Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
IBC
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Agenda da Autoridade
      • Documentos importantes
      • Competências
      • Estrutura organizacional
      • Horário de funcionamento
      • Quem é quem
      • Localização
      • Marca Institucional
    • Ações e programas
      • Indicadores de resultado
      • Iniciativas por área finalística
      • Programas financiados pelo FAT
      • Renúncia de receitas
    • Agenda da Autoridade
    • Auditorias
      • Auditorias/ações governamentais e proteção de dados
      • Auditorias anuais
      • Auditorias/Relatórios de Gestão
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
    • Comissão de Ética
    • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos do IBC
    • Informações classificadas
    • Licitação e contratos
    • Painel Lei de Acesso à Informação (LAI)
    • Participação Social
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Consultas públicas / pesquisas de opinião
      • Interação com a sociedade
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
    • Relatórios (Documentos Institucionais)
    • Seleções e Concursos
    • Servidores
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
  • Assuntos
    • Comunicados
      • Boletins de Serviço
      • Plano Contingencial de Enfrentamento à Covid-19 (confira a 4ª edição, atualizada)
    • Debates Institucional
      • Ações de Debates - Relatórios, Atas e demais documentos discutidos e/ou produzidos
    • Notícias
  • Calendários
    • Calendário acadêmico
      • Educação Básica
      • Mestrado
      • Especialização
    • Calendário da Formação Continuada (fluxo dinâmico)
      • Programação dos cursos de Extensão
    • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
      • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
    • Calendário Institucional
      • Calendário Institucional - 2025
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Fala.BR
  • Centrais de conteúdos
    • Fique por dentro
    • Podcasts
      • Conexão Jovem IBC
      • Fala CEaD-IBC!
      • Muito a contar
      • PODfalar, RBC!
      • PODVER: o podcast da audiodescrição
      • Ser Social /IBC
      • CLB - Entre Pontos
      • Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ
    • Projetos
      • Cegueira e Baixa Visão
      • Memória IBC (site antigo)
      • Memória IBC
    • Publicações
      • Documentos institucionais
      • Fluxograma (Licitação e Dispensa)
      • Portarias de Pessoal (designações e contratos temporários)
      • Portarias Normativas
      • Publicações Infantojuvenis acessíveis
      • Publicações técnico-científicas
      • Regimentos das comissões e demais colegiados
      • Revista em tinta ampliada para o público em geral
      • Revistas em braille para o público em geral
      • Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid–19
      • IBC no Diário Oficial da União (DOU) - Seções 2 e 3
    • IBC 170 anos
      • Por dentro do IBC
      • Você sabia...
      • Linha do tempo
      • Depoimentos
      • Programação
      • Nova logomarca
    • Redes Sociais
      • Youtube
      • Instagram
      • Facebook
      • Flickr
    • 200 anos do Sistema Braille
      • 200 anos do Sistema Braille
    • Site antigo
  • Composição
    • Competências
    • Gabinete da Direção-Geral
    • Departamentos do IBC
      • Departamento de Administração (DADM)
      • Departamento de Educação (DED)
      • Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR)
      • Departamento de Planejamento (DPLAN)
      • Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE)
      • Departamento Técnico-Especializado (DTE)
      • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
  • Ensino
    • Docentes
    • Educação Básica
      • Educação Básica no IBC (visão geral)
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
    • Educação Superior
      • Pós-Graduação Lato Sensu
      • Pós-Graduação Stricto Sensu
      • Programa de Residência Docente (PRDIBC)
      • Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Extensão
    • Acompanhamento de egressos
    • Certificados
    • Cursos
    • Estágio e emprego
    • Eventos de extensão
    • Política de Extensão do IBC
    • Prestação de serviço voluntário
    • Prestação de serviços vinculados às ações de extensão
    • Programas
    • Projetos
    • Visitas
    • Projetos DEA/DPPE
      • Projeto Apoio a instituições para formação continuada na temática da deficiência visual
      • Cursos de extensão
  • Eventos
    • Eventos institucionais e comemorativos
    • Eventos educativos, tecnológicos e científicos
    • Eventos artísticos, culturais e escolares
  • Formação de turmas
    • Formação de turmas 2026
    • Formação de turmas 2025
    • Formação de turmas 2024
