Governo Federal Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva Ministério da Educação Camilo Santana Instituto Benjamin Constant Mauro Marcos Farias da Conceição Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Victor Luiz da Silveira Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa Rodrigo Agrellos Costa
Dados do livro em tinta
Copyright `(C`) Instituto
Benjamin Constant, 2025
Todos os direitos reservados. É
permitida a reprodução parcial ou
total desta obra, desde que citada
a fonte e que não seja para venda
ou qualquer fim comercial. A
responsabilidade pelo conteúdo e
pelos direitos autorais de textos
e imagens desta obra é dos
autores.
Copidesque e revisão geral
Marcela da Silva Abrantes
Arte da capa
Wanderlei Pinto da Motta
Coleção Caminhos e Saberes
2) Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban --
metodologia: menor valor relativo
3) Manual de Adaptação de Textos Para o
Sistema Braille
4) Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban --
metodologia: maior valor relativo
5) Transcrição e Impressão Braille no Programa
Braille Fácil
6) Manual de Produção do Livro Falado
7) Rompendo barreiras: guia prático de
Orientação e Mobilidade do IBC
8) Estimulação precoce na temática da
deficiência visual
9) Manual de audiodescrição: como construir
roteiros acessíveis
10) Manual de diagramação de textos para
impressão braille/
/tinta
11) Manual para diagramação de livros de
literatura infantil no formato tinta ampliado
e braille
12) Manual de diagramação de textos para
produção de livros ampliados
Manual para diagramação de livros
de literatura infantil no formato
tinta ampliado e braille
Elaborado por:
Fernanda Helen Souza de
Figueiredo
Organizado por:
Hylea de Camargo Vale Assis
Consultoria:
Geni Pinto de Abreu
Camila Sousa Dutton
Mariana de Oliveira Martins Domingues
Katia Mara Neves Mendes de
Oliveira
Sumário
Apresentação da Coleção :::: 1
Introdução :::::::::::::::::: 5
1. Orientações para a
transcrição em braille ::::: 9
1.1 Diagramação/
/formatação (Braille
Fácil) ::::::::::::::::::: 9
1.2 Capas e folha de
rosto :::::::::::::::::::::: 10
1.3 Descrição da capa ::::: 15
1.4 Conversão do arquivo
em braille ::::::::::::::::: 15
2. Orientações para a
diagramação do livro tinta
ampliado ::::::::::::::::::: 16
2.1 Impressão do material
em tinta ampliado :::::::::: 18
3. Correspondência de
símbolos em tinta ampliado
e braille :::::::::::::::::: 21
3.1 Finalizadores
(separadores) :::::::::::: 21
3.2 Variante
tipográfica :::::::::::::::: 23
4. Orientações para
finalização das obras :::::: 25
5. Conclusão ::::::::::::::: 27
Referências ::::::::::::::::: 29
Anexo: Relatório de
testagem ::::::::::::::::::: 31
<4>
textos acadêmicos --, desenvolvidos pelos
profissionais que atuam ou já atuaram no IBC.
A fim de possibilitar o amplo acesso a esse conhecimento para
professores, pesquisadores, estudantes e diversos profissionais da
sociedade civil -- uma vez tendo sistematizado métodos, técnicas e
materiais de ensino utilizados nos eventos de formação --, o IBC passa
a publicar os seus materiais a partir de 2019.
É importante lembrar que as publicações são materiais utilizados
por nossos professores nos cursos e oficinas realizados pelo IBC, sendo
instrumentos de apoio em sala de aula. Convidamos a todos a
conhecerem a programação de cursos de Formação Continuada disponível
no site da Instituição.
Esperamos que a presente publicação contribua para a prática
dos profissionais que atuam na área da deficiência visual.
Elise de Melo Borba Ferreira
Jeane Gameiro Miragaya
Valéria Rocha Conde Aljan
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
<5>
Introdução
Este manual foi elaborado para servir como guia na diagramação de
textos destinados a pessoas com deficiência visual, garantindo a
acessibilidade tanto em braille quanto no formato tinta ampliado.
A diagramação adequada é crucial para assegurar que os materiais
sejam acessíveis e utilizáveis, permitindo que leitores com deficiência
visual tenham acesso às mesmas informações disponíveis para leitores
sem deficiência.
Os materiais a serem produzidos no formato tinta ampliado e
braille devem passar por uma avaliação técnica para verificar a
viabilidade da impressão concomitante do texto em braille e no
formato tinta ampliado.
