Página 1: Sob a imagem da fachada do IBC, na parte superior centralizada com letras pretas, está escrito candidatura à direção geral do IBC 2023 a 2026. Ao centro da imagem, proposta de gestão participativa. À esquerda, foto da Indira, da cintura para cima, sorrindo, com braços entrelaçados, a direita. Ela é uma mulher de pele preta, cabelos lisos até abaixo dos ombros. Olhos arredondados e sorriso largo. Ela usa uma camisa de gola alta, sem mangas em tons de azul, amarelo e branco. À direita, ao lado da imagem de Indira, está escrito Indira Marques e abaixo juntos por novos tempos. CANDIDATURA À DIREÇÃO GERAL DO IBC 2023-2026 PROPOSTA DE GESTÃO PARTICIPATIVA Indira Marques: juntos por novos tempos Página 2: Página cinza e com uma caixa em roxo que contém o sumário SUMÁRIO 3 - Carta aberta Candidata à Direção Geral Proposta de trabalho Compromisso de Gestão Participativa Siga nas redes sociais Página 3: Página cinza com uma faixa amarela em diagonal. Ao topo, centralizado, o título, escritos em Letras pretas, "carta aberta". CARTA ABERTA À comunidade do Instituto Benjamin Constant, É com a certeza de novos tempos no IBC que apresentamos a Proposta de Gestão Participativa para Direção Geral no período de 2023 a 2026. A base da proposta parte da escuta da comunidade do IBC - servidores, estudantes, reabilitandos, familiares, pacientes, terceirizados e entidades civis - nos momentos de diálogo e de troca no trabalho realizado todos os dias no IBC. Ninguém melhor do que a comunidade do IBC para saber sobre suas demandas, necessidades, expectativas, insatisfações e descontentamentos. Um novo projeto institucional é preciso, partindo de vozes que dão vida ao IBC. Assim, acreditamos nos objetivos a seguir: 1. Reafirmar o IBC como espaço de referência nacional no atendimento à pessoa com deficiência visual; 2. Promover a democracia efetiva com uma gestão participativa que dê voz à comunidade; 3. Valorizar a comunidade atendida e os agentes públicos; 4. Garantir a transparência nas ações administrativas e 5. Integrar os departamentos da instituição, os agentes públicos e a comunidade. Nossa proposta de trabalho está pautada em valores fundamentais para o serviço público e para uma instituição pública de qualidade, dentre os quais destacamos a democracia, a transparência e a integração. Democracia efetiva entre a comunidade da instituição com espaços garantidos de participação como conselhos paritários de ensino, pesquisa, extensão e gestão; Transparência nos atos administrativos, nas ações realizadas em cada departamento do IBC e nas tomadas de decisão e Integração entre todos os departamentos da instituição e a comunidade envolvida com a deficiência visual. Vivemos, no IBC, um tempo de escassez de transparência e de comunicação, de pouco envolvimento da comunidade nas tomadas de decisão. É preciso um novo olhar voltado às demandas de renovação e aprimoramento no atendimento educacional à pessoa com deficiência visual. Página 4: Página cinza e amarela. Partimos do que já foi construído pelo trabalho das gestões anteriores para incorporar novos procedimentos e novas formas de comunicação entre as estruturas que integram nossa instituição. Sabemos de toda a tradição que o IBC traz em sua história e os movimentos contemporâneos de gestão pública que podem ser incorporados de forma a se repensar nossa instituição como um novo espaço de atuação com foco no atendimento à pessoa com deficiência visual. Somos uma instituição com 168 anos de história que precisa fortalecer toda a tradição educacional com novas perspectivas de democracia, transparência e integração. Assim, nossa proposta de gestão participativa pauta-se em valores como: Gestão Democrática e Participativa Educação de Qualidade e Excelência Acessibilidade Transparência Integração Comunicação eficiente Valorização das pessoas Bem-estar no trabalho Diversidade Humana e Cultural Conduta Ética e Sustentável Inovação Acreditamos em um novo projeto institucional que contribua a toda comunidade do IBC com objetivos e valores que acreditamos para nossa instituição. Juntos por novos tempos! Imagem com assinatura da candidata, Indira, que contém as iniciais do nome completo (I, S, C, M) e é envolvido por um círculo iniciado após o M. Página 5: Página com a fachada do Instituto Benjamin Constant como fundo. CANDIDATA À DIREÇÃO GERAL DO IBC "Sou Tradutora/Intérprete de Língua de Sinais desde 2014 no IBC com formação em Guia-interpretação. Atuo no Núcleo de Atendimento Educacional a Pessoa com Surdocegueira (NAEPS) no Departamento de Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR). Chefiei a Divisão de Reabilitação e Preparação para o Trabalho e Encaminhamento profissional (DRT) no ano de 2019. Atualmente sou representante dos Técnicos Administrativos no Conselho Diretor do IBC. Tenho formação em Pedagogia (INES) e ministrei cursos e oficinas no IBC, Participei de diversas comissões no IBC no que diz respeito à acessibilidade. Sou mestranda em Diversidade e Inclusão na Universidade Federal Fluminense (UFF)." Página 6: Página com fundo