Notícias
PROTAGONISMO FEMININO
Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ lançam podcast
Card, fundo branco. Em letras azuis "Instituto Benjamin Constant". Ao centro logo do podcast Garotas Cientistas.
O projeto Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ lançou, neste mês de julho, o primeiro episódio do seu podcast, disponível no Spotify. A iniciativa dá voz a alunas e professoras que atuam em ações de pesquisa e extensão com foco na inclusão, acessibilidade digital e fortalecimento da participação feminina na ciência e na tecnologia.
O episódio de estreia, intitulado “Conheça as Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ”, apresenta as orientadoras Maria Luciene de Oliveira Lucas, professora do IFRJ Campus Engenheiro Paulo de Frontin, e Giselle de Almeida Oliveira, professora do Instituto Benjamin Constant, além das estudantes participantes do projeto.
Andreia Meirelles de Souza e Juliana Galdino Proença são alunas do IBC. Já Anita de Carvalho Paterno Castello, Gabriela de Paula Costa, Giovana da Cunha Passos Gonçalves e Mariana Salvador Carvalho estudam no IFRJ.
Criado em 2022, o Garotas Cientistas surgiu com o objetivo de incentivar meninas com e sem deficiência visual a se apropriarem das tecnologias digitais acessíveis e a desenvolverem protagonismo na área científica e tecnológica.
O projeto reúne alunas do Instituto Benjamin Constant (IBC), do ensino médio e do curso técnico em Artesanato e em Desenvolvimento de Sistemas, e do IFRJ - Campus Engenheiro Paulo de Frontin, do curso técnico em Informática para Internet. No episódio, cada participante compartilha sua trajetória, seus interesses na área da tecnologia e suas propostas para um futuro mais acessível e sustentável.
Para conferir o podcast, acesse o link: https://open.spotify.com/episode/6ws87f4vG5HMZNesG59eII?si=kipXjLImRjimMAPUgoBE9A
Para acompanhar as ações do projeto no Instagram, acesse: @garotas_cientistas_do_ibc_ifrj

