Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Portal Gov.br Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Acesso rápido
  • Acesso rápido
  • Órgãos do Governo
  • Acesso à Informação
  • Legislação
  • Acessibilidade
  • Redefinir Cookies
  • Mudar para o modo de alto contraste
Abrir menu principal de navegação
Governo Digital
  • Atendimento gov.br
    • Dúvidas na conta gov.br
      • Recuperar Conta gov.br
      • Ativar a verificação em duas etapas
      • Desativar a verificação em duas etapas
      • Dúvidas para aumentar o nível da conta gov.br
      • Conta gov.br bloqueada
      • Dúvidas no login com certificado no gov.br
      • Dúvidas na vinculação de CNPJ no gov.br
      • Titular falecido na conta gov.br
      • Recuperar a conta gov.br para um terceiro
      • Dúvidas em outros sistemas integrados
      • Dúvidas Frequentes
    • Dúvidas na assinatura gov.br
      • Nome incorreto na assinatura
      • Não recebi o código da assinatura
    • Dúvidas no aplicativo gov.br
      • Dúvidas no reconhecimento facial
      • Dúvidas sobre a gestão de dispositivos no gov.br
      • Dúvidas gerais no aplicativo gov.br
    • Dúvidas nos dados cadastrais
      • Não consigo cadastrar meu endereço no gov.br
      • Inconsistências na base de dados da Receita Federal
      • Requisitos para acesso aos serviços
      • Não alterei meus dados cadastrais
    • Dúvidas na Plataforma de Automação
      • Cidadão
      • Atendente
    • Dúvidas para aumentar o nível com a CIN
      • Imagens
  • Transformação Digital
    • Trajetória da transformação digital
    • Ferramentas
      • Plataforma gov.br
      • Design System
      • Modelo de Qualidade dos Serviços Públicos
      • Modelo de Custos de serviços públicos
      • VLibras
      • Automação de serviços
      • Autenticação gov.br
      • Pesquisa com usuários
      • Conecta gov.br
      • Acordos de Cooperação
      • Portal da Assinatura Eletrônica
      • Notifica gov.br
      • Plataforma de Avaliacao de Servicos
      • Unificação de Canais
    • Planos Digitais
    • Rede Nacional de Governo Digital
      • Mapa
    • Rede Federal de Ensino
    • Lista Serviços Digitais
      • Serviços Digitais 2019
      • Serviços Digitais 2020
      • Serviços Digitais 2021
      • Serviços Digitais 2022
      • Serviços Digitais 2023
    • Central de Qualidade
      • LabQ
      • imagens
      • documentos
      • Perguntas frequentes sobre o Modelo de Qualidade
  • Estratégia de Governo Digital 2020-2022
    • Estratégia de Governo Digital 2020-2022
    • Um governo centrado no cidadão
    • Um governo integrado
    • Um governo inteligente
    • Um governo confiável
    • Um governo transparente e aberto
    • Um governo eficiente
  • Estratégia Nacional
    • Como participar da construção da Estratégia Nacional?
    • Linha do tempo - Estratégia Nacional
    • Legislação
    • Perguntas Frequentes
    • FAQ
  • Sisp
    • Sobre o SISP
      • Órgãos do SISP
    • Governança de Talentos
      • Analista em Tecnologia da Informação (OLD)
      • Gratificação do SISP - GSISP
      • Programa Capacita Gov.Br
      • Movimentação de ATI
      • Avaliação GSISP
      • Analista em Tecnologia da Informação
      • Gratificação do SISP - GSISP
    • Documentos
    • Guia do Gestor
      • midia
      • links
      • Serviços
      • Documentos
      • Saiba Mais
      • Fiscalização e Gestão de Contratos de TIC
      • Análise de riscos para contratações de TIC
      • Plano de Transformação Digital do MEC
  • Contratações
    • Dúvidas sobre contratação de bens e serviços de TIC
    • Templates e Listas de Verificação
    • Orientações - Contratos Baseados em UST
    • Capacitações
    • Conceito de Solução de TIC
  • Governança e Gestão de Dados
    • Conecta gov.br
      • Termos de Uso e de Politica de Privacidade
    • Registros de Referência
      • Cadastro Base de Endereço
      • Registro de Referência de Municípios
      • Registro de Referência de Unidades Federativas
      • Registro de Referência de Países
      • Registro de Referência dos Servidores Civis do Poder Executivo Federal
      • Registro de Referência de Estruturas Organizacionais do Poder Executivo Federal
    • Fórum de Governança de Dados
    • Governança de Dados
    • Sobre o Catálogo de Bases de Dados
  • Privacidade e Segurança
    • Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI)
    • Framework do PPSI
    • Centro Integrado de Segurança Cibernética (CISC Gov.br)
    • Centro de Excelência em Privacidade e Segurança
    • Ações de Capacitação
    • Guias e Modelos
    • Dúvidas Frequentes do Framework do PPSI
  • Legislação
    • Lei do Governo Digital
    • SISP
    • Conecta gov.br
    • Governança de Dados e Interoperabilidade
    • Segurança e Proteção de Dados
    • Governo Aberto
    • Contratações de TIC
    • Identificação Nacional Civil
    • Marco legal da startups
    • Rede GOV.BR
    • Migração GOV.BR
    • Legislações correlatas
  • Acessibilidade Digital
    • Modelo de Acessibilidade
    • Ferramentas
    • Referências e Modelos de Implementação
    • Material de apoio
    • Recursos de Acessibilidade
    • Eventos e Prêmios
  • Assinatura Eletrônica
    • Saiba mais sobre a assinatura eletrônica
    • Assinatura Eletrônica para Órgãos
    • Importar certificados gov.br no Adobe Acrobat Reader
  • Identificação do Cidadão
    • Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC)
    • Dúvidas Frequentes sobre a CIN
  • Conta gov.br
    • O que é a conta gov.br?
    • Onde usar a conta gov.br
    • Carteira de documentos digitais
    • Gerenciar o uso dos seus dados pessoais
    • Prova de Vida
    • Níveis da conta gov.br
    • Segurança da conta
    • Vídeos tutoriais
    • Dúvidas Frequentes
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Capacita
  • Startup GOV.BR
  • Dados Abertos
  • Experiência do Usuário
  • VLibras
  • Software Público
  • Mapa do Site
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Bolsas de Estudo e Financiamentos Estudantis
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Acesse sua conta gov.br
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
    • Simplifique!
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Contratações Conceito de Solução de TIC
Info

Conceito de Solução de TIC

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter link para Copiar para área de transferência
Publicado em 09/06/2022 10h36 Atualizado em 14/07/2023 10h09

O que é?

As normas que regem o processo de contratação definem solução de TIC como:

Conjunto de bens e/ou serviços que apoiam processos de negócio mediante a conjugação de recursos de TIC, de acordo com as premissas definidas no Anexo II desta Instrução Normativa.

Por sua vez, são estabelecidas 13 categorias de recurso de TIC, compostas por bens e serviços suscetíveis a integrar uma Solução de TIC.

Quais são as categorias de recursos de TIC?

Materiais e Equipamentos de TIC

    a) São considerados recursos de TIC equipamentos e dispositivos baseados em técnica digital, com funções de coleta, tratamento, estruturação, armazenamento, comutação, transmissão, recuperação ou apresentação da informação, a exemplo de: desktops, notebooks, coletores de dados do tipo personal digital assistant - PDA, equipamentos de coleta de dados satelitais, monitores de vídeo, impressoras, impressoras térmicas, scanners de documentos, tablets, incluindo-se serviços de manutenção e suporte desses equipamentos;

    b) Excluem-se dessa categoria mouses, teclados, caixas de som, projetores, televisores em geral, dispositivos Radio Frequency Identification - RFID, impressoras 3D, aparelhos telefônicos (como fixos, celulares e smartphones), relógio de ponto, rádio comunicadores e estações rádio base, câmeras fotográficas e webcam adquiridas isoladamente, cartuchos, toners e demais insumos de impressão, plotters, drones e veículos tripulados ou não tripulados, equipamentos de segmento médico, construção civil, tráfego aéreo, máquinas de produção industrial, equipamentos de raio-x (inclusive para controle de acesso), segmentos de áudio e vídeo, fechaduras eletrônicas, bloqueadores de sinais de celular e gravadores de áudio digital ou analógico.