cinza. "Em 14 de janeiro de 2014, tomei posse no serviço público federal, assim inicia minha trajetória no IBC. Inicio minha luta em defesa da pessoa com deficiência visual e, principalmente, com surdocegueira no espaço educacional federal, somando-se a minha luta a defesa da pessoa surda. Acredito que quanto mais pessoas compreenderem sobre a Surdocegueira, melhor atendido será nosso público e, consequentemente, a pessoa com deficiência visual será valorizada e respeitada em nossa sociedade. Atendo em sala de aula junto aos professores de diversas áreas. Com isso, minha formação em pedagogia me proporciona entender as necessidades de aprendizagem do aluno do IBC. Em parceria com outros professores, realizamos o planejamento das aulas dos alunos, pensando no melhor caminho para que eles ocupem diversos espaços em nossa sociedade. Presto, também, atendimento no serviço médico oftalmológico e nos demais espaços do IBC que necessitem trazer a comunicação em Libras para a pessoa surda e surdocega, fortalecendo meu compromisso com a acessibilidade. Com os aprendizados nos cursos de formação junto a minha experiência de trabalho, passei a compartilhar o que aprendi. Em conjunto com minhas colegas de trabalho, oferecemos oficinas e cursos na área da Libras, Guia-interpretação e Surdocegueira no IBC. Acredito no trabalho de formação inicial e continuada, no coletivo e na partilha de saberes para oferecer qualidade de ensino a nossa comunidade e difundir as políticas públicas educacionais voltadas área da deficiência visual. Durante minha caminhada no IBC, fui chefe da Divisão de Reabilitação, Preparação para o Trabalho e Encaminhamento Profissional (DRT) onde organizei os atendimentos médicos. Neste trabalho, lidei diretamente com o público que busca atendimento no IBC. Pude trabalhar na resolução de problemas na divisão, trazendo acolhimento e respeito a nossa comunidade. Atualmente, vejo que estamos vivendo no limite das nossas forças e energias no IBC. Nossos servidores, em sua maioria, estão cansados e desmotivados, sobrecarregados e ao tentarem mudanças são cerceados, não ouvidos. Essa percepção sobre nosso clima institucional de trabalho, se intensifica quando assumo como Representante dos Técnicos-Administrativos no Conselho Diretor do IBC em 2021, pois passo a estar mais próxima das demandas de minha categoria, assim como da categoria docente, fruto do trabalho em conjunto desenvolvido com a Representação Docente. Minha motivação em assumir o compromisso em ser Diretora Geral do IBC perpassa por acreditar na educação, assim como acreditar na nossa comunidade de agentes públicos e terceirizados que são capacitados e trabalham em prol da nossa instituição, porém, muita das vezes, não são reconhecidos nos espaços que atuam. Vislumbro que podemos reconstruir as relações no IBC onde o clima institucional possa ser fruto de um trabalho em conjunto; ver a alegria dos agentes públicos e terceirizados virem trabalhar com motivação e engajamento; ver a humanidade dos alunos da residência; ver nosso com deficiência visual se sentir bem assistido, tendo atenção e educação de qualidade; ver a satisfação de pais, responsáveis e acompanhantes ao trazer os alunos para instituição; ver o desenvolvimento dos alunos reabilitando, etc. Vislumbro novos tempos de IBC." Página 7: Na parte superior da página, 4 fotos com a fachada do IBC. Abaixo, escrito em letras pretas, proposta de trabalho abaixo das imagens PROPOSTA DE TRABALHO Esta proposta surge do trabalho coletivo, colaborativo e participativo da união de docentes e técnicos administrativos do Instituto Benjamin Constant (IBC) pelo desejo de uma instituição com novos tempos, apresentados a seguir. Nosso grupo formou-se por meio do diálogo e escuta entre servidores do IBC de diversos departamentos que pensam em um projeto institucional com objetivos e valores, a serem implementados, efetivamente, no cotidiano da comunidade. Acreditamos em um novo projeto institucional baseado em uma gestão democrática com princípios de horizontalidade e escuta em que todos façam parte e se sintam integrados em nosso instituto em um processo de construção conjunta. Nossa proposta inicia-se com o comprometimento deste grupo de servidores, unidos pelo sentimento de insatisfação com a atual gestão do IBC e, sobretudo, a esperança por meio de mudanças que nos possibilite o renascimento dos sentimentos de pertencimento, de alegria e de valorização de quem somos no IBC. Esta futura gestão à Direção Geral compromete-se a dar publicidade a essa Proposta de Gestão Participativa, registrando-a como processo administrativo no SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública) IBC a fim de dar transparência aos atos públicos. A comunidade terá condições de acompanhar e cobrar as propostas defendidas neste documento, reforçando o comprometimento de realizar um serviço educacional público, gratuito e de qualidade às pessoas com deficiência visual. Página 8: Fundo Amarelo com letras pretas. Flávio França Imagem à esquerda da página de Flavio França. Homem branco, cabelo curto e preto, braba grisalha, camisa polo azul marinho e braços cruzados. Sou professor da carreira EBTT de História no IBC desde 2013. Atuo no Departamento de Educação (DED). Na instituição foi coordenador do segundo segmento entre 2017-2019, coordenador da disciplina de História entre os anos de 2019-2021. Líder do grupo de pesquisas sobre a História da Deficiência Visual no Brasil (2020-2022), participo da comissão de elaboração do Projeto EJA/IBC (2021 e atualmente). Formado em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em História Contemporânea pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado Profissional no Ensino de História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRio). Joyce Miranda Imagem à esquerda da página de Joyce Miranda. Mulher preta, cabelo cacheado castanho preso, sorrindo, blusa azul de gola. Sou professora de Informática do IBC desde 2020. Atuo no Departamento de Educação (DED). Fiz graduação em Sistemas de Informação. E sou Doutora em Informática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Completei dez anos de experiência no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), onde pude atuar diretamente em Cursos de Nível Técnico e de Nível Superior. Coordenei projetos financiados por agências de fomento e apoiados por leis de incentivo à pesquisa. No IBC, tenho coordenado e desenvolvido trabalhos sobre soluções tecnológicas acessíveis. Millene Sousa Imagem à esquerda da página de Millene Sousa. Mulher preta de pele clara, cabelo cacheado nos ombros, sorri, blusa bege. Sou professora de Língua Portuguesa do IBC desde 2019. Atuo no Departamento de Educação (DED). Tenho me dedicado a participar de comissões como do Projeto Político Pedagógico e a Representação Docente no Conselho Diretor (2021-2023). Sou docente na carreira Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), desde 2017, de instituições como o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), tendo experiência em coordenação, representação e comissão nas instituições referentes. Possuo mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e, atualmente, sou doutoranda na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Estudos em Linguagem. Página 9: Fundo Amarelo com letras pretas. Rafael Dutton Imagem à esquerda da página de Rafael Dutton. Homem pardo, cabelos pretos, barba de cor preta, sorri, camisa azul marinho. Sou professor de História do IBC desde 2016. Atuo no Departamento de Educação (DED) e no Departamento Técnico-Especializado (DTE). Integrei diversas comissões e atuei como Representante Docente de 2019 a 2021. Sou docente desde 2011, com atuação nas redes municipais de ensino do Rio de Janeiro e de Tanguá. Possuo mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Rafael Grandão Imagem à esquerda da página de Rafael Grandão. Homem pardo, cabelo e barba pretos, sorri, braços cruzados, camisa de gola cor rosa. Sou Técnico em Assistente de Administração do IBC desde 2011. Atuo no Departamento de Planejamento e Administrativo (DPA). Entre os anos de 2018 e 2020 fui Supervisor da Divisão de Pessoal. Fui Representante dos Técnicos Administrativos no Conselho Diretor do IBC nos anos de 2017-2019, e participei de diversas comissões para o desenvolvimento do IBC, como por exemplo, a Comissão para a implantação do Programa de Gestão e Desempenho - PGD no âmbito do IBC e da Comissão para o Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP do IBC. Possuo bacharelado em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e atualmente sou pós-graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Unyleya. Silvia Gonçalves Imagem à esquerda da página de Silvia Gonçalves. Mulher preta, cabelo cacheado nos ombros, de óculos, sorri, segura as golas dos blazer branco. Sou professora de Matemática do IBC desde 2019. Atuo no Departamento de Educação (DED). Sou presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) (2020-2023). Desde 2017 sou docente na carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), trabalhando no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) e tendo experiência em diversas comissões na Instituição referente. Possuo pós-graduação em Matemática pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Vitor Padilha Imagem à esquerda da página de Vitor Padilha. Homem branco, cabelo preto, sorri, camisa cinza. Sou professor de Informática do IBC desde 2019. Atuo no Departamento de Educação (DED). Tenho me dedicado ao trabalho na Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) (2020-2023). Participei da comissão para a construção do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Sou agente público desde 2008. Fui docente da carreira EBTT do Instituto Federal do Amazonas de 2015 - 2019. Fui agente público desde 2008 em outras instituições públicas com outras funções como Analista de Sistemas, Desenvolvedor, Analista Programador. Possuo mestrado em Informática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e, atualmente, sou doutorando em Informática na mesma instituição. Página 10: Fundo cinza com lateral direita em amarelo. Nosso grupo propõe, principalmente, a reestruturação da organização institucional do IBC no que se refere às tomadas de decisão, a fim de dar voz efetiva à comunidade por meio da mudança do Regimento interno do IBC (PORTARIA Nº 310, DE 3 DE ABRIL DE 2018) com a reestruturação do Conselho Diretor do IBC. Essa ação é primordial para que possamos ter uma democracia plena com conselhos consultivos e deliberativos equânimes e representativos. Atualmente, o Conselho Diretor do IBC é composto por 10 membros. A maioria dos membros são nomes indicados pelo Diretor Geral para as direções dos departamentos do IBC, ou seja, esses cargos de gestão não são eleitos pela nossa comunidade. Apenas 4 membros do Conselho Diretor são eleitos por suas categorias, sendo eles: a representação dos servidores técnico-administrativo, a representação dos servidores docente, a representação discente e a representação da Associação de Pais, Amigos e Reabilitandos (APAR). Isso produz um desequilíbrio das discussões e gera o sentimento de falta de pertencimento da comunidade nas tomadas de decisões do IBC. Por exemplo, qualquer minuta proposta pela Direção- geral já conta com a maioria dos votos (5) frente aos número de votos demais representações eleitas (4). Imagem que representa o conselho diretor do IBC. No topo, um título de fundo azul com o texto "Composição Atual do Conselho Diretor do IBC" em branco. Há dez bonecos que representam os integrantes do conselho. Uma barra cinza no meio da imagem separa dois grupo. O grupo da esquerda com 5 bonecos que representam os diretores dos departamentos (DED, DMR, DPA, DPPE e DTE), no centro, um boneco representando o diretor geral e na direita que representam quatro membros que representam TAEs, docentes, discentes e responsáveis (APAR). Abaixo do grupo à esquerda existem dois retângulos amarelos com os seguintes textos: "Maioria Absoluta" e "Prevalência de posicionamento em portarias | resoluções e Regimento Interno". Abaixo do grupo à direta, existe dois retângulos amarelos com os textos: "Pouca representatividade, sem espaços institucionais de discussão e de tomada de decisão juntos às categorias" e "Pouca abertura para proposição e efetivas mudanças". Na parte debaixo da imagem, possui o texto "Total de Membros: 10" Hoje, o Conselho Diretor distancia-se do modelo de composição dos conselhos de outras instituições federais de ensino como o Colégio Pedro II e os Institutos Federais. Assim, convidamos a comunidade a pensar em uma nova estruturação do eixo de gestão do IBC, partindo do funcionamento exitoso de outras instituições federais de ensino. Nessas instituições, existe mais de um conselhos que se ocupa das tomada de decisão institucional, ou seja, conselhos específicos de ensino, pesquisa, extensão e gestão com pares eleitos. Por exemplo, o conselho de ensino elege membros que discutem e tomam decisões sobre a organização da escola, calendário escolar, currículo etc. e não decisões do campo orçamentário, Assim, as tomadas de decisão não se concentram em um único conselho e mais membros são eleitos representando suas categorias, Página 11: Fundo cinza com lateral direita em amarelo. A proposta de mudança do Regimento Interno é possível visa, principalmente, a reestruturação do Conselho Diretor do IBC, a fim de garantir uma participação em quantidade paritária das representações, considerando: docente, técnico administrativo, discente, responsável, aluno egresso, representante sindical, representante do MEC, entidade civil, diretores de departamentos e diretor geral. Dessa forma, as decisões do Conselho Diretor seriam tomadas de forma equilibrada, permitindo a descentralização das decisões da maioria dos dirigentes indicados pelo Diretor-Geral. Nossa instituição não deveria concentrar as ações decisórias institucionais em um único conselho. Nossa proposta de reestruturação do Conselho Diretor, considera a restruturação do Conselho Diretor por meio da criação de 3 conselhos: Conselho Superior, Conselho de Dirigentes e Conselho de ensino, pesquisa e extensão. A exemplo do que acontece em outras instituições federais, os conselhos de Dirigentes e de Ensino, Pesquisa e Extensão possuem caráter consultivo e oferecem apoio nas decisões do conselho máximo institucional - Conselho Superior -, na definição de diretrizes e na elaboração de normativas. O Conselho de Dirigentes tem o objetivo de encaminhar propostas ao Conselho Superior, referentes à gestão de recursos e de orçamentos. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão tem o objetivo de apoiar o Conselho Superior nas decisões referentes à elaboração de diretrizes e normativas dos eixos de ensino, pesquisa e extensão. Apresentamos a seguinte a proposta, com base nas instituições federais de ensino: Imagem com título letras brancas e fundo azul escrito "Proposta de Reestruturação do Conselho Diretor do IBC". Na parte esquerda há um retângulo amarelo com o texto "Conselho Superior". Abaixo há um retângulo escrito "Caráter Consultivo de Deliberativo". No centro há dois retângulos com os textos "Conselho de Dirigentes" e "Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão". Na parte à direita, um retângulo ligado ao "Conselho de Dirigentes" está escrito: "Gestão de Recursos e Orçamento. Caráter Consultivo". Ligado ao "Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão" há um retângulo escrito: "Minutas de Resoluções de Ensino, Pesquisa e Extensão. Caráter Consultivo" Página 12: Fundo cinza com lateral direita em amarelo. O Conselho Superior será o órgão máximo institucional com a finalidade analisar e regular as diretrizes, normativas. Apresentamos a seguinte proposta de organização, pensando as especificidades do IBC: Imagem que representa a nova proposta de conselho diretor do IBC. No topo, um título de fundo azul com o texto "Proposta Conselho Superior do IBC" em branco. Há dezenove bonecos que representam os integrantes do conselho. Uma barra cinza no meio da imagem separa dois grupo. O grupo da esquerda com sete bonecos que representam os representantes indicados ou convidados, que são: três diretores de departamento, um aluno egresso, um representante do MEC, um representante de entidade civil referente à deficiência visual e um representante do sindicato. No centro a diretora geral. E, na direita, os representantes eleitos: três técnicos administrativos, três docentes, três discentes - sendo um de educação básica, um de graduação e um de pós graduação - e dois responsáveis de discentes. Na parte debaixo da imagem, possui o texto "Total de Membros: 19" A motivação desta proposta está no fato de que, atualmente, algumas dessas decisões têm sido tomadas de forma autoritária, não transparente, não planejada ou sem o devido debate entre os membros da comunidade interna do IBC. Nosso grupo se propõe a vislumbrar novos futuros com ações, projetos e atitudes que se promovam a partir dos objetivos e dos valores apresentados nesta Proposta de Gestão Participativa, a partir dos seguintes comprometimentos à comunidade. Página 13: Fundo cinza. Gestão Democrática e Participativa Comprometimento da Direção Geral em buscar junto ao Ministério da Educação e ao Ministério da Economia quais são as responsabilidades e os direitos do IBC no âmbito da sua atuação administrativa e financeira a fim da comunidade compreender o funcionamento da instituição por não ser autarquia. Comprometimento da Direção Geral em solicitar junto aos órgãos competentes a participação efetiva do Procurador Federal da República para orientar quanto às questões legais para tomada de decisão no âmbito institucional. Comprometimento da Direção Geral em requisitar junto ao Ministério da Educação códigos de vagas de concurso público e novos contratos de trabalho após um levantamento nos departamentos do IBC sobre a necessidade de pessoas e novos cargos. Comprometimento da Direção Geral em requisitar junto ao Ministério da Educação recursos para o IBC, após o aditamento das contas públicas da gestão anterior. Comprometimento da Direção Geral em criar o Orçamento Público do IBC por meio da formulação do planejamento estratégico anual da instituição a fim de garantir serviços de ensino, pesquisa e extensão público, gratuito e de qualidade. Comprometimento da Direção Geral em promover o conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional e demais documentos institucionais, como o Regimento Interno, pela comunidade, permitindo a avaliação das ações da gestão e a condução estratégica do IBC. Comprometimento da Direção Geral em realizar chamadas públicas para participação de comissões, grupos de trabalhos, conselhos, núcleos, fóruns, colegiados aos agentes públicos de diversos departamentos para as tomadas de decisões institucionais a fim de garantir a participação de todos na construção dos documentos do IBC, findando a prática de privilegiar pessoas para tais ações. Comprometimento da Direção Geral em realizar consulta pública sobre a escolha do cargo de chefe de departamento aos agentes públicos, após a mudança de Regimento Interno do IBC com a reestruturação do Conselho Diretor do IBC. Comprometimento da Direção Geral em fomentar a participação efetiva do corpo discente em grêmio e representação estudantil da Educação Básica a Pós-graduação. Comprometimento da Direção Geral com todos os agentes públicos para com a liberdade de expressão no âmbito sindical. Página 14: Fundo cinza. Educação de Qualidade e Excelência Comprometimento da Direção Geral com a sociedade em dar continuidade de inclusão do IBC na Rede Federal de Ensino, como Instituto Federal, porém com a primazia de informar e dialogar com a comunidade sobre a transformação. Comprometimento da Direção Geral em expansão do IBC, de forma equânime, responsável e democrática, quanto à Educação Básica, cursos de Licenciaturas e Pós-graduação, atendimentos especializados e médicos. Comprometimento da Direção Geral em ofertar um ensino integral na Educação Básica associado aos atendimentos especializados aos estudantes com deficiência visual. Comprometimento da Direção Geral com o fortalecimento da