Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
IBC
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Agenda da Autoridade
      • Documentos importantes
      • Competências
      • Estrutura organizacional
      • Horário de funcionamento
      • Quem é quem
      • Localização
      • Marca Institucional
    • Ações e programas
      • Indicadores de resultado
      • Iniciativas por área finalística
      • Programas financiados pelo FAT
      • Renúncia de receitas
    • Agenda da Autoridade
    • Auditorias
      • Auditorias/ações governamentais e proteção de dados
      • Auditorias anuais
      • Auditorias/Relatórios de Gestão
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
    • Comissão de Ética
    • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos do IBC
    • Informações classificadas
    • Licitação e contratos
    • Painel Lei de Acesso à Informação (LAI)
    • Participação Social
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Consultas públicas / pesquisas de opinião
      • Interação com a sociedade
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
    • Relatórios (Documentos Institucionais)
    • Seleções e Concursos
    • Servidores
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
  • Assuntos
    • Comunicados
      • Boletins de Serviço
      • Plano Contingencial de Enfrentamento à Covid-19 (confira a 4ª edição, atualizada)
    • Debates Institucional
      • Ações de Debates - Relatórios, Atas e demais documentos discutidos e/ou produzidos
    • Notícias
  • Calendários
    • Calendário acadêmico
      • Educação Básica
      • Mestrado
      • Especialização
    • Calendário da Formação Continuada (fluxo dinâmico)
      • Programação dos cursos de Extensão
    • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
      • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
    • Calendário Institucional
      • Calendário Institucional - 2025
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Fala.BR
  • Centrais de conteúdos
    • Fique por dentro
    • Podcasts
      • Conexão Jovem IBC
      • Fala CEaD-IBC!
      • Muito a contar
      • PODfalar, RBC!
      • PODVER: o podcast da audiodescrição
      • Ser Social /IBC
      • CLB - Entre Pontos
      • Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ
    • Projetos
      • Cegueira e Baixa Visão
      • Memória IBC (site antigo)
      • Memória IBC
    • Publicações
      • Documentos institucionais
      • Fluxograma (Licitação e Dispensa)
      • Portarias de Pessoal (designações e contratos temporários)
      • Portarias Normativas
      • Publicações Infantojuvenis acessíveis
      • Publicações técnico-científicas
      • Regimentos das comissões e demais colegiados
      • Revista em tinta ampliada para o público em geral
      • Revistas em braille para o público em geral
      • Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid–19
      • IBC no Diário Oficial da União (DOU) - Seções 2 e 3
    • IBC 170 anos
      • Por dentro do IBC
      • Você sabia...
      • Linha do tempo
      • Depoimentos
      • Programação
      • Nova logomarca
    • Redes Sociais
      • Youtube
      • Instagram
      • Facebook
      • Flickr
    • 200 anos do Sistema Braille
      • 200 anos do Sistema Braille
    • Site antigo
  • Composição
    • Competências
    • Gabinete da Direção-Geral
    • Departamentos do IBC
      • Departamento de Administração (DADM)
      • Departamento de Educação (DED)
      • Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR)
      • Departamento de Planejamento (DPLAN)
      • Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE)
      • Departamento Técnico-Especializado (DTE)
      • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
  • Ensino
    • Docentes
    • Educação Básica
      • Educação Básica no IBC (visão geral)
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
    • Educação Superior
      • Pós-Graduação Lato Sensu
      • Pós-Graduação Stricto Sensu
      • Programa de Residência Docente (PRDIBC)
      • Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Extensão
    • Acompanhamento de egressos
    • Certificados
    • Cursos
    • Estágio e emprego
    • Eventos de extensão
    • Política de Extensão do IBC
    • Prestação de serviço voluntário
    • Prestação de serviços vinculados às ações de extensão
    • Programas
    • Projetos
    • Visitas
    • Projetos DEA/DPPE
      • Projeto Apoio a instituições para formação continuada na temática da deficiência visual
      • Cursos de extensão
  • Eventos
    • Eventos institucionais e comemorativos
    • Eventos educativos, tecnológicos e científicos
    • Eventos artísticos, culturais e escolares
  • Formação de turmas
    • Formação de turmas 2026
    • Formação de turmas 2025
    • Formação de turmas 2024
  • Memória
    • Projeto Memória IBC
    • Projeto Memória IBC (site antigo)
  • Núcleos de atendimento especializado
    • Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART)
    • Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS)
    • Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT)
  • Pesquisa e Tecnologia
    • Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Desenvolvimento de pesquisa no IBC
      • Boletins
    • Materiais especializados
      • Livros falados
      • Livros em braille
      • Livros ampliados
      • Materiais didáticos grafotáteis e ampliados
      • Materiais tridimensionais
      • Referências para produção de materiais em braille
      • Revistas em braille
    • Publicações técnico-científicas
  • Processos Eletrônicos - SUAP/IBC
  • Seleções e Concursos
    • Concursos públicos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2021
      • 2018
      • 2016
      • 2014
      • 2012
    • Processos Seletivos (contratações, cursos, estágios, voluntariado, publicações, apresentações e participações em eventos etc)
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2017
      • 2016
  • Serviços
    • Atendimento clínico e cirúrgico em oftalmologia
    • Bibliotecas
      • Acervo Infantojuvenil
      • Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA)
      • Biblioteca Louis Braille
    • Clube do Livro em Braille - CLB
    • Distribuição de material especializado
    • Orientações sobre acessibilidade
  • Sistemas
    • Glpi
    • Gmail (aluno)
    • Gmail (servidor)
    • SUAP
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Você está aqui: Página Inicial Acesso à Informação Institucional Estrutura organizacional Documentos Anexos Comissão Permanente do Programa de Gestão de Desempenho (CPPGD)
Info