É importante ressaltar o caráter sócio-pedagógico dos livros de
Literatura Infantil com esse duplo formato concomitante. No âmbito
escolar, os docentes podem utilizar o mesmo livro para crianças
videntes, com baixa visão ou cegas. No âmbito pessoal, ao levar o
livro para casa, a criança cega pode compartilhar o momento de
leitura com seus amiguinhos, porque seu livro estará em braille,
mas também em tinta ampliado, com as gravuras coloridas,
proporcionando a interação social.
Este documento fornece orientações detalhadas sobre como realizar
a transcrição, conversão e formatação dos livros de Literatura Infantil
ampliados com o braille acompanhando o texto na mesma página,
garantindo que os produtos finais atendam aos pa-
drões de qualidade e
acessibilidade.
O sinal _`[ e, depois dele, um texto terminado pelo sinal _`],
trata-se de uma explicação chamada “nota de transcrição”,
empregada nos conteúdos em braille para melhor ilustrar imagens
do livro em tinta.
<6>
Por intermédio destas diretrizes, espera-se facilitar o trabalho de
profissionais envolvidos na produção desses materiais, assegurando
consistência e precisão em cada etapa do processo.
Este manual foi elaborado seguindo os documentos oficiais:
*Grafia Braille para a Língua Portuguesa* (2018); *Normas Técnicas
para Produção de Textos em Braille* (2018); *Código Matemático
Unificado -- CMU* (2006).
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
<7>
Numeração de páginas: Padrão
Local do cabeçalho: Frente
Auto-formata; Separa sílabas; Interponto
Codificação Braille: Braille Unificado
Cabeçalho: Com título e numeração de página;
Adiciona numeração do texto original; e Elimina linhas brancas após o cabeçalho
Tipo de tratamento gráfico: Intercala modos texto e gráfico."._`]
Fonte: Reprodução obtida por captura de tela pelos autores (2025).
<8>
1.2 Capas e folha de rosto
• Capa externa
Figura 2. Exemplo de capa externa produzida no IBC
_`[Imagem da capa externa de um livro em tinta._`]
Lá vem o ano novo
Ruth Rocha
Série Vou Te Contar!
Ilustrações
Carlos Brito
Impressão tinta ampliado
e braille em volume único
Livro adaptado para uso
exclusivo de pessoas com
deficiência visual
Lei n.o 9.610/1998
*Distribuição Gratuita*
Produzido pelo Instituto
Benjamin Constant.
Fonte: Acervo dos autores (2025).
<10>
• Verso da capa externa
Figura 3. Exemplo de verso da capa externa produzida no IBC
_`[Imagem do verso da capa externa de um livro em tinta._`]
Este livro foi produzido pelo
Instituto Benjamin Constant
e distribuído gratuitamente
para *uso exclusivo de pessoas
com deficiência visual*, de
acordo com a Lei
n.o 9.610/1998.
*É terminantemente proibida a
comercialização e a utilização
deste material para outra
finalidade*.
Fonte: Acervo dos autores (2025).
• Folha de rosto
Figura 4. Exemplo de folha de rosto produzida no IBC
_`[Imagem da folha de rosto de um livro em tinta._`]
Lá vem o ano novo
Ruth Rocha
Série Vou Te Contar!
Ilustrações
Carlos Brito
Impressão: ampliado -- fonte
APhont, tamanho 22;
braille -- em volume único,
na diagramação de 26 linhas
por 30 caracteres.
1ª edição, Salamandra,
2021.
Volume Único
Fonte: Acervo dos autores (2025).
<11>
• Verso da folha de rosto
Figura 5. Exemplo de verso da folha de rosto produzida no IBC
_`[Imagem do verso da folha de rosto de um livro em tinta._`]
Ministério da Educação
Instituto Benjamin Constant
Departamento
Técnico-Especializado
Divisão de Imprensa Braille
Av. Pasteur, 350-368 --
Urca -- 22290-250 --
Rio de Janeiro -- RJ
Brasil
Tel.: (21) 3478-4442
E-mail: ~,ibc@ibc.gov.br~,
~,http:`/`/www.ibc.gov.br~,
-- 2023 --
Fonte: Acervo dos autores (2025).
1.3 Descrição da capa
Colocar a descrição da capa, antes da folha de rosto, entre nota de transcrição.
• No miolo em tinta, a barra de título/paginação do livro em
braille não deve ser inserida.
