Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
IBC
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Agenda da Autoridade
      • Documentos importantes
      • Competências
      • Estrutura organizacional
      • Horário de funcionamento
      • Quem é quem
      • Localização
      • Marca Institucional
    • Ações e programas
      • Indicadores de resultado
      • Iniciativas por área finalística
      • Programas financiados pelo FAT
      • Renúncia de receitas
    • Agenda da Autoridade
    • Auditorias
      • Auditorias/ações governamentais e proteção de dados
      • Auditorias anuais
      • Auditorias/Relatórios de Gestão
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
    • Comissão de Ética
    • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos do IBC
    • Informações classificadas
    • Licitação e contratos
    • Painel Lei de Acesso à Informação (LAI)
    • Participação Social
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Consultas públicas / pesquisas de opinião
      • Interação com a sociedade
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
    • Relatórios (Documentos Institucionais)
    • Seleções e Concursos
    • Servidores
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
  • Assuntos
    • Comunicados
      • Boletins de Serviço
      • Plano Contingencial de Enfrentamento à Covid-19 (confira a 4ª edição, atualizada)
    • Debates Institucional
      • Ações de Debates - Relatórios, Atas e demais documentos discutidos e/ou produzidos
    • Notícias
  • Calendários
    • Calendário acadêmico
      • Educação Básica
      • Mestrado
      • Especialização
    • Calendário da Formação Continuada (fluxo dinâmico)
      • Programação dos cursos de Extensão
    • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
      • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
    • Calendário Institucional
      • Calendário Institucional - 2025
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Fala.BR
  • Centrais de conteúdos
    • Fique por dentro
    • Podcasts
      • Conexão Jovem IBC
      • Fala CEaD-IBC!
      • Muito a contar
      • PODfalar, RBC!
      • PODVER: o podcast da audiodescrição
      • Ser Social /IBC
      • CLB - Entre Pontos
      • Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ
    • Projetos
      • Cegueira e Baixa Visão
      • Memória IBC (site antigo)
      • Memória IBC
    • Publicações
      • Documentos institucionais
      • Fluxograma (Licitação e Dispensa)
      • Portarias de Pessoal (designações e contratos temporários)
      • Portarias Normativas
      • Publicações Infantojuvenis acessíveis
      • Publicações técnico-científicas
      • Regimentos das comissões e demais colegiados
      • Revista em tinta ampliada para o público em geral
      • Revistas em braille para o público em geral
      • Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid–19
      • IBC no Diário Oficial da União (DOU) - Seções 2 e 3
    • IBC 170 anos
      • Por dentro do IBC
      • Você sabia...
      • Linha do tempo
      • Depoimentos
      • Programação
      • Nova logomarca
    • Redes Sociais
      • Youtube
      • Instagram
      • Facebook
      • Flickr
    • 200 anos do Sistema Braille
