O que é

Transformação digital no governo significa oferecer um serviço público de qualidade, com menos gasto de tempo e dinheiro por parte do cidadão, para melhorar a vida daqueles que vivem e trabalham no país.

Um exemplo é o que fizemos com a Carteira de Trabalho Digital. O cidadão não precisa mais esperar 17 dias para adquirir o documento. Agora, ele pode fazer online no mesmo dia e acompanhar pelo aplicativo a sua vida laboral, como acessar contratos de trabalho, solicitar Seguro-Desemprego, consultar requerimentos e Abono Salarial.

Outra entrega significativa é a Carteira Digital de Trânsito. Além de mostrar os dados do carro e do condutor, o aplicativo permite a consulta de infrações, avisos de recall e emite alerta quando o documento estiver para vencer.

E como era a situação dos milhares de jovens que precisavam se alistar todos os anos? Antes o processo se iniciava com o deslocamento até a Junta de Serviço Militar mais próxima de suas residências. Essa realidade mudou! Agora, o jovem pode se alistar online no Serviço Militar Obrigatório, com apenas o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF).

O potencial da transformação digital no setor público é enorme. Com a automação de serviços, o país reduzirá substancialmente as suas despesas anuais. Mas, além disso, quando entregamos um serviço digital, que antes era presencial e carregado de burocracia, também nos transformamos. Isso porque tornamos a vida do cidadão mais fácil, monitoramos melhor a oferta desses serviços e suas melhorias, e tornamos mais direta e transparente a relação do Estado com os brasileiros.

A tecnologia dá essa agilidade e otimização.

Imagine como o cidadão se sente quando fica sabendo que não vai precisar se deslocar, comparecer em agências, balcões, enfrentar filas ou carregar papel para obter um serviço?

É isso que a transformação digital significa: usarmos a tecnologia no setor público, mas sem deixarmos de lado os benefícios e o impacto que as nossas decisões terão na vida das pessoas.

Apoio à transformação digital