Reinvente

Publicado em 10/02/2020 17h31

Uma cabeça com uma lâmpada no cérebroNesta etapa, o objetivo é encontrar o melhor percurso para iniciar a transformação do serviço. Será um momento de análise, síntese, prototipação, teste, definição do serviço mínimo viável e escolha de alternativas de solução.

Para transformar pesquisas e informações em soluções é preciso passar por um processo intermediário de interpretação. Isso requer selecionar informações e traduzir insights sobre a realidade atual em oportunidades para o futuro. Essa fase também tem como intuito gerar ideias inovadoras com base na fase de escuta, refletir para estimular a criatividade e gerar soluções que estejam de acordo com o contexto trabalhado.
Em seguida é importante testar as soluções selecionadas. A construção de um protótipo é uma técnica comprovadamente eficiente para aprender a projetar rapidamente a oferta e acelerar o desenvolvimento de soluções. O processo de tornar ideias reais e tangíveis constitui, em si mesmo, um método para refinar soluções de forma rápida.

Desafios

  • Estar aberto a novas ideias de solução.
  • Aceitar o fracasso de uma ideia como etapa necessária ao aprendizado.

Recomendações

  • O feedback é crítico durante toda a etapa e envolve os futuros usuários no desenvolvimento do serviço ou produto.
  • Dê pequenos e constantes passos, itere. Libere o Serviço Mínimo Viável (SMV1) com antecedência e teste-o com usuários reais.

Definição de pronto

  • Ideias reais e tangíveis geradas com base na fase de escuta e testadas por meio de protótipos.
  • Serviço Mínimo Viável pronto e disponível aos usuários.

Tempestade de ideias

É uma técnica para estimular a geração de um grande número de ideias em um curto espaço de tempo, conhecida também como Brainstorming. Geralmente realizado em grupo, é um processo criativo conduzido por um moderador, responsável por deixar os participantes à vontade e estimular a criatividade sem deixar que o grupo perca o foco.
Por que é útil?
Possibilita uma abordagem rica para gerar ideias em cima de questões relevantes que nasceram durante a fase de escuta, tanto para solucionar pequenos desafios quanto problemas complexos.
O que oferece?
Ferramenta “Tempestade de Ideias (Brainstorming)” (Guia – Trilha para inovação do serviço).

Matriz de Posicionamento

Uma ferramenta de análise estratégica das ideias geradas com base em critérios específicos. O objetivo deste recurso é apoiar o processo de decisão, a partir da comunicação eficiente dos benefícios e desafios de cada solução, de modo que as ideias mais estratégicas sejam selecionadas para serem prototipadas.
Por que é útil?
Para amparar a avaliação, a seleção de ideias e a tomada de decisão dos próximos passos.
O que oferece?
Ferramenta Matriz de Posicionamento (Guia – Trilha para inovação do serviço).

Prototipação e teste

Trata-se de testar uma nova ideia e avaliar como ela pode ser melhorada. A prototipação é uma forma estruturada de verificar se a sua solução é eficiente e adequada antes de engajá-la ou investir fortemente nela.
Por que é útil?
Após a seleção de algumas ideias com potencial para solucionar o seu problema, chegará a hora de materializá-las e testá-las. A ferramenta é particularmente benéfica para testagem em dois momentos específicos: a) no estágio mais inicial de seu desenvolvimento e; b) nos estágios finais logo antes de sua implementação total.
A prototipação pode ser utilizada tanto na busca de novas ideias quanto no teste de uma ideia existente para checar se ela funciona e como torná-la melhor.
O que oferece?
Ferramenta Plano de Prototipação e Teste (Guia – Trilha para inovação do serviço).