  • Memória
    • Projeto Memória IBC
    • Projeto Memória IBC (site antigo)
  • Núcleos de atendimento especializado
    • Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART)
    • Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS)
    • Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT)
  • Pesquisa e Tecnologia
    • Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Desenvolvimento de pesquisa no IBC
      • Boletins
    • Materiais especializados
      • Livros falados
      • Livros em braille
      • Livros ampliados
      • Materiais didáticos grafotáteis e ampliados
      • Materiais tridimensionais
      • Referências para produção de materiais em braille
      • Revistas em braille
    • Publicações técnico-científicas
  • Processos Eletrônicos - SUAP/IBC
  • Seleções e Concursos
    • Concursos públicos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2021
      • 2018
      • 2016
      • 2014
      • 2012
    • Processos Seletivos (contratações, cursos, estágios, voluntariado, publicações, apresentações e participações em eventos etc)
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2017
      • 2016
  • Serviços
    • Atendimento clínico e cirúrgico em oftalmologia
    • Bibliotecas
      • Acervo Infantojuvenil
      • Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA)
      • Biblioteca Louis Braille
    • Clube do Livro em Braille - CLB
    • Distribuição de material especializado
    • Orientações sobre acessibilidade
  • Sistemas
    • Glpi
    • Gmail (aluno)
    • Gmail (servidor)
    • SUAP
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Você está aqui: Página Inicial Acesso à Informação Tabelas / Dados abertos Dados/Departamento de Planejamento e Administração (DPA) 2019 Quadro efetivo de servidores 2019 Quadro efetivo de servidores 2019 (CSV)
Info

Quadro efetivo de servidores 2019 (CSV)

Atualizado em 08/02/2022 16h03

text/csv Quadro efetivo de servidores 2019.csv — 23 KB

Conteúdo do arquivo

QUADRO EFETIVO DE SERVIDORES;;;;;;
;;;;;;
NOME;CARGO;JORNADA;CARREIRA;DEP.;FORMAÇÃO;PÓS-GRADUAÇÃO
;;;;;ACADÊMICA;
SERVIDORES DOCENTES;;;;;;
1.       ADAVIA FERNANDA CORREA DIAS DA SILVA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DTE;Ed. Física;Especialização
2.       ADRIANA MARIA MAIA DA SILVEIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Psicologia;Especialização
3.       AIRES DA CONCEICAO SILVA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DTE;Não informado;Doutorado
4.       ALEX FRAGA ROCHA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DTE;Não informado;Mestrado
5.       ALZIRA MAIRA PERESTRELLO BRANDO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Mestrado
6.       ANA CRISTINA ZENUN HILDEBRANDT;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Especialização
7.       ANA MARIA NOBREGA PEREIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Não informado
8.       ANDERSON DE OLIVEIRA VALLEJO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Tecnol. de Proc. de Dados;Mestrado
9.       ANDRE LUIZ BEZERRA DA SILVA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;GAB;Geografia;Doutorado
10.    ANGELICA FERREIRA BETA MONTEIRO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Mestrado
11.    ARHETA FERREIRA DE ANDRADE;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Ed. Artística;Doutorado
12.    ARLINDO FERNANDO PAIVA DE CARVALHO JUNIOR;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Ed. Física;Mestrado
13.    BARBARA BRAGA WEPLER;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Especialização
14.    BARBARA POUBEL DOS SANTOS;Professor EBTT;40 h;Docente;DED;Ed. Artística Letras /inglês;Especialização
15.    BIANCA DELLA LIBERA DA SILVA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DTE;Ciênc. Biológicas;Doutorado
16.    BRUNA MARIA VASCONCELLOS TRINDADE BISPO;Professor EBTT;40 h;Docente;DTE;Letras;Especialização
17.    BRUNO MENDES MESQUITA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Geografia;Mestrado
18.    CAMILA SANTANA MASCARENHAS;Professor EBTT;40 h;Docente;DED;Ed. Artística;Não informado
19.    CAMILA SILVA SOUSA SANTOS;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Mestrado
20.    CARLOS ANTONIO DE CARVALHO PINTO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;História;Mestrado
21.    CAROLINE CAMARGO DO ESPÍRITO SANTO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Ed. Artística;Mestrado
22.    CELIA REGINA DE OLIVEIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Pedagogia;Especialização
23.    CLAUDIA MARIA MONTEIRO SANT ANNA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Ed. Artística;Especialização
24.    CLEIA MARIA DOS SANTOS PEREIRA;Professor EBTT;40 h;Docente;DMR;Fisioterapia;Especialização
25.    CRISTIANE VALES MACIEL;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Letras;Mestrado
