Um Governo Eficiente

Um Governo
EFICIENTE

Um Governo eficiente, que capacita seus profissionais nas melhores práticas e faz uso racional da força de trabalho e aplica intensivamente plataformas tecnológicas e serviços compartilhados nas atividades operacionais. Complementarmente, otimiza a infraestrutura e os contratos de tecnologia, buscando a redução do custo e ampliação da oferta de serviços.

Levantamento realizado em 2018 mostrou que os órgãos da Administração Pública Federal possuem mais de 130 datacenters, com inúmeras oportunidades de otimização, além de fragilidades associadas à disponibilidade e segurança. O compartilhamento e eventual centralização desses ambientes, além da migração de serviços para a nuvem, são soluções que começam a ser implementadas pelo Estado.

Em relação às aquisições de TIC, a estratégia aborda a implementação de um marketplace para simplificar e acelerar as contratações, além da realização de acordos corporativos com os grandes fornecedores do governo, que regularão as condições e os preços limites, elevando a administração pública a outro patamar de eficiência.

Com o intuito de prover a capacidade técnica e gerencial adequadas para a transformação digital, o programa Capacita gov.br buscará ampliar a oferta de cursos em sete áreas de conhecimento, incluindo: ciência de dados, liderança e inovação, segurança e privacidade e serviços digitais voltados ao cidadão.

Para seguir avançando, implementar e consolidar as soluções identificadas, são colocados os seguintes objetivos e iniciativas:


Objetivo 16

Otimização das infraestruturas de tecnologia da informação

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Iniciativa 16.1: Realizar, no mínimo, 6 compras centralizadas de bens e serviços comuns de TIC , até 2022.

Iniciativa 16.2: Ampliar o compartilhamento de soluções de software estruturantes , totalizando 1 novo software por ano, até 2022.

Iniciativa 16.3: Ofertar, no mínimo, 4 soluções de TIC por meio do marketplace, até 2022.

Iniciativa 16.4: Otimizar a infraestrutura de, pelo menos, 30 datacenters do governo até 2022.

Iniciativa 16.5: Migração de serviços de, pelo menos, 30 órgãos para a nuvem, até 2022.

Iniciativa 16.6: Negociar acordos corporativos com os maiores fornecedores de TIC do governo, de forma a resultar na redução de, no mínimo, 20% de redução dos preços de lista, até 2022.

Box 9  |  Digital marketplace do governo da Austrália  

O governo da Austrália estabeleceu um digital marketplace que ajuda agências governamentais e empreendedores a negociarem juntos. A solução é composta por um painel de compras e um catálogo de vendedores e oportunidades do governo.

O marketplace é gerido pela Agência de Transformação Digital e cumpre todos os requisitos legais de licitação pública no país. Desde 2016, o mercado já registrou 1.937 vendedores de serviços digitais e de TIC e mais $ 901 milhões de dólares em negócios efetivados.

(Fonte: marketplace.service.gov.au)


Objetivo 17

O digital como fonte de recursos para políticas públicas essenciais

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Iniciativa 17.1: Aprimorar metodologia de medição da economia de recursos com a transformação digital, até 2020.

Iniciativa 17.2: Disponibilizar painel com o total de economia de recursos aferida com a transformação digital, até 2020.

Iniciativa 17.3: Estabelecer processo de reinvestimento da economia aferida com a transformação digital, em políticas públicas essenciais, até 2021.

 


Objetivo 18

Equipes de governo com competências digitais

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Iniciativa 18.1: Capacitar, no mínimo, 10.000 profissionais das equipes do governo federal em áreas do conhecimento essenciais para a transformação digital.

Iniciativa 18.2: Disseminar os princípios da cultura digital por meio de eventos e ações de comunicação, de forma a atingir, no mínimo, 50.000 profissionais, até 2022.

Iniciativa 18.3: Ampliar a força de trabalho dedicada à transformação digital na Administração Pública Federal, em 2.000 profissionais, até 2022.

Box 10  |  GDS Academy  

A Academia do Government Digital Services (GDS), unidade do governo britânico responsável por coordenar o programa de transformação digital do país, fornece às pessoas as habilidades digitais e tecnológicas necessárias para transformar os serviços públicos.

A GDS Academy já ajudou 10.000 profissionais a adotarem a cultura digital de trabalhar e a colocarem os usuários no centro de seu trabalho.

Segundo o site gdsacademy.campaign.gov.uk o objetivo para 2020 é continuemos cumprindo uma das ambições da Estratégia de Transformação do Governo de ter um dos grupos de servidores públicos com mais habilidades digitais no mundo.

Atualmente, a academia se distribui em 4 locais (Londres, Leeds, Manchester e Newcastle) e influenciou outros governos internacionais a criar suas próprias versões.