilidade são critérios fundamentais na aplicação da tipografia, influenciando não apenas a eficiência na transmissão de mensagens, mas também a interação e as preferências de leitura dos usuários. Entre os fatores que influenciam a legibilidade, destacam-se o <13> desenho das letras, o espaçamento entre elas, o tamanho das letras e a largura dos parágrafos. Em suma, a aplicação eficaz da tipografia requer um entendimento profundo dessas dimensões e uma cuidadosa consideração dos princípios e recomendações que regem a legibilidade e a leiturabilidade no contexto digital e impresso. 2.2 Recomendações técnicas para escolha da tipografia • Escolha fontes legíveis, comprovadamente eficazes, de preferência as fontes sem serifa como APHont, Tahoma, Verdana ou Arial. *Figura 6*. Exemplos de fontes tipográficas *Fontes serifadas não são recomendadas*. *Fontes manuscritas prejudicam a visualização*. *Fontes APHont, Tahoma, Verdana e Arial são as mais recomendas*. Fonte: Reprodução obtida por captura de tela pelos autores (2024). • Utilize uma largura intermediária e evite fontes condensadas ou estendidas. *Figura 7*. Exemplo de textos utilizando fontes condensadas e estendidas.

!:::::::::::::::::::::::::::::::ÿ l _ l Não usar fontes condensadas _ l _ l _ l N e m e s t e n d i d a s _ l _ h:::::::::::::::::::::::::::::::j Fonte: Reprodução obtida por captura de tela pelos autores (2024). 2.3 Tamanho da fonte, entrelinha e espaçamento • Recomenda-se utilizar fonte de tamanho mínimo 18 e máximo 22 para o corpo do texto e 24 para destaques e títulos. • Aplique entrelinha 25-30% maior que o corpo do texto. • Mantenha um espaçamento entre caracteres que ofereça uma leitura confortável.

LEMBRE-SE • Para melhor legibilidade, recomenda-se substituir os grifos em itálico por negrito e evitar o uso excessivo de caixa alta, mantendo o texto em caixa alta e baixa. *Figura 8*. Exemplo da adaptação em formato ampliado do trecho de um livro produzido pelo IBC *-- Sua teia está invadindo a minha parte da casa! Sua metade é maior! -- dizia a rã Ramona*. *-- E você saltou por cima da minha parte -- retrucava a aranha Rânia*. Fonte: Reprodução obtida por captura de tela pelos autores (2024). <15>

2.4 Margens A utilização de margens adequadas proporciona um espaço de respiro ao redor do texto, facilitando a leitura e reduzindo a fadiga visual. Evite margens muito estreitas que possam comprometer a legibilidade ou a aparência do livro. Considere aumentar a margem interna se o material for encadernado. *Figura 9*. Sugestão para configuração das margens com o aplicativo Page Maker _`[Imagem de captura de tela com as seguintes configurações para as margens: Interna: 25 milímetros; Externa: 20 milímetros; Superior: 20 milímetros; Inferior: 20 milímetros._`] Fonte: Reprodução obtida por captura de tela pelos autores (2024). 2.5 Cabeçalhos e rodapés É necessária uma organização clara e consistente de cabeçalhos e rodapés para orientar o leitor e facilitar a navegação pelo conteúdo. Recomenda-se a utilização de fonte menor para cabeçalhos e rodapé, com entrelinha proporcionalmente menor. 2.6 Sumários Os sumários devem ser bem elaborados para auxiliar na localização rápida de informações e na orientação dentro do livro. Mantenha, se possível, a diagramação e o conceito de cores do sumário original.

2.7 Destaques (Títulos) Sugere-se aumentar o tamanho das fontes em 2 pontos para os títulos e a abertura de tópicos em relação ao corpo do texto. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo <16>

3. FORMATAÇÕES GERAIS 3.1 Número da página do original Para tornar mais fácil seguir o material original e a versão ampliada, é recomendável incluir o número da página do livro original entre os símbolos "<" e ">" no corpo do texto do material ampliado sempre que houver uma mudança de página. *Figura 10*. Exemplo do trecho de uma página ampliada, destacando o momento em que a página do material original mudou 2. Faça uma pesquisa em livros, revistas, jornais e na internet e responda: Como o mercúrio pode intoxicar os animais? Que problemas a ingestão de mercúrio pode causar aos seres humanos? <19> O espaço geográfico A palavra espaço tem vários significados, entre eles o de espaço sideral, que se refere ao conjunto [...] Fonte: Reprodução obtida por captura de tela pelos autores (2024). <17> 3.2 Cores Adaptar as cores para manter um bom contraste é importante. Por exemplo, é inadequado utilizar o fundo de cor escura com texto preto, é recomendável usar o fundo escuro com o texto branco. *Figura 11*. Exemplos de contrastes _`[Imagem com letras pretas e fundo azul-escuro com o texto