26.    CRISTINA SILVA RIBEIRO DE SOUZA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Especialização
27.    DAIANA PILAR ANDRADE DE FREITAS SILVA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Mestrado
28.    DAYANA MIRANDA DOS SANTOS BANDEIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Especialização
29.    DENIS MARTINO COTA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Música;Mestrado
30.    EDNEY DANTAS DE OLIVEIRA;Professor EBTT;40 h;Docente;DED;Matemática;Mestrado
31.    ELAINE LUIZ DE CARVALHO;Professor EBTT;40 h;Docente;DTE;Química;Especialização
32.    ELIANA LEITE ASSIS FIGUEIREDO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Especialização
33.    ELINE SILVA RODRIGUES;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Mestrado
34.    ELISABETH FERREIRA DE JESUS;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Não informado;Especialização
35.    ESTER ALVES DA SILVA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Especialização
36.    FABIANA ALVARENGA RANGEL;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;GAB;Pedagogia;Doutorado
37.    FABIANE BRAVO DE MARTINS BASTOS;Professor EBTT;40 h;Docente;DMR;Letras;Mestrado
38.    FABIO BRANDOLIN;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Ed. Física;Doutorado
39.    FABIO GARCIA BERNARDO;Professor EBTT;40 h;Docente;DED;Matemática;Mestrado
40.    FAUSTO MAIOLI PENELLO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Ed. Física;Especialização
41.    FERNANDO AUGUSTO PRADO GUILHON;Professor EBTT;40 h;Docente;DED;Ed. Artística;Não informado
42.    FERNANDO DA COSTA FERREIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;GAB;Geografia;Doutorado
43.    FLAVIA DANIELA DOS SANTOS MOREIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Mestrado
44.    FLAVIA FERREIRA PASCOALINO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Fisioterapia;Mestrado
45.    FLAVIA MARA TEIXEIRA MIRANDA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;História;Especialização
46.    FLAVIO ANTONIO DE SOUZA FRANCA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;História;Mestrado
47.    GABRIELLE DE OLIVEIRA CAMACHO SOARES;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;GAB;Ed. Física;Especialização
48.    GENI PINTO DE ABREU;Professor EBTT;40 h;Docente;DTE;Não informado;Especialização
49.    GLAUBER LAMEIRA DE OLIVEIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Ed. Física;Mestrado
50.    GLAUCE MARA GABRY DE FREITAS ARDER;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Ed. Artística;Mestrado
51.    GRAZIELA TORRI DA SILVA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Ed. Física;Mestrado
52.    HEVERTON DE SOUZA BEZERRA DA SILVA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Matemática;Especialização
53.    HIGOR CRUZ DA SILVA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Ed. Física;Especialização
54.    HYLEA DE CAMARGO VALE FERNANDES LIMA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DTE;Letras;Doutorado
55.    ISABEL CRISTINA RIBEIRO DE MELLO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Letras;Especialização
56.    IVAN FINAMORE ARAUJO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Mestrado
57.    JANE ALVES DE SOUZA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Pedagogia;Mestrado
58.    JOANA DE CASSIA SANTOS ARAUJO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Ed. Artística;Mestrado
59.    JOAO RICARDO MELO FIGUEIREDO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;GAB;Não informado;Doutorado
60.    JOSE TADEU MADEIRA DE OLIVEIRA;Professor EBTT;40 h;Docente;DMR;Fisioterapia;Mestrado
61.    KARINE VIEIRA PEREIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Letras;Mestrado
62.    KATIA MARA NEVES MENDES DE OLIVEIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Não informado
63.    KELEM FABIANA GUBOLIN ZAPPAROLI;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Mestrado
64.    KELLI TEIXEIRA PENELLO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Mestrado
65.    LEONARDO DE CARVALHO AUGUSTO;Professor EBTT;40 h;Docente;DED;História;Mestrado
66.    LINDIANE FARIA DO NASCIMENTO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Letras português/inglês;Mestrado
67.    LISANIA CARDOSO TEDERIXE;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Letras;Especialização
68.    LUCIANA BARROS FARIAS LIMA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Especialização
69.    LUCIANA BERNARDINELLO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Turismo e;Mestrado
;;;;;Ed. Artística;
70.    LUCIANA MARIA SANTOS DE ARRUDA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Geografia;Mestrado
71.    LUCIANA TEIXEIRA BERNARDO;Professor EBTT;40 h;Docente;DED;Ed. Física;Especialização
