Coleção Caminhos e Saberes Manual para diagramação de livros de literatura infantil no formato tinta ampliado e braille Fernanda Helen Souza de Figueiredo Impressão Braille em volume único, na diagramação de 28 linhas por 34 caracteres. Volume Único Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant Departamento Técnico-Especializado Divisão de Imprensa Braille Av. Pasteur, 350-368 -- Urca 22290-250 Rio de Janeiro RJ -- Brasil Tel.: (21) 3478-4442 ~,http:ÿÿwww.ibc.gov.br~, E-mail: ~,ibc@ibc.gov.br~, -- 2025 --

Governo Federal Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva Ministério da Educação Camilo Santana Instituto Benjamin Constant Mauro Marcos Farias da Conceição Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Victor Luiz da Silveira Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa Rodrigo Agrellos Costa

Dados do livro em tinta Copyright `(C`) Instituto Benjamin Constant, 2025 Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial. A responsabilidade pelo conteúdo e pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra é dos autores. Copidesque e revisão geral Marcela da Silva Abrantes Arte da capa Wanderlei Pinto da Motta Coleção Caminhos e Saberes 1) Sistema Braille: simbologia básica aplicada à Língua Portuguesa

2) Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban -- metodologia: menor valor relativo 3) Manual de Adaptação de Textos Para o Sistema Braille 4) Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban -- metodologia: maior valor relativo 5) Transcrição e Impressão Braille no Programa Braille Fácil 6) Manual de Produção do Livro Falado 7) Rompendo barreiras: guia prático de Orientação e Mobilidade do IBC 8) Estimulação precoce na temática da deficiência visual 9) Manual de audiodescrição: como construir roteiros acessíveis 10) Manual de diagramação de textos para impressão braille/ /tinta 11) Manual para diagramação de livros de literatura infantil no formato tinta ampliado e braille

12) Manual de diagramação de textos para produção de livros ampliados Organização da coleção: Até o n.o 5: Jeane Gameiro Miragaya Do n.o 6 ao n.o 8: Gabrielle de Oliveira Camacho A partir do n.o 9: Rodrigo Agrellos Costa Todos os direitos reservados para Instituto Benjamin Constant Av. Pasteur, 350/368 -- Urca CEP: 22290-250 -- Rio de Janeiro -- RJ -- Brasil Tel.: (55) (21) 3478-4458 E-mail: ~,dpp@ibc.gov.br~,

F475 FIGUEIREDO, Fernanda Helen Souza de Manual de diagramação de livros de literatura infantil no formato tinta ampliado [recurso eletrônico] / Fernanda Helen S. de F. -- Rio de Janeiro : Instituto Benjamin Constant, 2025. PDF; 1 MB -- (Coleção Caminhos e Saberes, v. 11) ISBN 978-65-88612-55-2 1. Diagramação. 2. Processo editorial. 3. Impressão braille. 4. Acessibilidade. 5. Inclusão. I. Assis, Hylea de Camargo Vale. II. Abreu, Geni Pinto de. III. Dutton, Camila Souza. IV. Domingues, Mariana de Oliveira Martins. V. Oliveira, Katia Mara Neves Mendes de. VI. Título. CDD -- 686 Ficha elaborada por Edilmar Alcantara dos S. Junior. CRB/7: 6872

Manual para diagramação de livros de literatura infantil no formato tinta ampliado e braille Elaborado por: Fernanda Helen Souza de Figueiredo Organizado por: Hylea de Camargo Vale Assis Consultoria: Geni Pinto de Abreu Camila Sousa Dutton Mariana de Oliveira Martins Domingues Katia Mara Neves Mendes de Oliveira

Sumário Apresentação da Coleção :::: 1 Introdução :::::::::::::::::: 5 1. Orientações para a transcrição em braille ::::: 9 1.1 Diagramação/ /formatação (Braille Fácil) ::::::::::::::::::: 9 1.2 Capas e folha de rosto :::::::::::::::::::::: 10 1.3 Descrição da capa ::::: 15 1.4 Conversão do arquivo em braille ::::::::::::::::: 15 2. Orientações para a diagramação do livro tinta ampliado ::::::::::::::::::: 16 2.1 Impressão do material em tinta ampliado :::::::::: 18 3. Correspondência de símbolos em tinta ampliado e braille :::::::::::::::::: 21 3.1 Finalizadores (separadores) :::::::::::: 21 3.2 Variante tipográfica :::::::::::::::: 23

