Não alterei meus dados cadastrais
Está com alguma dificuldade relacionada a alguma alteração indevida na conta gov.br?
NÃO ME LEMBRO DE TER CRIADO UMA CONTA GOV.BR
A conta gov.br está integrada a vários serviços e sistemas. Dessa forma, se você já usou serviços digitais como, por exemplo, Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, Carteira Digital de Trânsito, ENEM, Conecte SUS e vários outros, mesmo que tenha sido há muito tempo, o cadastro que você fez na época continua funcionando.
Além disso, caso você tenha solicitado auxílio de um terceiro, como um amigo, familiar, contador ou representante legal para realizar ações como abrir uma empresa ou fazer a sua declaração de imposto de renda, por exemplo, é possível que ele tenha criado uma conta gov.br em seu nome, mas com os dados de e-mail e telefone dele.
LIMITE DE E-MAIL OU TELEFONE NA MINHA CONTA
Por questões de segurança, existe um limite de cadastro do mesmo e-mail ou telefone em contas gov.br. Uma vez atingido este limite, será necessário acessar uma das contas com este e-mail ou telefone cadastrado e cadastrar um novo contato para que o anterior volte a ficar disponível para cadastro.
Para registrar um endereço de e-mail ou número de celular em uma conta gov.br, é enviado um código de confirmação ao e-mail ou celular, respectivamente, que precisa ser validado pelo portador do e-mail ou telefone. Desta forma, o portador possui total controle sobre o cadastro destes contatos em outras contas gov.br, o que impede o cadastro indevido de um e-mail ou telefone em contas gov.br de terceiros.
Ressaltamos que a conta gov.br é uma identificação pessoal, e como tal, deve ser usada pelo próprio titular.
ALTERAÇÕES NA CONTA GOV.BR
Os dados possíveis de serem alterados na sua conta gov.br são: Nome, e-mail, telefone e foto de perfil. Acesse o aplicativo gov.br, clique em Dados e, no final da página, clique em Editar. Você também pode acessar a página da conta gov.br e selecionar a opção Dados pessoais. Também é possível alterar a senha e ativar a verificação em duas etapas em Segurança da conta.
Fique atento! Para toda alteração de dados na conta gov.br, será enviada uma notificação para o titular, informando sobre esta alteração.
Além disso, caso tenha cadastrado seu e-mail ou telefone em contas gov.br de outros titulares, como de um cliente ou familiar, também receberá notificações de alterações destas contas em seu e-mail e celular, além de alterações que realize em sua própria conta.
NÃO ALTEREI MEUS DADOS CADASTRAIS
Caso tenha recebido uma notificação por e-mail ou SMS referente a uma alteração que não reconheça em sua conta gov.br, siga os seguintes passos:
Confirme se esta alteração não foi realizada por um amigo, familiar, contador ou representante legal;
Acesse o aplicativo gov.br em seu dispositivo móvel e em Privacidade, confira os registros de alteração em sua conta em Histórico de Login;
Altere a senha de sua conta em Segurança da conta. Também recomendamos que ative a verificação em duas etapas. Para isso, será necessário que a conta seja nível Prata ou Ouro.
Caso não tenha acesso a sua senha, siga as orientações abaixo para recuperar a sua senha:
Se não tiver acesso a nenhuma das formas de recuperação de senha apresentadas, registre uma solicitação para Alterar o e-mail cadastrado na conta gov.br:
Caso tenha verificado que realmente se trata de uma alteração indevida realizada em sua conta gov.br, registre um Boletim de Ocorrência para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes;
Ressaltamos a importância de aguardar o devido processo de investigação das autoridades competentes para que a coleta de provas siga adequadamente a cadeia de custódia de provas digitais. Caso ocorra a quebra da cadeia de custódia (coleta de provas não seja realizada pelas autoridades competentes e sim pelo próprio cidadão), não será possível garantir que os dados usados para embasar a denúncia sejam exatamente os mesmos da origem, podendo acarretar a anulação destas provas.
Além disso, sugerimos que sempre siga as dicas de segurança abaixo:
- Não compartilhe seus dados com terceiros;
- Use autenticação de dois fatores sempre que puder;
- Use uma senha exclusiva para cada conta;
- Tenha cuidado ao abrir links ou anexos de e-mail que você não esperava, ou que são de um remetente desconhecido;
- Não clique em anúncios ou links estranhos;
- Procure por sites com a extensão HTTPS no endereço (conexões seguras);
- Mantenha sempre seu Sistema Operacional e os programas antivírus atualizados;
- Não acesse sites suspeitos e de conteúdo claramente ilícito (seu navegador normalmente apresenta alertas);
- Evite navegar em sítio web desconhecido;
- Não use computadores públicos para fins pessoais;
AINDA ESTOU COM DIFICULDADE DE ACESSO NO GOV.BR
Após seguir todos os passos acima, caso ainda esteja com dificuldade de acesso à sua conta gov.br devido a um acesso não autorizado, acesse a página abaixo, siga as etapas informadas e registre uma solicitação com o assunto ‘03 - Não alterei meus dados cadastrais’: