Dúvidas no reconhecimento facial
Está com alguma dificuldade para realizar o procedimento de reconhecimento facial no aplicativo gov.br?
BASES BIOMÉTRICAS FACIAIS
O procedimento de reconhecimento facial utilizado no aplicativo gov.br compara a foto tirada no dispositivo do cidadão com as bases de biometria facial disponíveis para o Governo (TSE e Senatran). Para isso, é necessário que a biometria facial esteja disponível para consulta pelo aplicativo gov.br. Saiba mais sobre as bases biométricas em:
Caso a biometria do cidadão não esteja disponível no TSE ou Senatran, a opção de reconhecimento facial não estará disponível no aplicativo gov.br.
DICAS PARA O RECONHECIMENTO FACIAL
Para que o procedimento de reconhecimento facial possa ser concluído com sucesso, é necessário que a posição do rosto, a qualidade da imagem e as condições de iluminação do ambiente estejam adequadas.
Recomendamos que siga as dicas abaixo para realização do reconhecimento facial:
POSSÍVEIS DIFICULDADES
Ao realizar o acesso no aplicativo gov.br pela primeira vez em um dispositivo, se a conta do titular estiver no nível Prata ou Ouro, será necessário vincular este dispositivo ao aplicativo por questões de segurança. Desta forma, apenas poderá haver um único dispositivo vinculado por vez. Não será possível acessar o aplicativo gov.br sem realizar a vinculação do dispositivo.
A vinculação do dispositivo ocorre da seguinte forma:
- Primeiro acesso com conta nível Prata: No primeiro acesso ao app será necessário realizar o reconhecimento facial ou acessar com o seu banco.
- Primeiro acesso com conta nível Ouro: No primeiro acesso ao app será necessário realizar o reconhecimento facial.
Você será informado caso tenha que realizar algum desses procedimentos.
Confira o nível da sua conta gov.br na página abaixo:
Durante o reconhecimento facial, será necessário seguir as dicas para realizar o procedimento com sucesso. Caso as condições da foto, como posição e visibilidade do rosto, qualidade da imagem e iluminação do ambiente, não estejam adequadas, o aplicativo pode não conseguir prosseguir e será apresentada uma mensagem informativa.
Neste caso, sugerimos que mude o local da foto e tente seguir as dicas para realizar o reconhecimento facial novamente. Ambientes escuros, sombras e objetos cobrindo seu rosto podem dificultar a captura da imagem. Movimentar muito o rosto também pode provocar a falha do processo.
Caso tente realizar o reconhecimento facial, mas o rosto não seja identificado dentro do círculo, será apresentada a mensagem abaixo:
Da mesma forma, será necessário mudar o local da foto e a posição do rosto e tentar seguir as dicas para realizar o reconhecimento facial novamente.
Caso o reconhecimento facial seja cancelado ou interrompido pelo cidadão em algum momento, a mensagem abaixo será apresentada:
Neste caso, reinicie o processo e tente novamente.
Por questões de segurança, caso tenha o reconhecimento facial inválido por 5 vezes no mesmo dia, o procedimento será bloqueado e será necessário aguardar até o dia seguinte para tentar novamente.
Caso a foto não atenda aos parâmetros mínimos de “acurácia” (semelhança entre a foto e a biometria presentes nas bases do TSE ou Senatran), ou seja, sua aparência atual esteja muito diferente da biometria registrada na época da coleta através dos órgãos responsáveis, não será possível concluir o reconhecimento facial. Neste caso, procure os órgãos que mantém as bases biométricas para atualizar sua biometria facial.