4. Orientações para finalização das obras :::::: 25 5. Conclusão ::::::::::::::: 27 Referências ::::::::::::::::: 29 Anexo: Relatório de testagem ::::::::::::::::::: 31 <4> Apresentação da Coleção O Instituto Benjamin Constant (IBC), desde 1947, promove cursos de Formação Continuada na área da deficiência visual e, desta forma, capacita profissionais para atuarem com esse público. Durante esse período, ampliamos a nossa atuação e hoje oferecemos oficinas e cursos de curta duração e de aperfeiçoamento em diversas temáticas da deficiência visual, sempre com o objetivo de disseminar conhecimento, com vistas a contribuir no processo de inclusão educacional e/ou social da pessoa cega, com baixa visão ou surdocega. Nesses eventos são utilizados diferentes recursos pedagógicos -- entre eles apostilas, artigos e

textos acadêmicos --, desenvolvidos pelos profissionais que atuam ou já atuaram no IBC. A fim de possibilitar o amplo acesso a esse conhecimento para professores, pesquisadores, estudantes e diversos profissionais da sociedade civil -- uma vez tendo sistematizado métodos, técnicas e materiais de ensino utilizados nos eventos de formação --, o IBC passa a publicar os seus materiais a partir de 2019. É importante lembrar que as publicações são materiais utilizados por nossos professores nos cursos e oficinas realizados pelo IBC, sendo instrumentos de apoio em sala de aula. Convidamos a todos a conhecerem a programação de cursos de Formação Continuada disponível no site da Instituição.

Esperamos que a presente publicação contribua para a prática dos profissionais que atuam na área da deficiência visual. Elise de Melo Borba Ferreira Jeane Gameiro Miragaya Valéria Rocha Conde Aljan õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo <5>

Introdução Este manual foi elaborado para servir como guia na diagramação de textos destinados a pessoas com deficiência visual, garantindo a acessibilidade tanto em braille quanto no formato tinta ampliado. A diagramação adequada é crucial para assegurar que os materiais sejam acessíveis e utilizáveis, permitindo que leitores com deficiência visual tenham acesso às mesmas informações disponíveis para leitores sem deficiência. Os materiais a serem produzidos no formato tinta ampliado e braille devem passar por uma avaliação técnica para verificar a viabilidade da impressão concomitante do texto em braille e no formato tinta ampliado. É importante ressaltar o caráter sócio-pedagógico dos livros de Literatura Infantil com esse duplo formato concomitante. No âmbito escolar, os docentes podem utilizar o mesmo livro para crianças videntes, com baixa visão ou cegas. No âmbito pessoal, ao levar o livro para casa, a criança cega pode compartilhar o momento de leitura com seus amiguinhos, porque seu livro estará em braille, mas também em tinta ampliado, com as gravuras coloridas, proporcionando a interação social. Este documento fornece orientações detalhadas sobre como realizar a transcrição, conversão e formatação dos livros de Literatura Infantil ampliados com o braille acompanhando o texto na mesma página, garantindo que os produtos finais atendam aos pa- drões de qualidade e acessibilidade. O sinal _`[ e, depois dele, um texto terminado pelo sinal _`], trata-se de uma explicação chamada “nota de transcrição”, empregada nos conteúdos em braille para melhor ilustrar imagens do livro em tinta. <6>

Por intermédio destas diretrizes, espera-se facilitar o trabalho de profissionais envolvidos na produção desses materiais, assegurando consistência e precisão em cada etapa do processo. Este manual foi elaborado seguindo os documentos oficiais: *Grafia Braille para a Língua Portuguesa* (2018); *Normas Técnicas para Produção de Textos em Braille* (2018); *Código Matemático Unificado -- CMU* (2006). õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo <7>

1. Orientações para a transcrição em braille 1.1 Diagramação/formatação (Braille Fácil) • Recomenda-se usar a diagramação de 26 linhas por 30 carac- teres para impressão em folhas tamanho A4. Figura 1. Configuração do Braille Fácil _`[Imagem da janela de configurações do "Braille Fácil" com os seguintes campos preenchidos/ /marcados: "Área de impressão: Linhas: 26 Colunas: 30 Afastamento na página: Margem ímpar: 0 Margem par: 0

Numeração de páginas: Padrão Local do cabeçalho: Frente Auto-formata; Separa sílabas; Interponto Codificação Braille: Braille Unificado Cabeçalho: Com título e numeração de página; Adiciona numeração do texto original; e Elimina linhas brancas após o cabeçalho Tipo de tratamento gráfico: Intercala modos texto e gráfico."._`] Fonte: Reprodução obtida por captura de tela pelos autores (2025). <8> 1.2 Capas e folha de rosto • Capa externa Figura 2. Exemplo de capa externa produzida no IBC