72.    LUIGI AMATO BRAGANCA AMORIM;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Matemática;Mestrado
73.    MARA CRISTINA DE SOUZA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Norma Superior;Especialização
74.    MARCELE MARIA FERREIRA LOPES;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Não informado;Não informado
75.    MARCELO BUSTAMANTE CHILINGUE;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Português/;Especialização
;;;;;literatura;
76.    MARCELO EDWARD PEREIRA;Professor EBTT;40 h;Docente;DED;Ed. Artística;Não informado
77.    MARCELO MIRANDA PETINI;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Ed. Física;Especialização
78.    MARCELO MOREIRA DE SOUZA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Ed. Física;Mestrado
79.    MARCIA DE LOURDES CARVALHO DE OLIVEIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Mestrado
80.    MARCIA DE OLIVEIRA GOMES;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Letras;Doutorado
81.    MARCIA GABRIELA CORREIA OGANDO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Ed. Artística;Doutorado
82.    MARCIA LINS ABADE;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Nutrição;Mestrado
83.    MARCIA NORONHA DE MELLO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;GAB;História;Mestrado
84.    MARGARETH DE OLIVEIRA OLEGARIO TEIXEIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Mestrado
85.    MARIA DA GLORIA DE SOUZA ALMEIDA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;GAB;Letras;Doutorado
86.    MARIA DA PENHA TAVARES DAS VESTES;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Letras;Especialização
87.    MARIA DO SOCORRO FORTES DE OLIVEIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Fonoaudiologia;Mestrado
;;;;;E Pedagogia;
88.    MARIA LUZIA DO LIVRAMENTO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DTE;Psicologia;Não informado
89.    MARIANA DE OLIVEIRA MARTINS DOMINGUES;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Especialização
90.    MARIANA DOS REIS SANTOS;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Mestrado
91.    MARIANA LOPES DA SILVA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Especialização
92.    MARTA MARIA DONOLA VICTORIO;Professor EBTT;40 h;Docente;DMR;Pedagogia;Especialização
93.    MAURO MARCOS FARIAS DA CONCEICAO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;História;Doutorado
94.    MERCIA FERREIRA DE SOUZA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Fisioterapia;Especialização
95.    MILLENE BARROS GUIMARAES DE SOUSA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Não informado;Não informado
96.    MOISES TELES CARVALHO JUNIOR;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Matemática;Doutorado
97.    MORGANA RIBEIRO DOS SANTOS;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Letras português/italiano;Mestrado
98.    NADIR DA SILVA MACHADO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DTE;Pedagogia;Especialização
99.    NAIARA MIRANDA RUST;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DTE;Ciênc. Biológicas;Doutorado
100. PATRICIA IGNACIO DA ROSA;Professor EBTT;40 h;Docente;DED;Ens. de Ciênc./Biologia;Mestrado
101. PATRICIA SOARES DE PINHO GONCALVES;Professor EBTT;40 h;Docente;DED;Ed. Física;Mestrado
102. PAULA DA HORA BRAZ DA SILVA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Ed. Física;Especialização
103. PAULA MARCIA BARBOSA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DTE;Matemática;Especialização
104. PRISCILA ALVES MARQUES;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Ciênc. Biológicas;Mestrado
105. RACHEL MARIA CAMPOS MENEZES DE MORAES;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Letras português/inglês;Mestrado
106. RACHEL VENTURA ESPINHEIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Especialização
107. RAFAEL BOMFIM DUTTON;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;História;Mestrado
108. RAFFAELA DE MENEZES LUPETINA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Mestrado
109. REGINA KATIA CERQUEIRA RIBEIRO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Ed. Física;Mestrado
110. REGINA LUCIA SILVEIRA MARTINS;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Mestrado
111. RENATA MARTINS DE OLIVEIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Letras;Mestrado
112. RENATO MARTINS REDOVALIO FERREIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Ed. Física;Mestrado
113. ROBSON LOPES DE FREITAS JUNIOR;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Geografia;Mestrado
114. RODRIGO AGRELLOS COSTA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Ciênc. Biológicas;Doutorado
115. ROGERIO PINTO DE LIMA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Fisioterapia;Especialização
116. ROSANE DE MENEZES PEREIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;GAB;Pedagogia;Especialização
