Reportar incidentes de segurança e outros problemas

Como posso comunicar incidentes de segurança, tais como vazamentos de dados, e fazer outros pedidos, sugestões e reclamações?
Publicado em 17/12/2019 10h33 Atualizado em 06/07/2021 14h07

Comunicação de incidentes e outras interações

Diferentes órgãos do Poder Executivo Federal atuam nas hipóteses de incidentes de segurança, de proteção de dados pessoais e de outras questões relacionadas à execução e à qualidade dos serviços públicos:

  • No caso de órgãos e entidades da Administração Pública Federal, a comunicação de incidentes de redes, inclusive vazamentos relacionados a tais órgãos e entidades, deve ser efetuada por intermédio do endereço eletrônico: . Para informações adicionais sobre o trabalho do Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), acesse https://www.ctir.gov.br/.

  • No caso de pedidos de acesso à informação, pedidos de simplificação de serviços públicos, denúncias, elogios, reclamações, solicitações e sugestões referentes a órgãos e entidades públicos, a comunicação poderá ser feita por qualquer cidadã ou cidadão por intermédio da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR): https://falabr.cgu.gov.br/. Para informações adicionais sobre o trabalho da Controladoria-Geral da União (CGU), acesse https://www.gov.br/cgu/pt-br.