_`[Imagem da capa externa de um livro em tinta._`] Lá vem o ano novo Ruth Rocha Série Vou Te Contar! Ilustrações Carlos Brito Impressão tinta ampliado e braille em volume único Livro adaptado para uso exclusivo de pessoas com deficiência visual Lei n.o 9.610/1998 *Distribuição Gratuita* Produzido pelo Instituto Benjamin Constant. Fonte: Acervo dos autores (2025). <10>

• Verso da capa externa Figura 3. Exemplo de verso da capa externa produzida no IBC _`[Imagem do verso da capa externa de um livro em tinta._`] Este livro foi produzido pelo Instituto Benjamin Constant e distribuído gratuitamente para *uso exclusivo de pessoas com deficiência visual*, de acordo com a Lei n.o 9.610/1998. *É terminantemente proibida a comercialização e a utilização deste material para outra finalidade*. Fonte: Acervo dos autores (2025). • Folha de rosto Figura 4. Exemplo de folha de rosto produzida no IBC

_`[Imagem da folha de rosto de um livro em tinta._`] Lá vem o ano novo Ruth Rocha Série Vou Te Contar! Ilustrações Carlos Brito Impressão: ampliado -- fonte APhont, tamanho 22; braille -- em volume único, na diagramação de 26 linhas por 30 caracteres. 1ª edição, Salamandra, 2021. Volume Único Fonte: Acervo dos autores (2025). <11>

• Verso da folha de rosto Figura 5. Exemplo de verso da folha de rosto produzida no IBC _`[Imagem do verso da folha de rosto de um livro em tinta._`] Ministério da Educação Instituto Benjamin Constant Departamento Técnico-Especializado Divisão de Imprensa Braille Av. Pasteur, 350-368 -- Urca -- 22290-250 -- Rio de Janeiro -- RJ Brasil Tel.: (21) 3478-4442 E-mail: ~,ibc@ibc.gov.br~, ~,http:`/`/www.ibc.gov.br~, -- 2023 -- Fonte: Acervo dos autores (2025).

1.3 Descrição da capa Colocar a descrição da capa, antes da folha de rosto, entre nota de transcrição. Figura 6. Exemplo de descrição da capa _`[Imagem da descrição da capa de um livro em tinta._`] Descrição da capa do livro em tinta _`[Imagem de um bebê dormindo._`] Fonte: Acervo dos autores (2025). <12> 1.4 Conversão do arquivo em braille Após a conclusão da transcrição e revisão, converta o arquivo para: *Tinta no Word* no *Braille Fácil*. Após a conversão, observe e faça as seguintes alterações: • Centralize no livro em tinta ampliado tudo que estiver centralizado no braille, como capas e barras de título. • Corrija os símbolos e pontuações que possam ter sido alterados durante a conversão no *Word*. Por exemplo, substitua o símbolo # seguido de uma letra pelo número correspondente. • Salve o arquivo e envie-o para a equipe responsável pelo livro ampliado para diagramar os elementos pré-textuais a partir do arquivo em braille. <13> 2. Orientações para a diagramação do livro tinta ampliado • Nos conteúdos pré-textuais, insira a barra de título com a paginação em algarismos romanos, seguindo a paginação utilizada em braille.

• No miolo em tinta, a barra de título/paginação do livro em braille não deve ser inserida. • Na página em tinta, a numeração é inserida de acordo com a obra original. • Verifique se o conteúdo está de acordo com o original e substitua caracteres, símbolos e pontuações que apareceram convertidos com alterações. • Substitua os *itálicos* por *negritos*. • No programa de editoração eletrônica, recomenda-se usar: :> Especificações dos caracteres: • Fonte: APHont • Tamanho: 22 • Entrelinha: 36 :> Configurações do documento: • Formato: A4 • Tamanho: 210 mm por 297 mm • Orientação: Vertical • Opções: Frente e verso e Páginas duplas • Margens: Interna: 25 mm Externa: 20 mm Superior: 20 mm Inferior: 20 mm <14> 2.1 Impressão do material em tinta ampliado • Sempre salve o arquivo em PDF. • Sempre imprima diretamente do computador em tamanho real; não use pendrive na impressora, pois isso pode alterar o tamanho da fonte. • A configuração do papel no arquivo deve ser a mesma usada na configuração do papel na impressora. Observações importantes: a) Diagramação textual do livro em tinta ampliado e braille Na diagramação textual nas páginas do livro, a disposição do texto em braille não deve sobrepor o texto em tinta ampliado para que não dificulte a leitura da criança com baixa visão. A seguir, demonstram-se dois exemplos de como realizar essa dia- gramação no livro. Exemplo incorreto: _`[Imagem de um livro aberto, em tinta ampliado e braille, contendo textos e figuras. O texto em tinta ampliado está sobreposto ao texto em braille._`] Fonte: Acervo dos autores, (2025). <15> Exemplo correto: _`[Imagem de um livro aberto, em tinta ampliado e braille, contendo textos e figuras. O texto

em braille está na parte de cima da folha, e o texto em tinta ampliado na parte de baixo, sem sobrepor o texto em braille._`] Fonte: Acervo dos autores, (2025). b) Aspectos em comum em tinta ampliado e braille • Durante a transcrição dos conteúdos pré-textuais, que abrangem desde a folha de rosto até as páginas em algarismos romanos, o formato tinta ampliado deve seguir o braille. No miolo do texto, a ordem é invertida, com o braille seguindo o que vem escrito em tinta ampliado. • A paginação deve ser fiel ao original. Se o livro começar em uma página par, a paginação do livro em tinta ampliado seguirá a do original. No braille, no

entanto, o número da página é inserido apenas na face A (página ímpar). <16> 3. Correspondência de símbolos em tinta ampliado e braille 3.1 Finalizadores (separadores) • Grande abrangência Braille negro _`[Representação em braille não tátil formada pelos pontos (246), uma sequência de 22 caracteres representados pelos pontos (1346) seguidos dos pontos (135)._`] Tinta _`[Sequência de 24 letras "x"._`]

• Média abrangência Braille negro _`[Representação em braille não tátil formada por uma sequência de 12 caracteres representados pelos pontos (246 135)._`] Tinta _`[Sequência de 24 marcadores em formato de bolinha._`] • Pequena abrangência Braille negro _`[Representação em braille não tátil formada por uma sequência de 24 caracteres representados pelos pontos (25)._`] Tinta _`[Sequência de 24 hífens._`] <17>

3.2 Variante tipográfica • Tipo 1: Espessura 1 pt Braille negro _`[Representação em braille não tátil dos pontos (456), formando uma barra vertical na margem esquerda, acompanhando o texto em braille: "Braille é conhecimento, e conhecimento é poder."._`] Tinta _`[Representação de uma linha vertical na margem esquerda, acompanhando o texto em tinta ampliado: "Braille é conhecimento, e conhecimento é poder."._`]

• Tipo 2: Espessura 3 pt Braille negro _`[Representação em braille não tátil dos pontos (123456), formando uma barra vertical na margem esquerda, acompanhando o texto em braille: "Braille é conhecimento, e conhecimento é poder."._`] Tinta _`[Representação de uma linha vertical, não muito fina, na margem esquerda acompanhando o texto em tinta ampliado: "Braille é conhecimento, e conhecimento é poder."._`] <18> • Tipo 3: Espessura 6 pt Braille negro _`[Representação em braille não tátil dos pontos (456 123), formando uma barra vertical na margem esquerda, acompanhando o texto em braille: "Braille é conhecimento, e conhecimento é poder."._`] Tinta _`[Representação de uma linha vertical grossa na margem esquerda, acompanhando o texto em tinta ampliado: "Braille é conhecimento, e conhecimento é poder."._`] <19> 4. Orientações para finalização das obras Ao fim do texto: • inserir o separador de grande abrangência; • escrever na margem “Fim da obra”; • informar a produção e distribuição; • apresentar a lei sobre direitos autorais. Figura 7. Exemplo de finalização da obra _`[Imagem da finalização de um livro em tinta._`] xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Fim da obra Produzido e distribuído pela Divisão de Imprensa Braille do Instituto Benjamin Constant. ------------------------ Distribuição gratuita de acordo com a Lei n.o 9.610, de 19/02/1998, art. 46, inciso I, alínea *d*. Fonte: Acervo dos autores (2025). <20>