Educação Básica no IBC, ampliando o número de vagas de acesso e permanência dos estudantes com deficiência visual na instituição. Comprometimento da Direção Geral em fomentar a criação de Projeto Pedagógico Político em todos os departamentos do IBC para que a instituição tenha clareza das diretrizes educacionais e políticas do trabalho educacional realizado, resultando na construção da identidade institucional do IBC. Comprometimento da Direção Geral em dar apoio, assessoria e infraestrutura aos departamentos do IBC para desempenhar os trabalhos educacionais com qualidade e excelência. Comprometimento da Direção Geral em criar editais de fomento com criação de bolsas de ensino, como monitoria e tutoria, pesquisa e extensão aos estudantes para o desenvolvimento de ações institucionais. Comprometimento da Direção Geral em fomentar o auxílio de bolsas em pós-graduação stricto sensu junto às agências de fomento brasileiras e internacionais e ações de intercâmbios para estudos. Comprometimento da Direção Geral em estimular a participação efetiva dos estudantes em eventos de tecnologias, sociais, culturais e esportivos regionais, nacionais e internacionais que possam contribuir para formação cidadã do aluno com deficiência visual. Comprometimento da Direção Geral em oferecer ao estudante da Educação Básica uniforme escolar completo, material básico para estudo e permanência em seu período de escolarização. Comprometimento da Direção Geral em fortalecer a política educacional pública nacional do Braille e do Soroban. Comprometimento da Direção Geral em fortalecer e ampliar o alcance das revistas. livros táteis, material adaptado e periódicos científicos do IBC. Página 15: Fundo cinza. Acessibilidade Comprometimento da Direção Geral em oferecer o direito ao estudante da Educação Básica e reabilitando no que se refere ao material escolar acessível básico para o processo educacional como máquinas braille, reglete e punção, material tátil e ampliado para o deficiente visual. Comprometimento da Direção Geral em criar espaço informatizado e acessível para o uso do público do IBC a fim de dar acesso à tecnologia assistivas e à informação com o uso de computadores, impressoras, mídias, internet, entre outros recursos, de acesso aberto e livre. Comprometimento da Direção Geral com a acessibilidade predial do IBC garantindo a circulação da comunidade em todos os espaços públicos. Comprometimento da Direção Geral em dar acessibilidade nos canais oficiais de comunicação do IBC, como no site institucional. Comprometimento da Direção Geral em ampliar e melhorar o acesso à internet em todos os espaços do IBC com rede móvel. Página 16: Fundo cinza. Transparência Comprometimento da Direção Geral em publicizar as reuniões dos conselhos institucionais ao disponibilizar acesso ao vivo e gravado pelos canais institucionais, como forma de transparência do que se discute e as tomadas de decisões no âmbito da instituição pública. Comprometimento da Direção Geral em transparência com as contas públicas e orçamento institucional com a criação de um Fórum da Transparência Orçamentária que a sociedade poderá acessar com facilidade tais dados a fim de prestação de contas da gestão financeira do IBC à sociedade. Comprometimento da Direção Geral para que haja total transparência de todos os seus atos com a divulgação da agenda institucional nos canais de comunicação da instituição do diretor geral e dos cargos ligados à direção geral. Comprometimento da Direção Geral em publicizar nos canais institucionais os organogramas dos departamentos e a atualização constante quanto aos cargos e funções exercidos a fim de facilitar o trabalho dos agentes públicos no que se refere a organização institucional. Página 17: Fundo cinza. Integração Comprometimento da Direção em promover integração entre os departamentos do IBC por meio de projetos integradores, possibilitando o entendimento educacional como viés central que perpassa por todos os agentes públicos na visão de educadores. Comprometimento da Direção em fortalecer o ensino, pesquisa e extensão de acordo com a carreira docente EBTT entre as ações departamentais a fim de um trabalho efetivo e de qualidade. Comprometimento da Direção em integrar os funcionários terceirizados ao processo educacional do IBC em forma de capacitação voltada à deficiência visual e fortalecimento com os demais agentes públicos. Comprometimento da Direção em promover novas parcerias e fortalecer parcerias, já existentes, com instituições privadas e públicas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e das instalações e, consequentemente, a qualidade da comunidade do IBC. Página 18: Fundo cinza. Comunicação eficiente Comprometimento da Direção Geral em fortalecer o canal de Ouvidoria do IBC, assim como, promover o entendimento da comunidade sobre o Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria Geral da União a fim de que a sociedade tenha canais de comunicação efetivos com o IBC no que se refere a denúncias, elogios, reclamações, solicitações à informação. Comprometimento da