Notícias
PÓS-GRADUAÇÃO
Mestrado IBC: aula inaugural destaca avanços e desafios na inclusão de pessoas com deficiência
Foto da aula inaugural do mestrado do IBC, ministrada pelo professor Allan Damasceno, no Auditório Maestro Gurgulino de Souza.
O Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant (IBC) realizou, no dia 13 de março, a aula inaugural do curso de mestrado. O evento, que aconteceu no Auditório Maestro Gurgulino, reuniu cerca de 40 pessoas e contou com a presença do professor Allan Damasceno como palestrante convidado. Também participaram da abertura o diretor-geral do IBC, Mauro da Conceição; e a coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual, Naiara Rust.
Durante a aula, Allan Damasceno fez um panorama histórico sobre a forma como as pessoas com deficiência foram tratadas ao longo dos séculos. Ele destacou que, na Roma e na Grécia Antiga, a deficiência era vista como um fenômeno incompreendido, o que levava à exclusão e, muitas vezes, ao sacrifício de crianças com deficiência. Com o avanço do cristianismo, surgiu uma nova visão sobre o valor da vida, permitindo um convívio mais humanizado, embora ainda marcado pela segregação.
Foi apenas nas décadas de 1970 e 1980 que se iniciaram movimentos mais estruturados de integração das pessoas com deficiência na sociedade. Segundo Allan, hoje vivemos um período de inclusão, no qual direitos conquistados resultam de lutas históricas. Ele enfatizou a importância de continuar estudando e desenvolvendo novas formas de tornar o mundo cada vez mais acessível.
Ao abordar a trajetória da inclusão, Allan ressaltou a relevância do Instituto Benjamin Constant. Fundado em 1856 como uma escola para cegos, o IBC acompanhou as transformações históricas e institucionais voltadas para a educação de pessoas com deficiência visual. “O IBC é um exemplo de amadurecimento institucional. Hoje, além de atuar na educação básica, tem até um programa de mestrado, demonstrando que a inclusão é um processo contínuo de construção”, afirmou o professor.
Mensagem aos novos mestrandos
O diretor-geral do IBC, Mauro da Conceição, deu as boas-vindas aos novos mestrandos e reforçou a importância do curso: “Aproveitem esse momento único. Vocês estudarão temas extremamente pertinentes. Cada descoberta e cada reflexão são oportunidades para avançar na construção de uma sociedade mais inclusiva”.
A aula inaugural marcou o início de uma nova etapa para os estudantes do mestrado, reafirmando o compromisso do IBC com a pesquisa e a formação acadêmica voltada à inclusão e à acessibilidade.
