Notícias

GSI coordena visita à Unidade de Concentração de Urânio (URA) da Indústrias Nucleares do Brasil em Caetité-BA

Publicado em 26/05/2021 10h44

          Em cumprimento ao calendário de atividades de 2021, a Secretaria de Coordenação de Sistemas, subordinada ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, dentro das atividades previstas pelo Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro - 2021 (Sipron), coordenou a visita técnica à Unidade de Concentração de Urânio (URA) em Caetité-BA, no período de 18 a 21 de maio, com participação de outros órgãos e instituições integrantes do Sistema.

          Recebidos pelos representantes da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), a visita à URA proporcionou aos participantes obter os conhecimentos sobre as duas primeiras etapas do ciclo do combustível nuclear: a mineração e o beneficiamento do minério, que resulta no produto chamado concentrado de urânio ou yellowcake. Foi cumprida uma programação específica que continha, dentre outros aspectos: treinamento de segurança e radioproteção, visita às Usina de Beneficiamento, Minas Cachoeira e do Engenho, aos Laboratório Ambiental, Horto Florestal e espaço INB.

 

SCS.jpg

          Além de ampliar os conhecimentos sobre as atividades desenvolvidas na URA/INB, a visita contribuiu para o estreitamento dos laços institucionais entre os integrantes do Sipron. Participaram do evento, integrantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência, da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, da Secretaria de Estado de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.