5. Conclusão A aplicação rigorosa das diretrizes estabelecidas neste manual é fundamental para garantir que os materiais em formato tinta ampliado e braille sejam produzidos com alta qualidade e plena acessibilidade. A correta diagramação e formatação não apenas promovem a inclusão de pessoas com deficiência visual, mas também respeitam os direitos de acesso à informação. Ao seguir as orientações apresentadas, os profissionais poderão produzir obras que atendam às necessidades específicas dos usuários, promovendo uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Este manual, portanto, não é apenas um guia técnico, mas um compromisso com a acessibilidade e a inclusão, refletindo a

importância de assegurar que todos tenham acesso ao conhecimento e à informação. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo <21>

Referências -- B BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. *Grafia Braille para a Língua Portuguesa*. Elaboração: DOS SANTOS, Fernanda Christina; DE OLIVEIRA, Regina Fátima Caldeira. 3. ed. Brasília, DF: MEC, 2018~a. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. *Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille*. Elaboração: DOS SANTOS, Fernanda Christina; OLIVEIRA, Regina Fátima Caldeira de. 3. ed. Brasília, DF: MEC, 2018b. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. *Código Matemático Unificado para a Língua

Portuguesa*. Elaboração: CERQUEIRA, Jonir Bechara *et al*. Brasília: MEC, 2006. -- D DA ROSA, P. I.; CARLOS CRAPEZ, M. A. Braille e Tinta unidos pela Inclusão: uma releitura necessária. *Revista Interdisciplinar do Direito -- Faculdade de Direito de Valença*, [*S. l.*], v. 12, n. 2, 2017. Disponível em: ~,https:ÿÿrevistas.faa.~ edu.brÿ{{fdvÿarticleÿviewÿ~ 103~,. Acesso em: 13 abr. 2025. -- M MIN, Hsu Yun; SAMPAIO, Marcos Wilson; HADDAD, Maria Aparecida Onuki. *Baixa visão*: conhecendo mais para ajudar melhor. São Paulo: Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Laramara, 2018. õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo <22> Anexo: Relatório de Testagem 1. Títulos testados: (1) De avestruz a zebra Autor: Maiti Frank Carril Ilustrador: Rodrigo Frank Editora: Ática (2) O Tratado da aranha e da rã Autor: Arlene Holanda Ilustrador: Sérgio Melo Editora: Volta e Meia 2. Solicitação feita ao DTE: Os títulos supracitados impressos com o braille sobre a tinta. 3. Alunos que testaram os materiais: • Alunos cegos e com baixa visão regularmente matriculados nas turmas 402 (Professora Mariana Domingues) e 501

(Professora Camila Sousa Dutton) no ano letivo de 2022 -- 2º semestre. • 02 alunos cegos da turma 401 e 02 alunos cegos da turma 501 -- Total: 04 alunos cegos. • 04 alunos com baixa visão da turma 401 e 06 alunos com baixa visão da turma 501 -- Total: 10 alunos. 4. Descrição da testagem: Após a produção dos livros/títulos supracitados, conforme solicitados por esta Comissão, o grupo se reuniu e analisou o material com o propósito de efetuar uma primeira verificação e atendimento aos objetivos traçados pelo grupo. A testagem do material foi realizada com alunos cegos e com baixa visão do 4º ano e 5º ano do Ensino Fundamental. Durante o período de testagem foi verificado que os alunos com baixa visão realizaram a leitura

do texto e das imagens sem dificuldades; e os alunos cegos leram o braille também sem apresentar dificuldades. No contexto de sala de aulas mistas, em que alunos cegos e com baixa visão compartilham o mesmo material e conteúdo, o material se mostrou um ganho para o trabalho coletivo e simultâneo, considerando que as imagens puderam ser com- partilhadas e descritas pelos pró- prios alunos dentro de um único recurso pedagógico. A verificação da adequabilidade às necessidades de leitura dos alunos foi atendida, oferecendo ainda, a possibilidade de envolvimento e interesse de outros mediados no objeto livro e no momento de leitura. <23> A comissão verificou a adaptação desses dois títulos e ratificou que este material pode auxiliar no objetivo de envolver as famílias no processo de leitura e escrita, além de ampliar o acesso a livros em braille, estimular a cultura letrada na criança e na família e de incentivar o ato de ler. Desta forma, consideramos im- portante a confecção deste material para o atendimento às necessidades desta comissão. Rio de Janeiro, 04 de novembro de 2022. õxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxo <00> Fim da obra Produzido e distribuído pela Divisão de Imprensa Braille do Instituto Benjamin Constant. :::::::::::::::::::::::: Distribuição gratuita de acordo com a Lei n.o 9.610, de 19/02/1998, art. 46, inciso I, alínea *d*.