Design System

Publicado em 29/11/2019 17h54 Atualizado em 29/11/2019 17h56

O Design System do Governo Federal apresenta os padrões de interface que devem ser seguidos por designers e desenvolvedores para garantir a experiência única na interação com os sistemas interativos do Governo Federal.

Por que unificar a experiência dos cidadãos brasileiros quando estão em contato com o Governo Federal por meio digital?

A proposta surgiu a partir do sentimento comum acerca da necessidade de oferecer uma experiência única ao cidadão que se relaciona com o governo para acessar produtos e serviços públicos.

A iniciativa potencializa a eficiência e a eficácia dos usuários na utilização de interfaces para acesso aos serviços e aos sistemas de Governo, possibilitando uma única curva de aprendizado e garantindo a previsibilidade na utilização dos diferentes sistemas.

Histórico:


O projeto atual se refere a uma evolução do trabalho desenvolvido para a construção da Identidade Digital de Governo (IDG) e da IDG de Serviços, iniciativas que buscavam padronizar os portais dos órgãos públicos federais e alinhar as informações para otimizar a comunicação e simplificar as interfaces de oferta de informações para o cidadão.

O diferencial dessa versão está na possibilidade de realizar download de templates, códigos e componentes, propiciando o reaproveitamento de diferentes elementos necessários ao desenvolvimento de interfaces. Com isso, amplia-se a eficiência e a produtividade de desenvolvedores e designers, além de facilitar o desenvolvimento alinhado à experiência única do cidadão.

Diante dessa visão, o Governo Federal desenvolveu um Design System que tem como objetivo guiar todos os responsáveis pela construção de interfaces interativas orientadas à experiência única do usuário, considerando a acessibilidade e a usabilidade dos sistemas.

A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Projeto de Unificação de Canais Digitais do Governo Federal, que envolveu a participação da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (SGD), a Secretaria Especial de Modernização do Estado (SEME), a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO).

Afinal, o que é Design System?


Um Design System não é um projeto, é um produto que serve produtos
– [Natan curtis]

Este é um documento vivo com diversos componentes e propriedades de um produto ou serviço para facilitar a comunicação com os diversos times.

Isso beneficia tanto o resultado que se almeja alcançar com o software como a comunicação, as pessoas, os negócios e as empresas.

A ideia é que esse produto seja utilizado para consulta, para se tomar decisões, para novas features,novas interfaces e novas propriedades dos produtos do governo.

Atenção
Este não é um documento estático, ele pode sofrer constantes mudanças e a ideia desse Design System é isso. Encaixar diversas formas sem perder consistência.

Você já está entendendo que o Design System é o conjunto completo de padrões do projeto,
documentação e princípios. Utilizando o UI kit (kit de ferramentas de design) e o código para atingir
esses padrões.

O Design System do Governo Federal do Brasil


Alguns elementos definidos para compor o Design System do Governo Federal - Família Tipográfica, Paleta de Cores, Padronização de Botões e Logotipo.
Alguns elementos definidos para compor o Design System do Governo Federal - Família Tipográfica, Paleta de Cores, Padronização de Botões e Logotipo.

Como Design System oficial do Governo Brasileiro, ele atende a uma ampla gama de designers e desenvolvedores que criam produtos e experiências digitais. Os objetivos do sistema incluem melhorar a consistência e a qualidade da interface, tornando o processo de design e desenvolvimento mais eficiente e focado, estabelecendo um vocabulário compartilhado entre designer e desenvolvedor, fornecendo orientação clara e identificável sobre as melhores práticas de design e desenvolvimento.


Mais informações

http://gov.br/designsystem