Integre

Publicado em 10/02/2020 17h31

conexãoAtualmente, a prestação de serviços exige que o cidadão apresente uma ampla documentação com dados já existentes nas bases do governo federal. Todo o custo logístico, além da dificuldade e o tempo gasto para obter alguns documentos, fica a cargo do cidadão.

Nesta etapa, os órgãos podem conhecer como contribuir para acelerar o acesso do cidadão aos serviços, por meio da integração de suas bases de dados nas plataformas:

 

  • Acesso Único;
  • Integração entre sistemas – ConectaGov;
  • Portal de Serviços Públicos.

Desafios

  • Tornar os serviços públicos digitais;
  • Viabilizar ferramentas para o processo de integração;
  • Conseguir o apoio e adesão dos órgãos para o compartilhamento e integração de informações e serviços entre as diferentes aplicações de órgãos distintos de governo;
  • Engajamento dos órgãos para rever seus processos.

Recomendações

  • Verificar quais bases externas são necessárias para a viabilidade da integração e consequentemente para a melhora da prestação do serviço.
  • Seguir as orientações de integração da ferramenta de autenticação aos sistemas.

Definição de pronto

  • Serviços utilizando dados de outros órgãos por meio das plataformas.
  • Eliminação da necessidade do cidadão de apresentar dados que já estão em alguma base de dados do governo.

Autenticação única do cidadão – Acesso Único

É um mecanismo de acesso digital único do usuário aos serviços públicos.
Por meio de um barramento de autenticação que padroniza o acesso a vários serviços e sistemas independentemente do órgão, a solução garante a identificação única de cada cidadão que acessa os serviços digitais do Governo Federal, eliminando a necessidade de cada órgão criar seu próprio instrumento de acesso.
Por que é útil?
O Brasil Cidadão pretende reduzir diversos problemas enfrentados pelos cidadãos e empresas na hora de consumir um serviço do governo tais como a existência de diversos logins para cada sistema. A partir da adesão do órgão e integração dos serviços à Plataforma de Autenticação o cidadão terá apenas uma única forma de acesso digital a serviços públicos.

O que oferece?
Ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos, com nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado. São cinco os níveis de autenticação na solução:
o nível 1 – Autocadastro;
o nível 2 – Dados Cadastrais Convalidados em bases de dados governamentais;
o nível 3 – Dados Cadastrais Certificado;
o nível 4 - Biometria; e
o nível 5 – Cadastro Assinado Digitalmente.
Como posso obter?
Confira na íntegra as Instruções para Efetivar a Integração com a Plataforma de Autenticação Digital do Cidadão – Acesso Único.

Integração entre sistemas - ConectaGov

Uma Plataforma para compartilhamento, monitoramento e gestão de dados e identidades, para apoiar e suportar o Governo Federal em seu processo de transformação digital, visando a implantação plena de um Governo Digital e o aprimoramento no atendimento e prestação de serviços aos seus cidadãos.
Por que é útil?
A infraestrutura permite a troca de dados em tempo real, possibilitando integrar aplicações, cadastros e logins de diferentes órgãos de governo (inclusive de outros poderes e esferas).
Ex. o cidadão não precisará buscar um documento em um órgão de governo para entregar uma cópia em outro no momento em que está consumindo um serviço público.

O que oferece?

  • ConectaGov – Aplicação: disponibilizará serviços de integração com seus processos e aplicações.
  • ConectaGov – Dados: proverá serviços de dados e informações, estruturados ou não, para serem compartilhados.
  • ConectaGov – Identidade: proverá serviços para acesso dos metadados de suas identidades e autenticação e autorização.

Portal de Serviços do Governo Federal

Canal único e integrado para a disponibilização de informações, solicitação eletrônica e acompanhamento de serviços públicos, bem como a possibilidade de avaliá-los.
Por que é útil?
Oferece ao cidadão um local único de acesso onde está disponibilizado todas as informações sobre os serviços públicos, permitindo uma busca mais eficiente de acordo com a necessidade do cidadão. Além disso, é possível solicitar e acompanhar o andamento do serviço, inclusive avalia-lo após sua conclusão.
O que oferece?
  • Possibilidade do órgão cadastrar a sua carta de serviços eletronicamente;
  • O cidadão pode acessar os serviços disponibilizados pelo órgão a partir de qualquer dispositivo;
  • Permite ao cidadão avaliar os serviços do órgão e assim contribuir para a melhoria da prestação;
  • Informações disponíveis em uma linguagem simples e de fácil entendimento.
  • Uma maneira de acompanhar o andamento de suas solicitações.
Como posso obter?
O gestor dos serviços do órgão deverá solicitar ao Ministério do Planejamento o acesso ao Portal de Serviços por meio do e-mail .