Notícias

Oficina de Tratamento da Informação Classificada

Publicado em 04/11/2021 17h33

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2021, foi realizada, pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), a Oficina de Tratamento da Informação Classificada, sob a coordenação do Departamento de Segurança da Informação (DSI).

Na ocasião, o GSI-PR foi representado pelo seu Secretário-Executivo, o General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado, e pelo Assessor Especial de Segurança da Informação, o General de Brigada Antônio Carlos de Oliveira Freitas.

Oficina DSI 1.jpg

O Sr. Secretário Executivo em suas palavras de abertura destacou a relevância do tema para o Estado brasileiro.

O sucesso da Oficina foi evidenciado pela continuidade do Projeto de Habilitação dos Órgãos de Registro Nível 1, que são os ministérios ou órgão de nível equivalente habilitados pelo Núcleo de Segurança e Credenciamento.

O evento contou com a participação de 61 servidores dos mais diversos órgãos da Administração Pública federal. Dentre eles, destacamos a presença dos Gestores de Segurança e Credenciamento, titular e substituto, que são os responsáveis pela segurança da informação classificada em qualquer grau de sigilo (Reservada, Secreta ou Ultrassecreta) nos seus respectivos órgãos de registro e postos de controle.

Na oportunidade, os participantes obtiveram conhecimentos atualizados a respeito dos procedimentos para o credenciamento de segurança e para o tratamento da informação classificada.

Oficina DSI 2.jpg

A Oficina contou com a participação de palestrante da Agência Brasileira de Inteligência, onde foram abordados assuntos referentes aos recursos criptográficos desenvolvidos pelo Centro de Pesquisas e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações (CEPESC), órgão daquela Agência.

Além disso, houve continuada participação de representante da Controladoria-Geral da União, onde foram apresentados os aspectos relacionados a Transparência e Acesso à Informação.

No cenário atual, onde a Lei de Acesso à Informação é objeto presente e importante, os assuntos abordados na referida Oficina contribuíram de maneira significativa na disseminação dos conceitos relacionados à proteção das informações sigilosas do Estado Brasileiro, as quais requeiram esse tratamento.

Ao final do evento, foi enfatizada a importância quanto à responsabilidade de todos para que atuem como elementos disseminadores do conhecimento adquirido no âmbito das suas organizações.