Coleção
Caminhos e saberes
Manual de diagramação
de textos para
produção de livros
ampliados
Elaborado por:
Antonio Vieira de
Oliveira Junior
Marcia Oliveira Magalhães
Wanderlei Pinto da Motta
Organizado por:
Hylea de Camargo Vale Assis
Consultoria:
Herverton de Souza
Bezerra da Silva
Impressão Braille em
volume único na diagramação
de 28 linhas por
34 caracteres.
Ministério da Educação
Instituto Benjamin Constant
Departamento
Técnico-Especializado
Divisão de Imprensa Braille
Av. Pasteur, 350-368 --
Urca -- 22290-250 -- Rio de
Janeiro -- RJ -- Brasil
Tel.: (21) 3478-4442
E-mail: ~,ibc@ibc.gov.br~,
~,http:ÿÿwww.ibc.gov.br~,
-- 2025 --
Governo Federal
Presidência da República
Luiz Inácio Lula da Silva
Ministério da Educação
Camilo Santana
Instituto Benjamin Constant
Mauro Marcos Farias da
Conceição
Departamento de Pós-Graduação,
Pesquisa e Extensão
Victor Luiz da Silveira
Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa
Rodrigo Agrellos Costa
Dados da Obra em tinta
Copyright `(C`)
Instituto Benjamin Constant, 2025
Todos os direitos reservados.
É permitida a reprodução
parcial ou total desta obra,
desde que citada a fonte
e que não seja para venda ou
qualquer fim comercial.
A responsabilidade pelo
conteúdo e pelos direitos
autorais de textos e imagens
desta obra é dos autores.
Copidesque e revisão geral
Marcela da Silva Abrantes
Capa e diagramação
Wanderlei Pinto da Motta
Coleção Caminhos e Saberes
1) Sistema Braille: simbologia básica aplicada à
Língua
Portuguesa
2) Técnicas de Cálculo e
Didática do Soroban –
metodologia: menor valor
relativo
3) Manual de Adaptação de Textos Para o
Sistema Braille
4) Técnicas de Cálculo e
Didática do Soroban –
metodologia: maior valor
relativo
5) Transcrição e Impressão Braille no Programa
Braille Fácil
6) Manual de Produção do Livro Falado
7) Rompendo Barreiras: guia prático de
Orientação e
Mobilidade do IBC
8) Estimulação Precoce na
Temática da
Deficiência
Visual
9) Manual de Audiodescrição: como construir
roteiros
acessíveis
10) Manual de Diagramação de Textos para
Impressão Braille/Tinta
11) Manual para Diagramação de Livros de
Literatura Infantil no Formato Tinta Ampliado
e Braille
12) Manual de Diagramação de Textos para
Produção de Livros Ampliados
Organização da coleção:
Até o n.o 5: Jeane Gameiro Miragaya
Do n.o 6 ao n.o 8: Gabrielle de Oliveira Camacho
A partir do n.o 9: Rodrigo Agrellos Costa
O48 OLIVEIRA JUNIOR,
Antonio Vieira de
Manual de diagramação de textos para produção de livros ampliados
[recursos eletrônico] /
Antonio V. de O. JR.: Marcia
Oliveira Magalhães; Wanderlei Pinto da Motta. Rio de Janeiro : Instituto
Benjamin Constant, 2025.
PDF; 4 MB -- (Coleção
Caminhos e Saberes, v. 12)
ISBN: 978-65-88612-54-5
1. Diagramação. 2. Processo editorial. 3. Acessibilidade. 4.
Inclusão. I. Assis, Hylea de Camargo Vale II. Heverton de Souza
Bezerra da.
III. Título.
CDD -- 686
Ficha elaborada por Edilmar
Alcantara dos S. Junior. CRB/7: 6872
Todos os direitos reservados para
Instituto Benjamin Constant
Av. Pasteur, 350/368 -- Urca
CEP: 22290-250 -- Rio de
Janeiro -- RJ -- Brasil
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E-mail: ~,dpp@ibc.gov.br~,
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO DA
COLEÇÃO :::::::::::::::::: 1
INTRODUÇÃO ::::::::::::::::: 3
1. ELEMENTOS PRÉ-
-TEXTUAIS :::::::::::::::: 5
1.1 Capa do livro ::::::::: 5
1.2 Verso da capa ::::::::: 6
1.3 Folha de rosto :::::::: 7
1.4 Ficha catalográfica ::: 9
1.5 Quarta capa ::::::::::: 10
1.6 Texto da quarta capa
e orelhas :::::::::::::::::: 11
2. MIOLO DO LIVRO ::::: 12
2.1 Introdução à escolha
da tipografia :::::::::::::: 12
2.2 Recomendações técniccas
para escolha da
tipografia ::::::::::::::::: 14
2.3 Tamanho da fonte,
entrelinha e espaçamento ::: 16
2.4 Margens ::::::::::::::: 18
2.5 Cabeçalhos e
rodapés :::::::::::::::::::: 19
2.6 Sumários :::::::::::::: 19
2.7 Destaques
(títulos) :::::::::::::::: 20
3. FORMATAÇÕES GERAIS ::: 21
3.1 Número da página do
original ::::::::::::::::::: 21
3.2 Cores ::::::::::::::::: 22
3.3 Imagens ::::::::::::::: 23
4. IMPRESSÃO :::::::::::::: 25
5. CONCLUSÃO :::::::::::::: 27
REFERÊNCIAS :::::::::::::::: 29
<5>
APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO
O Instituto Benjamin Constant (IBC), desde 1947, promove cursos
de Formação Continuada na área da deficiência visual e, desta
forma, capacita profissionais para atuarem com esse público.
Durante esse período, ampliamos a nossa atuação e hoje oferecemos
oficinas e cursos de curta duração e de aperfeiçoamento em
diversas temáticas da deficiência visual, sempre com o objetivo de
disseminar conhecimento, com vistas a contribuir no processo de inclusão
educacional e/ou social da pessoa cega, com baixa visão ou
surdocega. Nesses eventos são utilizados diferentes recursos pedagógicos
– entre eles apostilas, artigos e textos acadêmicos –, desenvolvidos
pelos profissionais que atuam ou já atuaram no IBC.
A fim de possibilitar o amplo acesso a esse conhecimento para
professores, pesquisadores, estudantes e diversos profissionais da
sociedade civil – uma vez tendo sistematizado métodos, técnicas e
materiais de ensino utilizados nos eventos de formação –, o IBC passa
a publicar os seus materiais a partir de 2019.
É importante lembrar que as publicações são materiais utilizados
por nossos professores nos cursos e oficinas realizados pelo IBC, sendo
instrumentos de apoio em sala de aula. Convidamos a todos a
conhecerem a programação de cursos de Formação Continuada disponível
no site da Instituição.
Esperamos que a presente publicação contribua para a prática
dos profissionais que atuam na área da deficiência visual.
Elise de Melo Borba Ferreira
Jeane Gameiro Miragaya
Valéria Rocha Conde Aljan
<6>
INTRODUÇÃO
Bem-vindo ao *Manual de Diagramação de Textos para Produção
de Livros Ampliados* para pessoas com baixa visão. Este guia foi criado
para fornecer orientações detalhadas sobre como adaptar textos
de forma eficaz, tornando-os acessíveis e adequados para leitores com
baixa visão. A produção de livros ampliados desempenha um papel
fundamental na promoção da inclusão e no acesso equitativo à informação
para pessoas com diferentes capacidades visuais.
Neste manual, você encontrará uma variedade de técnicas, dicas e
práticas recomendadas para criar livros ampliados de alta qualidade,
desde a seleção adequada de fontes e cores até a formatação e o
layout ideais. Cada aspecto da adaptação de texto é abordado de
maneira prática. Além disso, discutiremos estratégias para
otimizar a
legibilidade, garantindo que os leitores com baixa visão possam desfrutar
de uma experiência de leitura confortável e eficaz.
Ao seguir as diretrizes apresentadas neste manual, você estará
contribuindo significativamente para a democratização do acesso à
literatura e ao conhecimento para pessoas com baixa visão. Aproveite
este recurso para aprimorar suas habilidades na produção de livros
ampliados e promover a inclusão em sua comunidade.
Boa leitura e sucesso em suas adaptações!
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
<7>
1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
1.1 Capa do livro
Sugere-se trocar a tipologia utilizada na capa pela utilizada no miolo
do livro (a seleção da tipologia será discutida posteriormente).
Além disso, é aconselhável incluir na capa a informação de que o conteúdo
é destinado exclusivamente a pessoas com baixa visão e não
pode ser comercializado.
*Figura 1*. Exemplo da capa do livro *O tratado da aranha e da rã*,
de Arlene Holanda, adaptado.
_`[Capas do livro “O tratado da aranha e da rã” com e sem formato ampliado. Na versão ampliada, além dos nomes
da autora Arlene Holanda, do ilustrador Sérgio Melo e da Editora
Terra da Luz Editoral, há um
quadro na
parte inferior com as seguintes informações:
“LIVRO ADAPTADO PARA USO EXCLUSIVO DE PESSOAS COM BAIXA VISÃO
Lei n.o 9.610/1998 -- Venda Proibida”
Na última linha do quadro, a logomarca do IBC._`]
Fonte: Holanda (2023).
<8>
1.2 Verso da capa
É importante utilizar um texto-
-padrão que reforce que o material é
destinado à distribuição gratuita e foi criado exclusivamente para ser
utilizado por pessoas com deficiência visual.
*Figura 2*. Exemplo de texto-padrão utilizado nos livros ampliados,
no Instituto Benjamin Constant
ESTE LIVRO EM *FORMATO AMPLIADO* FOI PRODUZIDO PELO INSTITUTO
BENJAMIN CONSTANT, E DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE PARA *USO EXCLUSIVO DE
PESSOAS COM BAIXA
VISÃO*, DE
ACORDO COM A LEI
N.O 9.610/1998.
*É TERMINANTEMENTE PROIBIDA A COMERCIALIZAÇÃO E
UTILIZAÇÃO DESSE MATERIAL PARA OUTRA FINALIDADE*.
Fonte: Holanda (2023).
1.3 Folha de rosto
A folha de rosto deve incluir as mesmas informações da capa, porém
sem as ilustrações.
Veja a seguir o exemplo (*Figura 3*) de uma página de rosto elaborada
pelo IBC seguindo o
padrão da capa mencionada
anteriormente.
<9>
*Figura 3*. Exemplo da folha de rosto adaptada do livro
*O tratado da aranha e da rã*, de Arlene Holanda,
adaptada para pessoas com baixa visão
*O tratado da aranha e da rã*
*Arlene Holanda*
Ilustrações
Sérgio Melo
Terra da Luz Editorial
LIVRO ADAPTADO PARA
USO EXCLUSIVO
DE PESSOAS COM BAIXA
VISÃO
*Lei n.o 9.610/1998 --
Venda Proibida*
IBC
Instiruto Benjamin Constant
Fonte: Holanda (2023).
<10>
1.4 Ficha catalográfica
A recomendação é ampliar os dados da ficha catalográfica de modo
que se encaixem na página ampliada, como demonstrado na *Figura 4*,
abaixo.
*Figura 4*. Exemplo da ficha catalográfica do livro
*A sorveteria*: histórias para refrescar a alma,
de Tadeu Pereira, adaptado
Dados Internacionais de
Catalogação na Publicação (CIP)
(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
:::::::::::::::::::::::::::::::::
Pereira, Tadeu
A sorveteria : histórias para refrescar a alma / Tadeu
Pereira ; ilustrações Bernardo França. --
2. ed. -- São Paulo : Saraiva, 2018.
1. Contos -- Literatura juvenil I. França,
Bernardo. II. Título.
18-17097 CDD-028.#e
::::::::::::::::::::::::::::::::::
Índice para catálogo sitemático:
1. Contos : Leteratura juvenil 028.#e
Maria Paula C. Riyuzo -- Bibliotecária -- CRB --
8/7639
Fonte: Pereira (2022).
