Modelo de Custos de serviços públicos

Publicado em 26/11/2019 09h37 Atualizado em 13/12/2019 17h52

Modelo de Levantamento de Custos do Usuário de Serviços Públicos é um instrumento de grande utilidade para melhoria dos serviços prestados pelos órgãos públicos, uma vez que busca medir e quantificar, além dos encargos administrativos, os custos (muitas vezes ocultos) decorrentes da utilização dos serviços públicos.

Entende-se encargos administrativos como o cumprimento de obrigações de informação estabelecidas em leis e regulamentos, que demandam tempo e dinheiro dos usuários dos serviços públicos

A partir do conhecimento geral acerca dos custos, torna-se possível identificar e priorizar medidas para reduzir os encargos sobre esses usuários.

Depois de fazer um levantamento dos serviços e das etapas necessárias para a prestação deles, é recomendável a elaboração e a aplicação – a uma amostra dos usuários – de um questionário para identificar, para cada etapa do serviço, o quantitativo e o custo com deslocamento ao órgão e a estabelecimentos bancários para pagamento de taxas e outros encargos, o tempo de espera e o tempo de demora no atendimento.

O levantamento e a análise dessas informações subsidiarão o cálculo dos custos dos usuários dos serviços prestados por cada órgão público.