Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
IBC
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Agenda da Autoridade
      • Documentos importantes
      • Competências
      • Estrutura organizacional
      • Horário de funcionamento
      • Quem é quem
      • Localização
      • Marca Institucional
    • Ações e programas
      • Indicadores de resultado
      • Iniciativas por área finalística
      • Programas financiados pelo FAT
      • Renúncia de receitas
    • Agenda da Autoridade
    • Auditorias
      • Auditorias/ações governamentais e proteção de dados
      • Auditorias anuais
      • Auditorias/Relatórios de Gestão
      • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
    • Comissão de Ética
    • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos do IBC
    • Informações classificadas
    • Licitação e contratos
    • Painel Lei de Acesso à Informação (LAI)
    • Participação Social
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Consultas públicas / pesquisas de opinião
      • Interação com a sociedade
    • Perguntas Frequentes
    • Receitas e Despesas
    • Relatórios (Documentos Institucionais)
    • Seleções e Concursos
    • Servidores
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
  • Assuntos
    • Comunicados
      • Boletins de Serviço
      • Plano Contingencial de Enfrentamento à Covid-19 (confira a 4ª edição, atualizada)
    • Debates Institucional
      • Ações de Debates - Relatórios, Atas e demais documentos discutidos e/ou produzidos
    • Notícias
  • Calendários
    • Calendário acadêmico
      • Educação Básica
      • Mestrado
      • Especialização
    • Calendário da Formação Continuada (fluxo dinâmico)
      • Programação dos cursos de Extensão
    • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
      • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
    • Calendário Institucional
      • Calendário Institucional - 2025
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Fala.BR
  • Centrais de conteúdos
    • Fique por dentro
    • Podcasts
      • Conexão Jovem IBC
      • Fala CEaD-IBC!
      • Muito a contar
      • PODfalar, RBC!
      • PODVER: o podcast da audiodescrição
      • Ser Social /IBC
      • CLB - Entre Pontos
      • Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ
    • Projetos
      • Cegueira e Baixa Visão
      • Memória IBC (site antigo)
      • Memória IBC
    • Publicações
      • Documentos institucionais
      • Fluxograma (Licitação e Dispensa)
      • Portarias de Pessoal (designações e contratos temporários)
      • Portarias Normativas
      • Publicações Infantojuvenis acessíveis
      • Publicações técnico-científicas
      • Regimentos das comissões e demais colegiados
      • Revista em tinta ampliada para o público em geral
      • Revistas em braille para o público em geral
      • Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid–19
      • IBC no Diário Oficial da União (DOU) - Seções 2 e 3
    • IBC 170 anos
      • Por dentro do IBC
      • Você sabia...
      • Linha do tempo
      • Depoimentos
      • Programação
      • Nova logomarca
    • Redes Sociais
      • Youtube
      • Instagram
      • Facebook
      • Flickr
    • 200 anos do Sistema Braille
      • 200 anos do Sistema Braille
    • Site antigo
  • Composição
    • Competências
    • Gabinete da Direção-Geral
    • Departamentos do IBC
      • Departamento de Administração (DADM)
      • Departamento de Educação (DED)
      • Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR)
      • Departamento de Planejamento (DPLAN)
      • Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE)
      • Departamento Técnico-Especializado (DTE)
      • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
  • Ensino
    • Docentes
    • Educação Básica
      • Educação Básica no IBC (visão geral)
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
    • Educação Superior
      • Pós-Graduação Lato Sensu
      • Pós-Graduação Stricto Sensu
      • Programa de Residência Docente (PRDIBC)
      • Universidade Aberta do Brasil - UAB
  • Extensão
    • Acompanhamento de egressos
    • Certificados
    • Cursos
    • Estágio e emprego
    • Eventos de extensão
    • Política de Extensão do IBC
    • Prestação de serviço voluntário
    • Prestação de serviços vinculados às ações de extensão
    • Programas
    • Projetos
    • Visitas
    • Projetos DEA/DPPE
      • Projeto Apoio a instituições para formação continuada na temática da deficiência visual
      • Cursos de extensão
  • Eventos
    • Eventos institucionais e comemorativos
    • Eventos educativos, tecnológicos e científicos
    • Eventos artísticos, culturais e escolares
  • Formação de turmas
    • Formação de turmas 2026
    • Formação de turmas 2025
    • Formação de turmas 2024
  • Memória
    • Projeto Memória IBC
    • Projeto Memória IBC (site antigo)
  • Núcleos de atendimento especializado
    • Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART)
    • Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS)
    • Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT)
  • Pesquisa e Tecnologia
    • Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
      • Desenvolvimento de pesquisa no IBC
      • Boletins
    • Materiais especializados
      • Livros falados
      • Livros em braille
      • Livros ampliados
      • Materiais didáticos grafotáteis e ampliados
      • Materiais tridimensionais
      • Referências para produção de materiais em braille
      • Revistas em braille
    • Publicações técnico-científicas
  • Processos Eletrônicos - SUAP/IBC
  • Seleções e Concursos
    • Concursos públicos
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2021
      • 2018
      • 2016
      • 2014
      • 2012
    • Processos Seletivos (contratações, cursos, estágios, voluntariado, publicações, apresentações e participações em eventos etc)
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2020
      • 2019
      • 2017
      • 2016
  • Serviços
    • Atendimento clínico e cirúrgico em oftalmologia
    • Bibliotecas
      • Acervo Infantojuvenil
      • Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA)
      • Biblioteca Louis Braille
    • Clube do Livro em Braille - CLB
    • Distribuição de material especializado
    • Orientações sobre acessibilidade
  • Sistemas
    • Glpi
    • Gmail (aluno)
    • Gmail (servidor)
    • SUAP
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Você está aqui: Página Inicial Acesso à Informação Institucional Estrutura organizacional Documentos Anexos Comissão Permanente de Licitação (CPL) / Comissão de Contratação
Info

Comissão Permanente de Licitação (CPL) / Comissão de Contratação

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 21/03/2023 07h05 Atualizado em 03/12/2025 15h00

Pesquisa

A Comissão Permanente de Licitação (CPL) busca maior aproximação com os setores responsáveis pela contratação pública no IBC, assim foi elaborado um FORMULÁRIO PARA PREENCHIMENTO com as informações que favoreçam o diálogo entre os envolvidos na instrução dos processos e a identificação das principais dúvidas e as respectivas orientações.

Acesse o resultado da pesquisa.

Composição da CPL

  • Raiana Oliveira Rocha dos Santos (Portarias 373/22 e 495/25)
  • Gabriela Nascimento Farias - coordenadora e chefe substituta (Portarias 555 e 556/25)
  • Marcelo Augusto Ramos Leite (Portaria 373/22)
  • Rogério Azevedo Caldas (Portaria 373/22)
  • André Luiz Grendene de Azevedo (Portaria 373/22)

Composição da Comissão de Contratação Anual

Membros

  • Marcelo Augusto Ramos Leite (Portaria 302/23)
  • Raiane Oliveira Rocha dos Santos (Portaria 302/23)

Agentes de Contratação e Pregoeiros

  • Marcelo Augusto Ramos Leite (Portaria 300/23)
  • Raiane Oliveira Rocha dos Santos (Portaria 300/23)

Equipe de Planejamento 

  • Constança Martins Wanderley - coordenadora (Portaria 299/23 e 130/24)
  • Andrea Santiago Tavares do Nascimento (Portaria 299/23)
  • Jessica Mauch Almeida Rossoni - coordenadora substituta (Portaria 350/23, 373/23 e 131/24)
  • Edilson da Silva (Portaria 299/23)
  • Jortan de Amarante Lima (Portaria 454/23)
  • Elaine Souza da Silva (Portaria 67/24)
  • Sirlene dos Santos Ribeiro (Portaria 141/24)

Equipe de Apoio Técnico às Contratações

  • Marcelo Augusto Ramos Leite (Portaria 301/23)
  • Raiane Oliveira Rocha dos Santos (Portaria 301/23)
  • Michel Diniz da Silva (Portaria 301/23)
  • Moacir de Jesus Gomes (Portaria 301/23)
  • Rafael de Castro Oliveira (Portaria 301/23) 

Portarias de designação/dispensa

Portaria nº 556, de 24/11/25 - designa chefe substituta da CPL/DPLAN
Portaria nº 555, de 24/11/25 - designa coordenadora CPL/DPLAN
Portaria nº 495, de 24/10/25 - Designa chefe da CPL
Portaria nº 494, de 24/10/25 - revoga Portaria 560/23 de designação de chefe substituta
Portaria nº 492, de 23/10/25 - dispensa da função de chefe da CPL
Portaria nº 252, de 27/5/24 - prolonga vigência da Equipe de Planejamento designada pela Portaria nº 299/2023
Portaria nº 154, de 27/3/24 - revoga Portarias nº 133 e 134/2024
Portaria nº 141, de 20/3/24 - membro da Equipe de Planejamento de Contratação
Portaria nº 134, de 18/3/24 - membro da Equipe de Planejamento de Contratação
Portaria nº 133, de 18/3/24 - membro da Equipe de Planejamento de Contratação
Portaria nº 131, de 15/3/24 - condição de representante do Gabinete da Direção Geral
Portaria nº 130, de 15/3/24 - condição de representante do DPA
Portaria nº 67, de 27/2/24 - condição de representante do DTE
Portaria nº 66, de 27/2/24 - dispensa de membro
Portaria Normativa nº 97, de 7/2/24 - Dispõe sobre a atuação da Equipe de Planejamento da Contratação, do Agente de Contratação, da Equipe de Apoio Técnico, da Comissão de Contratação e da Equipe de Fiscalização de Contratos
Portaria nº 560, de 1/11/23 - designa chefe substituta
Portaria nº 454, de 31/8/23 - altera membro da Equipe de Planejamento de Contratação
Portaria nº 433, de 15/8/23 - altera membro da Equipe de Planejamento de Contratação 
Portaria nº 373, de 28/7/23 - coordenadora substituta da Equipe de Planejamento Contratação
Portaria nº 370, de 26/7/23 - membro da Equipe de Planejamento de Contratação
Portaria nº 350, de 3/7/23
Portaria nº 302, de 1/6/23 - membros da Comissão de Contratação
Portaria nº 301, de 1/6/23 - equipe de apoio técnico
Portaria nº 300, de 1/6/23 - agentes de contratação e pregoeiros
Portaria nº 299, de 1/7/23 - equipe de planejamento
Portaria nº 77, de 31/5/23 - Normativa do IBC que institui a Equipe de Planejamento de Contratação Anual, os Agentes de Contratação, a Equipe de Apoio Técnico, a Comissão de Contratação e dá outras providências
Portaria nº 218, de 13/4/23 - pregoeiro
Portaria nº 185, de 27/3/23 e Retificação
Portaria nº 173, de 20/3/23
Portaria nº 170, de 20/3/23
Portaria nº 373, de 12/12/22
Portaria nº 329, de 1/12/21

Documentos pertinentes

Legislação

  • Lei de Licitações e Contratos Administrativos - Lei nº 14.133/2021 (na página do Planato/Casa Civil) - Contém alterações das MPs nº 1.166/23, no Art. 75 - XVI e XVII e nº 1.167/23 nos Art. 191 e 193.
  • Lei de Licitações e Contratos Administrativos - Lei nº 14.133/2021 (na formato de livro publicado pelo Senado - PDF)
  • Instrução Normativa nº 5, de 26/03/2017 (Atualizada) - Portal de Compras do Governo Federal - Dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.
  • Legislação - Portal de Compras do Governo Federal - Site reúne a legislação de interesse dos cidadãos, fornecedores e agentes públicos pertinente às matérias que competem ao Departamento de Normas e Sistemas de Logística da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, organizadas por hierarquias normativas e por temas.
  • Publicação: Licitações e contratos administrativos: coletânea de legislação 4ª edição.
  • Publicação: Licitações e contratos administrativos: teoria e jurisprudência 4ª edição.
  • Publicação: Coletânea básica penal 12ª edição

Procedimentos

    • Manuais - Portal de Compras do Governo Federal - Manuais dos sistemas Compras, SIASG, SIASGNET, SCDP, SRP, RDC, Pregão e orientações sobre práticas e formas de gestão em licitações e contratos. O objetivo é proporcionar aos gestores instrumentos para suporte na execução de suas tarefas.
    • Manual - SiasgNet - Portal de Compras do Governo Federal - Manual - SiasgNet.
    • Orientações e Procedimentos - Portal de Compras do Governo Federal - Orientações e procedimentos por temas como planilha de custos e formação de preços.
    • Cadernos de Logística — Portal de Compras do Governo Federal (www.gov.br)
    • Os Cadernos de Logística são guias de orientação sobre as leis e regulamentos normativos que dispõe sobre os procedimentos administrativos referentes a licitações públicas no âmbito da Administração Pública federal, autárquica e fundacional, apresentando eixos temáticos e abordagens de temas específicos.
    • Minutas Padrão — Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional - Minutas padrão para Licitações e Contratos.
    • Pareceres Referenciais - Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional - Pareceres Referenciais são manifestações jurídicas emitidas sobre matérias idênticas e recorrentes que promovem a dispensa da análise individualizada pelos órgãos consultivos sempre que o caso concreto se amoldar aos termos das citadas manifestações, mediante ateste expresso da área técnica.
    • Modelos de Convênios, Licitações e Contratos — Advocacia-Geral da União - Modelos de Convênios, Licitações e Contratos.
    • Compras.gov.br - Consulta licitações por termo de pesquisa.
    • Consultoria-Geral da União - Advocacia-Geral da União - Orientações da AGU.
    • S9.1 Planejamento e Fiscalização de Contratos_INEP - Fluxo do processo de contratação.
    • Perguntas Frequentes - Portal de Compras do Governo Federal - Perguntas e Respostas

Treinamento/Capacitação

Em Licitação
  • Compras sustentáveis e a nova lei de licitações
  • Nova Lei de Licitações e Contratos: aspectos gerais e pontos de atenção
  • Nova Lei de Licitações: modalidade e seleção de fornecedores
  • Nova lei de licitações: Visão Geral
  • Nova Lei de Licitações: planejamento e governança
  • Nova Lei de Licitações: Gestão Contratual
  • Nova Lei de Licitações: Sanções ao fornecedor
  • Prevenção e Detecção de Cartéis em Licitações
Em Contrato
    • Boas Práticas em Contratos de Serviços Terceirizados
    • Acompanhamento e Fiscalização de Contratos Administrativos na Receita Federal do Brasil
    • BIM - Projetos, Planejamento, Orçamentos e Contratos de Construção
    • Noções Introdutórias de Licitação e Contratos Administrativos
    • Fiscalização e Gestão de Contratos de TIC
    • Aplicação de Penalidades nos Contratos Administrativos
    • Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos
    • Como Fiscalizar com Eficiência Contratos Públicos
    • Contratos administrativos - Pagamento pelo fato gerador 

Webnarios GOV.BR disponíveis para capacitação na área de Licitações e Contratos 

  • Ministério do Planejamento e Orçamento
  • Ministério da gestão e da Inovação - pesquisa de preço

Doação ou permuta (chamada pública) de acordo com o decreto nº 9.764/2019

Gestores e/ou Fiscais de contratos

  • A G Sousa 

Jefferson Gomes de Moura (titular) / Camila Pereira Jabali (substituta) (Contrato nº 4/2024)

  • ACS Refrigeração Elétrica e Automação

Marcelo Bustamante Chilingue (titular) / Jane Alves de Souza (substituta) - manutenção de seladora

  • A&C Eventos e Promoções

Luiz Paulo da Silva Braga (titular) / Bianca Della Líbera da Silva (suplente) (Contrato nº 17/2022)

  • Anselmo Xavier 

Pedro Munoz Gomez / Luciano Ferreira (Contrato nº 9/2023)

  • AOPC

Victor Luiz da Silveira / Edilson da Silva / Bruno Mendes Mesquita (Contrato nº 8/2025)

  • Atlântica Serviços Gerais

Flavia Souza do Valle Balonecker (Contrato nº 3/2024) - apoio a alunos com limitações motoras

Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima (DTE) (Contrato nº 2/2020)

Carlos Eduardo Carvalho Rodrigues (DPPE) (Contrato nº 2/2020)

Marcelo Bustamante Chilingue (DMR) (Contrato nº 2/2020)

Ana Maria Nobrega Pereira (Gabinete diretor-geral) (Contrato nº 2/2020)

Pedro Munoz Gomez (Contrato nº 2/2020)

  • Bascem Serviços Ltda

Sergio Rodrigues da Silva / Claudio de Alvarenga Correa Soares (Contrato nº 15/2024)

  • Bigraphics Comércio de Produtos Gráficos

Hylea de Camargo Vale Assis (titular) / Luigi Amato Bragança Amorim (substituto) (Contrato nº 17/2025)

  • Cardeal Gestão Empresarial e Serviços

Pedro Munoz Gomez (Contrato nº 16/2019)

Pedro Munoz Gomez / Claudio de Alvarenga Correa Soares / Sergio Rodrigues da Silva (Contrato nº 26/2025)

  • Catedral de Serviços

Carla Maria Araujo dos Santos Alves / Ana Maria Nobrega Pereira (Contrato nº 3/2025)

  • CCS Produtos Eletrônicos

Carla Maria Araujo dos Santos Alves / Claudio de Alvarenga Correa Soares (Contrato nº 20/2024)

  • Claro

Pedro Munoz Gomez (Contrato nº 16/2022)

  • CMMS Construções

Pedro Munoz Gomez (Contrato nº 7/2020)

  • CNS Nacional de Seguros

Karine Vieira Pereira / Flavia Souza do Valle Balonecker (Contrato nº 22/2024)

Karine Vieira Pereira / Flavia Souza do Valle Balonecker (Contrato nº 14/2024) - apoio aos alunos

Pedro Munoz Gomez (Contrato nº 1/2023) - motoristas

Jane Pereira Santos (Contrato nº 3/2023) - cuidadores

Flavia Souza do Valle Balonecker (Contrato nº 8/2022) - musicoterapeuta e recreador 

  • CVAS Refrigerações

Paula Thais dos Santos Soares / Claudio de Alvarenga Correa Soares (Contrato nº 29/2024)

Claudio de Alvarenga Correa Soares (titular) / Paula Thais dos Santos Soares (substituta) (Contrato nº 31/2018)

  • Dedetec Serviços de Imunização

Cláudio de Alvarenga Corrêa Soares (titular) / Pedro Munóz Gomez (substituto) (Contrato nº 17/2023)

  • Diego Dias Gusmão

Sergio Rodrigues da Silva / Claudio de Alvarenga Correa Soares (Contrato nº 24/2025)

  • D&G Engecon e Serviço de Arquitetura

Eduardo Moniz Vianna Nobre / Claudio de Alvarenga Correa Soares (Contrato nº 21/2024)

  • Ecoservice Manutenção e Meio Ambiente

Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima (Contrato nº 4/2022)

  • Ednaldo de Souza França

Cláudio de Alvarenga Corrêa Soares (Contrato nº 7/2021)

  • Elevadores Atlas Schindler

Pedro Munoz Gomez (Contrato nº 11/2023)

  • Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Pedro Munoz Gomez (Contrato nº 21/2022)

  • Flystar Segurança e Vigilância

Sergio Rodrigues da Silva (titular) / Claudio de Alvarenga Correa Soares (substituto) (Contrato nº 18/2024)

    • Foco Serviços Especializados

    Sergio Rodrigues da Silva / Claudio de Alvarenga Correa Soares (Contrato nº 17/2024)

    • Francisco José Nobre de Oliveira

      Alessandro Luiz Xavier Borges Pereira (Contrato nº 7/2023)

      • Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte

      Carla Maria Araujo dos Santos Alves / Eduardo Moniz Vianna Nobre (Contrato nº 1/2025)

      Fabio Brandolin / Fernando Duche Cezar da Silva (Contrato nº 26/2024)

      Alessandro Luiz Xavier Borges Pereira / Karine Vieira Pereira (Contrato nº 24/2024)

      Carla Maria Araujo dos Santos Alves / Ana Maria Nobrega Pereira (Contrato nº 12/2024)

      • Gabriel Elter Lopes de Melo Freitas

      André Luiz Grendene de Azevedo / Pedro Munoz Gomez (Contrato nº 5/2025) 

      • GEARCLIN Manutenção de Eletrodomésticos

      Marcelo Bustamante Chilingue / Carolina Borio Dode / Sirlene dos Santos Ribeiro (Contrato nº 22/2025)

      • Gente Seguradora

      Sergio Rodrigues da Silva / Claudio de Alvarenga Correa Soares (Contrato nº 18/2025)

      • GESMAQ Comércio e Serviços

      Luigi Amato Bragança Amorim (titular) / Hylea de Camargo Vale Assis (substituta) (Contrato nº 7/2025)

      Hylea de Camargo Vale Assis (titular) / Luigi Amato Bragança Amorim (substituto) (Contrato nº 12/2025)

      Hylea de Camargo Vale Assis (titular) / Luigi Amato Bragança Amorim (substituto) (Contrato nº 13/2025)

      Hylea de Camargo Vale Assis (titular) / Luigi Amato Bragança Amorim (substituto) (Contrato nº 14/2025)

      Claudio Roberto Vilardo / Claudio de Alvarenga Correa Soares (Contrato nº 25/2025)

      • G4F Soluções Corporativas

      Sabrina Monteiro Pereira Quintanilha / Edilson da Silva (substituto) (Contrato nº 25/2017)

      • GMB Comércio e Serviços

      Fernanda Lucas Lopes de Meirelles Leite (titular) / Sirlene dos Santos Ribeiro (substituta) (Contrato nº 2/2021)

      • Golino Engenharia

      Sergio Rodrigues da Silva / Rogerio Azevedo Caldas / Claudio de Alvarenga Correa Soares (Contrato nº 21/2025)

      • Int Print Serviços de Informática 

      Cláudio Roberto Vilardo / Pedro Munoz Gomez (Contrato nº 6/2023)

      •  J.S.R.C GNV Segurança Contra Incêndio

      Claudio de Alvarenga Correa Soares / Sergio Rodrigues da Silva (Contrato nº 16/2024)

      • Julio Cesar Soares

      Sergio Rodrigues da Silva / Claudio de Alvarenga Correa Soares (Contrato nº 9/2025)

      • K8.com Engenharia e Serviços

      Cláudio de Alvarenga Corrêa Soares (Contrato nº 5/2021)

      • Lavanderia Milênio

      Marcelo Bustamente Chilingue / Sirlene dos Santos Ribeiro (Contrato nº 2/2025)

      Pedro Munoz Gomez (Contrato nº 4/2020) - DSG/DPA e DPMO/DMR

      Marcelo Bustamante Chilingue (titular) / Jane Alves de Souza (suplente) (Contrato nº 4/202) - higienização roupa hospitalar

      • LCV Pinheiro Comércio de Gêneros Alimentícios

      Cláudio de Alvarenga Corrêa Soares (Contrato nº 11/2022)