      • 200 anos do Sistema Braille
    • Site antigo
  • Composição
    • Competências
    • Gabinete da Direção-Geral
    • Departamentos do IBC
      • Departamento de Administração (DADM)
      • Departamento de Educação (DED)
      • Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR)
      • Departamento de Planejamento (DPLAN)
      • Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE)
      • Departamento Técnico-Especializado (DTE)
      • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
  • Ensino
    • Docentes
    • Educação Básica
      • Educação Básica no IBC (visão geral)
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
    • Educação Superior
      • Pós-Graduação Lato Sensu
      • Pós-Graduação Stricto Sensu
      • Programa de Residência Docente (PRDIBC)
      • Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Extensão
    • Acompanhamento de egressos
    • Certificados
    • Cursos
    • Estágio e emprego
    • Eventos de extensão
    • Política de Extensão do IBC
    • Prestação de serviço voluntário
    • Prestação de serviços vinculados às ações de extensão
    • Programas
    • Projetos
    • Visitas
    • Projetos DEA/DPPE
      • Projeto Apoio a instituições para formação continuada na temática da deficiência visual
      • Cursos de extensão
  • Eventos
    • Eventos institucionais e comemorativos
    • Eventos educativos, tecnológicos e científicos
    • Eventos artísticos, culturais e escolares
  • Formação de turmas
    • Formação de turmas 2026
    • Formação de turmas 2025
    • Formação de turmas 2024
  • Memória
    • Projeto Memória IBC
    • Projeto Memória IBC (site antigo)
  • Núcleos de atendimento especializado
    • Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART)
    • Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS)
    • Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT)
  • Pesquisa e Tecnologia
    • Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Desenvolvimento de pesquisa no IBC
      • Boletins
    • Materiais especializados
      • Livros falados
      • Livros em braille
      • Livros ampliados
      • Materiais didáticos grafotáteis e ampliados
      • Materiais tridimensionais
      • Referências para produção de materiais em braille
      • Revistas em braille
    • Publicações técnico-científicas
  • Processos Eletrônicos - SUAP/IBC
  • Seleções e Concursos
    • Concursos públicos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2021
      • 2018
      • 2016
      • 2014
      • 2012
    • Processos Seletivos (contratações, cursos, estágios, voluntariado, publicações, apresentações e participações em eventos etc)
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2017
      • 2016
  • Serviços
    • Atendimento clínico e cirúrgico em oftalmologia
    • Bibliotecas
      • Acervo Infantojuvenil
      • Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA)
      • Biblioteca Louis Braille
    • Clube do Livro em Braille - CLB
    • Distribuição de material especializado
    • Orientações sobre acessibilidade
  • Sistemas
    • Glpi
    • Gmail (aluno)
    • Gmail (servidor)
    • SUAP
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Você está aqui: Página Inicial Acesso à Informação Tabelas / Dados abertos Dados/Departamento de Planejamento e Administração (DPA) 2018 Quadro efetivo de servidores 2018 Servidores técnico-administrativos 2018 (CSV)
Info

Servidores técnico-administrativos 2018 (CSV)

Atualizado em 08/02/2022 15h43

text/csv Servidores tecnico-administrativos 2018.csv — 6 KB

Conteúdo do arquivo

SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS;;;;
Nome;Cargo;Formação;Titulação;Lotação
ABELARDO DE SOUZA COUTO JUNIOR;MÉDICO;MEDICINA;DOUTORADO;DPMO
ANGELA CRISTINA DUARTE SOUSA;AUX. BIBLIOTECA;BIBLIOTECONOMIA;GRADUAÇÃO;DED
ALESSANDRO DA ROSA CARVALHO;TÉC. EM CONTABILIDADE;CIÊNCIAS CONTÁBEIS;GRADUAÇÃO;DOF
ALESSANDRO LUIZ XAVIER BORGES PEREIRA;AUX. ASSUNTOS EDUCACIONAIS;CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO;GRADUAÇÃO;GAB
ALINE DE CARVALHO AMAND PILAR;ENFERMEIRA;ENFERMAGEM;MESTRADO;DMR
ANA PAULA DA SILVA GONCALVES;AUX. ASSUNTOS EDUCACIONAIS;DIREITO;GRADUAÇÃO;DEA
ANDRÉ LUIZ GRENDENE DE AZEVEDO;TÉC. EM ARQUIVO;GESTÃO EDUCACIONAL;ESPECIALISTA;DP
ANDREA MAZZARO ALMEIDA DA SILVA SANTOS;PSICÓLOGA;PSICOLOGIA;NÃO POSSUI;DOE
ANDREA PEREIRA MACHADO DA SILVA;ASSISTENTE DE ALUNOS;PEDAGOGIA;GRADUAÇÃO;DAE
ANDREA SANTIAGO TAVARES DO NASCIMENTO;ASSISTENTE DE ALUNOS;MÉDIO;NÃO POSSUI;DAE
ANNA MARIA CRISTINA DA ROCHA BRANDÃO;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;TEC. EDIFICAÇÕES;NÃO POSSUI;DMR
ANTONIO HELSON DA SILVA;TÉC. ENFERMAGEM;MÉDIO;NÃO POSSUI;DMR
ARLEI LEMOS RIBEIRO;AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO;FUNDAMENTAL;NÃO POSSUI;DSG
AUGUSTO ERNESTO DE MATTOS BAGANHA ;TÉC. EM CONTABILIDADE;TÉC. EM CONTABILIDADE;NÃO POSSUI;DOF
CARLA MARIA ARAUJO DOS SANTOS ALVES;TÉC. ENFERMAGEM;TÉC. EM RADIOLOGIA;GRADUAÇÃO;DMR
CARLA REGINA DA RE AMANCIO;AUX. ASSUNTOS EDUCACIONAIS;EDUCAÇÃO FÍSICA;GRADUAÇÃO;DTE
CARLOS EDUARDO CARVALHO RODRIGUES;AUX. BIBLIOTECA;BIBLIOTECONOMIA;GRADUAÇÃO;DTE
CAROLINA BORIO DODE;ODONTÓLOGA;ODONTOLOGIA;MESTRADO;DPMO
CLAUDIA MARIA FERREIRA DA SILVA;TÉC. ENFERMAGEM;NÃO INFORMADO;NÃO INFORMADO;DMR
CLAUDIO DE ALVARENGA CORREA SOARES;ADMINISTRADOR EDIFÍCIOS;MÉDIO;NÃO POSSUI;DPA
CLAUDIO ROBERTO VILARDO;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;COMUNICAÇÃO SOCIAL;NÃO POSSUI;DTE
CRISTINA COSTA DE MORAES;PEDAGOGA;PEDAGOGIA;ESPECIALISTA;DMR
CONSTANÇA MARTINS WANDERLEY;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;DIREITO;ESPECIALISTA;DPPE
DANIELE DE SOUZA PEREIRA;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;NÃO INFORMADO;NÃO POSSUI;DIB 
DEBORA DE SOUZA SANTOS MADEIRA;ASSISTENTE DE ALUNOS;MÉDIO;NÃO POSSUI;DAE
DEBORAH PAONI ATHANACIU CAVGIAS;TÉC. ASSUNTOS EDUCACIONAIS;PEDAGOGIA;ESPECIALISTA;DPME
EDUARDO HENRIQUE MORIZOT LEITE;MÉDICO;MEDICINA;MESTRADO;DPMO
EDUARDO MONIZ VIANNA NOBRE;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;MÉDIO;NÃO POSSUI;DSG
ESTELITA DA COSTA DE ARAÚJO;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;FUNDAMENTAL;NÃO POSSUI;DMR
ELAINE SOUZA DA SILVA;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;LETRAS;ESPECIALISTA;DPA
FABIANA MOURA ARRUDA;AUX. ASSUNTOS EDUCACIONAIS;MÉDIO;NÃO POSSUI;DTE
FLAVIA SOUZA DO VALLE BALONECKER;ASSISTENTE DE ALUNOS;NÃO INFORMADO;GRADUAÇÃO;DAE
FERNANDO DUCHE CEZAR DA SILVA;AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO;MÉDIO;NÃO POSSUI;DED
GERSON FONSECA FERREIRA;ASSISTENTE DE ALUNOS;ENGENHARIA;NÃO POSSUI;DPA