• Na página em tinta, a numeração é inserida de acordo com a
obra original.
• Verifique se o conteúdo está de acordo com o original e substitua
caracteres, símbolos e pontuações que apareceram convertidos
com alterações.
• Substitua os *itálicos* por *negritos*.
• No programa de editoração eletrônica, recomenda-se usar:
:> Especificações dos caracteres:
• Fonte: APHont
• Tamanho: 22
• Entrelinha: 36
:> Configurações do documento:
• Formato: A4
• Tamanho: 210 mm por 297 mm
• Orientação: Vertical
• Opções: Frente e verso e Páginas duplas
• Margens:
Interna: 25 mm
Externa: 20 mm
Superior: 20 mm
Inferior: 20 mm
<14>
2.1 Impressão do material em
tinta ampliado
• Sempre salve o arquivo em PDF.
• Sempre imprima diretamente do computador em tamanho
real; não use pendrive na impressora, pois isso pode
alterar o tamanho da fonte.
• A configuração do papel no arquivo deve ser a mesma
usada na configuração do papel na impressora.
Observações importantes:
a) Diagramação textual do livro em tinta ampliado e
braille
Na diagramação textual nas páginas do livro, a disposição
do texto em braille não deve sobrepor o texto em tinta
ampliado para que não dificulte a leitura da criança com
baixa visão. A seguir, demonstram-se dois exemplos de
como realizar essa dia-
gramação no livro.
Exemplo incorreto:
_`[Imagem de um livro aberto, em tinta ampliado e braille, contendo
textos e figuras. O texto
em tinta ampliado está sobreposto ao texto
em
braille._`]
Fonte: Acervo dos autores, (2025).
<15>
Exemplo correto:
_`[Imagem de um livro aberto, em tinta ampliado e braille, contendo
textos e figuras. O texto
em braille está na parte de cima da
folha, e o texto em tinta
ampliado na parte de baixo, sem sobrepor o
texto em braille._`]
Fonte: Acervo dos autores, (2025).
b) Aspectos em comum em tinta ampliado e braille
• Durante a transcrição dos conteúdos pré-textuais, que
abrangem desde a folha de rosto até as páginas em
algarismos romanos, o formato tinta ampliado deve
seguir o braille. No miolo do texto, a ordem é invertida,
com o braille seguindo o que vem escrito em tinta
ampliado.
• A paginação deve ser fiel ao original. Se o livro começar
em uma página par, a paginação do livro em tinta
ampliado seguirá a do original. No braille, no
entanto, o
número da página é inserido apenas na face A (página
ímpar).
<16>
3. Correspondência de símbolos
em tinta ampliado e braille
3.1 Finalizadores
(separadores)
• Grande abrangência
Braille negro
_`[Representação em braille não tátil formada pelos pontos (246), uma
sequência de 22 caracteres representados pelos
pontos (1346) seguidos dos pontos (135)._`]
Tinta
_`[Sequência de 24 letras "x"._`]
• Média abrangência
Braille negro
_`[Representação em braille não tátil formada por uma sequência de
12 caracteres representados pelos pontos (246 135)._`]
Tinta
_`[Sequência de 24 marcadores em formato de bolinha._`]
• Pequena abrangência
Braille negro
_`[Representação em braille não tátil formada por uma sequência de
24 caracteres representados pelos pontos (25)._`]
Tinta
_`[Sequência de 24 hífens._`]
<17>
3.2 Variante tipográfica
• Tipo 1: Espessura 1 pt
Braille negro
_`[Representação em braille não tátil dos pontos (456),
formando uma barra vertical na margem esquerda, acompanhando o
texto em braille: "Braille é conhecimento, e conhecimento é
poder."._`]
Tinta
_`[Representação de uma linha vertical na margem esquerda,
acompanhando o texto em tinta
ampliado: "Braille é conhecimento,
e conhecimento é poder."._`]
• Tipo 2: Espessura 3 pt
Braille negro
_`[Representação em braille não tátil dos pontos (123456),
formando uma barra vertical na margem esquerda, acompanhando o
texto em braille: "Braille é conhecimento, e conhecimento é
poder."._`]
Tinta
_`[Representação de uma linha vertical, não muito fina, na margem esquerda
acompanhando o texto em tinta ampliado: "Braille é conhecimento,
e conhecimento é poder."._`]
<18>
• Tipo 3: Espessura 6 pt
Braille negro
_`[Representação em braille não tátil dos pontos (456 123),
formando uma barra vertical na margem esquerda, acompanhando o
texto em braille: "Braille é conhecimento, e conhecimento é
poder."._`]
Tinta
_`[Representação de uma linha vertical grossa na margem esquerda,
acompanhando o texto em tinta ampliado: "Braille é conhecimento,
e conhecimento é poder."._`]
<19>
4. Orientações para finalização
das obras
Ao fim do texto:
• inserir o separador de grande abrangência;
• escrever na margem “Fim da obra”;
• informar a produção e distribuição;
• apresentar a lei sobre direitos autorais.
Figura 7. Exemplo de
finalização da obra
_`[Imagem da finalização de um livro em tinta._`]
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Fim da obra
Produzido e distribuído pela
Divisão de Imprensa
Braille do Instituto
Benjamin Constant.
------------------------
Distribuição gratuita de
acordo com a Lei n.o 9.610,
de 19/02/1998, art.
46, inciso I, alínea *d*.
Fonte: Acervo dos autores (2025).
5. Conclusão
A aplicação rigorosa das diretrizes estabelecidas neste manual é
fundamental para garantir que os materiais em formato tinta
ampliado e braille sejam produzidos com alta qualidade e plena
acessibilidade. A correta diagramação e formatação não apenas
promovem a inclusão de pessoas com deficiência visual, mas
também respeitam os direitos de acesso à informação.
Ao seguir as orientações apresentadas, os profissionais poderão
produzir obras que atendam às necessidades específicas dos
usuários, promovendo uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Este manual, portanto, não é apenas um guia técnico, mas um
compromisso com a acessibilidade
e a inclusão, refletindo a
importância de assegurar que todos tenham acesso ao conhecimento
e à informação.
õoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõoõo
<21>
Referências
Portuguesa*. Elaboração:
CERQUEIRA,
Jonir Bechara *et al*. Brasília: MEC, 2006.
-- D
DA ROSA, P. I.; CARLOS CRAPEZ, M. A. Braille e Tinta unidos pela Inclusão: uma
releitura necessária. *Revista Interdisciplinar do Direito -- Faculdade de
Direito de Valença*, [*S. l.*], v. 12, n. 2, 2017. Disponível em:
~,https:ÿÿrevistas.faa.~
edu.brÿ{{fdvÿarticleÿviewÿ~
103~,. Acesso em: 13 abr. 2025.
-- M
MIN, Hsu Yun; SAMPAIO, Marcos Wilson; HADDAD, Maria Aparecida
Onuki. *Baixa visão*: conhecendo mais para ajudar melhor. São Paulo:
Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Laramara, 2018.
(Professora Camila Sousa
Dutton) no ano letivo de 2022 -- 2º semestre.
• 02 alunos cegos da turma 401 e 02 alunos cegos da turma 501 -- Total: 04
alunos cegos.
• 04 alunos com baixa visão da turma 401 e 06 alunos com baixa visão da
turma 501 -- Total: 10 alunos.
4. Descrição da testagem:
do texto e das imagens sem dificuldades; e os alunos
cegos leram o braille também sem apresentar dificuldades.
No contexto de sala de aulas mistas, em que alunos cegos e com baixa
visão compartilham o mesmo material e conteúdo, o material se mostrou um
ganho para o trabalho coletivo e simultâneo, considerando que as imagens
puderam ser com-
partilhadas e descritas pelos pró-
prios alunos dentro de um
único recurso pedagógico.
A verificação da adequabilidade às necessidades de leitura dos alunos foi
atendida, oferecendo ainda, a possibilidade de envolvimento e interesse de
outros mediados no objeto livro e no momento de leitura.
<23>
A comissão verificou a adaptação desses dois títulos e ratificou que este
material pode auxiliar no objetivo de envolver as famílias no processo de leitura
e escrita, além de ampliar o acesso a livros em braille, estimular a cultura letrada
na criança e na família e de incentivar o ato de ler.
Desta forma, consideramos im-
portante a confecção deste material para o
atendimento às necessidades desta comissão.
Rio de Janeiro, 04 de novembro
de 2022.
õxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxo
<00>
Fim da obra
Produzido e distribuído pela
Divisão de Imprensa Braille
do Instituto Benjamin
Constant.
::::::::::::::::::::::::
Distribuição gratuita de acordo
com a Lei n.o 9.610, de
19/02/1998, art. 46,
inciso I, alínea *d*.