Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC - 2024 (csv)
Atualizado em
24/03/2025 08h59
Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC_2024_PDA.csv
— 8 KB
Conteúdo do arquivo
PESQUISAS CADASTRADAS NO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO IBC 2024,,,,,, Data de emissão da autorização para pesquisar (pesquisa cadastrada),Data de entrada da solicitação no Cepeq,Responsável pela pesquisa,Vínculo institucional,Tipo de pesquisa,Nome da pesquisa,Objetivo geral da pesquisa 23/02/2024,03/04/2023,Kátia Machinez,Secretaria Municipal de Educação - SME/RJ,Pesquisa Autônoma ,Tecnologia Assistiva Neuropsicopedagógica voltada para Estimulo ao Desenvolvimento da Cognição e Motivação Matemática.,"Avaliar os efeitos de uma tecnologia assistiva neuropsicopedagógica na cognição e motivação matemática de deficientes visuais" 08/03/2024,09/10/2023,Valéria Cristina da Silva Corrêa Dias ,IBC,Dissertação Mestrado,Formação de Professores Alfabetizadores no Brasil em Atendimento à Deficiência Visual.,Orientar os professores que atuam no ciclo da alfabetização por meio da criação de Podcast contemplando o domínio da leitura e da escrita por parte dos alunos com deficiência visual. 07/03/2024,07/11/2023,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 19/02/2024,23/11/2023,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 04/06/2024,15/02/2024,Acácia Tavares Repolho,IBC,Dissertação Mestrado,Guia de Orientação para utilização do SUAP com leitores de tela.,Orientar usuários de leitores de tela a utilizar o sistema SUAP por meio deste recurso de tecnologia assistiva. 02/05/2024,15/02/2024,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 06/09/2024,26/02/2024,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 02/10/2024,15/03/2024," Claudia Cristina da Silva Pereira",IBC,Dissertação Mestrado,O gênero textual história em quadrinhos na prática docente e a acessibilidade para o aluno cego.,"Desenvolver um produto educacional em formato de guia que auxilie o professor na adaptação, para o aluno cego, do gênero textual história em quadrinhos disponíveis nos livros didáticos de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental." 16/04/2024,19/03/2024,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 25/04/2024,16/04/2024,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 16/04/2024,01/04/2024," Bárbara Teles Araújo da Silva",IBC,Dissertação de mestrado,Produção e disponibilização de audiolivros para pessoas com deficiência visual: efeitos decorrentes dos conflitos entre a Lei de Direitos Autorais e o Tratado de Marraqueche.,O objetivo central do trabalho é entender a repercussão dos conflitos entre a Lei de Direitos Autorais e o Tratado de Marraqueche na produção e disponibilização de audiolivros para pessoas com deficiência visual. 02/04/2024,19/02/2024,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 02/04/2024,19/10/2023,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 02/04/2024,05/12/2024,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 02/04/2024,11/12/2023,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 07/05/2024,07/03/2024,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 09/10/2024,05/04/2024,Marcelo Petine,IBC - Instituto Benjamin Constant,Dissertação de mestrado,"Guia Prático com pré-requisitos de Orientação e Mobilidade: uma contribuição para docentes e famílias de pessoas com deficiência visual.","Elaborar um guia prático de apoio a professores e familiares de pessoas com deficientes visual no desenvolvimento dos pré-requisitos básicos para aquisição das técnicas de Orientação e Mobilidade." 02/05/2024,15/02/2024,Alexsandra de Holanda Giovanini Coutinho,IBC,Dissertação Mestrado,O ensino de leitura e compreensão de gênero textual multimodal para pessoas com deficiência visual.,"Desenvolver estratégias e recursos de acessibilidade e compreensão para leitura de textos multimodais com alunos com deficiência visual dos anos finais do Ensino Fundamental." 