GRASIELLE LOPES MENEZES DA FONSECA;TÉC. ASSUNTOS EDUCACIONAIS;PEDAGOGIA;ESPECIALISTA;DPME
INDIRA STEPHANNI CARDOSO SANTOS;TRADUTORA INTÉRPRETE SINAIS;MÉDIO;NÃO POSSUI;DMR
ISABELE CRESPO GOSLING;TÉC. ENFERMAGEM;MÉDIO;NÃO POSSUI;DMR
JANE PEREIRA SANTOS;ASSISTENTE DE ALUNOS;PEDAGOGIA;GRADUAÇÃO;DAE
JEFFERSON GOMES DE MOURA;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;DIREITO;NÃO INFORMADO;DTE
JESSICA MAUCH ALMEIDA ROSSONI;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;ADMINISTRAÇÃO/DIREITO;ESPECIALISTA;DMR
JOAO BATISTA ALVARENGA ;REVISOR TEXTO BRAILLE;MÉDIO;NÃO POSSUI;DIB
JOAO CARLOS RODRIGUES BARBOSA;TÉC. ENFERMAGEM;MÉDIO;NÃO POSSUI;DMR
JORGE FIORE DE OLIVEIRA JUNIOR;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;TÉC. PROC. DADOS;NÃO POSSUI;DEA
JORTAN DE AMARANTE LIMA;TECNÓLOGO GESTÃO PÚBLICA;TEC. GEST PÚB./CONT PUB;ESPECIALISTA;GAB
JOSE FIDELIS DE ALMEIDA;ASSISTENTE DE ALUNOS;MÉDIO;NÃO POSSUI;DAE
JULIANA DE SA MACHADO GUILAM;FONOAUDIÓLOGA;FONOAUDIOLOGIA;MESTRADO;DED
JULIANA SANTOS DA SILVA;TÉC. ENFERMAGEM;MÉDIO;NÃO POSSUI;DMR
LEONARDO RAJA GABAGLIA ;TÉC. DESPORTIVO;EDUCAÇÃO FÍSICA;NÃO POSSUI;DDI
LUCIANO FERREIRA;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;MÉDIO;NÃO POSSUI;DMP
LUIS FERNANDO DE FRANÇA ROMÃO;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;DIREITO;ESPECIALISTA;GAB
LUIS FERNANDO SENRA TEIXEIRA;ASSISTENTE DE ALUNOS;MÉDIO;NÃO POSSUI;DAE
LUIZ FELIPE PROCOPIO DA SILVA;TÉC. EM CONTABILIDADE;DIREITO;GRADUAÇÃO;DOF
LUIZ PAULO DA SILVA BRAGA;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;HISTÓRIA;MESTRADO;DPP
MARCELO AUGUSTO RAMOS LEITE;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA;GRADUAÇÃO;DP
MARIA ISABEL DA SILVA OLIVEIRA;TÉC. ASSUNTOS EDUCACIONAIS;LETRAS;ESPECIALISTA;DEN
MARIA ODETE SANTOS DUARTE;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;SECRETARIADO;GRADUAÇÃO;DPA
MARILIA AMARAL DE MOURA ESTEVAO TAVARES;JORNALISTA;COM. SOCIAL/ECONOMIA;MESTRADO;GAB
MARINA FERREIRA LEITE;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;MÉDIO;NÃO POSSUI;DSG
MARINA HUEI CHIN SU ;FONOAUDIÓLOGA;FONOAUDIOLOGIA;ESPECIALISTA;DED
MARINA MIZRAHI GOICHMAN;ECONOMISTA;ECONOMIA;MESTRADO;DOF
MARINO GUILHERME CHAVES;ASSISTENTE DE ALUNOS;MÉDIO;NÃO POSSUI;DAE
MAYRE NEIDE GONÇALVES;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;ADMINISTRAÇÃO;GRADUAÇÃO;DPA
MELINE MELEGÁRIO LIMA;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;DIREITO;ESPECIALISTA;DP
MICHEL DINIZ DA SILVA;TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO;ANÁLISE DE SISTEMAS;ESPECIALISTA;GAB
MOACIR DE JESUS GOMES;ANALISTA TÉC. DA INFORMAÇÃO;ANÁLISE E DES. SISTEMAS;GRADUAÇÃO;GAB
PATRICIA VIEIRA SILVA;ASSISTENTE DE ALUNOS;TÉC. EM EDIFICAÇÕES;NÃO POSSUI;DAE
PAULA THAIS DOS SANTOS SOARES;NUTRICIONISTA;NUTRIÇÃO;ESPECIALISTA;DMR
PAULO ROBERTO DE ANDRADE SANTIAGO;AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO;FUNDAMENTAL;NÃO POSSUI;DMP
PEDRO MUNOZ GOMEZ;ADMINISTRADOR;ADMINISTRAÇÃO;NÃO POSSUI;GAB
PEDRO PAULO DA SILVA;ASSISTENTE DE ALUNOS;MÉDIO;NÃO POSSUI;DAE
RAFAEL DE CASTRO OLIVEIRA;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;NÃO INFORMADO;NÃO INFORMADO;DP
RAPHAEL DE ALMEIDA CAETANO ;AUX. BIBLIOTECA;FARMÁCIA;GRADUAÇÃO;DTE