<11>
1.5 Quarta capa
Recomenda-se transferir o texto da quarta capa (se houver) para
o interior do livro, conforme será explicado a seguir. A quarta capa
deve ser mantida com fundo branco e conter apenas informações sobre
a produtora do material, logotipo, etc.
*Figura 5*. Exemplo de quarta capa utilizada nos livros
ampliados produzidos no
Instituto Benjamin Constant
Ministério da Educação – MEC
Instituto Benjamin Constant – IBC
Av. Pasteur, 350/368 – Urca
CEP 22290-250 – Rio de
Janeiro / RJ
~,www.ibc.gov.br~,
IBC
Instituto Benjamin Constant
Fonte: Pereira (2022).
1.6 Texto da quarta capa e
orelhas
Mover o texto da quarta capa e orelhas (se houver) para uma
página imediatamente antes do sumário, fazendo uma indicação para
que o leitor identifique a origem do bloco de texto.
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
<12>
2. MIOLO DO LIVRO
2.1 Introdução à escolha da
tipografia
A tipografia desempenha um papel crucial tanto no meio impresso
quanto no digital. Com a evolução das tecnologias e das mídias, surgem
novas demandas e desafios para os designers e criadores de
conteúdo. Seguindo as orientações de Woloszyn e Gonçalves (2018),
é possível identificar quatro dimensões fundamentais para a aplicação
eficaz da tipografia em contextos digitais.
Primeiramente, a dimensão técnica aborda aspectos como a flexibilidade
e a adaptabilidade das fontes tipográficas. A flexibilidade diz respeito
à capacidade das fontes de se adaptarem a diferentes funções dentro
do texto, incluindo tamanhos e pesos variados. Já a adaptabilidade refere-
-se à otimização das fontes para leitura em telas e dispositivos diversos,
garantindo uma boa experiência de visualização para os usuários.
A dimensão tecnológica, por sua vez, engloba procedimentos e
ações relacionados à tipografia digital. Nesse sentido, as fontes utilizadas
podem influenciar diretamente a interação do usuário com o
conteúdo, orientando a navegação por meio de elementos como links,
botões e tags.
As dimensões formal e de composição são igualmente relevantes,
pois tratam das formas das letras, suas variações e sua relação com
os demais elementos presentes na página. Aqui, a legibilidade e a
leiturabilidade da tipografia desempenham um papel crucial. A
legibilidade refere-se à clareza dos caracteres isolados, enquanto a
leiturabilidade diz respeito ao conforto visual durante a leitura do texto
como um todo.
Segundo Fontoura e Fukushima (2012), a legibilidade e a
leiturabilidade são critérios fundamentais na aplicação da tipografia,
influenciando não apenas a eficiência na transmissão de mensagens,
mas também a interação e as preferências de leitura dos usuários.
Entre os fatores que influenciam a legibilidade, destacam-se o
<13>
desenho das letras, o espaçamento entre elas, o tamanho das letras e a
largura dos parágrafos.
Em suma, a aplicação eficaz da tipografia requer um entendimento
profundo dessas dimensões e uma cuidadosa consideração dos princípios
e recomendações que regem a legibilidade e a leiturabilidade no
contexto digital e impresso.
2.2 Recomendações técnicas para escolha da tipografia
• Escolha fontes legíveis, comprovadamente eficazes, de preferência
as fontes sem serifa como
APHont, Tahoma, Verdana ou Arial.
*Figura 6*. Exemplos de fontes tipográficas
*Fontes serifadas não são recomendadas*.
*Fontes manuscritas prejudicam a visualização*.
*Fontes APHont, Tahoma, Verdana e Arial são as mais recomendas*.
Fonte: Reprodução obtida por captura de tela pelos autores (2024).
• Utilize uma largura intermediária e evite fontes condensadas
ou estendidas.
*Figura 7*. Exemplo de textos utilizando fontes
condensadas e estendidas.
