Conecta gov.br

Conecta gov.br

Conecta gov.br é um programa que promove a troca automática e segura de informações entre os sistemas para que o cidadão não tenha que reapresentar informações que o governo já possua. Isso é um direito do cidadão garantido pela Lei 13.726/2018.

Essa integração de dados, conhecida como interoperabilidade, desonera o cidadão, simplifica o serviço público, reduz fraude e traz segurança e economia para todo o processo.

O Conecta é uma iniciativa da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia para os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Confira os benefícios:

Para o cidadão: deixar de preencher formulários, emitir certidões, fazer uploads de documentos e peregrinar entre órgãos para apresentar comprovantes exigidos para a prestação de um serviço público. Isso porque os sistemas do governo conversam entre si e obtém as informações de maneira automática, sem precisar solicitá-las ao cidadão

Para o governo: deixar de conferir manualmente as informações apresentadas pelo cidadão. Também diminui a incidência de erros e fraudes. O atendimento exige menos esforço, fica mais rápido e mais seguro. Isso é economia de dinheiro público.

Serviços ofertados aos órgãos

O Conecta facilita a integração do governo oferecendo os seguintes serviços aos órgãos federais:

Catálogo de API governamentais

O Catálogo reúne as principais API disponíveis para órgãos públicos. API é uma tecnologia que permite um sistema "conversar" com outro sistema sem intervenção humana.

Você irá encontrar: 

  • Quais são as API e quais informações elas disponibilizam
  • Quais os ganhos elas proporcionarão para o seu serviço público
  • Como acessá-las e com quem tirar dúvidas
  • Quais são as API gratuitas, oferecidas pela Secretaria de Governo Digital por meio de contratos centralizados;

Acesse o catálogo, descubra as API disponíveis e faça uma adesão ao Conecta: é simples! O passo-a-passo está disponível na descrição de cada API.


Plataforma de interoperabilidade

Você quer compartilhar seus dados com outros órgãos? Crie uma API e deixe que a Plataforma do Conecta faça a gestão do acesso. 

Na plataforma, você pode:

  • Liberar ou revogar o acesso a sua API
  • Ter o controle de quem está acessando suas API e para qual finalidade (conforme Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD)
  • Proteger sua infraestrutura tecnológica (caso você seja o provedor da API)

A plataforma está disponível gratuitamente para os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.



Calculadora de economia com a interoperabilidade

A calculadora contabiliza a economia que a integração de dados gera para a sociedade e para o governo. Ela considera a redução do tempo gasto com preenchimento de formulários, anexação de documentos, emissão de certidões etc.


Resultados alcançados

350 milhões de economia acumulada
43 milhões de transações na plataforma
201 serviços públicos com obtenção automática de informações
33 órgão já aderiram ao Conecta