RENAN TOSTES TAKENOUCHI;AUX. BIBLIOTECA;NÃO INFORMADO;GRADUAÇÃO;DAL
RENATA DE MENDONÇA BRAGA;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;NÃO INFORMADO;NÃO INFORMADO;DMR
ROGÉRIO AZEVEDO CALDAS;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;NÃO INFORMADO;NÃO INFORMADO;DPA
ROGERIO NEURAUTER;MÉDICO;MEDICINA;GRADUAÇÃO;DPMO
RUTH CRISTINA DE ABREU ANTUNES CARVALHO;ASSISTENTE DE ALUNOS;CIÊNCIAS;GRADUAÇÃO;DAE
SABRINA MONTEIRO PEREIRA QUINTANILHA;AUX. ASSUNTOS EDUCACIONAIS;MÉDIO;NÃO POSSUI;DEA
SANTIAGO AFONSO BALSANULFO;CONTADOR;CIÊNCIAS CONTÁBEIS;ESPECIALISTA;DOF
SERGIO RODRIGUES DA SILVA;ASSISTENTE DE ALUNOS;MÉDIO;NÃO POSSUI;DAE
SILTON DIAS PINHEIRO;PORTEIRO;NÃO INFORMADO;NÃO INFORMADO;DSG
SIMONE CARVALHO DOS SANTOS MELLO;TÉC. EM ENFERMAGEM;TÉC. EM ENFERMAGEM;NÃO POSSUI;DMR
SONIA REGINA GOMES DA ROCHA;PSICÓLOGA;GESTÃO DE PESSOAS;ESPECIALISTA;DMR
THAIS GABRIEL PINCIGHER;ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO;MÉDIO;NÃO POSSUI;DPA
VALDECIR CORREA DA COSTA;IMPRESSOR;FUNDAMENTAL;NÃO POSSUI;DIB
VANESSA DE ABREU CARVALHO FERREIRA;ASSISTENTE SOCIAL;SERVIÇO SOCIAL;MESTRADO;DMR
VICTOR MIRANDA ELIAS;ASSISTENTE SOCIAL;SERVIÇO SOCIAL;ESPECIALISTA;DOA
WALMIR DA COSTA PENHA;ASSISTENTE DE ALUNOS;MÉDIO;NÃO POSSUI;DAE
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Agenda da Autoridade
      • Documentos importantes
      • Competências
      • Estrutura organizacional
      • Horário de funcionamento
      • Quem é quem
      • Localização
      • Marca Institucional
    • Ações e programas
      • Indicadores de resultado
      • Iniciativas por área finalística
      • Programas financiados pelo FAT
      • Renúncia de receitas
    • Agenda da Autoridade
    • Auditorias
      • Auditorias/ações governamentais e proteção de dados
      • Auditorias anuais
      • Auditorias/Relatórios de Gestão
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
    • Comissão de Ética
    • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos do IBC
    • Informações classificadas
    • Licitação e contratos
    • Painel Lei de Acesso à Informação (LAI)
    • Participação Social
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Consultas públicas / pesquisas de opinião
      • Interação com a sociedade
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
    • Relatórios (Documentos Institucionais)
    • Seleções e Concursos
    • Servidores
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
  • Assuntos
    • Comunicados
      • Boletins de Serviço
      • Plano Contingencial de Enfrentamento à Covid-19 (confira a 4ª edição, atualizada)
    • Debates Institucional
      • Ações de Debates - Relatórios, Atas e demais documentos discutidos e/ou produzidos
    • Notícias
  • Calendários
    • Calendário acadêmico
      • Educação Básica
      • Mestrado
      • Especialização
    • Calendário da Formação Continuada (fluxo dinâmico)
      • Programação dos cursos de Extensão
    • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
      • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
    • Calendário Institucional
      • Calendário Institucional - 2025
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Fala.BR
  • Centrais de conteúdos
    • Fique por dentro
    • Podcasts
      • Conexão Jovem IBC
      • Fala CEaD-IBC!
