Padrões Web em Governo Eletrônico

Acessibilidade, padrões Web
Publicado em 28/11/2019 18h41

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são instrumentos cada vez mais importantes no desenvolvimento de ferramentas que melhorem a prestação de serviços e a disponibilização de informações primordiais para os cidadãos. A adoção dessas tecnologias permite o aumento da eficácia, da eficiência e da transparência governamental.

A adoção de meios eletrônicos para a prestação dos serviços governamentais exige que sítios e portais desenvolvidos e mantidos pela administração pública sejam fáceis de usar, relevantes e efetivos. Somente por meio da eficiência é possível aumentar a satisfação dos usuários de serviços eletrônicos e conquistar gradativamente uma parcela cada vez maior da população.

É, portanto, responsabilidade da administração pública oferecer ao cidadão a melhor experiência possível de acesso ao governo eletrônico, respeitando inclusive, as particularidades da população atingida.

Os Padrões Web em Governo Eletrônico (ePWG) são recomendações de boas práticas agrupadas em formato de cartilhas com o objetivo de aprimorar a comunicação e o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal.

Documentos

A adoção dos padrões traz muitas vantagens na gestão de sítios como a garantia do nível de qualidade, pois possibilita a mensuração de resultados. Fornece também requisitos para a correta contratação da equipe/empresa que desenvolva/mantenha o sítio. Além disso, a padronização desses ambientes acelera o processo de adaptação e migração para tecnologias mais modernas.

Objetivos

  • Estabelecer padrões de qualidade de uso, desenho, arquitetura de informação e navegação;
  • Estabelecer um fluxo de criação, desenvolvimento e manutenção na gestão dos sítios governamentais;
  • Consolidar a acessibilidade;
  • Criar artefatos de acordo com os padrões estabelecidos pelo W3C.

 

Licença Creative Commons
O Padrões Web e-GOV é licenciado pela licença Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.