Eventos e Prêmios

Prêmios Acessibilidade Digital
Publicado em 28/11/2019 20h22 Atualizado em 29/11/2019 17h08

Eventos

Acessibilidade Digital: Lançamento da Suite VLibras
O Ministério do Planejamento realizou o evento “Acessibilidade Digital: Lançamento da Suite VLibras”, nos dias 05 e 06 de maio de 2016, em Brasília-DF.
O objetivo principal do evento foi o lançamento oficial da ferramenta computacional de código aberto, denominada VLibras, que consiste em gerar automaticamente conteúdos em Língua Brasileira de Sinais (Libras), aumentando o grau de acessibilidade das pessoas surdas, que utilizam computadores e outros meios digitais para acessar informações e serviços.

Governo Eletrônico: Facilitando a Vida do Cidadão e do Servidor
O objetivo do encontro, organizado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), foi debater a acessibilidade digital em portais do governo federal, tendo como fio condutor a versão 3.1 do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – eMAG.
O evento também prestou homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, data do nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições para todas as pessoas.

Curso de Introdução ao HTML5 e CSS3
A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - SLTI/MP em parceria com o W3C Brasil promoveu, nos dias 25 e 26 de novembro de 2013, o Curso de Introdução ao HTML5 e CSS3.
A capacitação visa melhorar a qualidade dos sítios e e-serviços, bem como disseminar as boas práticas de desenvolvimento Web nas instituições governamentais e empresas em geral.

Evento Acessibilidade Digital – um direito de todos
No dia 21 de setembro de 2011 - Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência - o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República promoveu o evento Acessibilidade Digital - um direito de todos.
Durante o evento foi lançada a versão 3.0 do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – eMAG e o Portal da Pessoa com Deficiência construído levando em conta as orientações do eMAG. Também os participantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas e palestras, nas quais conheceram e tiraram dúvidas sobre legislação relacionada e os instrumentos que proporcionam a acessibilidade na Web.

Prêmios

Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - Todos@Web - 4ª edição - 2016
O Todos@Web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web tem como objetivo promover nacionalmente a acessibilidade na web, de forma a conscientizar desenvolvedores e homenagear ações em prol do acesso de pessoas com deficiências na web.

A iniciativa é uma parceria entre o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web, por determinação do Comitê Gestor da Internet, o W3C Brasil, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência - São Paulo, a ABRADI, a AACD e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação.

Cerimônia de Premiação: dia 15 de setembro de 2016, no Rio Media Center, Rio de Janeiro/RJ.

Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - Todos@Web - 3ª edição - 2014
O sucesso das edições anteriores foi a força impulsionadora para a 3ª edição, que continua a promover e premiar iniciativas em favor da acessibilidade na web. A participação é muito mais do que um prêmio. É o reconhecimento público do trabalho em prol da acessibilidade na web.

As propostas inscritas foram avaliadas pela Comissão de Julgamento do Prêmio integrada por representantes do Escritório W3C Brasil, representantes do NIC.br, dos organizadores do prêmio e de especialistas em acessibilidade, usabilidade, design, web e comunicação especialmente convidados.

Cerimônia de Premiação: 4 de dezembro de 2014, em São Paulo.

Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - Todos@Web - 2ª edição - 2013
A 2ª edição do prêmio teve como objetivo conscientizar os desenvolvedores sobre a importância de criar páginas acessíveis a todos, homenagear e reconhecer publicamente as ações e autores que tornam a experiência de navegar na web mais inclusiva.

Cerimônia de Premiação: 3 de dezembro de 2013, em São Paulo/SP.

Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - Todos@Web - 2012
Com o objetivo de incentivar nacionalmente a acessibilidade na web, o W3C Escritório Brasil realizou, por determinação do Comitê Gestor da Internet, o primeiro Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - o Todos@Web, em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento e a ABRADI - Associação Brasileira das Agências Digitais e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência - São Paulo.

Cerimônia de Premiação: 14 de junho de 2012, em São Paulo/SP.