Notícias
ACESSIBILIDADE
IBC marcará presença no Expo Braille 2025
Card, fundo verde e letras brancas. Texto "Instituto Benjamin Constant, IBC marcará presença no Expo Braille 2025, dias 9 a 11 de maio, no Transamerica Expo Center - São Paulo - SP. Na margem superior esquerda, logo do evento Expo Braille 2025.
Durante três dias, São Paulo vai sediar um dos mais importantes encontros de acessibilidade móvel e tátil do Brasil: a Expo Braille 2025. Lançada em 2020, durante o 1º Encontro Brasil de Acessibilidade (ENBRACE), o evento é focado em empresas e instituições que oferecem soluções táteis para promover autonomia e igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência visual.
O Instituto Benjamin Constant participará com estande e palestras. O diretor-geral Mauro Conceição vai compor o painel de abertura da Expo Braille 2025 e como debatedor do Painel 2, intitulado “Braille como Direito à Acessibilidade: Compromissos, Planos e Ações”, que serão realizados na próxima sexta-feira (9/5), respectivamente às 12 horas e às 15 horas.
A professora Geni de Abreu participará do Painel 6, intitulado “Tecnologia e Futuro da Inclusão: Inovação a Serviço da Autonomia", que será realizado no sábado (10/5), às 17 horas. Também no sábado, às 9 horas, o Clube do Livro em Braille promoverá o 2º Bate-papo com o autor. Desta vez, o convidado será o jornalista e influencer Marcos Lima, criador do canal "Histórias de cego". O encontro será transmitido direto da Expo Braille em SP, pelo canal do IBC no Youtube.
A comitiva do IBC, coordenada pela professora Geni de Abreu, será composta ainda pelo diretor do Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), Victor Luiz da Silveira; pela responsável pela Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado (DPME), Sabrina Monteiro; pelo assessor da Direção-Geral, Eduardo Moniz; a superintendente da Imprensa Braille, Hylea Vale; e pelos professores Luigi Amorim, Patricia Rosa, Márcia Gomes, Margareth Olegário Teixeira, Rachel Ventura, Débora Sanchez e Fabiana Rangel.
No estande do IBC, estarão expostas as produções dos departamentos de Educação (DED), de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR) e Técnico-Especializado (DTE).
A Expo-Braille tem entrada gratuita e contará com uma programação variada que inclui painéis, apresentações artísticas e debates sobre políticas públicas que promovem o acesso pleno das pessoas com deficiências - físicas, visuais, auditivas, intelectuais, múltiplas e autistas -, idosos e seus familiares.
O encontro reúne representantes da sociedade civil e lideranças nas áreas da educação, ciência, tecnologia, saúde, esporte e direitos humanos, reafirmando o papel do evento na defesa de um Brasil mais acessível.
O evento acontece conjuntamente com a Mobility & Show, exposição de automóveis, veículos adaptados, equipamentos e serviços voltados para pessoas com deficiência e grupos diversos, como idosos, obesos, pessoas de alta e baixa estatura e acidentados.
A programação completa do evento está disponível no link: https://www.mobilityexpobraille.com.br/events.html