Dúvidas sobre a gestão de dispositivos no gov.br
Está com alguma dúvida relacionada à funcionalidade de gestão de dispositivos do gov.br?
Nova funcionalidade
A conta gov.br está com uma nova funcionalidade para aumentar a segurança em sua conta. Com a gestão de dispositivos, cada dispositivo que acessar sua conta gov.br será identificado e você receberá uma notificação em seu e-mail cadastrado.
Além disso, você poderá habilitar o acesso apenas por dispositivos autorizados. Desta forma, apenas os seus dispositivos autorizados poderão ter acesso à sua conta.
Você poderá habilitar ou desabilitar o acesso apenas por dispositivos autorizados a qualquer momento no seu aplicativo gov.br:
- Acesse o aplicativo gov.br em seu dispositivo móvel vinculado;
- Entre em Segurança da conta > Gerenciar dispositivos;
- Caso a funcionalidade esteja desabilitada e você deseje habilitá-la, clique no botão cinza e, em seguida, Habilitar;
- Após a confirmação, apenas será possível acessar a sua conta em dispositivos que foram autorizados;
A funcionalidade pode ser desabilitada da mesma forma, acessando o aplicativo gov.br vinculado.
Ressaltamos que os acessos com certificado digital, acessos com o QRcode (sem senha) e acessos com a verificação em duas etapas ativa são automaticamente autorizados pela natureza segura destes acessos.
Não reconheço algum dos acessos
Todos os acessos à sua conta gov.br serão notificados por e-mail. Além disso, caso tenha cadastrado seu e-mail ou telefone em contas gov.br de outros titulares, como de um cliente ou familiar, também receberá notificações de acesso destas contas em seu e-mail, além dos acessos realizados em sua própria conta.
Caso tenha recebido uma notificação por e-mail referente a um acesso que não reconheça em sua conta gov.br, siga os seguintes passos:
Verifique se o acesso não foi realizado por meio do e-cnpj (certificado digital);
Confirme se este acesso não foi realizada por um amigo, familiar, contador ou representante legal;
Acesse o aplicativo gov.br em seu dispositivo móvel e em Privacidade, confira os registros de acesso e alteração em sua conta em Histórico de Login;
Altere a senha de sua conta em Segurança da conta. Também recomendamos que ative a verificação em duas etapas. Para isso, será necessário que a conta seja nível Prata ou Ouro.
Caso não tenha acesso a sua senha, siga as orientações abaixo para recuperar a sua senha:
Se não tiver acesso a nenhuma das formas de recuperação de senha apresentadas, registre uma solicitação para Alterar o e-mail cadastrado na conta gov.br:
Caso tenha verificado que realmente se trata de um acesso indevido realizado em sua conta gov.br, registre um Boletim de Ocorrência para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes;
AINDA ESTOU COM DIFICULDADE DE ACESSO NO GOV.BR
Após seguir todos os passos acima, caso ainda esteja com dificuldade de acesso à sua conta gov.br devido a um cadastro não autorizado, acesse a página abaixo, siga as etapas informadas e registre uma solicitação com o assunto ‘06 - Não reconheço um acesso na conta gov.br’: