Desativar a verificação em duas etapas
Está com alguma dificuldade para desativar a verificação em duas etapas?
DESATIVAR
O código da verificação em duas etapas não é enviado por SMS, é gerado via notificação push no aplicativo gov.br. Para isso, siga as orientações do fabricante para liberar todas as notificações em seu dispositivo.
Para desativar a verificação em duas etapas na conta gov.br usando um navegador de internet, siga as orientações abaixo:
Para desativar a verificação em duas etapas na conta gov.br usando o aplicativo gov.br, basta abrir o app e acessar o Menu e Sair. Desta forma, será possível sair de sua sessão logada e desativar a verificação em duas etapas.
Outras opções
Caso tenha trocado ou perdido o celular com a verificação em duas etapas ativada, não será possível acessar mais a sua conta. Neste caso, estão disponíveis algumas outras opções para desativar a verificação em duas etapas em sua conta gov.br.
Também é possível desativar a verificação em duas etapas utilizando Reconhecimento Facial. Para isso é necessário realizar o processo de recuperação de senha com reconhecimento facial. Pedimos que siga os passos apresentados nesta página:
Após a recuperação da senha, a verificação em duas etapas será desativada.
Outra opção para desativar a verificação em duas etapas é acessar sua conta gov.br usando um dos bancos credenciados disponíveis e, em seguida, desativar a funcionalidade.
Em Outras opções de identificação, escolha a opção Login com seu banco.
Finalmente, acesse a Segurança da conta e desative a funcionalidade em Verificação em duas etapas.
Se tiver um certificado digital, você também pode acessar sua conta com ele e desativar a verificação em duas etapas. Em Outras opções de identificação, escolha a opção Seu certificado digital ou Seu certificado digital em nuvem, de acordo com o seu certificado. No celular, apenas a segunda opção estará disponível.
Finalmente, acesse a Segurança da conta e desative a funcionalidade em Verificação em duas etapas.
Caso tenha seguido todos os passos apresentados acima, mas não tenha conseguido desativar a funcionalidade, ainda poderá registrar uma solicitação para Desativar a verificação em duas etapas em nosso Formulário de Atendimento. Para isso, clique na opção “Ir para o formulário”.