Comissão Permanente do Programa de Gestão de Desempenho (CPPGD)

A Comissão é responsável por supervisionar a implantação do Programa de Gestão de Desempenho no Instituto Benjamin Constant
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 06/03/2023 09h45 Atualizado em 08/09/2025 15h28

Esta página concentra várias informações sobre o Programa de Gestão de Desempenho (PGD) do IBC, tendo sido organizada pela equipe da CPPGD para os servidores do IBC e também para outras pessoas interessadas.

“O PGD é um programa indutor de melhoria de desempenho institucional no serviço público, com foco na vinculação entre o trabalho dos participantes, as entregas das unidades e as estratégias organizacionais" ( Instrução Normativa Conjunta SEGES-SGPRT /MGI nº 24, de 28 de julho de 2023 )

Após publicação da IN 24/2023, a equipe da CPPGD elaborou uma nova Portaria de instituição, aprovada pelo Diretor-Geral e publicada por meio da Portaria Normativa IBC Nº 118, de 12/12/24.

Além do disposto nesta página, se necessário, a equipe da CPPGD sugere visita ao FAQ PGD: Perguntas e Respostas, elaborado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que poderá auxiliar em uma melhor compreensão do programa.

Para obter informações sobre o módulo PGD 2.0 do SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública), utilizado pelo IBC, acesse Guia SUAP - PGD 2.0 - versão 26/02/2025.

Se ainda restarem dúvidas sobre o assunto, envie e-mail para programadegestao@ibc.gov.br. A equipe responderá com a brevidade possível.

Cronograma das etapas do PGD/IBC

Cronograma de etapas do PGD
Cronograma de etapas do PGD
 

Objetivos do Programa de Gestão e Desempenho:

I - promover a gestão orientada a resultados, baseada em evidências, com foco na melhoria contínua das entregas dos órgãos e entidades da administração pública federal;

II - estimular a cultura de planejamento institucional;

III - otimizar a gestão dos recursos públicos;

IV - incentivar a cultura da inovação;

V - fomentar a transformação digital;

VI - atrair e reter talentos na administração pública federal;

VII - contribuir para o dimensionamento da força de trabalho;

VIII - aprimorar o desempenho institucional, das equipes e dos indivíduos;

IX - contribuir para a saúde e a qualidade de vida no trabalho dos participantes; e

X - contribuir para a sustentabilidade ambiental na administração pública federal.

Composição da Comissão

Os membros da Comissão, representantes dos departamentos e do gabinete da Direção-Geral, reúnem-se semanalmente para analisar as questões da implantação e execução do PGD, e assim estarem aptos a prestarem as orientações sobre o tema.

  • Camila Pereira Jabali - presidente - DPA (Portarias 243/23 e 414/24)
  • Debora Lys de Almeida Sacramento - DMR (Portaria 202/24)
  • Eduardo Moniz Vianna Nobre - GAB (Portaria 243/23)
  • Jeane Gameiro Miragaya - DPPE (Portaria 85/24)
  • Renan Tostes Takenouchi - DED (Portaria 243/23)
  • Sabrina Monteiro Pereira Quintanilha - DTE (Portaria 243/23)
  • Brena Aquino Rodrigues de Oliveira (Portaria 238/25)

