Notícias
Coordenação do Livro Tátil
Card com foto de livros táteis. Na margem superior, em letras brancas, "Instituto Benjamin Constant". No centro do card, texto "Por dentro do IBC, Coordenação do Livro Tátil” e com fundo na cor verde.
Criada em 2019, a Coordenação do Livro Tátil, vinculado à Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado (DPME), do Departamento Técnico-Especializado (DTE), é responsável por produzir livros táteis como ferramenta pedagógica voltada para a escolarização de crianças com deficiência visual.
Os livros adaptados no formato palpável são desenvolvidos com recursos inovadores, como texturas, relevos e outros elementos sensoriais, permitindo que o leitor experimente a história ou conteúdo através do tato. Essa abordagem não só facilita a compreensão do conteúdo, mas também promove uma experiência mais inclusiva, proporcionando maior autonomia e aprendizado. Em alguns casos, são integrados elementos sonoros para complementar a leitura tátil, tornando a experiência ainda mais completa.
A produção de livros táteis atende a uma ampla gama de faixas etárias, desde livros infantis até materiais educativos mais complexos, sempre com o objetivo de integrar o aprendizado. A maioria dos livros adaptados pela equipe também conta com QR Code, que permite o acesso ao conteúdo em formato de livro falado, tornando-o ainda mais acessível.
A Coordenação também participa ativamente da organização do Concurso Nacional do Livro Tátil, etapa brasileira do Prêmio Typhlo&Tactus, promovido pela instituição francesa Les Doigts qui Rêvent (LDQR). Este concurso, realizado em 24 países, incluindo Chile, Colômbia, Peru, África do Sul, Coreia do Sul, entre outros, busca estimular a criação, produção e disseminação de livros acessíveis para pessoas com deficiência visual. Todos os livros produzidos para o concurso são doados à biblioteca infanto-juvenil do Departamento de Educação (DED).
Em 2025, a Coordenação do Livro Tátil promoverá o seu primeiro curso presencial, com foco nas técnicas de produção de livros táteis artesanais para pessoas com deficiência visual. O curso, que ocorre entre os dias 25 a 29 de agosto, tem como objetivo divulgar, de forma teórica e prática, o processo de elaboração e produção desses livros, além de estimular a criatividade dos participantes.
Todo esse trabalho de adaptação de livros e criação de histórias para serem adaptadas é realizado por uma equipe composta pelos profissionais Fabiane Bravo, Luciana Bernardo, Mara Cristina, Patrícia Rosa, Tânia Moratelli, com a coordenação de Luciana Arruda e Patricia Pinho.
Voluntariado no IBC - Oportunidades de contribuição e aprendizado
A Coordenação do Livros Tátil também oferece oportunidades de voluntariado, convidando pessoas de diversas áreas a contribuir com seu tempo e habilidades para promover a inclusão do seu público.
Para mais informações ou dúvidas sobre o voluntariado, entre em contato:
Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento (DEA), telefone: (21) 3478-4455. E-mail: dea@ibc.gov.br
Coordenação do Livro Tátil, telefone: (21) 3478-4475. E-mail: patriciadepinho@ibc.gov.br e lucianamariaarruda@ibc.gov.br