Notícias

BRASIL E EUA REALIZAM EXERCÍCIO SOBRE OPERAÇÃO DE TRANSPORTE DE MATERIAL NUCLEAR

Publicado em 30/09/2021 16h30 Atualizado em 30/09/2021 16h39

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), representado pelo Departamento de Coordenação do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (DCSipron), conduziu, com o Departamento de Energia (DOE) dos EUA, por meio do Escritório Internacional de Segurança Nuclear (INS), o 1º Exercício Binacional sobre Transporte de Material Nuclear.

Exercício Transporte Material Nuclear 2.jpg

Simulação de Preparação de Explosivo

O Exercício ocorreu nos dias 22 e 23 de setembro, de forma virtual e remota, com apoio da plataforma SCRIBE 3D, onde foram simulados incidentes com o propósito de treinar respondedores brasileiros e norte-americanos no caso de eventos de segurança nuclear.

Exercício Transporte Material Nuclear 3.jpg

Simulação em Realidade Virtual do Incidente

Os objetivos da atividade foram plenamente alcançados, com intercâmbio de conhecimentos entre os representantes das agências participantes. O exercício possibilitou maior reflexão sobre eventuais lacunas de planejamentos e aprimoramentos no transporte de material nuclear.

Exercício Transporte Material Nuclear 4.jpg.png

Resposta Policial ao Encontrar Material Nuclear

Cerca de 80 participantes, representando em torno de 30 agências, brasileiras e estadunidenses, reuniram-se virtualmente, debatendo assuntos na área de transporte de material nuclear, tais como: planejamento de sistemas de proteção física; sabotagem de transporte de material nuclear; engajamentos táticos durante respostas marítima e terrestre; resposta radiológica e comando e controle.