O critério utilizado para definir os bens e serviços que compõem esta categoria fundamentou-se no potencial de impacto que esses recursos podem gerar à infraestrutura de TIC da organização e no grau de especialidade exigido para a especificação técnica desses bens e serviços, sendo inerentes ao domínio de conhecimento de TIC. Além disso, há amparo na Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, que atrai para o seu escopo as máquinas, equipamentos e dispositivos baseados em técnica digital, com funções de coleta, tratamento, estruturação, armazenamento, comutação, transmissão, recuperação ou apresentação da informação, seus respectivos insumos eletrônicos, partes, peças e suporte físico para operação.


Desenvolvimento e Sustentação de Sistemas

    a) São considerados recursos de TIC serviços de desenvolvimento, manutenção preventiva ou corretiva, sustentação, testes, inclusive de segurança, qualidade, engenharia de dados, customização e evolução de software e sistemas computacionais e aplicativos móveis, incluindo elaboração, manutenção e sustentação de painéis e outros produtos de Business Intelligence.

O critério utilizado para definir os serviços que compõem esta categoria fundamentou-se no domínio de conhecimento inerente à TIC, além da relação direta ao ciclo de vida da informação da organização.


Hospedagem de Sistemas

    a) São considerados recursos de TIC a disponibilização de sistemas, aplicativos ou sítios eletrônicos em servidores próprios ou de terceiros por meio de modelo de hosting, co-location ou outros.

O critério utilizado para definir os serviços que compõem esta categoria fundamentou-se no domínio de conhecimento inerente à TIC, além do impacto direto na infraestrutura que suporta os processos de negócio da organização em meio digital.


Suporte e Atendimento a Usuário de TIC

    a) São considerados recursos de TIC os serviços de atendimento a requisições de suporte a infraestrutura de TIC, resolução de incidentes e investigação de problemas e suporte técnico de microinformática a usuários de TIC;

    b) Excluem-se a contratação de call centers ou contact centers para serviços gerais não relacionados exclusivamente à TIC e à contratação de serviços de suporte a soluções de audiovisual.

O critério utilizado para definir os serviços que compõem esta categoria fundamentou-se no potencial de impacto dos serviços de sustentação de infraestrutura e que demanda conhecimentos inerentes às práticas de gestão de serviços de TI.


Infraestrutura de TIC

    a) São considerados recursos de TIC os serviços associados ao conjunto de componentes técnicos, hardware, software, bancos de dados implantados, procedimentos e documentação técnica usados para disponibilizar informações, incluindo serviços de segurança digital (controle lógico e biométrico), certificação digital, operação e suporte técnico;

    b) Excluem-se dessa categoria materiais e serviços de vigilância patrimonial (a exemplo de soluções de Circuito Fechado de TV - CFTV, analógico ou digital, e seus componentes e serviços acessórios), serviços de engenharia civil ou manutenção predial, serviços financeiros ou bancários, controle de acesso físico (como portas, catracas e elevadores), soluções de cabeamento estruturado que permita conectividade à rede de telecomunicações (como fibra ótica, conectores, conduítes e cabos de rede de dados), infraestrutura elétrica (como nobreaks e geradores) e hidráulica (como sistema de refrigeração), ainda que venham a integrar sala de datacenter e sistema de combate a incêndio.

O critério utilizado para definir os bens e serviços que compõem esta categoria fundamentou-se no potencial de impacto que esses recursos podem gerar à infraestrutura de TIC da organização e no grau de especialidade exigido para a especificação técnica desses bens e serviços, sendo inerentes ao domínio de conhecimento de TIC, além de consistirem na base de sustentação dos processos de negócio em meio digital da organização.


Comunicação de Dados

    a) São considerados recursos de TIC a transmissão digital de dados e informações entre dispositivos, sistemas e redes de comunicação, incluindo acesso à Internet (como links MPLS, WAN/LAN), soluções de videoconferência, de transmissão e recebimento de mensagens de texto - SMS e de recebimento ou processamento de dados satelitais;

    b) Excluem-se dessa categoria os serviços de telefonia fixa comutada - STFC, Serviço Móvel Pessoal - SMP, VoIP (telefonia baseada em voz sobre IP), centrais telefônicas, PABX (física ou virtual) ou infraestrutura de telefonia interna ou externa destinada ao tráfego de voz digital ou não digital.

O critério utilizado para definir os serviços que compõem está categoria fundamentou-se na relação direta entre o tráfego de dados e a composição do ciclo de vida da informação, que suporta os processos de negócio em meio digital da organização.


Software e Aplicativos

    a) São considerados recursos de TIC programas de computador que realizam ou suportam o processamento de informações digitais, independente da forma de licenciamento (a exemplo de perpétuo, subscrição, cessão temporária);

    b) Excluem-se dessa categoria programas embarcados em equipamentos não classificados como recursos de TIC.

O critério utilizado para definir os bens e serviços que compõem esta categoria fundamentou-se no potencial de dependência tecnológica que esses recursos podem gerar para a organização. Dessa forma, mostra-se de grande relevância que a contratação desses recursos de TIC obedeça ao regramento da Instrução Normativa SGD/ME nº 1, de 2019, e seja precedida da análise dos seus custos totais de propriedade. Além disso, há amparo na Lei nº 8.248, de 1991, que atrai para o seu escopo os programas para computadores, máquinas, equipamentos e dispositivos de tratamento da informação e respectiva documentação técnica associada.


Impressão e Digitalização

    a) São considerados recursos de TIC serviços de impressão, cópia e digitalização de documentos;

    b) Excluem-se serviços de impressão 3D, serviços de impressão gráfica (a exemplo de plotagem e banners), e serviços arquivísticos de massa documental (classificação, recuperação e digitalização).

O critério utilizado para definir os bens e serviços que compõem esta categoria fundamentou-se na relevância que as soluções de impressão e digitalização de documentos possuem no suporte ao ciclo de vida da informação e no potencial de impacto que esses recursos podem gerar à infraestrutura de TIC da organização.


Consultoria em TIC

    a) São considerados recursos de TIC serviços de consultoria e aconselhamento em TIC;

    b) Excluem-se dessa categoria, a prestação de serviços: de produção de conteúdo multimídia e gestão de conteúdos de sites web e mídias sociais, de fornecimento de conteúdo digital, assinaturas de periódicos eletrônicos, notícias e informes, publicidade e de comunicação social em meio digital.

O critério utilizado para definir os bens e serviços que compõem esta categoria fundamentou-se na segregação dos serviços de consultoria e aconselhamento de TIC dos serviços de comunicação digital, em harmonia com as disposições da Portaria GM/MCOM nº 5.218, de 7 de abril de 2022.


Computação em Nuvem

    a) São considerados recursos de TIC os serviços de computação em nuvem, tais como Infrastructure as a Service - IaaS, Platform as a Service - PaaS, Software as a Service - SaaS, DataBase as a Service - DBaaS, Device as a Service - DaaS, Containers as a Service - CaaS, Function as a Service - FaaS e BigData as a Service - BDaaS, serviços de orquestração de multi-nuvem, suporte e brokerage de nuvem.

O critério utilizado para definir os serviços que compõem esta categoria fundamentou-se no potencial de impacto que esses recursos podem gerar à infraestrutura de TIC da organização e no grau de especialidade exigido para a especificação técnica desses bens e serviços, sendo inerentes ao domínio de conhecimento de TIC, além de consistirem na base de sustentação dos processos de negócio em meio digital da organização.


Internet das Coisas - IoT

    a) São considerados recursos de TIC apenas os dispositivos ou serviços que utilizem tecnologia IoT conectados ou que integrem um ou mais sistemas de informação desenvolvidos ou mantidos pelo órgão, enviando, processando, recebendo ou armazenando dados.

O critério utilizado para definir os serviços que compõem esta categoria fundamentou-se no domínio de conhecimento inerente à TIC e no potencial de utilização desses recursos diretamente associados aos sistemas de informação desenvolvidos ou mantidos pela organização.


Segurança da Informação e Privacidade

    a) São considerados recursos de TIC os serviços de avaliação e testes de segurança (a exemplo de testes de intrusão, pentest, simulação de adversários), gestão de vulnerabilidades e tratamento de incidentes, Security as a Service - SECaaS, segurança de redes, Serviço de Monitoria de eventos de segurança - SOC e serviços técnicos de consultoria em segurança da informação e privacidade;

    b) Excluem-se dessa categoria serviços e/ou equipamentos de segurança das informações que não estejam em suporte digital.

O critério utilizado para definir os serviços que compõem está categoria fundamentou-se na relação direta dos serviços de segurança digital na infraestrutura que suporta o ciclo de vida da informação e na necessidade conhecimentos inerentes à TIC na garantia da disponibilidade, autenticidade e integridade das informações.


Análise de Dados, Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial

    a) São considerados recursos de TIC os serviços de Inteligência de Negócio (Business Intelligence), Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Big Data, governança de dados, arquitetura de dados e soluções de geoprocessamento.

O critério utilizado para definir os serviços que compõem esta categoria fundamentou-se no domínio de conhecimento inerente à TIC, no potencial de impacto na infraestrutura que suporta o ciclo de vida da informação e na relação direta aos processos de negócio em meio digital da organização.