Portarias de Designação/dispensa

Portaria nº 238, de 13/5/25
Portaria nº 414, de 16/9/24 - designa presidente
Portaria nº 202, de 19/4/24
Portaria nº 201, de 19/4/24
Portaria nº 139, de 19/3/24 - designa presidente
Portaria nº 85, de 5/3/24
Portaria nº 531, de 28/9/23 - designa presidente
Portaria nº 243, de 2/5/23
Portaria nº 91, de 15/2/23
Portaria nº 16, de 13/1/23
Portaria nº 375, de 14/12/22
Portaria nº 116, de 25/4/22

 

Documentos pertinentes PGD 2.0 - IBC

Guia SUAP - PGD 2.0 - versão 26/02/2025 

Termo de Ciência e Responsabilidade (TCR) - Teletrabalho parcial

Termo de Ciência e Responsabilidade (TCR) - Teletrabalho integral

Termo de Ciência e Responsabilidade (TCR) - Teletrabalho presencial

SUAP PGD 2.0 - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Atenção: os vídeos abaixo, sobre as funcionalidades do SUAP/PGD 2.0, foram elaborados por servidor do IFRN e algumas informações são referentes aos processos estabelecidos por aquela instituição.

Em caso de dúvidas sobre a implantação do PGD 2.0 no IBC, consulte os documentos disponibilizados na página eletrônica do PGD.

Se houver alguma dúvida específica, entre em contato com a Comissão do PGD/IBC (programadegestao@ibc.gov.br) ou com o representante do seu departamento/gabinete na referida comissão.

Adesão e desligamento PGD e PES (7:22) - vídeo para o servidor com orientações  sobre a solicitação de adesão ao PGD (e seu desligamento), no SUAP PGD 2.0, assim como a aprovação pelo chefe do setor.
PES - Plano de Entregas do Setor (21:31) - vídeo para o chefe de setor com orientações sobre preenchimento do PES - Plano de Entregas do Setor no SUAP PGD 2.0.
PIT - PGD 2 0 (21:24) - vídeo para o servidor/participante do PGD com orientações sobre o preenchimento do PIT - Plano Individual de Trabalho no SUAP PGD 2.0.
RIT PGD 2 0 (11:54) - vídeo para o servidor/participante do PGD com orientações sobre o preenchimento do RIT - Relatório Individual de Trabalho no SUAP PGD 2.0.
Chefia - Aprovações PGD 2 0 (9:19) - vídeo para o chefe de setor com orientações sobre as aprovações necessárias no SUAP PGD 2.0.
 

Legislação vigente

Instrução Normativa Nº 24/2023 ajustada 2025 - Atualização, em 2025, da Instrução Normativa Nº 24/2023.
Instrução Normativa Conjunta SEGES/SRT/SGP/MGI Nº 20, de 21 de janeiro de 2025
 - Altera a Instrução Normativa Conjunta SEGES-SGPRT/MGI nº 24, de 28 de julho de 2023.
Portaria MEC Nº 1.182, de 17/12/24 - Altera a Portaria MEC nº 1.087/2024, que autoriza e estabelece diretrizes gerais do PGD, no âmbito do MEC.
Portaria Normativa IBC Nº 118, de 12/12/24 - Institui, no âmbito do Instituto Benjamin Constant, o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) para o exercício de atividades que serão avaliadas em função da produtividade e dos resultados das entregas.
Portaria MEC Nº 1.087, de 31/10/24 - Autoriza e estabelece diretrizes gerais do PGD, no âmbito do MEC.
Instrução Normativa Conjunta SEGES-SGP-SRT/MGI Nº 21, de 16 de julho de 2024 - Altera a Instrução Normativa Conjunta SEGES-SGPRT/MGI nº 24, de 28 de julho de 2023.
Instrução Normativa Conjunta SGP-SRT-SEGES/MGI Nº 52, de 21/12/23 - Estabelece orientações aos integrantes do Sipec e do Siorg, relativas às regras de gestão de pessoas no âmbito do PGD.
Instrução Normativa Conjunta SEGES-SGPRT /MGI nº 24, de 28/7/23 - Estabelece orientações aos integrantes do Sipec e do Siorg, relativas à implementação e execução do PGD
Decreto nº 11.072, de 17/5/22 - Dispõe sobre o PGD da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
 
 