"EXEMPLO DE CONTRASTE INADEQUADO"._`] _`[Imagem com letras brancas e fundo azul-escuro com o texto "EXEMPLO DE CONTRASTE ADEQUADO"._`] Fonte: Reprodução obtida por captura de tela pelos autores (2024). 3.3 Imagens Também podemos criar imagens acessíveis ou adaptá-las, se necessário, para melhorar a acessibilidade. *Figura 12*. Ilustrações em estilo de traço do livro *Superbraille*, criadas para atender as necessidades do público com baixa visão

_`[Duas ilustrações sem a utilização de cores para preencher os desenhos: 1. Um rapaz e uma moça, frente a frente, se cumprimentam com as mãos fechadas. 2. A moça segura uma garrafa._`] Fonte: Superbraille (2023). õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo <18>

4. IMPRESSÃO Para garantir a melhor qualidade na impressão do material, é fundamental utilizar o formato PDF. Recomenda-se configurar a resolução para 300 dpi e manter a escala em 100% para preservar o tamanho da impressão. É aconselhável realizar a impressão diretamente do computador, pois outros métodos, como o uso de pendrives, podem resultar em alterações no tamanho da impressão, comprometendo o resultado final. No que diz respeito ao miolo do livro, é recomendável imprimir em papel offset com gramatura 90. Esse tipo de papel ajuda a evitar a transparência das páginas e contribui para a nitidez das imagens e do texto, garantindo uma experiência de leitura mais agradável. Já para a impressão da capa, o papel mais adequado é o couché fosco, com uma gramatura mínima de 120. Esse tipo de papel proporciona uma superfície mais suave e resistente, ideal para realçar a qualidade das cores e do design da capa. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo

5. CONCLUSÃO Ao adotar essas orientações minuciosas, você estará contribuindo significativamente para a produção de textos acessíveis e confortáveis para pessoas com baixa visão. A escolha cuidadosa da tipografia, o comprimento adequado das linhas, o uso inteligente de espaçamentos e a atenção ao contraste e às cores são elementos fundamentais para garantir uma experiência de leitura satisfatória. Lembre-se sempre de priorizar a legibilidade e a fluidez do texto, evitando distrações visuais e facilitando a compreensão do conteúdo. Além disso, as recomendações técnicas e práticas oferecidas neste material são essenciais para criar livros ampliados de alta qualidade e acessibilidade. <19> Por fim, ressaltamos a importância de estar aberto a *feedbacks* e ajustes conforme necessário, pois a adaptabilidade é fundamental para atender às necessidades específicas dos leitores com baixa visão. Com dedicação e cuidado, você poderá fazer uma diferença significativa na promoção da inclusão e no acesso à informação. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo

REFERÊNCIAS HOLANDA, Arlene. *O tratado da aranha e da rã*. Fortaleza, CE: Terra da Luz Editorial, 2023. MEÜRER, Mary Vonni; GONÇALVES, Berenice Santos; BATISTA, Vilson João. *Tipografia e baixa visão*: uma discussão sobre a legibilidade. Projetica, Londrina, v. 5, n. 2, p. 33-46, 2014. DOI: 10.5433/2236-2207.2014v5 n2p33. Disponível em: ~,https:ÿÿojs.uel.brÿrevistasÿ uelÿindex.phpÿprojeticaÿ~ articleÿviewÿ19904~, Acesso em: 6 maio. 2025. PEREIRA, Tadeu. *A sorveteria*: histórias para refrescar a alma. São Paulo: Saraiva, 2022.

SUPERBRAILLE. Rio de Janeiro: IBC, ano I, n. 3, 2023. WOLOSZYN, Maíra; GONÇALVES, Berenice Santos. Dimensões e fatores de aplicação da tipo- grafia em livros digitais. *InfoDesign* -- Revista Brasileira de Design da Informação, [*s, l.*], v. 15, n. 1, p. 80-96, 2018. DOI: 10.51358/id.v15i1.635. õxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxo Fim do Manual

Produzido e distribuído pela Divisão de Imprensa Braille do Instituto Benjamin Constant :::::::::::::::::::::::: Distribuição gratuita de acordo com a Lei n.o 9.610, de 19/02/1998, art. 46, inciso I, alínea *d*.