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter link para Copiar para área de transferência
  • Atendimento gov.br
    • Dúvidas na conta gov.br
      • Recuperar Conta gov.br
      • Ativar a verificação em duas etapas
      • Desativar a verificação em duas etapas
      • Dúvidas para aumentar o nível da conta gov.br
      • Conta gov.br bloqueada
      • Dúvidas no login com certificado no gov.br
      • Dúvidas na vinculação de CNPJ no gov.br
      • Titular falecido na conta gov.br
      • Recuperar a conta gov.br para um terceiro
      • Dúvidas em outros sistemas integrados
      • Dúvidas Frequentes
    • Dúvidas na assinatura gov.br
      • Nome incorreto na assinatura
      • Não recebi o código da assinatura
    • Dúvidas no aplicativo gov.br
      • Dúvidas no reconhecimento facial
      • Dúvidas sobre a gestão de dispositivos no gov.br
      • Dúvidas gerais no aplicativo gov.br
    • Dúvidas nos dados cadastrais
      • Não consigo cadastrar meu endereço no gov.br
      • Inconsistências na base de dados da Receita Federal
      • Requisitos para acesso aos serviços
      • Não alterei meus dados cadastrais
    • Dúvidas na Plataforma de Automação
      • Cidadão
      • Atendente
    • Dúvidas para aumentar o nível com a CIN
      • Imagens
  • Transformação Digital
    • Trajetória da transformação digital
    • Ferramentas
      • Plataforma gov.br
      • Design System
      • Modelo de Qualidade dos Serviços Públicos
      • Modelo de Custos de serviços públicos
      • VLibras
      • Automação de serviços
      • Autenticação gov.br
      • Pesquisa com usuários
      • Conecta gov.br
      • Acordos de Cooperação
      • Portal da Assinatura Eletrônica
      • Notifica gov.br
      • Plataforma de Avaliacao de Servicos
      • Unificação de Canais
    • Planos Digitais
    • Rede Nacional de Governo Digital
      • Mapa
    • Rede Federal de Ensino
    • Lista Serviços Digitais
      • Serviços Digitais 2019
      • Serviços Digitais 2020
      • Serviços Digitais 2021
      • Serviços Digitais 2022
      • Serviços Digitais 2023
    • Central de Qualidade
      • LabQ
      • imagens
      • documentos
      • Perguntas frequentes sobre o Modelo de Qualidade
  • Estratégia de Governo Digital 2020-2022
    • Estratégia de Governo Digital 2020-2022
    • Um governo centrado no cidadão
    • Um governo integrado
    • Um governo inteligente
    • Um governo confiável
    • Um governo transparente e aberto
    • Um governo eficiente
  • Estratégia Nacional
    • Como participar da construção da Estratégia Nacional?
    • Linha do tempo - Estratégia Nacional
    • Legislação
    • Perguntas Frequentes
    • FAQ
  • Sisp
    • Sobre o SISP
      • Órgãos do SISP
    • Governança de Talentos
      • Analista em Tecnologia da Informação (OLD)
      • Gratificação do SISP - GSISP
      • Programa Capacita Gov.Br
      • Movimentação de ATI
      • Avaliação GSISP
      • Analista em Tecnologia da Informação
      • Gratificação do SISP - GSISP
    • Documentos
    • Guia do Gestor
      • midia
      • links
      • Serviços
      • Documentos
      • Saiba Mais
      • Fiscalização e Gestão de Contratos de TIC
      • Análise de riscos para contratações de TIC
      • Plano de Transformação Digital do MEC
  • Contratações
    • Dúvidas sobre contratação de bens e serviços de TIC
    • Templates e Listas de Verificação
    • Orientações - Contratos Baseados em UST
    • Capacitações
    • Conceito de Solução de TIC
  • Governança e Gestão de Dados
    • Conecta gov.br
      • Termos de Uso e de Politica de Privacidade
    • Registros de Referência
      • Cadastro Base de Endereço
      • Registro de Referência de Municípios
      • Registro de Referência de Unidades Federativas
      • Registro de Referência de Países
      • Registro de Referência dos Servidores Civis do Poder Executivo Federal
      • Registro de Referência de Estruturas Organizacionais do Poder Executivo Federal
    • Fórum de Governança de Dados
    • Governança de Dados
    • Sobre o Catálogo de Bases de Dados
  • Privacidade e Segurança
    • Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI)
    • Framework do PPSI
    • Centro Integrado de Segurança Cibernética (CISC Gov.br)
    • Centro de Excelência em Privacidade e Segurança
    • Ações de Capacitação
    • Guias e Modelos
    • Dúvidas Frequentes do Framework do PPSI
  • Legislação
    • Lei do Governo Digital
    • SISP
    • Conecta gov.br
    • Governança de Dados e Interoperabilidade
    • Segurança e Proteção de Dados
    • Governo Aberto
    • Contratações de TIC
    • Identificação Nacional Civil
    • Marco legal da startups
    • Rede GOV.BR
    • Migração GOV.BR
    • Legislações correlatas
  • Acessibilidade Digital
    • Modelo de Acessibilidade
    • Ferramentas
    • Referências e Modelos de Implementação
    • Material de apoio
    • Recursos de Acessibilidade
    • Eventos e Prêmios
  • Assinatura Eletrônica
    • Saiba mais sobre a assinatura eletrônica
    • Assinatura Eletrônica para Órgãos
    • Importar certificados gov.br no Adobe Acrobat Reader
  • Identificação do Cidadão
    • Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC)
    • Dúvidas Frequentes sobre a CIN
  • Conta gov.br
    • O que é a conta gov.br?
    • Onde usar a conta gov.br
    • Carteira de documentos digitais
    • Gerenciar o uso dos seus dados pessoais
    • Prova de Vida
    • Níveis da conta gov.br
    • Segurança da conta
    • Vídeos tutoriais
    • Dúvidas Frequentes
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Capacita
  • Startup GOV.BR
  • Dados Abertos
  • Experiência do Usuário
  • VLibras
  • Software Público
  • Mapa do Site
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página