Planos Digitais

Publicado em 11/08/2021 17h57 Atualizado em 11/08/2021 18h06

A estratégia de transformação digital de serviços baseia-se na execução de planos digitais. No Governo Federal, o plano é pactuado pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, pela Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral de Presidência da República e pela Secretaria Executiva de cada Ministério.

No plano, são listados (e revisados) todos os serviços do órgão (e, em muitos casos, de suas entidades vinculadas). A partir da aplicação de um diagnóstico, observa-se o nível de digitização de cada serviço e, no casos de serviços parcial ou totalmente não digitais, qual é a melhor forma de transformá-los rapidamente, elegendo uma das cinco esteiras de transformação: balcão digital, agendamento, fluxo de automação, fluxo com integração ou transformação com tecnologia própria.

Cada plano digital traz, enfim, quantos serviços serão transformados, de que forma e em que período de tempo. O plano digital é publicizado e monitorado ao longo do período, a fim de acompanhar o atingimento das metas e promover ações de correção, caso sejam necessárias.

Desde janeiro de 2019, foram pactuados dezenas de planos digitais. Confira todos o Planos Digitais por área temática no gov.br.

Além dos planos digitais, a EGD contém iniciativas a serem implementadas pelos órgãos relacionadas ao uso de tecnologias emergentes.

Para participar desse movimento e transformar os serviços prestados por seu órgão ou entidade, entre em contato com .

Para saber mais, acesse: gov.br