Ministério da Saúde

Guia de Orientações Ergonômicas para o Trabalho Remoto

Capacitações sugeridas - ENAP/cursos gratuitos

Gestão de Equipes para Chefes de Unidades de Execução do PGD - modalidade a distância; carga horária: 30 horas; prazo: 30 dias. NOVO!
Execução e Avaliação dos Planos de Entrega e de Trabalho do PGD -  modalidade a distância; carga horária: 20 horas; prazo: 30 dias.  NOVO!
Fundamentos do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) - modalidade a distância; carga horária: 20 horas; prazo: 30 dias.
Elaboração de Planos de Entregas e de Trabalho do PGD - modalidade a distância; carga horária: 20 horas; prazo: 30 dias.
Curso Teletrabalho e Educação a Distância - modalidade a distância; carga horária: 8 horas; prazo: 30 dias.
Curso Ferramentas de Gestão no Teletrabalho (PDP) -  modalidade a distância; 
carga horária: 13 horas; disponibilidade: 30 dias.
Curso Mindfulness para Redução de Ansiedade no Teletrabalho - modalidade a distância; carga horária: 15 horas;  disponibilidade: 30 dias.

Curso Segurança e Saúde do Trabalho no Contexto do Teletrabalho - modalidade a distância; carga horária: 18 horas;  disponibilidade: 30 dias.

Programa de Gestão (Parte I): trilha de aprendizagem com quatro cursos a distância.
Noções Básicas do Trabalho Remoto - modalidade a distância; carga horária: 10 horas; disponibilidade: 30 dias.
Teletrabalho e Educação a Distância - modalidade a distância; carga horária: 8 horas; disponibilidade: 30 dias.
Inteligência Emocional - modalidade a distância; carga horária: 50 horas; disponibilidade: 60 dias.
Gestão Pessoal - Base da Liderança - modalidade a distância; carga horária: 50 horas; disponibilidade: 60 dias.

Programa de Gestão (Parte II): trilha de aprendizagem com quatro cursos a distância.
Gestão de Equipes em Trabalho Remoto - modalidade a distância; carga horária: 20 horas; disponibilidade: 30 dias.
Liderança e Gestão De Equipes - modalidade a distância; carga horária: 30 horas; disponibilidade: 30 dias.
Desenvolvendo Times de Alta Performance - modalidade a distância; carga horária: 30 horas; disponibilidade: 30 dias.

Gestão de Conflitos e Negociação - modalidade a distância; carga horária: 20 horas; disponibilidade: 30 dias.

Ministério da Gestão e da Inovação (MGI)/PGD

Programa de Gestão e Desempenho - concentra várias informações sobre o PGD, de legislação a boas práticas, além de vídeos no youtube. Abaixo alguns links:
Vídeo Novidades PGD (2:11)
Vídeo O que o PGD não é (1:39)
Vídeo O PGD Resolve (3:15)
Webnário PGD - Mitos e Práticas - Equilíbrio entre produtividade e bem-estar (16:39)

Webnário PGD - Mitos e Práticas - Gestão do trabalho flexível no PGD (23:36)

Legislação anterior

Portaria Normativa nº 111, de 9/9/24 - Regulamenta a adesão ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD) com o agente público residindo no exterior - Revogada pela Portaria Normativa IBC Nº 118/2024.

