Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Portal Gov.br Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Acesso rápido
  • Acesso rápido
  • Órgãos do Governo
  • Acesso à Informação
  • Legislação
  • Acessibilidade
  • Redefinir Cookies
  • Mudar para o modo de alto contraste
Abrir menu principal de navegação
Governo Digital
  • Atendimento gov.br
    • Dúvidas na conta gov.br
      • Recuperar Conta gov.br
      • Ativar a verificação em duas etapas
      • Desativar a verificação em duas etapas
      • Dúvidas para aumentar o nível da conta gov.br
      • Dúvidas no login com certificado no gov.br
      • Conta gov.br bloqueada
      • Dúvidas na vinculação de CNPJ no gov.br
      • Titular falecido na conta gov.br
      • Dúvidas em outros sistemas integrados
      • Dúvidas Frequentes
    • Dúvidas na assinatura gov.br
      • Nome incorreto na assinatura
      • Não recebi o código da assinatura
    • Dúvidas no aplicativo gov.br
      • Dúvidas no reconhecimento facial
      • Dúvidas gerais no aplicativo gov.br
    • Dúvidas nos dados cadastrais
      • Não consigo cadastrar meu endereço no gov.br
      • Inconsistências na base de dados da Receita Federal
      • Não alterei meus dados cadastrais
    • Dúvidas sobre a gestão de dispositivos no gov.br
  • Transformação Digital
    • Legislação
    • Trajetória da transformação digital
    • Quer transformar seu serviço?
    • Ferramentas
      • Plataforma gov.br
      • Design System
      • Modelo de Qualidade dos Serviços Públicos
      • Modelo de Custos de serviços públicos
      • VLibras
      • Automação de serviços
      • Autenticação gov.br
      • Pesquisa com usuários
      • Conecta gov.br
      • Acordos de Cooperação
      • Portal da Assinatura Eletrônica
      • Notifica gov.br
      • Plataforma de Avaliacao de Servicos
      • Unificação de Canais
    • Rede Nacional de Governo Digital
      • Mapa
    • Lista Serviços Digitais
      • Serviços Digitais 2019
      • Serviços Digitais 2020
      • Serviços Digitais 2021
      • Serviços Digitais 2022
      • Serviços Digitais 2023
    • Planos Digitais
    • Cooperação Internacional
    • Guia: 10 passos para a transformação digital em estados e municípios
    • Rede Federal de Ensino
    • Central de Qualidade
      • Perguntas frequentes sobre o Modelo de Qualidade
      • imagens
      • documentos
  • Estratégia de Governo Digital 2020-2022
    • Legislação
    • Estratégia de Governo Digital 2020-2022
    • Um governo centrado no cidadão
    • Um governo integrado
    • Um governo inteligente
    • Um governo confiável
    • Um governo transparente e aberto
    • Um governo eficiente
  • Sisp
    • Legislação
    • Sobre o SISP
      • Órgãos do SISP
    • Governança de Talentos
      • Analista em Tecnologia da Informação (OLD)
      • Gratificação do SISP - GSISP
      • Programa Capacita Gov.Br
      • Movimentação de ATI
      • Avaliação GSISP
      • Analista em Tecnologia da Informação
      • Gratificação do SISP - GSISP
    • Documentos
    • Guia do Gestor
      • midia
      • links
      • Serviços
      • Documentos
      • Saiba Mais
      • Fiscalização e Gestão de Contratos de TIC
      • Análise de riscos para contratações de TIC
      • Plano de Transformação Digital do MEC
  • Contratações
    • Legislação
    • Perguntas frequentes sobre o processo de contratação de bens e serviços de TIC
    • Templates e Listas de Verificação
    • Orientações para Contratação e Renovação de Contratos Baseados em UST
    • Capacitações e Eventos sobre Contratação de Soluções de TIC
    • Conceito de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação
  • Governança de Dados
    • Legislação
    • Conecta gov.br
      • Termos de Uso e de Politica de Privacidade
    • Comitê
    • Compartilhamento de Dados
    • Registros de Referência
      • Cadastro Base de Endereço
      • Registro de Referência de Municípios
      • Registro de Referência de Unidades Federativas
      • Registro de Referência de Países
      • Registro de Referência dos Servidores Civis do Poder Executivo Federal
      • Registro de Referência de Estruturas Organizacionais do Poder Executivo Federal
    • Catálogo de Bases de Dados
    • Interoperabilidade
    • Governo como Plataforma
    • Vocabulário Controlado
    • Cadastro Base do Cidadão
    • Tecnologias Emergentes
    • Sobre o Catálogo de Bases de Dados
    • Catálogo de Bases de Dados
    • Estratégia de Governança de Dados
    • Fórum de Governança de Dados
    • Forum de Governança de Dados
  • Assinatura Eletrônica
    • Saiba mais sobre a assinatura eletrônica
    • Assinatura Eletrônica para Órgãos
    • Importar certificados gov.br no Adobe Acrobat Reader
  • Segurança e Proteção de Dados
    • Legislação
    • Framework privacidade e segurança
      • Questionário de Avaliação de Riscos de Segurança e Privacidade
      • Questionário de Diagnóstico e Índice de Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
      • Questionário para Elaboração de Termo de Uso e Política de Privacidade para Serviços Públicos
    • Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI)
    • Guias e modelos
    • Treinamento, desenvolvimento e eventos
    • Gestão de riscos
    • Melhores práticas internacionais
    • Diagnóstico de maturidade de privacidade à LGPD
    • Diagnóstico de maturidade de segurança à LGPD
    • Reportar incidentes de segurança
    • Órgãos e atividades
  • Legislação
    • Lei do Governo Digital
    • SISP
    • Governança Digital
    • Conecta gov.br
    • Governança de Dados e Interoperabilidade
    • Segurança e Proteção de Dados
    • Legislação Governo Aberto
    • Contratações de TIC
    • Identificação Nacional Civil
    • Normas migração de sites e publicação no gov.br
    • Outras legislações correlatas
  • Acessibilidade Digital
    • Acessibilidade Digital
    • Modelo de Acessibilidade
    • Ferramentas
    • Referências e Modelos de Implementação
    • Material de apoio
    • Recursos de Acessibilidade
    • Eventos e Prêmios
  • Dados Abertos
    • Legislação
    • Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
    • Portal Brasileiro de Dados Abertos
    • Governo Aberto
  • Cursos gratuitos
  • Startup GOV.BR
  • Experiência do Usuário
  • VLibras
  • Políticas, Estratégias e Planos digitais
  • Software Público
  • Conta gov.br
    • Perguntas Frequentes
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Acesse sua conta gov.br
    • Órgãos do Governo
    • Temas em Destaque
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Conta gov.br Perguntas Frequentes
Info