      • Muito a contar
      • PODfalar, RBC!
      • PODVER: o podcast da audiodescrição
      • Ser Social /IBC
      • CLB - Entre Pontos
      • Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ
    • Projetos
      • Cegueira e Baixa Visão
      • Memória IBC (site antigo)
      • Memória IBC
    • Publicações
      • Documentos institucionais
      • Fluxograma (Licitação e Dispensa)
      • Portarias de Pessoal (designações e contratos temporários)
      • Portarias Normativas
      • Publicações Infantojuvenis acessíveis
      • Publicações técnico-científicas
      • Regimentos das comissões e demais colegiados
      • Revista em tinta ampliada para o público em geral
      • Revistas em braille para o público em geral
      • Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid–19
      • IBC no Diário Oficial da União (DOU) - Seções 2 e 3
    • IBC 170 anos
      • Por dentro do IBC
      • Você sabia...
      • Linha do tempo
      • Depoimentos
      • Programação
      • Nova logomarca
    • Redes Sociais
      • Youtube
      • Instagram
      • Facebook
      • Flickr
    • 200 anos do Sistema Braille
      • 200 anos do Sistema Braille
    • Site antigo
  • Composição
    • Competências
    • Gabinete da Direção-Geral
    • Departamentos do IBC
      • Departamento de Administração (DADM)
      • Departamento de Educação (DED)
      • Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR)
      • Departamento de Planejamento (DPLAN)
      • Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE)
      • Departamento Técnico-Especializado (DTE)
      • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
  • Ensino
    • Docentes
    • Educação Básica
      • Educação Básica no IBC (visão geral)
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
    • Educação Superior
      • Pós-Graduação Lato Sensu
      • Pós-Graduação Stricto Sensu
      • Programa de Residência Docente (PRDIBC)
      • Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Extensão
    • Acompanhamento de egressos
    • Certificados
    • Cursos
    • Estágio e emprego
    • Eventos de extensão
    • Política de Extensão do IBC
    • Prestação de serviço voluntário
    • Prestação de serviços vinculados às ações de extensão
    • Programas
    • Projetos
    • Visitas
    • Projetos DEA/DPPE
      • Projeto Apoio a instituições para formação continuada na temática da deficiência visual
      • Cursos de extensão
  • Eventos
    • Eventos institucionais e comemorativos
    • Eventos educativos, tecnológicos e científicos
    • Eventos artísticos, culturais e escolares
  • Formação de turmas
    • Formação de turmas 2026
    • Formação de turmas 2025
    • Formação de turmas 2024
  • Memória
    • Projeto Memória IBC
    • Projeto Memória IBC (site antigo)
  • Núcleos de atendimento especializado
    • Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART)
    • Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS)
    • Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT)
  • Pesquisa e Tecnologia
    • Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Desenvolvimento de pesquisa no IBC
      • Boletins
    • Materiais especializados
      • Livros falados
      • Livros em braille
      • Livros ampliados
      • Materiais didáticos grafotáteis e ampliados
      • Materiais tridimensionais
      • Referências para produção de materiais em braille
      • Revistas em braille
    • Publicações técnico-científicas
  • Processos Eletrônicos - SUAP/IBC
  • Seleções e Concursos
    • Concursos públicos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2021
      • 2018
      • 2016
      • 2014
      • 2012
    • Processos Seletivos (contratações, cursos, estágios, voluntariado, publicações, apresentações e participações em eventos etc)
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2017
      • 2016
  • Serviços
    • Atendimento clínico e cirúrgico em oftalmologia
    • Bibliotecas
      • Acervo Infantojuvenil
      • Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA)
      • Biblioteca Louis Braille
    • Clube do Livro em Braille - CLB
    • Distribuição de material especializado
    • Orientações sobre acessibilidade
  • Sistemas
    • Glpi
    • Gmail (aluno)
    • Gmail (servidor)
    • SUAP
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca