Um Governo
INTELIGENTE

Um Governo inteligente, que implementa políticas efetivas com base em dados e evidências e antecipa e soluciona de forma proativa as necessidades do cidadão e das organizações, além de promover um ambiente de negócios competitivo e atrativo a investimentos.

A economia do presente é fortemente baseada no tratamento e uso de dados e o Estado detém e armazena uma parte relevante desses dados. A melhoria do atendimento à sociedade, bem como a gestão de políticas públicas, são alguns dos motivos para o uso de dados de maneira estratégica.

Neste sentido, uma plataforma tecnológica para análise, curadoria, descoberta, mineração e integração de informações governamentais possibilita o cruzamento de dados e uma análise estratégica para a tomada de decisão e assertividade na destinação dos recursos públicos dos programas sociais.

Novamente, o Decreto nº 10.046, de 9 de outubro de 2019, trata do compartilhamento de dados explicitando como finalidades orientar e otimizar a formulação, a implementação, a avaliação e o monitoramento de políticas públicas e possibilitar a análise das condições de acesso e manutenção de benefícios sociais e fiscais.

Avançando neste objetivo de ampliar a geração de produtos de análise de dados para a tomada de decisões baseadas em evidências, os seguintes objetivos e iniciativas foram postos:


Objetivo 7

Políticas Públicas baseadas em dados e evidências

tracoazul

inteligente_img3

Iniciativa 7.1: Produzir 40 novos painéis gerenciais de avaliação e monitoramento de políticas públicas, até 2022.

Iniciativa 7.2: Catalogar, no mínimo, as 300 principais bases de dados do Governo federal, até 2022.

Iniciativa 7.3: Disponibilizar o mapa de empresas no Brasil, até 2020.


Objetivo 8

Serviços públicos do futuro e tecnologias emergentes

tracoazul

inteligente_obj8_img0

Iniciativa 8.1: Desenvolver, no mínimo, 6 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com parceiros do Governo federal, instituições de ensino superior, setor privado e terceiro setor, até 2022.

Iniciativa 8.2: Implementar recursos de inteligência artificial em, no mínimo, 12 serviços públicos federais, até 2022.

Iniciativa 8.3: Disponibilizar, pelo menos, 9 conjuntos de dados por meio de soluções de blockchain na administração pública federal, até 2022.

Iniciativa 8.4: Implementar recursos para criação de uma rede blockchain do Governo federal interoperável, com uso de identificação confiável e de algoritmos seguros.

Iniciativa 8.5: Implantar um laboratório de experimentação de dados com tecnologias emergentes.

inteligente_obj8_img4


Objetivo 9

Serviços preditivos e personalizados ao cidadão

tracoazul

inteligente_obj9_img0

Iniciativa 9.1: Implantar mecanismo de personalização da oferta de serviços públicos digitais, baseados no perfil do usuário, até 2022.

Iniciativa 9.2: Ampliar a notificação ao cidadão em, no mínimo, 25% dos serviços digitais.

Box 6  |  GOV.UK Notify  

Plataforma de Notificações do Reino Unido, na qual os usuários se inscrevem para receber alertas sobre alterações significativas de conteúdos de interesse. O GOV.UK Notify já atingiu mais de 35 milhões de mensagens, com uma média de 18 mil e-mails enviados todos os dias.