Perguntas Frequentes

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter link para Copiar para área de transferência
Publicado em 14/04/2021 16h38 Atualizado em 19/05/2023 15h08
    • O que é a Gestão de Dispositivos e para que serve?

      A Gestão de dispositivos é um recurso adicional para proteger sua conta gov.br de acessos indevidos, disponível para contas nível prata ou ouro.

      Na área de Segurança da conta existe a opção Gerenciar dispositivos. Lá você pode visualizar todos os acessos a sua conta.

      O ideal é manter habilitado o acesso apenas por dispositivos autorizados. Assim você garante que somente os computadores, celulares e tablets em que confia acessarão sua conta gov.br. Após habilitar essa opção, sempre que for acessar um serviço digital de um novo dispositivo, você precisará autorizá-lo pelo aplicativo gov.br antes de realizar o acesso.

      É importante ressaltar que o acesso por diferentes navegadores de internet, ainda que utilizando o mesmo aparelho, será apresentado como um novo dispositivo.

      Além disso, não será necessário autorizar o dispositivo nos seguintes casos, que já possuem uma camada extra de segurança:

      • Login com Certificado digital;
      • Login sem senha (QR code);
      • Verificação em duas etapas habilitada.

       

    • Não tenho mais acesso ao celular, como desabilito a verificação em duas etapas?

      Se por algum motivo você não tiver mais acesso ao aplicativo gov.br no seu celular, você ainda pode desabilitar a verificação em duas etapas fazendo a recuperação de senha.

      Na tela de login, digite seu CPF e, na tela seguinte, clique em "Esqueci minha senha" para recuperar sua senha por meio do Reconhecimento facial.

      Ao recuperar sua senha, a verificação em duas etapas será automaticamente desabilitada. Você pode habilitá-la novamente a qualquer momento.

    • Por que eu preciso de uma conta gov.br?

      Uma conta gov.br é uma representação digital de quem você é. Ela permite a sua identificação e a comprovação de quem você é para interagir em meios digitais.
      Em meios presenciais, você precisa preencher formulários, apresentar sua carteira de identidade e assinar documentos para provar quem você é e poder realizar algumas transações, como abrir conta em banco ou fazer um financiamento, por exemplo.
      No ambiente digital, a conta gov.br permite fazer todas essas transações com o governo, de forma online. Você vai utilizá-la para acessar os serviços públicos que são digitais (sites de governo), fazer a Prova de Vida, interagir com o governo assinando documentos digitais necessários em processos eletrônicos, além de realizar outras transações.
      A conta gov.br permite que qualquer pessoa se identifique para interagir online com o governo.

    • Como criar minha conta gov.br?

      Você pode criar sua conta gov.br através do aplicativo gov.br ou pela internet, clicando em "Entrar com gov.br". Na tela inicial, digite seu CPF e clique em "Continuar". Caso não possua uma conta gov.br, será direcionado para criar uma.

      Você será guiado em todos os passos! Para iniciar, se você tiver CNH ou biometria facial no TSE, você fará o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br. Se der tudo certo, sua conta já será Ouro ou Prata, e na telinha você verá a mensagem de sucesso. Caso não tenha CNH ou biometria no TSE, você poderá criar sua conta por meio de bancos credenciados! Assim, sua conta será Prata. Mas, se não for possível criar a conta com banco credenciado, você responderá um breve questionário on-line e criaremos uma conta Bronze para você!

      Não há custos para criar sua conta gov.br e o processo é transparente e seguro!

    • Posso ter a conta gov.br sem ter aplicativo?

      Sim, você pode ter a sua conta gov.br mesmo sem ter o aplicativo gov.br. No entanto, o aplicativo é parte importante da sua conta. É por meio dele que você acessa um grande número de funcionalidades da conta gov.br. Por exemplo, para acessar as funcionalidades de visualizar e compartilhar seus dados e documentos digitais, realizar validação facial e Prova de Vida, você precisará ter o aplicativo instalado.

    • Meus dados estão protegidos quando uso a conta gov.br?

      Sim! A conta gov.br é única e segura e atende aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados. Por essa lei, o cidadão é o dono dos seus próprios dados e precisa ser avisado sobre como eles estão sendo usados e compartilhados. Os dados da sua conta gov.br são compartilhados apenas com os serviços que você autoriza e podem ser desautorizados por você a qualquer momento.

      A conta gov.br também possui outras funcionalidades para aumentar a sua segurança e dificultar o acesso não autorizado aos seus dados. O “duplo fator de autenticação” pode ser habilitado no seu celular, o que dificulta o acesso de outras pessoas mesmo que saibam a sua senha, pois precisarão ter acesso ao seu aparelho para conseguir logar na sua conta.

      Por regra, há também a vinculação das contas prata e ouro a um único dispositivo, de modo que, ao usarem um dispositivo diferente para acessar sua conta, será necessário confirmar realizando o reconhecimento facial. Além disso, são utilizadas tecnologias modernas e seguras para a proteção dos dados armazenados e transmitidos.

    • Por que meu reconhecimento facial está inválido?

      Seu reconhecimento facial pode ser inválido por diferentes razões. O aplicativo gov.br faz a leitura da sua foto e sua biometria facial e encaminha esses dados biométricos para as bases da Justiça Eleitoral ou da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para comparação.

      Se a foto e biometria facial enviadas não baterem com os seus dados que constam nessas bases, dentro dos parâmetros mínimos de “acurácia” (semelhança entre os dados comparados), seu reconhecimento facial é considerado inválido. Nesse caso, você não pode utilizar a opção de reconhecimento facial para criação da conta gov.br.

      O reconhecimento facial pode ser inválido por motivos relacionados à qualidade da sua foto, quando você está em um ambiente escuro ou com objetos cobrindo seu rosto, ou aspectos da sua biometria facial que diferem da base de dados.

      Se o seu reconhecimento facial for inválido, você pode criar sua conta gov.br de outras formas, clicando em “Tentar de outra forma”.

    • Como recuperar minha senha de acesso a conta gov.br?

      Existem 4 opções para recuperar sua senha: 1) Reconhecimento Facial; 2) Bancos Credenciados ou Internet Banking, 3) E-mail e; 4) Celular.


      1) Reconhecimento Facial:

      Caso não possua acesso a seus contatos, você ainda pode escolher qualquer das demais opções. Na opção de Reconhecimento Facial, basta ter o aplicativo gov.br instalado em seu celular, e ao ler o QR code gerado, você será direcionado para fazer o reconhecimento facial no aplicativo. Depois disso é só cadastrar a nova senha.


      2) Bancos Credenciados ou Internet Banking:

      Se ainda assim não conseguir recuperar sua senha, por não ter acesso aos contatos cadastrados ou o reconhecimento facial está inválido, você pode escolher as opções de Bancos Credenciados ou Internet Banking.

      A recuperação por bancos é segura, pois você fará o login no ambiente do banco e após logar, poderá cadastrar a nova senha. A opção de internet banking ocorre da mesma forma, mas você recebe uma senha temporária para acessar o gov.br. Essa senha deverá ser alterada assim que você acessar sua conta.


      3) E-mail

      Se você possui acesso ao e-mail cadastrado na sua conta, basta escolher essa opção, informar o código recebido no seu e-mail e cadastrar sua nova senha.


      4) Celular

      Caso tenha algum problema com a recuperação de senha por e-mail, clique na opção "Não tenho acesso a este e-mail" e você será redirecionado para o fluxo de recuperação pelo celular. Informe o código recebido no seu celular e cadastre uma nova senha.


      Por fim, se nenhuma dessas opções for válida para você, entre em contato com a Central de Atendimento por aqui.

      Para ver o passo a passo detalhado da recuperação de senha, clique aqui.

    • Onde encontro mais informações sobre a conta gov.br?

      Para consultar outras perguntas frequentes, acesse a página Dúvidas Frequentes da conta gov.br.

