Notícias

Transmissão de Cargo

Publicado em 23/04/2021 10h29 Atualizado em 23/04/2021 10h49

           Em 22 Abr 21, foi realizada, no Salão Oeste do Palácio do Planalto, a Solenidade de Transmissão do Cargo de Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional (SADSN) do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

           A cerimônia foi presidida pelo Ministro de Estado Chefe do GSI, General de Exército AUGUSTO HELENO RIBEIRO PEREIRA. O Major-Brigadeiro do Ar ARY SOARES MESQUITA, após pouco mais de dois anos de relevantes serviços prestados à Presidência da República, foi substituído pelo Brigadeiro do Ar CLAUDIO WILSON SATURNINO ALVES.

           O evento contou com as presenças dos Tenentes-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, e Luis Roberto do Carmo Lourenço, Comandante da Escola Superior de Guerra, do General de Divisão Douglas Bassoli, Secretário-Executivo do GSI, além de representações da FAB e do GSI. Na oportunidade, foram respeitadas as medidas sanitárias contra a COVID 19.

 

Currículo Vitae do Novo Secretário

           Promovido ao posto atual em 31 de março de 2021, o Brigadeiro Saturnino exercia anteriormente o cargo de Diretor de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do GSI.

           Nascido em 08 de dezembro de 1970, no Rio de Janeiro-RJ, filho de Antonio Wilson Alves e Alzimira Saturnino Alves, incorporou às fileiras da Força Aérea Brasileira em 01 de fevereiro de 1986. Declarado Aspirante a Oficial em 26 de novembro de 1992, cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 2003, e a Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, em 2014.

           Chefiou as Seções de Controle e Planejamento do Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE) e a Seção de Operações do 2º/8º GAV.     Foi Comandante do Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (2º/8º GAV) e chefiou, ainda, a Assessoria de Organização, Legislação, Ensino, Operações e Espaço Aéreo do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER) e a Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA).

           O Brigadeiro Saturnino possui duas mil e duzentas horas de voo. Destaca-se, em sua carreira militar, a realização dos seguintes cursos: Formação de Oficiais Aviadores, Estágio de Pilotagem Tática, Piloto de Combate, Preparação de Instrutores de Voo, Comando e Emprego e Instrução Técnica e Pilotagem da Aeronave Mi-35M.

          Na área acadêmica, possui Mestrado em Ciências de Defesa e Segurança Interamericana, realizado nos Estados Unidos da América.    

          Dentre as condecorações com que foi agraciado, destacam-se as Medalhas Mérito Santos Dumont, Mérito Tamandaré, Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura, Exército Brasileiro e Militar de Ouro, além da Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Oficial.