!:::::::::::::::::::::::::::::::ÿ
l _
l Não usar fontes condensadas _
l _
l _
l N e m e s t e n d i d a s _
l _
h:::::::::::::::::::::::::::::::j
Fonte: Reprodução obtida por captura de tela pelos autores (2024).
2.3 Tamanho da fonte,
entrelinha e espaçamento
• Recomenda-se utilizar fonte de tamanho mínimo 18 e máximo 22
para o corpo do texto e 24 para destaques e títulos.
• Aplique entrelinha 25-30% maior que o corpo do texto.
• Mantenha um espaçamento entre caracteres que ofereça uma leitura
confortável.
LEMBRE-SE
• Para melhor legibilidade, recomenda-se substituir os
grifos em itálico por negrito e evitar o uso excessivo
de caixa alta, mantendo o texto em caixa alta e baixa.
*Figura 8*. Exemplo da adaptação em formato ampliado
do trecho de um livro produzido pelo IBC
*-- Sua teia está invadindo a minha parte da casa! Sua metade é
maior! -- dizia a rã Ramona*.
*-- E você saltou por cima da minha parte -- retrucava a aranha
Rânia*.
Fonte: Reprodução obtida por captura de tela pelos autores (2024).
<15>
2.4 Margens
A utilização de margens adequadas proporciona um espaço de respiro
ao redor do texto, facilitando a leitura e reduzindo a fadiga visual.
Evite margens muito estreitas que possam comprometer a legibilidade
ou a aparência do livro. Considere aumentar a margem interna se o
material for encadernado.
*Figura 9*. Sugestão para configuração das margens
com o aplicativo Page Maker
_`[Imagem de captura de tela com as seguintes configurações para as margens: Interna: 25 milímetros; Externa: 20 milímetros; Superior: 20 milímetros;
Inferior: 20 milímetros._`]
Fonte: Reprodução obtida por captura de tela pelos autores (2024).
2.5 Cabeçalhos e rodapés
É necessária uma organização clara e consistente de cabeçalhos e
rodapés para orientar o leitor e facilitar a navegação pelo conteúdo.
Recomenda-se a utilização de fonte menor para cabeçalhos e rodapé,
com entrelinha proporcionalmente menor.
2.6 Sumários
Os sumários devem ser bem elaborados para auxiliar na localização
rápida de informações e na orientação dentro do livro. Mantenha,
se possível, a diagramação e o conceito de cores do sumário original.
2.7 Destaques (Títulos)
Sugere-se aumentar o tamanho das fontes em 2 pontos para os
títulos e a abertura de tópicos em relação ao corpo do texto.
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<16>
3. FORMATAÇÕES GERAIS
3.1 Número da página do
original
Para tornar mais fácil seguir o material original e a versão ampliada,
é recomendável incluir o número da página do livro original entre
os símbolos "<" e ">" no corpo do texto do material ampliado sempre
que houver uma mudança de página.
*Figura 10*. Exemplo do trecho de uma página ampliada, destacando o
momento em que a página do material original mudou
2. Faça uma pesquisa em livros, revistas, jornais e na internet e
responda:
Como o mercúrio pode intoxicar os animais?
Que problemas a ingestão de mercúrio pode causar aos seres humanos?
<19>
O espaço geográfico
A palavra espaço tem vários significados, entre eles o de espaço
sideral, que se refere ao conjunto [...]
Fonte: Reprodução obtida por captura de tela pelos autores (2024).
<17>
3.2 Cores
Adaptar as cores para manter um bom contraste é importante. Por
exemplo, é inadequado utilizar o fundo de cor escura com texto preto,
é recomendável usar o fundo escuro com o texto branco.
*Figura 11*. Exemplos de contrastes
_`[Imagem com letras pretas e fundo azul-escuro com o texto
"EXEMPLO DE CONTRASTE
INADEQUADO"._`]
_`[Imagem com letras brancas e fundo azul-escuro com o texto "EXEMPLO DE CONTRASTE
ADEQUADO"._`]
Fonte: Reprodução obtida por captura de tela pelos autores (2024).
3.3 Imagens
Também podemos criar imagens acessíveis ou adaptá-las, se necessário,
para melhorar a acessibilidade.
*Figura 12*. Ilustrações em estilo de traço do livro
*Superbraille*, criadas
para atender as necessidades do público com baixa visão
_`[Duas ilustrações sem a utilização de cores para preencher os desenhos:
1. Um rapaz e uma moça, frente a frente, se cumprimentam com as mãos fechadas.
2. A moça segura uma garrafa._`]
Fonte: Superbraille (2023).
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<18>
4. IMPRESSÃO
Para garantir a melhor qualidade na impressão do material, é fundamental
utilizar o formato PDF. Recomenda-se configurar a resolução
para 300 dpi e manter a escala em 100% para preservar o tamanho
da impressão.
É aconselhável realizar a impressão diretamente do computador,
pois outros métodos, como o uso de pendrives, podem resultar em
alterações no tamanho da impressão, comprometendo o resultado final.
No que diz respeito ao miolo do livro, é recomendável imprimir em
papel offset com gramatura 90. Esse tipo de papel ajuda a evitar a
transparência das páginas e
contribui para a nitidez das imagens e do
texto, garantindo uma experiência de leitura mais agradável.
Já para a impressão da capa, o papel mais adequado é o couché
fosco, com uma gramatura mínima
de 120. Esse tipo de papel
proporciona
uma superfície mais suave e resistente, ideal para realçar a
qualidade das cores e do design da capa.
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5. CONCLUSÃO
Ao adotar essas orientações minuciosas, você estará contribuindo
significativamente para a produção de textos acessíveis e confortáveis
para pessoas com baixa visão. A escolha cuidadosa da tipografia, o
comprimento adequado das linhas, o uso inteligente de espaçamentos
e a atenção ao contraste e às cores são elementos fundamentais para
garantir uma experiência de leitura satisfatória.
Lembre-se sempre de priorizar a legibilidade e a fluidez do texto,
evitando distrações visuais e facilitando a compreensão do conteúdo.
Além disso, as recomendações técnicas e práticas oferecidas neste
material são essenciais para criar livros ampliados de alta qualidade e
acessibilidade.
<19>
Por fim, ressaltamos a importância de estar aberto a *feedbacks* e
ajustes conforme necessário, pois a adaptabilidade é fundamental para
atender às
necessidades específicas dos leitores com baixa visão. Com
dedicação e cuidado, você poderá fazer uma diferença significativa na
promoção da inclusão e no acesso à informação.
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
REFERÊNCIAS
HOLANDA, Arlene. *O tratado da aranha e da rã*. Fortaleza, CE: Terra
da Luz Editorial, 2023.
MEÜRER, Mary Vonni; GONÇALVES, Berenice Santos; BATISTA,
Vilson João. *Tipografia e baixa visão*: uma discussão sobre a
legibilidade. Projetica, Londrina, v. 5, n. 2, p. 33-46, 2014. DOI:
10.5433/2236-2207.2014v5
n2p33. Disponível em: ~,https:ÿÿojs.uel.brÿrevistasÿ
uelÿindex.phpÿprojeticaÿ~
articleÿviewÿ19904~,
Acesso em: 6 maio. 2025.
PEREIRA, Tadeu. *A sorveteria*: histórias para refrescar a alma. São
Paulo: Saraiva, 2022.
SUPERBRAILLE. Rio de Janeiro: IBC, ano I, n. 3, 2023.
WOLOSZYN, Maíra; GONÇALVES, Berenice Santos. Dimensões e
fatores de aplicação da tipo-
grafia em livros digitais.
*InfoDesign* --
Revista Brasileira de Design da Informação, [*s, l.*], v. 15, n. 1, p.
80-96, 2018. DOI: 10.51358/id.v15i1.635.
õxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxo
Fim do Manual
Produzido e distribuído pela
Divisão de Imprensa
Braille do Instituto
Benjamin Constant
::::::::::::::::::::::::
Distribuição gratuita
de acordo com a
Lei n.o 9.610, de 19/02/1998,
art. 46, inciso I,
alínea *d*.