Direção Geral em criar um projeto eficiente de comunicação visual acessível no IBC para a comunidade interna em que os agentes públicos possam tomar conhecimento dos projetos e ações realizadas em todos os departamentos a fim de promover a interação e as experiências interpessoais para o desenvolvimento da instituição. Comprometimento da Direção Geral em visitar periodicamente os departamentos e demais espaços da instituição a fim de ouvir a todos sem qualquer distinção. O gestor máximo do órgão deve ir ao encontro das demandas seja para ouvir, de maneira horizontal, provocar melhorias ou ser provocado através de sugestões e críticas. Comprometimento da Direção Geral em criar o Fórum Escola, Família e Sociedade que envolva eventos, ações, capacitações, debates entre as famílias e responsáveis dos alunos do IBC, os docentes e os demais agentes públicos envolvidos com a Educação Básica a fim de promover a aproximação e a participação de todos. Página 19: Fundo cinza. Valorização das pessoas Comprometimento da Direção Geral em ouvir os anseios dos agentes públicos do IBC no que tange ao desenvolvimento de um trabalho eficiente e de qualidade, visando o bem estar do servidor para que se sinta pertencente às decisões institucionais. Comprometimento da Direção Geral com o trabalho desempenhado pelos técnicos administrativos em relação a adequação da carga horária de trabalho e a valorização do teletrabalho na instituição, visando a eficiência do trabalho realizado e o bem-estar da categoria. Comprometimento da Direção Geral com o apoio, o respeito e a assessoria à Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) do IBC, visando os interesses da carreira docente para o desempenho de seu trabalho de forma eficiente e de qualidade e o bem-estar da categoria, principalmente ao que se refere a carga horária docente. Comprometimento da Direção Geral em incentivar a qualificação profissional dos agentes públicos com capacitação e formação continuada por meio de afastamentos para estudos e estabelecimento de parcerias com as demais instituições de ensino nacional e internacional. Comprometimento da Direção Geral em incentivar os encontros periódicos de ensino, pesquisa e extensão no IBC, fortalecendo os espaços de divulgação dos trabalhos realizados pelos pesquisadores do IBC na área da deficiência visual. Comprometimento da Direção Geral em resguardar o direito do servidor público no que se refere à redistribuição, revogando a portaria interna do IBC, e a participação em programas do governo federal em outras órgãos públicos federais. Página 20: Fundo cinza. Bem-estar no trabalho Comprometimento da Direção Geral para que os agentes públicos se expressem com liberdade, resultando em um diálogo horizontal em todos os níveis hierárquicos de cargos, vínculo empregatício e função realizada. Comprometimento da Direção Geral em revogar portarias e normativas internas que tenham favorecido um grupo minoritário de servidores, sem consulta democrática à comunidade e que tenha resultado em mal-estar dos agentes públicos no âmbito institucional e pessoal. Comprometimento da Direção Geral em promover convênios, parcerias e projetos que visem a qualidade de vida dos agentes públicos do IBC, seja por meio do uso das instalações da instituição como piscina, campo de futebol, academia, sala de fisioterapia e outros espaços. Comprometimento da Direção Geral em fortalecer e criar espaços de convivência confortáveis, que permitam o bem-estar da comunidade. Comprometimento da Direção Geral em estabelecer parcerias com as instituições ao redor do bairro da Urca para a utilização dos espaços de alimentação com descontos aos agentes públicos do IBC. Comprometimento da Direção Geral em reabrir a cantina escolar do IBC por meio de processo licitatório e propor alternativas de alimentação dentro da instituição em parceria com as famílias e os responsáveis dos estudantes da Educação Básica para o atendimento da comunidade. Comprometimento da Direção Geral em garantir a segurança predial a comunidade a partir da manutenção dos espaços, implementação e supervisão das normas de segurança de incêndio, telas de proteção em espaços infantis, sistemas de monitoração interna com câmeras e alarmes, segurança humana diária, entre outras ações. Comprometimento da Direção Geral em estabelecer diálogo com as autoridades públicas para garantir melhor qualidade de serviços no bairro da Urca onde localiza-se o IBC, como de transporte, segurança e acessibilidade. Página 21: Fundo cinza. Diversidade Humana e Cultural Comprometimento da Direção Geral em fortalecer o ensino, pesquisa e extensão à pessoa com deficiência visual associada a outras deficiência e transtornos por meio de capacitação aos agentes públicos, contratação de novos profissionais e desenvolvimento de estratégias educacionais e políticas específicas. Comprometimento da Direção Geral em fortalecer o ensino, pesquisa e extensão à pessoa com surdocegueira, ampliando a oferta de acesso ao IBC, principalmente no que tange à Educação Básica, para tal ação é necessário o Regimento Interno do IBC contemplar o público. Comprometimento da Direção Geral em criar políticas de ações afirmativas institucionais para Pessoa com Deficiência (PCD), negros, pardos e indígenas e demais grupos minorizados. Página 22: Fundo cinza. Conduta Ética e Sustentável Comprometimento da Direção Geral no pedido de Auditoria Institucional aos órgão de controle da União no início da nova gestão para instruir corretamente as ações nas áreas de pessoal, financeira, de contratos e licitatória na nova gestão. Comprometimento da Direção Geral com a criação e publicização de Normas Internas do IBC, como Manual do Servidor, Manual do aluno e Manual do Reabilitando, que instruam a comunidade sobre seus direitos e deveres institucionais, contribuindo para o funcionamento institucional. Comprometimento da Direção Geral em combater e extinguir o assédio de qualquer natureza, formas de violências e intolerâncias na comunidade do IBC com o fortalecimento da Comissão de Ética e da liberdade de comunicação sem a preocupação com represálias. Comprometimento da Direção Geral em reduzir impactos ambientais no IBC em medidas como melhor utilização sustentável dos recursos ambientais (economia de água e energia, combustível, materiais de expediente, uso de papel, dentre outros). Página 23: Fundo cinza. Inovação Comprometimento da Direção Geral em fomentar a informatização dos departamentos do IBC a fim dar qualidade ao trabalho realizado por meio de convênios e parcerias com demais instituições. Comprometimento da Direção Geral em criar parcerias e projetos que abra as portas institucionais para comunidade externa em visitações arquitetônicas ao prédio histórico do IBC a fim dar importância a cultura, a memória e a história do IBC. Comprometimento da Direção Geral em criar a Coordenação em Relações Internacionais a fim de criar parcerias, convênios e promover intercâmbios estudantis e de servidores. Comprometimento da Direção Geral em fortalecer e criar convênios de formação de professores com as Secretarias Municipais e Estaduais, fornecendo consultoria educacional, atendimento e acompanhamento de alunos, produção de material entre outras demandas. Comprometimento da Direção Geral em dar assistência às instituições de ensino público localizadas no Estado do Rio de Janeiro no oferecimento do programa educacional de acompanhamento do aluno com deficiência visual na Educação Básica em forma de atendimento especializado, médico e o próprio acesso à Educação Básica no IBC. Comprometimento da Direção Geral em criar e publicizar um repositório virtual de publicação e produto de natureza científica e cultural produzidos pelos servidores do IBC sobre deficiência visual a fim de promover o intercâmbio institucional entre a comunidade. Comprometimento da Direção Geral em criar projetos de acompanhamento dos estudantes egressos, em todos os níveis e modalidades do IBC, a fim mapear estratégias de fortalecimento e parceria com o mercado de trabalho e atualização de ensino para melhor atendê-los. Comprometimento da Direção Geral em fomentar o empreendedorismo dos Cursos Técnicos do IBC, visando a inserção da pessoa com deficiência visual no mercado de trabalho. Página 24: Fundo cinza com faixas amarelas em ambos os lados e na parte inferior. COMPROMISSO DE GESTÃO PARTICIPATIVA Nosso grupo acredita que o único caminho de realizar uma gestão com democracia, transparência e integração será quando a comunidade participar efetivamente. Partimos do diálogo, da troca, de reflexões para chegar até o planejamento e execução de nossa campanha à Direção Geral do IBC. Assim, desejamos que a comunidade do IBC se engaje e traga suas propostas para melhorar e aperfeiçoar seu dia a dia de trabalho ou o serviço oferecido pelo IBC a você. Essas propostas serão recolhidas, discutidas e analisadas, mediante a viabilidade, pela Direção Geral, como compromisso de campanha e trabalho a ser realizado nos próximos 4 anos. Sua participação é muito importante, pois o IBC precisa do comprometimento de todos para novos tempos. Acesse nosso formulário em http://bit.ly/3EW8HpH e participe desde já do nosso compromisso de um novo projeto institucional para o nosso IBC. e participe desde já do nosso compromisso de um novo projeto institucional para o nosso IBC. Imagem ao final da página, da esquerda para direita: Rafael Grandão, Joyce Miranda, Flavio França, Silvia Gonçalves, Millene Sousa, Rafael Dutton e Vitor Padilha, todos de pé, sorriem, um ao lado do outro. Indira Marques no centro de todos, de pé, braços cruzados, com semblante sério. Página 25: Fundo cinza com faixas azuis em ambos os lados e na parte inferior. Imagem à direita no final da página do símbolo do Facebook, quadrado na cor azul e a letra F no meio e o símbolo do Instagram, quadrado com círculo no meio do nas cores vermelho e amarelo. Abaixo dos símbolos, vote.indiramarques. Imagem de Indira, sorrindo, segura um livro escrito curso de libras e um alfabeto em braille.. Abaixo da imagem de Indira, escrito Indira em amarelo e juntos por novos tempos em amarelo.