      • Liderança Limpeza e Conservação

      Claudio Roberto Vilardo (titular) / Grasielle Lopes Menezes da Fonseca (substituta) (Contrato nº 10/2025)

      Sabrina Monteiro Pereira Quintanilha (Contrato nº 8/2020)

      • MANUTESP - Manutenção Especializada

      Sergio Rodrigues da Silva / Claudio de Alvarenga Correa Soares (Contrato nº 16/2025) 

      • Marcopolo

      Claudio de Alvarenga Correa Soares (titular) / Sergio Rodrigues da Silva (substituto) (Contrato nº 7/2024)

      • MBM Seguradora

      Jortan de Amarante Lima / Diego Fernandes Coelho Nunes (Contrato nº 23/2024)

      Jortan de Amarante Lima / Alessandro Luiz Xavier Borges Pereira (suplente) (Contrato nº 15/2022)

      • Mediphacos Indústrias Médicas

      Marcelo Bustamante Chilingue (titular) / Jane Alves de Souza (substituta)

      • Medsystem Manutenção e Serviços

      Marcelo Bustamente Chilingue / Sirlene dos Santos Ribeiro (Contrato nº 4/2025)

      • Mississipi Empreendimentos

      Luiz Paulo da Silva Braga / Jane Pereira Santos (Contrato nº 12/2020)

      • Monteiro Atividades Esportivas

      Carla Maria Araujo dos Santos Alves / Fábio Brandolin / Ana Maria Nobrega Pereira (Contrato nº 6/2025)

      • MSG Clean Soluções e Serviços

      Carlos Eduardo Carvalho Rodrigue (titular) / Angélica Ferreira Bêta Monteiro (suplente) (Contrato nº 19/2022) - bibliotecário

      Sergio Rodrigues da Silva (titular) / Claudio de Alvarenga Correa Soares (suplente) (Contrato nº 2/2024) - motorista

      Pedro Munoz Gomez - (guardião de piscina)

      • MSX Comércio e Serviços Gráficos

      Hyléa de Camargo Vale Fernandes Lima (titular) / Alessandro Luiz Xavier Borges Pereira (substituto) (Contrato nº 5/2024)

      • Nano Bits Serviços Especializados

      Claudio de Alvarenga Correa Soares / Rogério Azevedo Caldas (contrato nº 27/2024)

      Eduardo Moniz Vianna Nobre (gestor titular) / André Luiz Grendene de Azevedo (substituto) / Walmir da Costa Penha (fiscal administrativo titular) / Angelica Ferreira Beta Monteiro (substituta) / Claudio de Alvarenga Correa Soares (fiscal técnico titular) / Rogério Azevedo Caldas (Contrato nº 18/2023)

      • Newbusiness Serviços de Teleinformática

      Pedro Munoz Gomez (Contrato nº 4/2023)

      • Nova Rio Serviços Gerais

      Alessandro Luiz Xavier Borges Pereira (gestor e fiscal tirular) / Sabrina Monteiro Pereira Quintanilha (substituta) (Contrato nº 1/2024) - setor gráfico

      Ester Alves da Silva (titular) / Cristina Silva Ribeiro de Souza (suplente) (serviços terapêuticos)

      • Núcleo de Anestesia e Serviços Médicos

      Abelardo de Souza Couto Junior (titular) / Camilla Félix de Sousa (substituta) (Contrato nº 9/2024)

      Marcelo Bustamante Chilingue / Abelardo de Souza Couto Junior / Sirlene dos Santos Ribeiro (Contrato nº 20/2025)

      • Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais

      Sergio Rodrigues da Silva / Claudio de Alvarenga Correa Soares (Contrato nº 19/2025)

      • Pressigraf Comércio e Serviços

      Hylea de Camargo Vale Fernandes Lima (Contrato nº 3/2022)

      • Primasoft Informática

      Deborah Paoni Athanaciu Cavgias / Renan Tostes Takenouchi (Contrato nº 11/2025)

      Edilson da Silva (titular) / Rafael Lugão Magalhães (suplente) (Contrato nº 2/2023)

      • Prime Consultoria e Assessoria Empresarial

      Sergio Rodrigues da Silva (Contrato nº 15/2023)

      • Priori Serviços e Soluções Contabilidade

      Gerson Fonseca Ferreira / Luciano Ferreira (Contrato nº 30/2024)

      • Purin Comércio e Distribuição

      Luciano Ferreira (titular) / Sergio Rodrigues da Silva (substituto) (Contrato nº 11/2024)

      • Quantum Soluções e Inovações

      Carla Maria Araujo dos Santos Alves / Claudio Roberto Vilardo / Pedro Munoz Gomez (Contrato nº 27/2025)

      • R Moraes Agência de Turismo

      Brena Aquino Rodrigues de Oliveira (titular) / Camila Pereira Jabali (substituta) (Contrato nº 2/2019)

      • Rio Minas - Terceirização e Administração de Serviços

      Rodrigo Agrellos Costa (titular) / Angélica Ferreira Bêta Monteiro (substituta) (Contrato nº 22/2022)

      • Sansim Serviços Médicos

      Marcelo Bustamente Chilingue / Sirlene dos Santos Ribeiro / Carolina Borio Dode (Contrato nº 28/2024)

      Carolina Borio Dode (Contrato nº 30/2018)

      • Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO

      Jefferson Gomes de Moura (titular) / Camila Pereira Jabali (suplente) (Contrato nº 19/2023)

      • Servioeste Soluções Ambientais

      Sirlene dos Santos Ribeiro (DMR) (Contrato nº 24/2022)

      Pedro Munoz Gomez (DPA)

      • Silva Edificações

      Gerson Fonseca Ferreira / Claudio de Alvarenga Correa Soares / Luciano Ferreira  (Contrato nº 25/2024)

      Grasielle Lopes Menezes da Fonseca / Renata de Mendonça Braga / Marcelo Miranda Petini / Jorge Fiore de Oliveira Junior (Contrato nº 15/2025)

      • Simplesaude08 Consultoria em Serviços de Saúde

      Marcelo Bustamante Chilingue / Sirlene dos Santos Ribeiro / Carolina Borio Dode (Contrato nº 4/2021)

      • Speed Soluções e Serviços

      Fernando Duche Cezar da Silva (Contrato nº 8/2024)

      • Sors Concept Ltda

      Claudio de Alvarenga Correa Soares (Contrato nº 13/2024)

      • Super Estágios

      Jefferson Gomes de Moura (Contrato nº 5/2018)

      • Sustenta Comércio e Serviços

      Claudio de Alvarenga Correa Soares (titular) / Anna Maria Cristina da Rocha Pinto Brandão (titular) / Sandra de Souza Pereira (suplente) / Pedro Munoz Gomez (suplente) (Contrato nº 10/2024)

      • Ta-Kell Serviços Gráficos em Geral

      Cláudio de Alvarenga Corrêa Soares (Contrato nº 6/2022)

      • THS Soluções Institucionais Integradas

      Carla Maria Araujo dos Santos Alves / Karine Vieira Pereira / Alessandro Luiz Xavier Borges Pereira (Contrato nº 23/2025)

      • Ticket Soluções

      Pedro Munoz Gomez (Contrato nº 23/2017)

      • Visão Engenharia

      Sergio Rodrigues da Silva / Claudio de Alvarenga Correa Soares (Contrato nº 31/2024)

      Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
      • Acesso à Informação
        • Institucional
          • Apresentação
          • Agenda da Autoridade
          • Documentos importantes
          • Competências
          • Estrutura organizacional
          • Horário de funcionamento
          • Quem é quem
          • Localização
          • Marca Institucional
        • Ações e programas
          • Indicadores de resultado
          • Iniciativas por área finalística
          • Programas financiados pelo FAT
          • Renúncia de receitas
        • Agenda da Autoridade
        • Auditorias
          • Auditorias/ações governamentais e proteção de dados
          • Auditorias anuais
          • Auditorias/Relatórios de Gestão
          • Relatório anual de atividades de auditoria interna (RAINT)
        • Comissão de Ética
        • Convênios e Transferências
        • Dados Abertos do IBC
        • Informações classificadas
        • Licitação e contratos
        • Painel Lei de Acesso à Informação (LAI)
        • Participação Social
          • Carta de Serviços ao Cidadão
          • Consultas públicas / pesquisas de opinião
          • Interação com a sociedade
        • Perguntas Frequentes
        • Receitas e Despesas
        • Relatórios (Documentos Institucionais)
        • Seleções e Concursos
        • Servidores
        • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Assuntos
        • Comunicados
          • Boletins de Serviço
          • Plano Contingencial de Enfrentamento à Covid-19 (confira a 4ª edição, atualizada)
        • Debates Institucional
          • Ações de Debates - Relatórios, Atas e demais documentos discutidos e/ou produzidos
        • Notícias
      • Calendários
        • Calendário acadêmico
          • Educação Básica
          • Mestrado
          • Especialização
        • Calendário da Formação Continuada (fluxo dinâmico)
          • Programação dos cursos de Extensão
        • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
          • Calendário das Reuniões Ordinárias do Conselho Diretor
        • Calendário Institucional
          • Calendário Institucional - 2025
      • Canais de Atendimento
        • Fale Conosco
        • Fala.BR
      • Centrais de conteúdos
        • Fique por dentro
        • Podcasts
          • Conexão Jovem IBC
          • Fala CEaD-IBC!
          • Muito a contar
          • PODfalar, RBC!
          • PODVER: o podcast da audiodescrição
          • Ser Social /IBC
          • CLB - Entre Pontos
          • Garotas Cientistas do IBC e do IFRJ
        • Projetos
          • Cegueira e Baixa Visão
          • Memória IBC (site antigo)
          • Memória IBC
        • Publicações
          • Documentos institucionais
          • Fluxograma (Licitação e Dispensa)
          • Portarias de Pessoal (designações e contratos temporários)
          • Portarias Normativas
          • Publicações Infantojuvenis acessíveis
          • Publicações técnico-científicas
          • Regimentos das comissões e demais colegiados
          • Revista em tinta ampliada para o público em geral
          • Revistas em braille para o público em geral
          • Plano Contingencial do IBC para Enfrentamento da Covid–19
          • IBC no Diário Oficial da União (DOU) - Seções 2 e 3
        • IBC 170 anos
          • Por dentro do IBC
          • Você sabia...
          • Linha do tempo
          • Depoimentos
          • Programação
          • Nova logomarca
        • Redes Sociais
          • Youtube
          • Instagram
          • Facebook
          • Flickr
        • 200 anos do Sistema Braille
          • 200 anos do Sistema Braille
        • Site antigo
      • Composição
        • Competências
        • Gabinete da Direção-Geral
        • Departamentos do IBC
          • Departamento de Administração (DADM)
          • Departamento de Educação (DED)
          • Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR)
          • Departamento de Planejamento (DPLAN)
          • Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE)
          • Departamento Técnico-Especializado (DTE)
          • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
      • Ensino
        • Docentes
        • Educação Básica
          • Educação Básica no IBC (visão geral)
          • Educação Infantil
          • Ensino Fundamental
          • Ensino Médio
        • Educação Superior
          • Pós-Graduação Lato Sensu
          • Pós-Graduação Stricto Sensu
          • Programa de Residência Docente (PRDIBC)
          • Universidade Aberta do Brasil - UAB
      • Extensão
        • Acompanhamento de egressos
        • Certificados
        • Cursos
        • Estágio e emprego
        • Eventos de extensão
        • Política de Extensão do IBC
        • Prestação de serviço voluntário
        • Prestação de serviços vinculados às ações de extensão
        • Programas
        • Projetos
        • Visitas
        • Projetos DEA/DPPE
          • Projeto Apoio a instituições para formação continuada na temática da deficiência visual
          • Cursos de extensão
      • Eventos
        • Eventos institucionais e comemorativos
        • Eventos educativos, tecnológicos e científicos
        • Eventos artísticos, culturais e escolares
      • Formação de turmas
        • Formação de turmas 2026
        • Formação de turmas 2025
        • Formação de turmas 2024
      • Memória
        • Projeto Memória IBC
        • Projeto Memória IBC (site antigo)
      • Núcleos de atendimento especializado
        • Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART)
        • Núcleo de Atendimento Educacional à Pessoa com Surdocegueira (NAEPS)
        • Núcleo de Apoio à Inclusão no Trabalho (NAIT)
      • Pesquisa e Tecnologia
        • Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
          • Grupos de pesquisa vinculados ao Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
          • Pesquisas cadastradas no Centro de Estudos e Pesquisas do IBC
          • Desenvolvimento de pesquisa no IBC
          • Boletins
        • Materiais especializados
          • Livros falados
          • Livros em braille
          • Livros ampliados
          • Materiais didáticos grafotáteis e ampliados
          • Materiais tridimensionais
          • Referências para produção de materiais em braille
          • Revistas em braille
        • Publicações técnico-científicas
      • Processos Eletrônicos - SUAP/IBC
      • Seleções e Concursos
        • Concursos públicos
          • 2025
          • 2024
          • 2023
          • 2021
          • 2018
          • 2016
          • 2014
          • 2012
        • Processos Seletivos (contratações, cursos, estágios, voluntariado, publicações, apresentações e participações em eventos etc)
          • 2025
          • 2024
          • 2023
          • 2022
          • 2021
          • 2020
          • 2019
          • 2017
          • 2016
      • Serviços
        • Atendimento clínico e cirúrgico em oftalmologia
        • Bibliotecas
          • Acervo Infantojuvenil
          • Biblioteca Especializada José Alvares de Azevedo (BEJAA)
          • Biblioteca Louis Braille
        • Clube do Livro em Braille - CLB
        • Distribuição de material especializado
        • Orientações sobre acessibilidade
      • Sistemas
        • Glpi
        • Gmail (aluno)
        • Gmail (servidor)
        • SUAP
      Redefinir Cookies
      Redes sociais
      • Facebook
      • Instagram
      • YouTube
      Acesso àInformação
      Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
      Voltar ao topo da página
      Fale Agora Refazer a busca