117. SERGIO HENRIQUE ALMEIDA DA SILVA JUNIOR;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Ed. Física;Doutorado
118. SIMONE SILVEIRA LOPES FONSECA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Especialização
119. SIRLENE DOS SANTOS RIBEIRO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Fisioterapia;Especialização
120. SYLVIA SOARES DE SOUZA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Especialização
121. TALITA ADAO PERINI DE OLIVEIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Ed. Física;Doutorado
122. TANIA MARIA MORATELLI PINHO;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Matemática;Mestrado
123. TERESINHA DE JESUS SAIDE DE SOUSA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Especialização
124. THAIS FERREIRA BIGATE;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Letras;Mestrado
125. THALITA HELENA NILANDER LIMA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Especialização
126. THIAGO PARREIRA SARDENBERG SOARES;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Fisioterapia;Mestrado
127. THIAGO RIBEIRO DUARTE;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DTE;Ed. Artística;Mestrado
128. VAGNER SANTOS DA CRUZ;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DTE;Física;Doutorado
129. VANESSA FRANCA DA SILVA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Matemática;Especialização
130. VANESSA ROCHA ZARDINI NAKAJIMA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DMR;Ed. Física;Especialização
131. VICTOR LUIZ DA SILVEIRA;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Letras;Doutorado
132. VITORIA FANG DE AGUIAR;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Pedagogia;Não informado
133. WAGNER DIAS SANTOS;Professor EBTT;40 h;Docente;DED;Matemática;Mestrado
134. WAGNER ROHR GARCEZ;Professor EBTT;Ded. exc.;Docente;DED;Matemática;Mestrado
SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS;;;;;;
135. ABELARDO DE SOUZA COUTO JUNIOR;Médico;40 h;Técnico;DMR;Medicina;Doutorado
136. ACACIA TAVARES REPOLHO;Assist. em;40 h;Técnico;DPA;Tecnol. em;Especialização
;administração;;;;Gestão De RH;
137. ALESSANDRO DA ROSA CARVALHO;Téc. em contabilidade;40 h;Técnico;DPA;Ciênc. Contábeis;Sem título
138. ALESSANDRO LUIZ XAVIER BORGES PEREIRA;Aux. em ass. educacionais;40 h;Técnico;GAB;Ciênc. da Educação;Sem título
139. ALINE DE CARVALHO AMAND PILAR;Enfermeiro;40 h;Técnico;DMR;Enfermagem;Mestrado
140. ANDRE LUIZ GRENDENE DE AZEVEDO;Téc. em arquivo;40 h;Técnico;DPA;Arquivologia;Especialização
141. ANDREA MAZZARO ALMEIDA DA SILVA SANTOS;Psicólogo;40 h;Técnico;DED;Psicologia;Mestrado
142. ANDREA PEREIRA MACHADO DA SILVA;Assist. de aluno;40 h;Técnico;DED;Pedagogia;Sem título
143. ANDREA SANTIAGO TAVARES DO NASCIMENTO;Assist. de aluno;40 h;Técnico;DED;Nível médio;Sem título
144. ANGELA CRISTINA DUARTE SOUSA;Aux. de biblioteca;40 h;Técnico;DED;Biblioteconomia;Sem título
145. ANNA MARIA CRISTINA DA ROCHA PINTO BRANDAO;Assist. em administração;40 h;Técnico;DMR;Téc. em;Sem título
;;;;;Edificações;
146. ANTONIO HELSON DA SILVA;Téc. em enfermagem;40 h;Técnico;DMR;Nível médio;Sem título
147. ARLEI LEMOS RIBEIRO;Aux. em administração;40 h;Técnico;DED;Nível fund.;Sem título
148. AUGUSTO ERNESTO DE MATTOS BAGANHA;Téc. em contabilidade;40 h;Técnico;GAB;Téc. em Contabilidade;Sem título
149. CAMILA FELIX DE SOUZA;Enfermeiro;40 h;Técnico;DMR;Enfermagem;Especialização
150. CARLA MARIA ARAUJO DOS SANTOS ALVES;Téc. em enfermagem;40 h;Técnico;DMR;Tecnol. em Radiologia;Sem título
151. CARLA REGINA DA RE AMANCIO;Aux. em ass. educacionais;40 h;Técnico;DED;Ed. Física;Sem título
152. CARLOS EDUARDO CARVALHO RODRIGUES;Aux. de biblioteca;40 h;Técnico;DED;Biblioteconomia;Sem título
153. CAROLINA BORIO DODE;Odontólogo;40 h;Técnico;DMR;Odontologia;Mestrado
154. CLAUDIA MARIA FERREIRA DA SILVA;Téc. em enfermagem;40 h;Técnico;DMR;Nível médio;Sem título
155. CLAUDIO DE ALVARENGA CORREA SOARES;Adm. de edifícios;40 h;Técnico;DPA;Nível médio;Sem título
156. CLAUDIO ROBERTO VILARDO;Assist. em;40 h;Técnico;DTE;Com. Social;Sem título
;administração;;;;;
157. CONSTANCA MARTINS WANDERLEY;Assist. em;40 h;Técnico;DTE;Direito;Especialização
;administração;;;;;
158. CRISTINA COSTA DE MORAES;Pedagogo;40 h;Técnico;DMR;Pedagogia;Especialização
159. DAMARES DE MORAES LEITE;Assist. em;40 h;Técnico;DPA;Administração;Especialização
;administração;;;;;
160. DANIEL CICERO GONCALVES PENA;Arquivista;40 h;Técnico;DPA;Arquivologia;Sem título
161. DANIELE DE SOUZA PEREIRA;Assist. em administração;40 h;Técnico;DTE;Letras;Sem título
162. DEBORA DE SOUZA SANTOS MADEIRA;Assist. de aluno;40 h;Técnico;DED;Nível médio;Sem título
163. DEBORA LYS DE ALMEIDA SACRAMENTO;Assist. em administração;40 h;Técnico;DPA;Letras;Mestrado
164. DEBORAH PAONI ATHANACIU CAVGIAS;Téc. em assuntos educacionais;40 h;Técnico;DTE;Pedagogia;Especialização