09/05/2024,16/04/2024,Thalissa Cazarine da Silva,IBC - Instituto Benjamin Constant,Dissertação de mestrado,Analise funcional da atenção compartilhada em bebês com deficiencia visual.,Descrever as contingencias que adultos videntes e bebês com deficiencia visual (baixa visão e cegueira) provêm uns para os outros em episódios de atenção compartilhada. 04/06/2024,30/10/2023,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 11/06/2024,16/04/2024,Sara Cristina da Silva Passos,UFRJ - Univercidade Federal do Rio de Janeiro ,Dissertação de mestrado,Letramento em saúde bucal de pais/responsáveis e professores de crianças e adolecentes com deficiencia visual.,Estudar o letramento em saúde bucal de pais/responsáveis e professores de crianças e adolescentes com deficiência visual. 14/06/2023,31/05/2023,Yole Matias Silveira de Assis Kruger,IBC - Instituto Benjamin Constant,Tese de doutorado,Metodologias para o ensino de disciplinas morfológicas para alunos com deficiência visual: caminhos na perspectiva inclusiva.,"Analisar os elementos importantes para a elaboração de metodologias voltadas ao ensino das diciplinas morfológicas para alunos com deficiência visual, de modo que potencializem a perspectiva inclusiva." 19/06/2024,18/06/2024,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 01/08/2024,30/07/2024,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 22/08/2024,19/08/2024,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 09/08/2024,30/06/2024,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 05/08/2024,01/08/2024,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 12/11/2024,23/08/2024,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 24/09/2024,29/08/2024,Eduardo Veloso,CEFET-MG,Dissertação de Mestrado ,Bricks Braille Matemático: Análise do uso de um recurso didático inclusivo criado para o ensino de matemátia a estudantes com deficiência visual.,O objetivo geral é compreender como o emprego do recurso didático Bricks Braille Matemático (BBM) afeta a motivação e o engajamento de estudantes com deficiência visual em uma sala de aula inclusiva. 03/09/2024,07/06/2024," Rafael Topazio Muricy ",IBC - Instituto Benjamin Constant,Pesquisa Autônoma ,Teclas Acessíveis: Adaptando a Escola Russa de Piano para Musicografia Braille.,"Transcrever para Braille o método ""A Escola Russa de Piano"" de Alexander Nikolaev." 03/09/2024,09/05/2024,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,, 05/09/2024,05/06/2024,Romário Francisco de oliveira Teixeira,CEFET MG,Dissertação de Mestrado ,"""Nada sobre nós, sem nós"": Análise de protocolos para validação de recursos didáticos inclusivos para alunos cegos, com baixa visão na educação científica e tecnológica.","Esta pesquisa tem como objetivo analisar procedimentos ou protocolos existentes de validação de recursos didáticos inclusivos para o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no âmbito da educação científica e tecnológica, e compreender como tem sido a participação de pessoas com baixa visão ou cegueira nesse processo, na perspectiva “nada sobre nós, sem nós”, a fim de identificar elementos críticos para a promoção da acessibilidade e da inclusão." 13/09/2024,11/09/2024," Bianca Della Libera da Silva",IBC - Instituto Benjamin Constant,Pesquisa Autônoma ,Apoio aos Napnes e CAPs no processo de inclusão de alunos com deficiência visual.,"Com abrangência local, regional e nacional, o projeto tem como objetivo prestar apoio técnico-pedagógico aos Napnes e aos CAPs no processo de inclusão educacional dos alunos com deficiência visual matriculados nos institutos federais e na rede estadual de ensino." 11/12/2024,22/09/2024," MARIA LUZIA CAMPOS VIEIRA",IBC - Instituto Benjamin Constant,Dissertação de Mestrado ,A Participação Ativa de Crianças com Deficiência Visual na Produção de um Livro.,"Orientar crianças cegas e com baixa visão na produção de um livro tátil, de modo a proporcionar sua participação ativa no próprio processo de ensino-aprendizado." 01/10/2024,18/09/2024,O setor não recebeu autorização do pesquisador responsável para divulgação dos dados da pesquisa.,,,,