Verificação em duas etapas
Com a verificação em duas etapas você adiciona uma segunda camada de segurança e evita o acesso indevido à sua conta, caso alguém descubra sua senha.
Depois de configurar a verificação em duas etapas, sempre que você for acessar sua conta será preciso:
- informar seu CPF e senha;
- informar o código enviado para o seu aplicativo gov.br.
Com a verificação em duas etapas você adiciona uma camada de segurança e ajuda a evitar o acesso indevido à sua conta.
Depois de habilitada, sempre que for acessar um serviço digital com sua conta gov.br, será necessário informar um código recebido no aplicativo gov.br.
Como recuperar minha conta com a verificação em duas etapas habilitada?
Se por algum motivo você não tiver mais acesso ao aplicativo gov.br no seu celular, você ainda pode desabilitar a verificação em duas etapas fazendo a recuperação de senha com o reconhecimento facial.
Na tela de login, digite seu CPF e, na tela seguinte, clique em Esqueci minha senha para recuperar sua senha por meio do reconhecimento facial.
Ao recuperar sua senha, a verificação em duas etapas será automaticamente desabilitada. Você pode habilitá-la novamente a qualquer momento.
Gestão de dispositivos
A Gestão de dispositivos é um recurso adicional para proteger sua conta gov.br de acessos indevidos, disponível para contas nível prata ou ouro.
Na área de Segurança da conta existe a opção Gerenciar dispositivos. Lá você pode visualizar os dispositivos que acessaram sua conta, podendo saber:
- Data da autorização (caso esteja autorizado)
- Data e hora do último acesso
- último serviço público acessado
- navegador utilizado
- IP (endereço exclusivo que identifica um dispositivo na internet ou em uma rede local).
O ideal é ativar a opção Habilitar acesso apenas por dispositivos autorizados. Assim você garante que somente os computadores, celulares e tablets em que confia acessarão sua conta gov.br. Após habilitar essa opção, sempre que for acessar um serviço digital de um novo dispositivo, você precisará autorizá-lo pelo aplicativo gov.br antes de realizar o acesso.
É importante ressaltar que o acesso por diferentes navegadores de internet, ainda que utilizando o mesmo aparelho, será apresentado como um novo dispositivo.
Além disso, não será necessário autorizar o dispositivo nos seguintes casos, que já possuem uma camada extra de segurança:
- Login com Certificado digital;
- Login sem senha (QR code);
- Verificação em duas etapas habilitada.
O que acontece ao autorizar um dispositivo?
Ao autorizar o dispositivo, ele poderá acessar sua conta gov.br sem restrições e você não receberá avisos quando isso acontecer.
O que acontece ao remover um dispositivo?
Ao remover o dispositivo, ele perde a autorização para acessar sua conta (se estava autorizado) e deixa de constar na lista de Gestão de dispositivos. Contudo, se a opção de Habilitar acesso apenas por dispositivos autorizados estiver desativada, ele poderá acessar a conta novamente. Assim, se o intuito for evitar um futuro acesso, será necessário ativar a opção Habilitar acesso apenas por dispositivos autorizados. Nesse caso, ele só acessará a conta se você autorizar.
O que é um dispositivo autorizador?
Dispositivo autorizador é o celular ou tablet em que você estiver logado no aplicativo gov.br. Ele é o único dispositivo com o qual é possível autorizar o acesso de outros dispositivos.
OBS: quando você loga no aplicativo gov.br em determinado dispositivo, ele passa a ser seu novo dispositivo autorizador e você é automaticamente deslogado do dispositivo em que havia feito o último login.
Como desabilitar o acesso apenas por dispositivos autorizados?
Para desabilitar o acesso apenas por dispositivos autorizados, entre no app gov.br, vá em Segurança da conta, clique em Gerenciar dispositivos e desabilite a opção Habilitar acesso apenas por dispositivos autorizados.