Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP (MGP-SISP)

Publicado em 24/08/2020 19h29 Atualizado em 27/01/2021 13h39

Apresentação

A Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP (MGP-SISP) é um conjunto de boas práticas em gerenciamento de projetos para os órgãos da administração pública. Metodologia é o estudo dos métodos, ou as etapas que devem ser seguidas, de um determinado processo. A  palavra método vem do grego (methodos, met ́hodos), que significa “caminho para chegar a um  fim”.

A MGP-SISP tem como objetivo auxiliar os órgãos do SISP no gerenciamento de seus projetos. O nível de utilização da metodologia nos órgãos vai depender de alguns fatores, como: realidade, cultura e maturidade em gerenciamento de projetos, estrutura organizacional, tamanho dos projetos etc. Portanto os processos e procedimentos descritos na MGP-SISP devem ser adequados à realidade de cada organização.

A elaboração da MGP-SISP foi precedida de visitas aos órgãos da administração pública federal com o fulcro de conhecer a realidade do gerenciamento de projetos nesses órgãos. A vivência na área de projeto da equipe de elaboração foi relevante para publicação, pois permitiu incorporar a realidade dos órgãos, aplicar conceitos da administração pública, da área de  tecnologia da informação e do ordenamento jurídico que envolve projetos no ambiente público.

Público-alvo

O público alvo da MGP-SISP são os agentes públicos que estão ligados à execução dos projetos de suas organizações, podendo ser: equipe do projeto, gerentes funcionais, líderes de projetos, membros do escritório de projetos e outros. Essa metodologia pode ser utilizada por toda sociedade brasileira, fornecedores, pesquisadores, instrutores, educadores, instituições de ensino, etc.

Outros níveis de governo, estadual e municipal, e esferas de poder, Legislativo e Judiciário, podem utilizar a MGP-SISP para auxiliá-los no gerenciamento de projetos de suas organizações.

Base conceitual

Esta metodologia foi elaborada com base nas melhores práticas de projetos do Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos(Guia PMBOK®), quarta edição, editado pelo Project Management Institute(PMI®). Aplicou-se a este conteúdo a realidade vivenciada pelas diversas áreas de Tecnologia da Informação dos órgãos integrantes do SISP.

Metodologias

A Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP (MGP - SISP) contém os processos de gerenciamento de projetos, guias de referência, ferramentas, artefatos, glossário e sigla.

A Metodologia de Gerenciamento de Portfólio de Projetos do SISP (MGPP-SISP) é um instrumento que reúne processos, artefatos e ferramentas. Integra um conjunto de obras relacionadas à gestão e governança de TI e é um complemento à Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP (MGP-SISP).