Portaria nº 106, de 17/6/24 - Institui o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) para o exercício de atividades que serão avaliadas em função da efetividade e da qualidade das entregas - Revogada pela Portaria Normativa IBC Nº 118/2024.
Portaria nº 75, de 2/5/23 - Restabelece Portaria nº 48, de 12/12/22. 
Portaria nº 67, de 2/3/23 - Prorroga o prazo para retorno dos servidores residentes em outros Estados da Federação, participantes do PGD 
Portaria nº 64, de 31/1/23 - Suspende provisoriamente o PGD, implementado pela Portaria nº 48/2022.
Portaria nº 48, de 12/12/22 - Implementa o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no Instituto Benjamin Constant (IBC).
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Agenda da Autoridade
      • Documentos importantes
      • Competências
      • Estrutura organizacional
      • Horário de funcionamento
      • Quem é quem
      • Localização
      • Marca Institucional
    • Ações e programas
      • Indicadores de resultado
      • Iniciativas por área finalística
      • Programas financiados pelo FAT
      • Renúncia de receitas
    • Agenda da Autoridade
    • Auditorias
      • Auditorias/ações governamentais e proteção de dados
      • Auditorias anuais
      • Auditorias/Relatórios de Gestão
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
    • Comissão de Ética
    • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos do IBC
    • Informações classificadas
    • Licitação e contratos
    • Painel Lei de Acesso à Informação (LAI)
    • Participação Social
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Consultas públicas / pesquisas de opinião
      • Interação com a sociedade
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
    • Relatórios (Documentos Institucionais)
    • Seleções e Concursos
    • Servidores
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
  • Assuntos
    • Comunicados
      • Boletins de Serviço
      • Plano Contingencial de Enfrentamento à Covid-19 (confira a 4ª edição, atualizada)
    • Debates Institucional
      • Ações de Debates - Relatórios, Atas e demais documentos discutidos e/ou produzidos
    • Notícias
  • Calendários
    • Calendário acadêmico
      • Educação Básica
      • Mestrado
      • Especialização
    • Calendário da Formação Continuada (fluxo dinâmico)
      • Programação dos cursos de Extensão
    • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
      • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
    • Calendário Institucional
      • Calendário Institucional - 2025
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Fala.BR
  • Centrais de conteúdos
    • Fique por dentro
    • Podcasts
      • Conexão Jovem IBC
      • Fala CEaD-IBC!
      • Muito a contar
      • PODfalar, RBC!
      • PODVER: o podcast da audiodescrição
      • Ser Social /IBC
      • CLB - Entre Pontos
      • Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ
    • Projetos
      • Cegueira e Baixa Visão
      • Memória IBC (site antigo)
      • Memória IBC
    • Publicações
      • Documentos institucionais
      • Fluxograma (Licitação e Dispensa)
      • Portarias de Pessoal (designações e contratos temporários)
      • Portarias Normativas
      • Publicações Infantojuvenis acessíveis
      • Publicações técnico-científicas
      • Regimentos das comissões e demais colegiados
      • Revista em tinta ampliada para o público em geral
      • Revistas em braille para o público em geral
      • Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid–19
      • IBC no Diário Oficial da União (DOU) - Seções 2 e 3
    • IBC 170 anos
      • Por dentro do IBC
      • Você sabia...
      • Linha do tempo
      • Depoimentos
      • Programação
      • Nova logomarca
    • Redes Sociais
      • Youtube
      • Instagram
      • Facebook
      • Flickr
    • 200 anos do Sistema Braille
      • 200 anos do Sistema Braille
    • Site antigo
  • Composição
    • Competências
    • Gabinete da Direção-Geral
    • Departamentos do IBC
      • Departamento de Administração (DADM)
      • Departamento de Educação (DED)
      • Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR)
      • Departamento de Planejamento (DPLAN)
      • Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE)
      • Departamento Técnico-Especializado (DTE)
      • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
  • Ensino
    • Docentes
    • Educação Básica
      • Educação Básica no IBC (visão geral)
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
    • Educação Superior
      • Pós-Graduação Lato Sensu
      • Pós-Graduação Stricto Sensu
      • Programa de Residência Docente (PRDIBC)
      • Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Extensão
    • Acompanhamento de egressos
    • Certificados
    • Cursos
    • Estágio e emprego
    • Eventos de extensão
    • Política de Extensão do IBC
    • Prestação de serviço voluntário
    • Prestação de serviços vinculados às ações de extensão
    • Programas
    • Projetos
    • Visitas
    • Projetos DEA/DPPE
      • Projeto Apoio a instituições para formação continuada na temática da deficiência visual
      • Cursos de extensão
  • Eventos
    • Eventos institucionais e comemorativos
    • Eventos educativos, tecnológicos e científicos
    • Eventos artísticos, culturais e escolares
  • Formação de turmas
    • Formação de turmas 2026
    • Formação de turmas 2025
    • Formação de turmas 2024
  • Memória
    • Projeto Memória IBC
    • Projeto Memória IBC (site antigo)
  • Núcleos de atendimento especializado
    • Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART)
    • Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS)
    • Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT)
  • Pesquisa e Tecnologia
    • Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Desenvolvimento de pesquisa no IBC
      • Boletins
    • Materiais especializados
      • Livros falados
      • Livros em braille
      • Livros ampliados
      • Materiais didáticos grafotáteis e ampliados
      • Materiais tridimensionais
      • Referências para produção de materiais em braille
      • Revistas em braille
    • Publicações técnico-científicas
  • Processos Eletrônicos - SUAP/IBC
  • Seleções e Concursos
    • Concursos públicos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2021
      • 2018
      • 2016
      • 2014
      • 2012
    • Processos Seletivos (contratações, cursos, estágios, voluntariado, publicações, apresentações e participações em eventos etc)
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2017
      • 2016
  • Serviços
    • Atendimento clínico e cirúrgico em oftalmologia
    • Bibliotecas
      • Acervo Infantojuvenil
      • Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA)
      • Biblioteca Louis Braille
    • Clube do Livro em Braille - CLB
    • Distribuição de material especializado
    • Orientações sobre acessibilidade
  • Sistemas
    • Glpi
    • Gmail (aluno)
    • Gmail (servidor)
    • SUAP
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca