Vocabulário Controlado do Governo Eletrônico

VCGE, interface de comunicação, Interoperabilidade, ePING
Publicado em 28/11/2019 16h32 Atualizado em 28/11/2019 16h33

O VCGE é um vocabulário controlado para indexar informações (documentos, bases de dados, sites etc) no governo federal. Ele foi projetado com dois objetivos básicos:

  • interface de comunicação com o cidadão - o vocabulário deve indexar as informações de governo de uma forma simples e entendível. Como ferramenta de gestão a ferramenta deve ajudar aos gestores a gerenciarem suas informações.

  • ferramenta de gestão - a expectativa é que o VCGE seja usado para classificar qualquer conteúdo de informação (documentos, bases de dados, mídia eletrônica, documentos em papel, etc) que não seja classificado outra forma mais específica de indexação. O VCGE é feito para ser consultado pelo público geral e seu processo de indexação deve ser feito por pessoas que não são profissionais especializados (biblioteconomistas, arquivologistas, etc).

Confira mais detalhes, objetivos e todo o conteúdo, inclusive a relação entre o VCGE e os vocabulários especializados de governo, no documento: VCGE 2.1.0 em PDF.

Quer participar das atualizações do Vocabulário?

As discussões do VCGE ocorrem através do grupo VCGE_GovBR no Google Groups e está aberto a participação de interessados.

História

A primeira definição de uma lista de termos no governo federal de âmbito geral foi a Lista de Categorias de Governo – LCG – em março de 2004. Desde então ele já foi conhecido como Lista de Assuntos de Governo – LAG – até chegar ao nome atual: Vocabulário Controlado e Governo Eletrônico.

Com o advento da Lei de Acesso a Informação – LAI – e uma maior busca por ferramentas de indexação, seu uso tem crescido nos últimos anos, e agora o Vocabulário está sendo mantido por voluntários e indicados pelos órgãos. Esse grupo era um dos grupos de trabalho da ePING.

Em 2012 começou um esforço para reavaliar o VCGE e aumentar seu uso no governo. Em junho de 2013, ocorreu um workshop, que foi o início da revisão do VCGE. Desse workshop e de uma séria de reuniões subsequentes, surgiu a versão que foi para consulta pública em setembro e publicada em outubro de 2013 como sendo versão 2.0, de outubro de 2013.

Reunião

As reuniões são abertas a interessados sem necessidade de convite. No momento não há reuniões agendadas.

Documentos

Versão Atual - Versão 2.1.0 - 2016
VCGE 2.1.0 em PDF Documento para conhecer o VCGE.

VCGE 2.1.0 Detalhado em PDF Documento para conhecer o VCGE. Contém, além do documento padrão, resumo de todas as discussões para as alterações incluindo votações e comentários.

VCGE 2.1.0 no formato SQL (9KB)
VCGE 2.1.0 no formato SKOS - N3 (8KB)
VCGE 2.1.0 no formato CSV (8KB)
Descrição dos Arquivos de Exportação do VCGE em PDF VERSÃO 1.2 (179KB)
Recomendação para uso do VCGE em sistemas - versão 1.0 de 27/05/2015

Documentos auxiliares

DEPARA
Descrição do DEPARA VCGE1 2 em PDF (71KB)
DEPARA VCGE1 2 em CSV (106KB)

Descrição dos Arquivos de Exportação do VCGE em PDF VERSÃO 1.2- versão 2.1 em diante.
Descrição dos Arquivos de Exportação do VCGE em PDF VERSÃO 1.1- versão 2.0.