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter link para Copiar para área de transferência
  • Atendimento gov.br
    • Dúvidas na conta gov.br
      • Recuperar Conta gov.br
      • Ativar a verificação em duas etapas
      • Desativar a verificação em duas etapas
      • Dúvidas para aumentar o nível da conta gov.br
      • Dúvidas no login com certificado no gov.br
      • Conta gov.br bloqueada
      • Dúvidas na vinculação de CNPJ no gov.br
      • Titular falecido na conta gov.br
      • Dúvidas em outros sistemas integrados
      • Dúvidas Frequentes
    • Dúvidas na assinatura gov.br
      • Nome incorreto na assinatura
      • Não recebi o código da assinatura
    • Dúvidas no aplicativo gov.br
      • Dúvidas no reconhecimento facial
      • Dúvidas gerais no aplicativo gov.br
    • Dúvidas nos dados cadastrais
      • Não consigo cadastrar meu endereço no gov.br
      • Inconsistências na base de dados da Receita Federal
      • Não alterei meus dados cadastrais
    • Dúvidas sobre a gestão de dispositivos no gov.br
  • Transformação Digital
    • Legislação
    • Trajetória da transformação digital
    • Quer transformar seu serviço?
    • Ferramentas
      • Plataforma gov.br
      • Design System
      • Modelo de Qualidade dos Serviços Públicos
      • Modelo de Custos de serviços públicos
      • VLibras
      • Automação de serviços
      • Autenticação gov.br
      • Pesquisa com usuários
      • Conecta gov.br
      • Acordos de Cooperação
      • Portal da Assinatura Eletrônica
      • Notifica gov.br
      • Plataforma de Avaliacao de Servicos
      • Unificação de Canais
    • Rede Nacional de Governo Digital
      • Mapa
    • Lista Serviços Digitais
      • Serviços Digitais 2019
      • Serviços Digitais 2020
      • Serviços Digitais 2021
      • Serviços Digitais 2022
      • Serviços Digitais 2023
    • Planos Digitais
    • Cooperação Internacional
    • Guia: 10 passos para a transformação digital em estados e municípios
    • Rede Federal de Ensino
    • Central de Qualidade
      • Perguntas frequentes sobre o Modelo de Qualidade
      • imagens
      • documentos
  • Estratégia de Governo Digital 2020-2022
    • Legislação
    • Estratégia de Governo Digital 2020-2022
    • Um governo centrado no cidadão
    • Um governo integrado
    • Um governo inteligente
    • Um governo confiável
    • Um governo transparente e aberto
    • Um governo eficiente
  • Sisp
    • Legislação
    • Sobre o SISP
      • Órgãos do SISP
    • Governança de Talentos
      • Analista em Tecnologia da Informação (OLD)
      • Gratificação do SISP - GSISP
      • Programa Capacita Gov.Br
      • Movimentação de ATI
      • Avaliação GSISP
      • Analista em Tecnologia da Informação
      • Gratificação do SISP - GSISP
    • Documentos
    • Guia do Gestor
      • midia
      • links
      • Serviços
      • Documentos
      • Saiba Mais
      • Fiscalização e Gestão de Contratos de TIC
      • Análise de riscos para contratações de TIC
      • Plano de Transformação Digital do MEC
  • Contratações
    • Legislação
    • Perguntas frequentes sobre o processo de contratação de bens e serviços de TIC
    • Templates e Listas de Verificação
    • Orientações para Contratação e Renovação de Contratos Baseados em UST
    • Capacitações e Eventos sobre Contratação de Soluções de TIC
    • Conceito de Solução de Tecnologia da Informação e Comunicação
  • Governança de Dados
    • Legislação
    • Conecta gov.br
      • Termos de Uso e de Politica de Privacidade
    • Comitê
    • Compartilhamento de Dados
    • Registros de Referência
      • Cadastro Base de Endereço
      • Registro de Referência de Municípios
      • Registro de Referência de Unidades Federativas
      • Registro de Referência de Países
      • Registro de Referência dos Servidores Civis do Poder Executivo Federal
      • Registro de Referência de Estruturas Organizacionais do Poder Executivo Federal
    • Catálogo de Bases de Dados
    • Interoperabilidade
    • Governo como Plataforma
    • Vocabulário Controlado
    • Cadastro Base do Cidadão
    • Tecnologias Emergentes
    • Sobre o Catálogo de Bases de Dados
    • Catálogo de Bases de Dados
    • Estratégia de Governança de Dados
    • Fórum de Governança de Dados
    • Forum de Governança de Dados
  • Assinatura Eletrônica
    • Saiba mais sobre a assinatura eletrônica
    • Assinatura Eletrônica para Órgãos
    • Importar certificados gov.br no Adobe Acrobat Reader
  • Segurança e Proteção de Dados
    • Legislação
    • Framework privacidade e segurança
      • Questionário de Avaliação de Riscos de Segurança e Privacidade
      • Questionário de Diagnóstico e Índice de Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
      • Questionário para Elaboração de Termo de Uso e Política de Privacidade para Serviços Públicos
    • Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI)
    • Guias e modelos
    • Treinamento, desenvolvimento e eventos
    • Gestão de riscos
    • Melhores práticas internacionais
    • Diagnóstico de maturidade de privacidade à LGPD
    • Diagnóstico de maturidade de segurança à LGPD
    • Reportar incidentes de segurança
    • Órgãos e atividades
  • Legislação
    • Lei do Governo Digital
    • SISP
    • Governança Digital
    • Conecta gov.br
    • Governança de Dados e Interoperabilidade
    • Segurança e Proteção de Dados
    • Legislação Governo Aberto
    • Contratações de TIC
    • Identificação Nacional Civil
    • Normas migração de sites e publicação no gov.br
    • Outras legislações correlatas
  • Acessibilidade Digital
    • Acessibilidade Digital
    • Modelo de Acessibilidade
    • Ferramentas
    • Referências e Modelos de Implementação
    • Material de apoio
    • Recursos de Acessibilidade
    • Eventos e Prêmios
  • Dados Abertos
    • Legislação
    • Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
    • Portal Brasileiro de Dados Abertos
    • Governo Aberto
  • Cursos gratuitos
  • Startup GOV.BR
  • Experiência do Usuário
  • VLibras
  • Políticas, Estratégias e Planos digitais
  • Software Público
  • Conta gov.br
    • Perguntas Frequentes
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página