165. EDUARDO HENRIQUE MORIZOT LEITE;Médico;20 h;Técnico;DMR;Medicina;Mestrado
166. EDUARDO MONIZ VIANNA NOBRE;Assist. em administração;40 h;Técnico;DTE;Nível médio;Sem título
167. ELAINE SOUZA DA SILVA;Assist. em administração;40 h;Técnico;GAB;Letras;Mestrado
168. ERIKA RODRIGUES DOS SANTOS;Assist. em administração;40 h;Técnico;GAB;Serv. Social;Sem título
169. FABIANA MOURA ARRUDA;Aux. em ass. educacionais;40 h;Técnico;DTE;Nível médio;Sem título
170. FERNANDA LUCAS LOPES DE MEIRELLES LEITE;Enfermeiro;40 h;Técnico;DMR;Enfermagem;Doutorado
171. FERNANDO DUCHE CEZAR DA SILVA;Aux. em administração;40 h;Técnico;DED;Nível médio;Sem título
172. FLAVIA SOUZA DO VALLE BALONECKER;Assist. de aluno;40 h;Técnico;DED;Pedagogia;Especialização
173. GERSON FONSECA FERREIRA;Assist. de aluno;40 h;Técnico;GAB;Engenharia;Sem título
174. GRASIELLE LOPES MENEZES DA FONSECA;Téc. em ass. educacionais;40 h;Técnico;DTE;Pedagogia;Especialização
175. INDIRA STEPHANNI CARDOSO SANTOS DA SILVA BERLIM;Trad. intérprete de libras;40 h;Técnico;DMR;Nível médio;Sem título
176. ISABELE CRESPO GOSLING;Téc. em enfermagem;40 h;Técnico;DMR;Nível médio;Sem título
177. JANE PEREIRA SANTOS;Assist. de aluno;40 h;Técnico;DED;Pedagogia;Sem título
178. JEFFERSON GOMES DE MOURA;Assist. em administração;40 h;Técnico;DTE;Direito;Sem título
179. JESSICA MAUCH ALMEIDA ROSSONI;Assist. em administração;40 h;Técnico;DMR;Direito;Especialização
180. JOAO BATISTA ALVARENGA;Revisor de textos braille;40 h;Técnico;DTE;Nível médio;Sem título
181. JORGE FIORE DE OLIVEIRA JUNIOR;Assist. em administração;40 h;Técnico;DTE;Sist. de Informação;Especialização
182. JORTAN DE AMARANTE LIMA;Tecnólogo;40 h;Técnico;DPA;Tecnol. em;Especialização
;;;;;Gestão Pública;
183. JOSE FERREIRA DA SILVA JUNIOR;Pedagogo;40 h;Técnico;DED;Pedagogia;Doutorado
184. JOSE FIDELIS DE ALMEIDA;Assist. de aluno;40 h;Técnico;DED;Nível médio;Sem título
185. JULIANA DE SA MACHADO GUILAM;Fonoaudiólogo;40 h;Técnico;DED;Fonoaudiologia;Mestrado
186. JULIANA SANTOS DA SILVA;Téc. em enfermagem;40 h;Técnico;DMR;Nível médio;Sem título
187. KAROLINE DA SILVA OLIVEIRA;Rel. Públicas;40 h;Técnico;GAB;Com. Social;Especialização
188. KATIA CRISTINA RODRIGUES TEMPONE PASTL;Téc. em enfermagem;40 h;Técnico;DMR;Fisioterapia;Especialização
189. LEONARDO RAJA GABAGLIA;Téc. desportivo;40 h;Técnico;DTE;Ed. Física;Sem título
190. LUCIANO FERREIRA;Assist. em administração;40 h;Técnico;DPA;Nível médio;Sem título
191. LUIS FERNANDO DE FRANCA ROMAO;Assist. em administração;40 h;Técnico;DMR;Direito;Mestrado ???
192. LUIS FERNANDO SENRA TEIXEIRA;Assist. de aluno;40 h;Técnico;DED;Nível médio;Sem título
193. LUIZ FELIPE PROCOPIO DA SILVA;Téc. em contabilidade;40 h;Técnico;DPA;Direito;Sem título
194. LUIZ PAULO DA SILVA BRAGA;Assist. em administração;40 h;Técnico;DTE;História;Mestrado
195. MARCELO AUGUSTO RAMOS LEITE;Assist. em administração;40 h;Técnico;DPA;Tecnol. Em Adm. Pública;Especialização
196. MARIA ISABEL DA SILVA OLIVEIRA;Téc. em ass. educacionais;40 h;Técnico;DED;Letras;Especialização
197. MARIA ODETE SANTOS DUARTE;Assist. em administração;40 h;Técnico;DPA;Fonoaudiologia;Sem título
198. MARILIA AMARAL DE MOURA ESTEVAO TAVARES;Jornalista;25 h;Técnico;GAB;Com. Social ;Mestrado
199. MARINA FERREIRA LEITE;Assist. em administração;40 h;Técnico;DPA;Nível médio;Sem título
200. MARINA HUEI CHIN SU;Fonoaudióloga;30 h;Técnico;DED;Fonoaudiologia;Mestrado
201. MARINO GUILHERME CHAVES;Assist. de aluno;40 h;Técnico;DED;Nível médio;Sem título
202. MAYRE NEIDE GONCALVES LIMA;Assist. em administração;40 h;Técnico;DPA;Administração;Sem título
203. MELINE MELEGARIO LIMA;Assist. em administração;40 h;Técnico;DPA;Direito;Mestrado
204. MICHEL DINIZ DA SILVA;Téc. de TI;40 h;Técnico;GAB;Ciênc. da Computação;Especialização
205. MOACIR DE JESUS GOMES;Analista de TI;40 h;Técnico;GAB;Tecnol. em Análise e Desenv. de Sistemas;Especialização
206. PATRICIA VIEIRA SILVA;Assist. de aluno;40 h;Técnico;DED;Téc. em Edificações;Sem título
207. PAULA THAIS DOS SANTOS SOARES;Nutricionista;40 h;Técnico;GAB;Nutrição;Especialização
208. PAULO ROBERTO DE ANDRADE SANTIAGO;Aux. em administração;40 h;Técnico;DPA;Nível fund.;Sem título
209. PEDRO MUNOZ GOMEZ;Administrador;40 h;Técnico;GAB;Administração;Sem título
210. PEDRO PAULO DA SILVA;Assist. de aluno;40 h;Técnico;DED;Nível médio;Sem título
211. RAFAEL DE CASTRO OLIVEIRA;Assist. em administração;40 h;Técnico;DPA;Nível médio;Sem título
212. RAFAEL LUGAO MAGALHAES;Téc. de TI;40 h;Técnico;GAB;Tecnol. em Desenv. de Software;Mestrado
213. RAIANA OLIVEIRA ROCHA;Assist. em administração;40 h;Técnico;DPA;Nível médio;Sem título
214. RALPH RIBEIRO;Assist. em administração;40 h;Técnico;DED;Psicologia;Sem título
215. RAPHAEL DE ALMEIDA CAETANO;Aux. de biblioteca;40 h;Técnico;DTE;Farmácia;Sem título
216. RENAN TOSTES TAKENOUCHI;Aux. de biblioteca;40 h;Técnico;DED;Com. Social;Sem título
