Capacitação em Contratações de TIC

Acesse informações relacionadas às capacitações em contratações de soluções de TIC oferecidas pela Secretaria de Governo Digital
Publicado em 02/06/2021 11h36 Atualizado em 02/06/2021 11h45

Capacitações

A Secretaria de Governo Digital, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), oferece capacitação em contratações de soluções de TIC por meio da Escola Virtual.Gov – EV.G, plataforma da ENAP para a oferta de capacitação a distância (EaD). Os cursos estão alinhados à Instrução Normativa SGD/ME nº 1, de 4 de abril de 2019, e suas alterações, e abordam aspectos relacionados à efetividade dos gastos públicos, vinculando-os ao atendimento de necessidades institucionais e à obrigatoriedade de planejar ações mais eficientes para o bom andamento das atividades públicas.

As capacitações possuem como público-alvo agentes públicos que atuam no planejamento da contratação de soluções de TIC e na gestão e fiscalização de contratos de TIC no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) do Poder Executivo Federal, mas também são oferecidas, de forma gratuita, a quaisquer interessados.

Os cursos disponibilizados são:

(clique nos títulos para acessá-los diretamente no portal da ENAP)

Com carga horária de 20h, o curso aborda a importância do processo de contratação de soluções de TIC no contexto público, em especial o processo de contratação de soluções de TIC do SISP, refletindo sobre os gastos, as necessidades de serviços e a obrigatoriedade de planejar ações mais eficientes para o bom andamento das atividades públicas.

Com carga horária de 20h, o curso oferece a qualificação técnica necessária aos servidores que atuam no processo de contratação de soluções de TIC, abordando os motivos de gerir e fiscalizar com eficácia e efetividade os contratos de TIC, o processo de gestão e execução de contratos e o processo de gerenciamento de riscos para as contratações de TIC.

Com carga horária de 20h, tendo como fundamento a transformação digital no serviço público, o curso aborda orientações e exemplos que contribuem para a adequada elaboração do Estudo Técnico Preliminar nas contratações de soluções de TIC.

Com carga horária de 20h, o curso apresenta os conceitos e procedimentos adequados para o gerenciamento de riscos das contratações de soluções de TIC.

Além desses cursos, a SGD e a ENAP estão desenvolvendo o curso de Termo de Referência Avançado para Contratações de Soluções de TIC, cujas informações também serão disponibilizadas nesta página quando o curso estiver em oferta na EV.G.