Notícias

I REUNIÃO DE CONSELHEIROS DE SEGURANÇA NACIONAL DO IBAS

Publicado em 26/08/2021 15h48

Atendendo a convite do governo da República da Índia, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) participou, em 25/8/2021, da I Reunião de Conselheiros de Segurança Nacional do Foro Índia, Brasil e África do Sul (IBAS).

Reunião IBAS.jpg

Representantes do Foro Índia, Brasil e África do Sul

      A reunião, realizada por videoconferência, foi aberta pelo Conselheiro de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) da Índia, que recordou os objetivos originais do IBAS, constituído em 2003, de promover coordenação política, cooperação setorial e cooperação com terceiros países.

     Sob o lema “ Democracia e Demografia para o Desenvolvimento”, a presidência indiana do IBAS em 2021 buscou, com essa reunião de NSAs, identificar desafios e oportunidades de cooperação em áreas estratégicas, como o combate ao terrorismo e ao crime organizado, e a segurança no uso das tecnologias de comunicação e informação. Esteve em pauta, igualmente, a possibilidade de adensamento da cooperação marítima entre os participantes.

       A delegação brasileira à reunião contou com membros do GSI/PR, Ministério da Defesa, Itamaraty, ABIN e Polícia Federal.

     A delegação brasileira destacou que, apesar de geograficamente distantes, os três países compartilham vínculos desde os tempos das Grandes Navegações europeias. Aludiu a ameaças atuais nos mares, como a pirataria, a pesca ilegal e o narcotráfico. Ressaltou, ademais, a conveniência de melhor aproveitar canais e instrumentos já existentes, como a Interpol e as Adidâncias de Inteligência, para aprimorar o intercâmbio de informações sobre atividades e grupos suspeitos. Destacou, ainda, novas oportunidades de conjugação de esforços em segurança cibernética, em especial por meio do intercâmbio de informações sobre incidentes de rede e sobre iniciativas para aumentar a conscientização da sociedade sobre riscos “online”.

      Ao fim dos trabalhos, a presidência indiana indicou ter identificado grande convergência entre os três países e declarou sua intenção de realizar, nos próximos meses, nova reunião de cúpula do IBAS, para aprofundar o diálogo nas áreas em que as oportunidades de cooperação revelaram-se mais promissoras.