217. RENATA DE MENDONCA BRAGA;Assist. em administração;40 h;Técnico;DMR;Psicologia;Especialização
218. RICARDO LEAO RIBEIRO WANZELLER;Assist. Social;40 h;Técnico;DMR;Serv. Social;Mestrado
219. ROBERTA LISBOA;Assist. em administração;40 h;Técnico;DPA;Direito;Mestrado
220. ROGERIO AZEVEDO CALDAS;Assist. em administração;40 h;Técnico;DPA;Nível médio;Sem título
221. ROGERIO NEURAUTER;Médico;40 h;Técnico;DMR;Medicina;Sem título
222. RUTH CRISTINA DE ABREU ANTUNES CARVALHO;Assist. de aluno;40 h;Técnico;DED;Nível médio;Sem título
223. SABRINA MONTEIRO PEREIRA QUINTANILHA;Aux. em ass. educacionais;40 h;Técnico;DTE;Nível médio;Sem título
224. SANTIAGO AFONSO BALSANULFO;Contador;40 h;Técnico;DPA;Ciênc. Contábeis;Especialização
225. SERGIO RODRIGUES DA SILVA;Assist. de aluno;40 h;Técnico;DED;Nível médio;Sem título
226. SILTON DIAS PINHEIRO;Porteiro;40 h;Técnico;DPA;Nível médio;Sem título
227. SIMONE CARVALHO DOS SANTOS MELLO;Téc. em enfermagem;40 h;Técnico;DMR;Téc. em Enfermagem;Sem título
228. SONIA REGINA GOMES DA ROCHA;Psicólogo;40 h;Técnico;DMR;Psicologia;Especialização
229. THALITA MATOS PAIVA;Fonoaudióloga;40 h;Técnico;DED;Fonoaudiologia;Especialização
230. THAIS GABRIEL PINCIGHER SILVA;Assist. em administração;40 h;Técnico;DPA;Eng. de Produção;Sem título
231. THAIS LAVINAS FERREIRA WERNECK;Assist. em administração;40 h;Técnico;DPA;Administração;Sem título
232. VALDECIR CORREA DA COSTA;Impressor;40 h;Técnico;DTE;Nível fund.;Sem título
233. VANESSA DE ABREU CARVALHO FERREIRA;Assist. social;40 h;Técnico;DMR;Serv. Social;Mestrado
234. VICTOR MIRANDA ELIAS;Assist. social;40 h;Técnico;DMR;Serv. Social;Mestrado
235. WALMIR DA COSTA PENHA;Assist. de aluno;40 h;Técnico;DED;Nível médio;Sem título
SERVIDORAS APOSENTADAS EXERCENDO CARGO COMISSIONADO ;;;;;;
236. ELISE DE MELO BORBA FERREIRA;Professor EBTT;40 h;Docente;DPPE;Letras/port. e literatura;Mestrado
237. ÉRICA DESLANDES MAGNO OLIVEIRA;Nutricionista;40 h;Técnico;GAB;Nutrição;Especialização
SERVIDORES DE OUTROS ÓRGÃOS EM EXERCÍCIO NO IBC;;;;;;
238. JEANE GAMEIRO MIRAGAYA;Especialista em pol.;40 h;Técnico;DPPE;Matemática;Especialização
(ex. descentralizado de carreira);públicas;;;;;
239. PAOLLA CABRAL SILVA BRASIL;Professor EBTT;40 h;Docente;DED;Lic. em língua portuguesa;Mestrado
(exercício provisório);;;;;;
TRABALHADORES COM EXERCÍCIO ENQUADRADO NO §7º DO ART Nº 93 DA LEI 8.112/90;;;;;;
240. SANDRA DE SOUSA PEREIRA;Of. de serv. de escritório;44 h;Técnico;DMR;Não informado;Não informado
241. REGINA MARIA DA VITORIA PESSANHA;Escriturário 3;44 h;Técnico;DMR;Não informado;Não informado
242. PEDRO AURÉLIO DE ALMEIDA;Administrador;40 h;Técnico;DPA;Administração;Não informado
;;;;;;
;;;;;;
;;;;;;
;;;;;;
;;;;;;
;;;;;;
;;;;;;
;;;;;;
;;;;;;
;;;;;;
;;;;;;
 ;;;;;;
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Agenda da Autoridade
      • Documentos importantes
      • Competências
      • Estrutura organizacional
      • Horário de funcionamento
      • Quem é quem
      • Localização
      • Marca Institucional
    • Ações e programas
      • Indicadores de resultado
      • Iniciativas por área finalística
      • Programas financiados pelo FAT
      • Renúncia de receitas
    • Agenda da Autoridade
    • Auditorias
      • Auditorias/ações governamentais e proteção de dados
      • Auditorias anuais
      • Auditorias/Relatórios de Gestão
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
    • Comissão de Ética
    • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos do IBC
    • Informações classificadas
    • Licitação e contratos
    • Painel Lei de Acesso à Informação (LAI)
    • Participação Social
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Consultas públicas / pesquisas de opinião
      • Interação com a sociedade
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
    • Relatórios (Documentos Institucionais)
    • Seleções e Concursos
    • Servidores
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
  • Assuntos
    • Comunicados
      • Boletins de Serviço
      • Plano Contingencial de Enfrentamento à Covid-19 (confira a 4ª edição, atualizada)
    • Debates Institucional
      • Ações de Debates - Relatórios, Atas e demais documentos discutidos e/ou produzidos
    • Notícias
  • Calendários
    • Calendário acadêmico
      • Educação Básica
      • Mestrado
      • Especialização
    • Calendário da Formação Continuada (fluxo dinâmico)
      • Programação dos cursos de Extensão
    • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
      • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
    • Calendário Institucional
      • Calendário Institucional - 2025
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Fala.BR
  • Centrais de conteúdos
    • Fique por dentro
    • Podcasts
      • Conexão Jovem IBC
      • Fala CEaD-IBC!
      • Muito a contar
      • PODfalar, RBC!
      • PODVER: o podcast da audiodescrição
      • Ser Social /IBC
      • CLB - Entre Pontos
      • Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ
    • Projetos
      • Cegueira e Baixa Visão
      • Memória IBC (site antigo)
      • Memória IBC
    • Publicações
      • Documentos institucionais
      • Fluxograma (Licitação e Dispensa)
      • Portarias de Pessoal (designações e contratos temporários)
      • Portarias Normativas
      • Publicações Infantojuvenis acessíveis
      • Publicações técnico-científicas
      • Regimentos das comissões e demais colegiados
      • Revista em tinta ampliada para o público em geral
      • Revistas em braille para o público em geral
      • Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid–19
      • IBC no Diário Oficial da União (DOU) - Seções 2 e 3
    • IBC 170 anos
      • Por dentro do IBC
      • Você sabia...
      • Linha do tempo
      • Depoimentos
      • Programação
      • Nova logomarca
    • Redes Sociais
      • Youtube
      • Instagram
      • Facebook
      • Flickr
    • 200 anos do Sistema Braille
      • 200 anos do Sistema Braille
    • Site antigo
  • Composição
    • Competências
    • Gabinete da Direção-Geral
    • Departamentos do IBC
      • Departamento de Administração (DADM)
      • Departamento de Educação (DED)
      • Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR)
      • Departamento de Planejamento (DPLAN)
      • Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE)
      • Departamento Técnico-Especializado (DTE)
      • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
  • Ensino
    • Docentes
    • Educação Básica
      • Educação Básica no IBC (visão geral)
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
    • Educação Superior
      • Pós-Graduação Lato Sensu
      • Pós-Graduação Stricto Sensu
      • Programa de Residência Docente (PRDIBC)
      • Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Extensão
    • Acompanhamento de egressos
    • Certificados
    • Cursos
    • Estágio e emprego
    • Eventos de extensão
    • Política de Extensão do IBC
    • Prestação de serviço voluntário
    • Prestação de serviços vinculados às ações de extensão
    • Programas
    • Projetos
    • Visitas
    • Projetos DEA/DPPE
      • Projeto Apoio a instituições para formação continuada na temática da deficiência visual
      • Cursos de extensão
  • Eventos
    • Eventos institucionais e comemorativos
    • Eventos educativos, tecnológicos e científicos
    • Eventos artísticos, culturais e escolares
  • Formação de turmas
    • Formação de turmas 2026
    • Formação de turmas 2025
    • Formação de turmas 2024
  • Memória
    • Projeto Memória IBC
    • Projeto Memória IBC (site antigo)
  • Núcleos de atendimento especializado
    • Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART)
    • Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS)
    • Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT)
  • Pesquisa e Tecnologia
    • Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Desenvolvimento de pesquisa no IBC
      • Boletins
    • Materiais especializados
      • Livros falados
      • Livros em braille
      • Livros ampliados
      • Materiais didáticos grafotáteis e ampliados
      • Materiais tridimensionais
      • Referências para produção de materiais em braille
      • Revistas em braille
    • Publicações técnico-científicas
  • Processos Eletrônicos - SUAP/IBC
  • Seleções e Concursos
    • Concursos públicos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2021
      • 2018
      • 2016
      • 2014
      • 2012
    • Processos Seletivos (contratações, cursos, estágios, voluntariado, publicações, apresentações e participações em eventos etc)
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2017
      • 2016
  • Serviços
    • Atendimento clínico e cirúrgico em oftalmologia
    • Bibliotecas
      • Acervo Infantojuvenil
      • Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA)
      • Biblioteca Louis Braille
    • Clube do Livro em Braille - CLB
    • Distribuição de material especializado
    • Orientações sobre acessibilidade
  • Sistemas
    • Glpi
    • Gmail (aluno)
    • Gmail (servidor)
    • SUAP
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca