Como funciona
A Secretaria de Governo Digital atua como unidade administrativa responsável pelo Programa no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Para sua execução, foram criadas regras de governança e procedimentos para o apoio, formalização e acompanhamento do início ao fim do projeto. Além de também terem sido definidos os papéis e responsabilidades de cada partícipe.
Alocação da equipe
Em seguida à assinatura do ACT, ocorre a alocação de pessoal no órgão responsável. São alocados times multidisciplinares, definidos conforme a necessidade do projeto e disponibilidade de profissionais para alocação.
Sete perfis foram contratados: gerente de projeto, analista de processos, especialista em experiência do usuário, especialista em segurança da informação, especialista em infraestrutura, cientista de dados e desenvolvedor de soluções. A definição dos perfis e quantitativos é feita juntamente com a equipe de apoio da SGD e a alocação pode ser feita de acordo com o momento e necessidade do projeto e segue como um processo contínuo durante o apoio à startup.
Processo de monitoramento
Após a alocação inicial dos profissionais, os projetos entram na fase de desenvolvimento, quando passam a desenhar e (ou) desenvolver a solução. A partir de então, inicia-se também o acompanhamento e monitoramento sistematizado dos projetos com reuniões regulares entre o líder do projeto e representantes da SGD, que ocorrem de forma regular até o encerramento do projeto.
Cultura ágil
O desenho e desenvolvimento da solução baseiam-se em métodos ágeis, ou seja, incluem sprints curtas, a estruturação da solução em módulos, entregas rápidas e frequentes, sempre com foco no usuário final. É possível que ocorra eventuais revisões de backlog e a consequente atualização de indicadores ao longo do acompanhamento do projeto.