Catálogo de Bases de Dados

Publicado em 28/11/2019 12h01 Atualizado em 06/11/2020 15h05

O CBD é uma iniciativa criada e mantida pela Secretaria de Governo Digital (SGD), da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (SEDGG), do Ministério da Economia (ME) que conta com apoio de curadores de catálogos de bases de dados e curadores de bases de dados, acadêmicos e interessados. O Catálogo é uma base centralizada de informações sobre bases de dados custodiadas por órgãos do governo federal. Ela deve permitir ao governo e a sociedade identificar quais são as informações, onde estão e quem são seus responsáveis.

Manual do Catálogo de Bases de Dados

Acesse o Manual do Catálogo de Bases que orienta a catalogação das bases de dados.

Preenchimento do Catálogo

O preenchimento do Catálogo pode ser feito de três formas: Censo, Inserção direta na Ferramenta de Catálogo e Envio de planilha.

Preenchimento por Censo

Um Censo está sendo feito em 2019. Um grupo de órgãos será visitado por recenseadores para fazer um levantamento inicial do Catálogo.
Para entrar no censo é necessário contatar a equipe do Catálogo (veja abaixo) e solicitar a participação.

Veja a apresentação do Censo aqui.

Preenchimento por Inserção direta na ferramenta de Catálogo

A partir de 2021, será solicitado a todos os órgãos que acessem o Catálogo de Bases de Dados e atualizem seus dados diretamente. Os órgãos que desejarem podem fazer isso já em 2020.
Para obter um usuário acesso ao sistema do Catálogo mande um e-mail para a equipe do Catálogo (veja abaixo) com dados dos usuários incluindo nomes, CPF, telefones e e-mails. Estes serão os representantes do órgão que poderão acessar o Catálogo.
Todas as informações são obrigatórias e apenas e-mails institucionais serão aceitos.

Preenchimento por Envio de Planilha

Outra opção é preencher uma planilha com os dados em enviar para a equipe do Catálogo. Temos um modelo de planilha disponível para quem solicitar. Uma opção é obter a planilha já preenchida com os dados do seu órgão que estão atualmente na base do Catálogo. Para isso entre em contato com equipe do Catálogo (veja abaixo)

Veja a apresentação da Planilha aqui.


Casoteca

Estamos coletando experiências em Catalogação de Dados para que estejam disponíveis para outros órgãos. 

O primeiro caso é da ANEEL
- ANEEL – Setembro 2020 

Todos que queiram registrar sua experiência estão convidados a fazê-lo. A Casoteca objetiva conter todos os tipos de experiências, não apenas aquelas acabadas e exitosas. A ideia aqui é registrar esforços, dificuldades e soluções encontradas. Venha contar sua história. 
Entre em contato com equipe do Catálogo (veja abaixo)

Base normativa do CBD

Decreto 10.046 de 9 de outubro de 2019 - que define que órgãos e as entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional publicarão catálogos com dados sob sua gestão, incluindo seus compartilhamentos. Estabelece que a SEDGG definirá procedimentos para a construção desse catálogo (art. 30).

Decreto 8.777, de 11 de maio de 2016 - especifica catálogos corporativos de dados como parte integrante do plano de dados abertos que os órgãos federais deveriam fazer.

Para saber mais, fale com a equipe do Catálogo