Tecnologias Emergentes

Tecnologias Emergentes, blockchain, IA, IOT
Publicado em 12/08/2020 10h37 Atualizado em 12/08/2020 11h14

Governo Digital está ligado ao uso de tecnologias digitais que integram as estratégias governamentais de modernização, gerando benefícios para a sociedade. É baseado em um ecossistema digital composto de atores de governo, empresas, organizações da sociedade civil e indivíduos que apoiam a produção e o acesso a dados, serviços e conteúdos por meio de interações com o governo.

Nesse contexto, foi instituída a Estratégia de Governança Digital (EGD) que define objetivos estratégicos, metas e indicadores da Política de Governança Digital, estabelecida pelo Decreto nº 10.332, para o período de 2020 a 2022.

Entre os objetivos da EGD, tem-se o Objetivo 8 - Serviços Públicos do futuro e tecnologias emergentes, que possui as seguintes iniciativas:

  • Iniciativa 8.1: Desenvolver, no mínimo, 6 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com parceiros do Governo federal, instituições de ensino superior, setor privado e terceiro setor, até 2022.
  • Iniciativa 8.2: Implementar recursos de inteligência artificial em, no mínimo, 12 serviços públicos federais, até 2022.
  • Iniciativa 8.3: Disponibilizar, pelo menos, 9 conjuntos de dados por meio de soluções de blockchain na administração pública federal, até 2022.
  • Iniciativa 8.4: Implementar recursos para criação de uma rede blockchain do Governo federal interoperável, com uso de identificação confiável e de algoritmos seguros.
  • Iniciativa 8.5: Implantar um laboratório de experimentação de dados com tecnologias emergentes.