Notícias

Seminário “Uso de Irradiação na Agropecuária”

Publicado em 16/04/2021 10h09

No dia 13 de abril de 2021, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), por meio do Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro (CDPNB), participou, no formato virtual, do Seminário sobre o “Uso de irradiação na Agropecuária”, uma inciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizada pela Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO).

FOTO 3 GSI.jpg

O Seminário, que contou com a participação de servidores da carreira de fiscal agropecuário, representantes das Câmaras Setoriais e Temáticas do MAPA e público em geral, visou à mobilização interna, propiciando orientações e discussões sobre o tema irradiação de alimentos e as oportunidades no setor agropecuário.

O Secretário-Executivo do GSI, General Bassoli, proferiu mensagem de abertura do Evento conjuntamente com o Secretário-Executivo do MAPA, Sr. Marcos Montes, reforçando o papel institucional da Presidência da República em viabilizar a irradiação como política de Estado, contribuindo para a segurança alimentar e segurança do alimento, possibilitando, também, o aumento das exportações agropecuárias brasileiras. Na sequência, os técnicos do GSI e do MAPA proferiram suas apresentações sobre o tema.

A discussão da irradiação para agropecuária foi iniciada em 2018, no Grupo Técnico que objetivou a dinamização da aplicação da tecnologia nuclear na agropecuária, no âmbito do CDPNB, coordenado pelo GSI/PR.

Esse seminário representou uma das ações do Governo Federal para divulgar as aplicações e os benefícios da tecnologia nuclear para a sociedade brasileira.

O seminário pode ser acessado pelo link do youtube da ENAGRO: <https://www.youtube.com/watch?v=v55zDhmNpk4>.

FOTO 2 GSI.jpg